quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Entrevista com Gilberto Scariot, diretor do IABRBT


Gilberto Scariot, diretor do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Tapejara, concedeu entrevista ao NT avaliando o ensino nas diversas especificidades e falou sobre projetos da instituição. Confira na íntegra.
Novo Tempo - Como o diretor avalia o ano de 2009 na área do ensino?
Gilberto Scariot - Para responder esta pergunta, manter-me-ei restrito aos projetos de nossa instituição. Podemos dizer que nesta primeira etapa do ano tivemos excelentes resultados em todos os aspectos, sendo que conseguimos consolidar nosso Instituto como uma instituição de ensino de excelência em qualidade de ensino em todas as áreas.
Esta consolidação se dá por vários aspectos, primeiramente, porque temos em nosso quadro de alunos, na sua grande maioria, estudantes que se identificam com a filosofia da instituição, que é a de empenhar-se no processo ensino aprendizagem, dentro de um ambiente disciplinado e propício ao aprendizado, resultando numa formação de indivíduos detentores do conhecimento e acima de tudo críticos que buscam a humanização dos homens e atuem como agentes ativos no processo da evolução social.
NT: Quais os principais projetos do Barão para o segundo semestre?
GS: Com referencia a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, neste segundo semestre, daremos continuidade aos projetos que vem sendo desenvolvidos, que abordam a importância do cuidado com o meio ambiente, bem como, os benefícios que a reciclagem pode trazer aos indivíduos, para criação de uma consciência que promova uma sociedade sustentável.
O Barão do Rio Branco buscará promover a participação dos pais em atividades desenvolvidas na escola, enaltecendo com isso, a integração de toda a comunidade escolar.
Também esta sendo desenvolvido um programa de viagens de estudos com os alunos da 4ª a 8ª séries, aonde, cada turma seguirá um roteiro que é a extensão das atividades escolares, visando proporcionar a interação direta da teoria abordada em sala de aula, para assim ampliar seu conhecimento através da visualização e contato com a realidade.
Além dos demais projetos, queremos ainda, citar um dos mais eficazes, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento intelectual dos alunos, através do III concurso de poemas, que será realizado dia 27 de outubro, o qual desde já, aproveitamos para convidar toda a comunidade para participar.
NT: Sobre curso superior do Barão, pós – graduação e Enem?
GS: A Instituição tem investindo muito na Instalação do Curso Superior presencial em Tapejara, através da criação da FAT – Faculdade Anglicana de Tapejara, que já implantou seu primeiro curso de Administração, onde obtivemos um bom respaldo na realização dos dois primeiros vestibulares e agora nos preparamos para a realização do terceiro vestibular do Curso de Administração no mês de dezembro deste ano.
Estão também, em pleno andamento, os cursos pós-médio, com a realização do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho, que vem desenvolvendo diversos projetos de capacitação proporcionando aos alunos a obtenção de um excelente aprendizado, proporcionando um diferencial na formação do futuro profissional.
Estamos avaliando a realidade regional para o lançamento dos próximos Cursos de Graduação e também de cursos técnicos profissionalizantes.
NT: Sua avaliação sobre o ensino, atualmente, no Brasil?
GS: Esta questão é muito delicada, pois estamos vivendo um tempo que jamais foi vivido por nenhuma geração até agora. Estamos numa era em que as pessoas têm liberdade e coragem para pensar, também, a partir do ano de 1988, estamos vivendo sob a égide de uma Constituição que instituiu o Estado Democrático de Direito, que na sua benevolência, trouxe grandes desafios para a sociedade atual, pois, ao garantir os direitos individuais de cada cidadão, a Carta Magna, manteve-se muito discreta na questão dos deveres, preservando o individuo de alguma imposição por parte do Estado, o que exigiu de certo modo a colaboração de todos para com os deveres coletivos de forma espontânea e não coercitiva.
Este fator teve uma influência muito forte no processo ensino aprendizagem, pois de certo modo inverteu os poderes dentro da sala de aula, onde chega a acontecer casos em que professores vem-se reféns de crianças e adolescentes dotados de poderes (direitos), exigindo do mestre um esforço sob humano para ministrar sua aula.
Além de muitos outros fatores que percebo é a desvalorização de uma boa formação, são baixos os índices de jovens que vem na formação acadêmica uma alavanca para o sucesso.
NT: Qual o verdadeiro papel da escola na sociedade?
GS: Bem, avaliando esta intrigante questão, percebemos que a escola, como toda instituição social, sempre foi objeto de inúmeras pesquisas. Desde sua origem até os dias atuais busca-se conhecer a importância de tal instituição para a sociedade, uma vez que esta influencia e interfere na formação dos indivíduos que nela permanecem (concluem sua escolarização) ou que por ela passam (desistem).
Em nossos dias, é indispensável e quase obrigatória alguma escolarização para a inserção no mercado de trabalho. Neste mercado apenas sobrevivem aqueles que conseguem se adaptar bem às suas regras, em minha opinião, a escola brasileira, persegue demasiadamente este objetivo.
O verdadeiro e sagrado dever da escola esta muito além da simples preparação dos indivíduos para um mercado o para ou sucesso profissional e financeiro, não que isso não seja importante, mas isso é o mínimo que as instituições de ensino podem oferecer. A escola deve repassar, construir, formar o conhecimento, ou ainda qualquer outro conceito a respeito, mas acima de tudo a escola tem o dever de formar indivíduos críticos diante da sociedade que estão inseridos ou na comunidade global, tornando-se agentes inovadores que buscam a satisfação não somente no ter (consumo), mas acima de tudo no ser, fortalecendo as fileiras daqueles que procuram melhorar o mundo a cada atitude, a cada oportunidade, sem esmorecer-se, não tendo dúvidas do que é bom para o meio em que vivem.
NT: Sua mensagem aos leitores do NT, que completou 10 anos em 2009?
GS: Temos sempre em nossas relações (Instituição e NT) o condão de objetivar nossas atitudes em proporcionar sempre resultados benéficos a nossa sociedade, nesta década de existência deste jornal, queremos renovar nossa parceria no propósito de sermos juntos colaboradores no processo de evolução de nosso meio.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vendaval destelha casas em Tapejara






Aproximadamente 50 casas foram destelhadas pelos fortes ventos, acompanhados de intensa chuva que atingiram o município de Tapejara no final da manhã de domingo, 27 de setembro. Os bairros mais atingidos foram o São Paulo e o 13 de Maio, justamente onde se concentram as famílias mais pobres de Tapejara.

Antes mesmo de a chuva parar a prefeitura municipal já distribuía telhas as casas atingidas. Um família do Bairro 13 de Maio teve que deixar sua casa, próxima a um córrego, pois a mesma poderia ser invadida pela água e sofria risco de desabamento. A Escola Municipal Catarina Debastiani, também localizada no Bairro 13 de Maio foi parcialmente destelhada pelos ventos.

Na manhã de hoje (28) o prefeito municipal, Seger Luiz Menegaz, reuniu em seu gabinete todos os secretários e orientou-os para trabalharem em conjunto na resolução dos problemas. A prefeitura municipal estuda ainda a possibilidade de retirar de suas casas e encaminhar até um alojamento outras famílias que residem próximas ao córrego do Bairro 13 de Maio.

As pessoas atingidas pelo temporal estão sendo cadastradas pela prefeitura de Tapejara que depois distribuirá mais telhas e outros materiais para quem necessitar. As famílias atingidas pelo temporal podem entrar em contato com a prefeitura para solicitar o material através do telefone (54)3344-1077.

Colaboração: Henrique Seben

Super Danieli reinaugura Nova Loja


Após dois anos de reformas supermercado inova no atendimento e prestação de serviços

Em 03 de dezembro de 1998 abriu as portas mais um empreendimento do Grupo Agrodanieli, o Super Danieli, após 10 anos reinaugurou uma nova loja. Na manhã chuvosa de quarta-feira, 23/09, na presença dos proprietários, autoridades, representantes de entidades, colaboradores e clientes.
O Grupo Danieli investiu em reformas por aproximadamente dois anos que resultaram em 7 mil m² de área construída, principalmente no que se refere ao atendimento no supermercado com estrutura de 2.400 m², 11 caixas, 70 vagas no estacionamento, elevador com capacidade para 12 pessoas, praça de alimentação, padaria, açougue, setor de eletrodomésticos e atenderá a partir da data de reinauguração das 8h ás 20h sem fechar ao meio dia.
Segundo o presidente do Grupo Danieli, Adelírio Danieli, “Tapejara já é uma referência na região pelo empreendedorismo, temos clientes de vários municípios e estamos investindo para atender cada vez melhor”. O empresário também agradeceu pelo apoio da família e dos colaboradores em mais essa conquista.
Anadir Danieli, diretora do Super Danieli, destacou que todas as reformas e melhorias no atendimento e prestação de serviços foram com base nas necessidades da comunidade.
O vice-prefeito, Vilmar Merotto, parabenizou a ousadia e iniciativa da família Danieli em apostar e investir no município de Tapejara, “nos tornamos referência microrregional e iniciativas como esta justificam ainda mais o empreendedorismo de nossos empresários que seguem inovando e fazendo com que o evoluamos economicamente e socialmente”.
Após os pronunciamentos o Pe. Élio Marsiglio proferiu a benção e a família Danieli descerrou a fita inaugural, marcando uma nova fase à empresa.
Ofertas Comemorativas
Para comemorar a nova loja foram preparadas promoções durante cada dia da semana, com destaque para na tradicional terça do pãozinho, onde o pão cacetinho é vendido a R$ 2,99 ao quilo, e no dia 29/09, todo o lucro será revertido para a APAE. E em todos os dias haverá degustação de produtos e promoções com sorteio de brindes.
Foto: Janine de Oliveira
Legenda: Momento de descerramento de faixa inaugural

Manchetes da Edição 249

Confira agora as principais manchetes da Edição 249 do Jornal Novo Tempo que já circulando.

Especial: Reinaugurado Super Danieli, evento aconteceu no dia 23/09 e

Colunistas:
Cláudio Biasi: Estacionamento Rotativo em Tapejara: sou favorável!

Política: Rodovias da região serão prioridade no orçamento Estadual em 2010

Educação: Lei Federal amplia mercado para professores de Língua Espanhola

Saúde: Hospital Santo Antônio recebe recurso de R$ 107 mil para aquisição de aparelho de Raio X

Ibiaçá: Lançada IX Expo Ibiaçá, evento acontecerá de de 20 a 22 de novembro e promete ser destaque em público e negócios.

Há 10 anos no NT: Coluna resgata fatos históricos em que o Novo Tempo esteve presente e marcam a história da região, nesta edição relembre os 41 anos do CTG Manoel Teixeira e o lançamento da 1ª Expo Tapejara em 1999.

Tapejara: Nomeado secretário da Indústria e Comércio, em entrevista Carlos Eduardo de Oliveira, destaca as principais ações desta pasta.

Entrevista: Gilberto Scariot, diretor do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, avalia ensino e fala sobre projetos da escola.

Dicas:
Informática: Saiba mais como usar e para que servem os Netbooks, a praticidade e comodidade.

Acisat: Palestra com Carlos Paiva sobre o Agronegócio e perspectivas da economia leva muitos associados a participar da reunião jantar no dia 15 de setembro.

JCI Tapejara: JCI Tapejara participa de Encontro Regional em Sananduva e comemora a vitória de Édina Pereira a vencer o Concurso de Oratória Interno.

Municípios:

São João da Urtiga: Prefeito Paparico busca apoio para realizar a Frangofest, evento ocorrerá no dia 10 de outubro e contará com apoio da Agrodanieli de Tapejara.

Água Santa: Banda Marcial participa de Festival Estadual e conquista premiações

Sananduva: Pedestres aderem ao novo sinal de trânsito para travessia de faixas, campanha em parceria com o Contran objetiva educar pedestres a fazerem a travessia no lugar adequado.

Polícia:
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em DP de Tapejara: Policial estaria extorquindo agricultor que possuía dívidas. Operação apreendeu cédulas com mesmas séries informadas antes na Promotoria

Leia, assine e anuncie! Em breve Campanha de Prêmios
Acesse o nosso blog: jnovotempo.blogspot.com
Entre em contato através do fone: (54) 3344-2325 ou do e-mail: novotempo@netvisual.com.br

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Estacionamento Rotativo em Tapejara: Sou favorável

Recebi a notícia que Tapejara estuda a implantação de estacionamento rotativo fiscalizado. Sou favorável por dois motivos: primeiro que dará um ar de cidade grande e segundo, nosso meio ambiente precisa desse cuidado. Também sou contrário, pois pelo estudo inicial será sem cobrança, apenas fiscalizado e isso representa custos sem receitas. Vejamos.
A principal razão para que se implante estacionamento rotativo é “por conta do grande número de comerciantes descontentes com a falta de espaço de estacionamento, em frente aos seus estabelecimentos comerciais.” Sem razão. Olhando de minha janela é fácil constatar que são os veículos dos próprios comerciantes que estão em frente aos seus estabelecimentos. Bastaria estacionar em local mais distante ou deixar o veículo em casa.
É fácil constatar que as pessoas parecem necessitar estacionar os seus automóveis exatamente na porta do estabelecimento. É mortal e motivo de ira, indignação e de idéias criativas como a do estacionamento rotativo se tiver que estacionar 20 ou até 50 metros do destino. Parece que estas pessoas nunca foram a Passo Fundo, Caxias ou cidades maiores, onde se é obrigado a pagar um estacionamento privativo ou andar várias quadras.
O lado muito bom é que própria notícia traz a solução: “Outro fator que causa transtorno é o costume dos tapejarenses irem trabalhar de carro, deixando seus automóveis estacionados durante o dia, em frente aos estabelecimentos comerciais.” Novamente olho pela janela e é verdade. Agora com o agravante que estes comerciantes utilizam o veículo apenas para se deslocar até o trabalho. E pasmem, a maioria deles não reside a mais que 400 ou 1.000 metros do local de trabalho! Vão de carro e ocupam uma vaga o dia todo.

Não precisamos de fiscalização e sim de conscientização. E a fiscalização sem cobrança não conscientiza. É cultural.

Presumo que o que tem para mudar é essa cultura de andar de carro. Em nossa cidade tudo é muito próximo: bancos, prefeitura, fórum, mercado. No entanto, é comum as pessoas, as mesmas que reclamam, por falta de vagas, pegarem seus veículos para fazem 500 metros.
Não precisamos de fiscalização e sim de conscientização. E a fiscalização sem cobrança não conscientiza. É cultural. Claro que é exagero pensar em cobrança em uma cidade do porte da nossa. É apenas uma provocação!
Certo é que não faltam vagas, há excesso de veículos mal utilizados. E é preciso saber por que as pessoas não gostam de caminhar? Será por preguiça, comodidade? Por não haver passeios em nossa cidade?
Caminhar exige calçadas regulares, sem buracos, degraus, galhos de árvores, iluminação, sucatas de veículo, móveis para venda e tudo mais.
Passeios: nesse quesito voltamos a ser uma pequena cidade do interior com ou sem estacionamento rotativo.
Cláudio A Biasi
Advogado – OAB-RS 35.406
Comentários, criticas e sugestões para biasi@cabiasi.com.br

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Coluna Jogo Rápido - Rodinei Agostini


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra desvia dinheiro público e verbas estrangeiras para cometer seus crimes. Em reportagem de capa da revista Veja de 2/9 está o relato de como este movimento se ancorou no Governo Federal para conseguir verbas que chegaram até a 145 milhões de reais de 2003 a 2008, dinheiro repassado em forma de convênios ou através de ONGs ligadas ao movimento. O MST também recebe verbas de organizações estrangeiras com fins de guerrilha. Nos últimos anos o governo Lula diminui os repasses, por pressão da oposição, e as invasões foram retomadas. Para fugir das responsabilidades legais o MST não existe juridicamente. Ainda segundo a reportagem da revista: “No governo FHC o MST chegou a organizar uma marcha que reuniu 100 mil pessoas em um protesto em Brasília, além de invadirem uma fazenda do presidente da República com direito a transmissão televisiva. No governo Lula, a relação começou tensa, mas foi se acalmando à medida que aumentaram os repasses de dinheiro e pessoas ligadas ao movimento eram nomeadas para chefiar os escritórios regionais do Incra”. Sem falar que entre os seguidores do movimento o menor percentual é de agricultores, a maioria são ex-favelados, fugitivos da justiça e até assassinos. Quem se habilita a defender este movimento que um dia lutava pela verdadeira distribuição de terras, a reforma agrária?
DOIS GOVERNOS
Nosso Estado, pela primeira vez em sua história, tem dois governos. Foi o que afirmou o colunista Paulo Sant’ana na edição de 3/9 em ZH. “O primeiro governo que vem tendo nosso amado Rio Grande é uma teia de escândalos que pareciam em determinado momento não cessar mais, depois que se revelaram escabrosos os fatos de corrupção em torno do Detran. O segundo governo que vivemos atualmente no Rio Grande é o governo real que estamos tendo, o governo que conseguiu a façanha de chegar ao déficit zero, o governo que consolidou a herança do governo anterior, tirando da falência o Instituto de Previdência do Estado, sob cuja sombrinha se abrigam 1 milhão de associados e dependentes”. O polêmico Pablo, num balanço geral, diz que o governo de Yeda Crusius pode ser considerado bom e até ótimo em alguns aspectos. Fica aqui apenas o registro e cada um tire suas conclusões.
ESCLARECENDO
Sobre a matéria do polêmico tema da abertura dos supermercados aos domingos, veiculada na contracapa da edição passada, ressaltamos que a escolha da foto do mercado para ilustração da matéria não teve por objetivo promover ou desfavorecer qualquer estabelecimento comercial deste ramo. A escolha foi meramente aleatória. Que bom que a matéria surtiu efeito e até polêmica, sinal de que a sociedade é informada e que o jornal cumpre com sua função social.
BRASILEIRÃO
Quem diria que o tão aguardado e quase unânime treinador multicampeão Paulo Autuori já teria seu trabalho sendo contestado no Grêmio? Nada mais surpreende no futebol. Mas o treinador do tricolor, com suas invencionices, está fazendo por merecer a vaia da torcida e assim fica cada vez mais difícil o time alcançar um lugar no G4. Por outro lado, o Internacional do tão contestado Tite vê seu treinador firmar o trabalho e alçar a equipe a favorita ao título. Plantel o Inter tem para isso, se não chegar lá será por tropeços do próprio grupo. Por isso que o futebol é fascinante!
EM TEMPO
Dizem por aí que se o prefeito Seger Menegaz executar três obras consideradas fundamentais terá sua reeleição ou projeto político pavimentado para a próxima eleição. Que tal a remodelação da Avenida 7 de Setembro, começando pelas luminárias, a construção de um Centro Administrativo e a reforma ou aquisição de uma nova área para o Parque de Rodeios para a realização das exposições? Sem dúvida alguma seriam grandes realizações.
PARA REFLETIR
“O homem que venceu na vida é aquele que viveu bem. Riu muitas vezes e amou muito. Que conquistou o respeito de homens inteligentes e amor das crianças. Que preencheu um lugar e cumpriu uma missão. Que deixou o mundo melhor do que encontrou. Que procurou o melhor nos outros e deu o melhor de si mesmo.” (Robert Louis)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Presidente Nacional visita JCI Tapejara


O presidente Nacional da JCI Brasil, Gilson Metz, esteve visitando Tapejara, no sábado, dia 12 de setembro. O objetivo foi verificar como está a organização local, projetos em andamento e relatar sobre a sua experiência a frente da JCI Brasil.
Segundo Metz, “a organização surgiu nos Estados Unidos em 1924 e atualmente está em 117 paises, temos como grandes parceiros a ONU, a Unicef e a Unesco, para desenvolver projetos que visem a melhoria das comunidades e a troca de informações, líderes mundialmente conhecidos como Koffi Annan e Jacques Shirá e outros tantos que iniciaram sua carreira na JCI”.
“Temos grandes desafios, nossa organização é muito forte no sul do País, mas precisa ainda expandir para as demais regiões e é importante que estejamos, enquanto representantes de uma organização como é o caso da JCI Brasil, entrando em contato com as OLs do interior, seja para ter subsídios para as ações futuras e para levar informações a respeito do que vem acontecendo e motivar os membros” – enfatizou Gilson.
Na manhã chuvosa de sábado visitou as rádios de Tapejara e concedeu entrevista coletiva aos jornais, ainda palestrou para os membros da JCI Tapejara, sobre aspectos importantes a serem considerados pela entidade. O prefeito Seger Menegaz (PMDB) que esteve presente na sede da entidade deu as boas vindas ao presidente Nacional e relatou das importantes parcerias entre o poder público e a JCI, da contribuição social tanto na formação de jovens líderes quanto em projetos como o Oratória nas Escolas que causam impacto positivo na comunidade.
À tarde a vice-presidente da área Comunitária, Édina Pereira e a coordenadora do projeto O Futuro em suas Mãos, Franciele Bernardes, apresentaram o mesmo ao presidente Nacional e aos Escoteiros, que iniciará suas atividades ainda no mês de setembro e visa conscientizar para a necessidade da preservação e plantio de arvores nativas.
Sobre a JCI, Metz destacou ainda que, “mudanças sociais estão acontecendo e os jovens precisam encontrar meios para participar ativamente na comunidade de forma positiva e aqueles que se identificarem com a organização estão convidados a fazerem parte”.
Gilson participou no domingo, 13 de setembro do Encontro Regional em Sananduva que reuniu juniores de 8 cidades da região.
Participe
Participe de nossas reuniões plenárias: Nas primeiras quintas-feiras de cada mês às 20h e nos terceiros domingos de cada mês às 18h, na sede da JCI.
Foto: Divulgação
Legendas: Membros da JCI Tapejara e o presidente Nacional

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Principais manchetes da Edição que circula nesta sexta-feira 11 de setembro

Confira agora as principais manchetes do Jornal Novo Tempo que circulará nesta sexta-feira 11 de setembro:

Colunistas: Cláudio Biasi faz comparações entre Sete de Setembro e Semana Farroupilha

Emater: 1º Almoço Campeiro é sucesso em Linha Scariot

Tapejara: Possibilidade de implantação de Estacionamento Rotativo Fiscalizado é estudada por poder público e entidades comerciais.

Economia: Bom Gosto conquista liderança em consumo de Leite UHT

Educação: I Semana Acadêmica da FAT, conhecimento e valorização e iniciativas regionais

Social: Valdir Tamanho assume presidência temporariamente do Lions Clube Tapejara

Semana Farroupilha: iniciam as primeiras manifestações tradicionalistas

Especial: Coopervita comemora 11 anos, confira a trajetória de sucesso da cooperativa de produção coletiva

Expointer: Dalri Máquinas expõe seus produtos na maior feira do Agronegocio

Municípios:

Ibiaçá: Lançamento da IX Expoibiaçá. São esperados aproximadamente 12 mil visitantes entre os dias 20 e 22 de novembro

São João da Urtiga: Definidas as datas da I Expo São João da Urtiga, será de 05 e 06 de dezembro no Parque de Exposições.

Esportes: AHFM (Associação Hortenilense de Futebol de Mesa) pretende trazer Copa do Brasil de Futebol de Mesa para Tapejara e ensinar o esporte a crianças do projeto Segundo Tempo.

Leia, assine e anuncie! Em breve Campanha de Prêmios

Entre em contato através do fone: (54) 3344-2325 ou do e-mail: novotempo@netvisual.com.br

Dalri Máquinas esteve na Expointer 2009

A Expointer 2009 que ocorreu do dia 29/08 a 6/09, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), mostrou ao público visitante que está ainda mais atrativa. Em sua 32ª edição internacional, concentrou-se nas últimas novidades da moderna tecnologia agropecuária e agroindustrial, sendo reconhecida como um dos maiores eventos do mundo em seu gênero, evidenciando o potencial do agronegócio do Rio Grande do Sul.
O total representa a comercialização de animais, máquinas, implementos agrícolas, automóveis, artesanato e produtos da agricultura familiar. Em 2008, a soma chegou a R$ 383,5 milhões. Com 2,2 mil expositores e participação de mais de 5 mil animais, a feira destacou-se, além dos números de comercialização, pela mostra de produtos da melhor genética gaúcha. Cerca de 420 mil pessoas visitaram a exposição desde o último dia 29.
No setor de máquinas, foram comercializados, cerca de R$ 795 milhões, o setor experimenta uma recuperação graças a facilidades nas linhas de crédito. Já a comercialização de animais alcançou R$ 8,39 milhões, queda de 20,65%. Na agricultura familiar, a venda bateu recorde e chegou a R$ 1,03 milhão, cerca de 30% a mais em comparação ao ano anterior.
O empresário tapejarense, Valdecir Dalri, da Dalri Máquinas esteve expondo na feira juntamente com a Matsuyama pelo terceiro ano, segundo ele esta edição da Expointer superou as expectativas, “considero que é uma boa oportunidade para estabelecer vários contatos e com o advento da crise mundial está se buscando alternativas e parcerias”.
Conforme Valdecir Dalri, o produto destaque da empresa foi o pulverizador motorizado, destinado a fruticultura, “a praticidade é maior, pois tem capacidade para 80 litros, é motorizado o que reduz o esforço repetitivo e o tempo para executar o trabalho” – explicou.
Fotos: Divulgação
Legenda: Estande da Matsuyama/ Dalri na Expointer

I Semana Acadêmica FAT


A I Semana Acadêmica do Curso Superior de Administração da Faculdade Anglicana de Tapejara ocorreu de 08 à 11/09, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira em Tapejara nos dias 08 e 09/09 e nos dias 10 e 11/09 no Salão Social do Clube do Comércio em Erechim concomitantemente com a XI Semana Acadêmica da FAE (Faculdade Anglicana de Erechim). Estiveram presentes na solenidade de abertura o diretor da FAT, Jones Soares, o diretor do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco de Tapejara, Gilberto Scariot, o coordenador do curso, Mauro Brandão, o vice-prefeito, Vilmar Merotto, a vereadora Cledi Hanel, o secretário da Educação, Laurimar Coronetti, os professores do curso, alunos, alunos do terceiro ano de Ensino Médio da Escola Senhor dos Caminhos e empresários.
“Nossa faculdade veio para ficar. Iremos estender a metodologia a outros cursos, faremos uma pesquisa na região para que possamos disponibilizar outras graduações” – deu inicio a semana academia o diretor da faculdade, Jones Soares.
Na primeira noite de palestras, o contador da Pietrobon, Daniel Graminha Vieira, abordou o tema: PGQP: Uma realidade Regional. O primeiro palestrante da noite relatou aspectos importantes da empresa Pietrobon com relação a conquista do Troféu Bronze 2009. Realizou uma retrospectiva sobre as tendências do mercado e as mudanças decorridas que atualmente faz com que empresas busquem a qualidade dos serviços e produtos as tornando mais competitivas.
Citou as adaptações organizacionais para a implantação do programa que preza pelo planejamento, definição de metas e estratégias, destacou ainda que, “empresas somente crescem e se desenvolvem se forem diferentes, se o serviço ou produto possuir um diferencial, e apostar na qualificação de seus colaboradores”.
Frisou sobre a importância da ética, da transparência e da responsabilidade social para a consolidação da marca junto aos clientes, colaboradores e comunidade.
Na segunda palestra da noite o empresário e presidente da Comissão A região não pode parar do Projeto Asfalto Urgente, Cláudio Bianchini.
Bianchini fez um relato sobre os aspectos que levaram a criação da comissão, as visitas aos municípios, as metas e objetivos levantados para viabilizar a reivindicação por infraestrutura em estradas da região composta pelos cinco municípios, Tapejara, Santa Cecília do Sul, Vila Lângaro, Charrua e Água Santa.
“O objetivo principal do nosso projeto foi desenvolver um plano de marketing para levar a todo o Estado a conscientização de que as obras são necessárias ao desenvolvimento da região, foram investidos R$ 400 mil, em divulgação das potencialidades e carências dos municípios no que tange a pavimentação asfáltica” – ressaltou o presidente da comissão.
Apresentou ainda dados relacionados ao retorno de ICMS ao governo, “o faturamento em 1 ano dos cinco municípios é de aproximadamente R$ 1 bilhão, necessitamos que sejam asfaltados 135 km e para isso seriam investidos pelo governo cerca de R$ 130 milhões, isso significa 10% considerando faturamento total” – informou Bianchini.
Finalizou destacando que o grande desafio da comissão era fazer com que a região fosse reconhecida pela importância econômica e pelo potencial empreendedor, com objetivos para serem concretizados em longo prazo e que serviu para divulgar uma região toda não apenas reivindicando, mas mostrando o que temos de melhor.
Na segunda noite palestraram o vice-prefeito Vilmar Merotto, que abordou sobre: Desafios da Administração Pública, uma abordagem sobre os desafios encontrados na administração pública face ao estado que rege os princípios constitucionais da administração veiculadas as leis. O contabilista, Ademir Antônio Wenczenovicz com o tema: Empreendedorismo, o palestrante deu enfoque especial na era dos projetos administrativos com base no empreendedorismo sustentável.
Nos dias 10 e 11/09, as palestras foram realizadas em Erechim. O diretor Financeiro do Grupo Todeschini, João Paulo Pompemaier, falou sobre Estratégias para reposisionamento de marca, o sócio diretor da F&F Brokerage Investimentos, Felipe Nemitz Beys, abordou a temática: Governança Corporativa no Brasil – Práticas Políticas e Aplicações. O conferencista renomado, Alex Born, reconhecido por seu trabalho em Neuromarketing, com a palestra: 30 Segundos, fechou com chave de ouro a Semana Acadêmica.
Foto: Janine de Oliveira
Legenda: Mauro Brandão, Vilmar Merotto, Jones Soares, Gilberto Scariot, Cledi Hanel e Laurimar Coronetti

1º Almoço Campeiro em Linha Scariot

O 1º Almoço Campeiro foi realizado no dia 30/08, na comunidade de Linha Scariot, interior de Tapejara, promovida pela diretoria da comunidade com apoio da Emater e Prefeitura Municipal.
Neste almoço o cardápio servido foi todo da Culinária Campeira tendo como pratos principais o Churrasco assado na vala, linguiça campeira, arroz carreteiro, feijão mexido, além de outros acompanhamentos, saladas diversas e sobremesas, destacando a ambrosia.
No local foi construído um galpão crioulo e o almoço foi servido em meio à mata, com decoração baseada na indumentária gaúcha e materiais usados pelos quadros de laçadores.
Foto: Divulgação
Legenda: 1º Almoço Campeiro é valorizado em comunidade tapejarense

Sete de Setembro: conscientização marcou desfile em honra à Pátria


Patriotismo, civismo, sentimento de orgulho pelo País estiveram presentes naqueles que iniciaram a manhã de segunda-feira, 07 de setembro, no Desfile de Sete de Setembro. Alunos, professores, membros de entidades, autoridades e integrantes das bandas marciais de Tapejara e Campinas do Sul/RS.
Grande Público acompanhou o evento. Escolas mostraram além das suas paredes a conscientização ambiental e preocupação com problemas sociais, as entidades evidenciaram a importância da participação de seus membros e sua contribuição na comunidade através de projetos e ações concretas.
A Banda Marcial de Campinas do Sul encerrou o desfile com uma apresentação artística.
Foto: Tiarajú Almeida

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bom Gosto anuncia compra de Unidade Industrial da Nestlé no Rio de Janeiro


A Laticínios Bom Gosto que, no início deste ano, assumiu as operações da unidade industrial da Parmalat em Garanhuns (PE), adquiriu agora a unidade industrial da Nestlé em Barra Mansa (RJ). O investimento inclui R$ 9 milhões na compra da fábrica com capacidade de processamento de 300 mil litros/dia, para produção de leite Longa Vida (UHT), bebidas lácteas, achocolatado, creme de leite, entre outros itens. Além de cerca de R$ 20 milhões na modernização das instalações que se encontram desativadas há dois anos.
Com esta nova aquisição, a empresa que já somava um volume de produção de 3 milhões de litros/dia, totalizando 1,1 bilhão de litros/ano, passa a operar com 20 unidades industriais, instaladas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, emprega cerca de 3 mil funcionários, conta com 28 mil produtores integrados e prevê um faturamento para este ano de R$ 1,5 bilhão.
A Bom Gosto, que amplia ainda mais a sua participação no mercado nacional e prepara a expansão de seus negócios para o exterior, projeta um expressivo crescimento para este ano, com a inauguração de uma nova unidade industrial em Tapejara (RS), para processar 600 mil litros/dia. Além dos investimentos previstos para a construção de uma fábrica no Uruguai, com capacidade inicial para processamento de 400 mil litros/dia, que será a primeira indústria brasileira de laticínios a se instalar fora do país.
Para o desenvolvimento das atividades industriais em Barra Mansa (RJ), a empresa contará ainda com incentivos que fazem parte do Programa Rio Leite, da Secretaria Estadual da Agricultura do Rio de Janeiro, que prevê a redução da carga tributária para a produção interna de leite, e a obtenção de benefícios previstos na legislação estadual de ICMS concedidos à plantas industriais localizadas no território fluminense. E de outros programas como o Rio Genética, que permite ampliar e melhorar os plantéis de produção leiteira, oferecendo linhas de crédito para a aquisição de animais, embriões, sêmen, equipamentos e benfeitorias, com juros de 2% ao ano, e pagamento em até 60 meses. Assim como do apoio à produção leiteira, realizado por uma rede de assistência técnica, através da Emater-Rio.
Foto: Divulgação
Legenda: Presidente da Bom Gosto, Wilson Zanatta e o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral

Delegacia de Tapejara: segue a indefinição e quem sofre com isso?


Conforme dados fornecidos pela Delegacia de Policia de Tapejara, que também atende aos municípios de Água Santa, Charrua e Vila Lângaro, no primeiro semestre de 2009, foram registradas 1.328 ocorrências, destas 12 foram roubo, 224 furtos e 1092 classificados como outros crimes, que abrangem delitos como estelionato, ameaças, lesões corporais, estupro, atentado violento ao pudor, violência domestica, crime ambiental, entre outros.
A Delegacia que está sob o comando da delegada substituta, Cláudia Crusius, que retornou a prestar serviços na DP desde 17/08, mas não de forma titular. Segundo as justificativas apresentadas a falta de um profissional titular no a frente das atividades está a de o Estado está em fase de concurso para a contratação de novos delegados, com previsão de ainda 1 anos para nomeações, ou outra alternativa seria se algum delegado solicitasse sua transferência para Tapejara, como ocorreu na época de vinda do delegado Rodrigo Duarte, no final de dezembro de 2008 que em apenas 60 dias no cargo aceitou ser transferido para Marau.
Segundo pesquisa recente divulgada no Estado, o município de Tapejara, está em 8º no ranking de cidades em que o numero de habitantes obteve um aumento considerável, a sociedade organizada já fez solicitação inúmeras vezes para que esta situação fosse resolvida, foram enviados ofícios e realizadas audiências com o secretário de Segurança do Estado, Edson Goularte, no entanto há cinco meses a região vem sofrendo com o descaso, os funcionários da DP realizam o seu trabalho de maneira excelente, porém é necessária a presença de um delegado titular pra levar a frente as investigações.
Foto: Janine de Oliveira
Legenda: Delegacia de Tapejara

Transtornos com buracos nas ruas de Tapejara serão solucionados

Os buracos nas ruas vêm causando transtornos à população e gerando algumas manifestações, em entrevista ao NT, o prefeito Seger Menegaz (PMDB), informou que algumas obras já estão sendo encaminhadas, “em virtude dos inúmeros dias de chuva, muitas das obras precisaram ser paralisadas, pois não havia condições para que fossem realizadas, uma vez que se faz necessário pouca umidade para a realização das obras”.
Segundo Menegaz, existe apenas uma equipe realizando este trabalho, “estamos identificando os pontos mais críticos, em alguns além do recapeamento é necessário fazer a drenagem para que não ocorram mais problemas, as ruas Manoel Teixeira, Independência, Padre Anchieta e algumas do bairro Nazaré, estão sendo realizadas obras, ao todo serão investidos cerca de R$ 300 mil”.
Está em fase de licitação o asfaltamento da Rua Júlio de Castilhos trecho entre a Rua Manoel Teixeira e Ângelo Dalzotto, com recursos do governo Federal de cerca de R$ 300 mil, “conforme um estudo realizado aliviará 20% do fluxo de veículos nas ruas centrais”. Ainda segundo o prefeito, está sendo realizado um estudo conjuntamente com a Acisat e empresários para que seja implantado o estacionamento rotativo fiscalizado em ruas centrais onde o trafego é mais intenso, como solução para o transito intenso, principalmente na Avenida Sete de Setembro e Rua do Comércio.
Na oportunidade o prefeito anunciou que em breve o recapeamento da RS 463 será realizado, “estive em Porto Alegre e verifiquei que se encontra em fase de licitação, desde o inicio de agosto e em breve as obras poderão ser iniciadas”.
Foto: Janine de Oliveira
Legenda: Aumentam os buracos nas ruas de Tapejara