terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pietrobon comemora seus 41 anos com Inauguração de unidade no Paraná



Com a nova unidade de produção a estimativa é que em 2010 a produção de Ovos de Páscoa chegue a 6,5 milhões

A Pietrobon empresa que atua no ramo alimentício desde 1968, comemorou 41 anos no dia 1º de junho e para marcar a data inaugurou na segunda-feira, dia 19/10 a unidade industrial em Guarapuava/PR.
A empresa que investe na modernização de seus processos, na formação de seus colaboradores e na busca de novos desafios. A Pietrobon mantém a fabrica sede em Tapejara, uma unidade de produção em Guarapuava/ PR e uma filial administrativa em Ourinhos/SP. Em todo grupo são cerca mil empregos, entre diretos, indiretos e temporários, contratados para suprir a demanda de setembro a abril, nos períodos de Natal e Páscoa.
Os produtos Pietrobon são vendidos em todo Brasil, países das Américas, Europa, África e Ásia. São mais de 20 países atendidos pelos quatro cantos do planeta.
Guarapuava é um município localizado estrategicamente no centro do Paraná. Está próximo do porto de Paranaguá, países vizinhos da América Latina e também do Estado de São Paulo, facilitando as exportações e agilizando a distribuição dos produtos.
A unidade foi construída em um terreno de 50 mil metros quadrados, localizado na BR 277 no Bairro Jardim das Américas. Em uma primeira etapa, já concluída e em funcionamento, são 5 mil metros quadrados de área. Outro prédio, do mesmo tamanho, será levantado nos próximos meses, totalizando investimentos de R$ 10 milhões de reais.
Já em 2009 serão gerados 200 empregos diretos com mão de obra da cidade de Guarapuava, com previsão de crescimento de 20% ao ano.
A unidade de Guarapuava terá três linhas de produção, fabricando bala mastigável, chocolate fracionado e pó para sorvete, enquanto a fábrica de Tapejara ficará com a bala dura e caramelo, pirulitos, chocolate fracionado e ao leite, tubos e mangueiras. Inicialmente, 10 % da produção paranaense será exportada.
Atualmente as balas Pietrobon estão em 5ª lugar no ranking de marca mais conhecida do Sul do país, sendo a única do sul a aparecer na pesquisa da conceituada Revista Supermercado Moderno. Na área de ovos de Páscoa a empresa possui capacidade de produzir 10% da produção nacional. Para a Páscoa de 2010 a previsão é de 6,5 milhões de ovos, destes 3,3 milhões serão produzidos em Guarapuava-PR. A expectativa em médio prazo, é de ter uma fatia de pelo menos 5% do mercado de chocolates.
Conforme o diretor da Pietrobon – Unidade de Guarapuava, Cláudio Pietrobon, “viemos com o intuito de criar uma nova unidade industrial, produzindo uma linha de balas, ovos de páscoa, de potes de sorvete, tínhamos interesse em por uma filial fora do Rio Grande do Sul. O que mais pesou na escolha foi o entroncamento rodoviário muito bom, ótimo deslocamento, proximidade com o Porto de Paranaguá, com a Capital e também o incentivo fiscal da Prefeitura, auxílio do governo paranaense para vir para cá, porque a nossa empresa gera muita mão de obra. E viemos com o intuito de diversificar a economia local. O total de investimentos foi de ao todo foi investido R$ 10 milhões, entre a empresa, Município e Estado”.
Com relação a geração de empregos Cláudio ainda destacou que a nova unidade está com 200 pessoas trabalhando, “isso representa mais um sonho de crescimento e nossa política é sempre de pés no chão, vista que neste ano foi necessário superarmos 3 grandes problemas que afetaram o setores, a crise mundial, a gripe suína que parou as escolas e as crianças são os grandes consumidores e por último a queda do dólar que fez as exportações despencarem e hoje a globalização força que a pessoa que compra compre mais barato” – ponderou o diretor da unidade paranaense.
Fotos: Rodinei Agostini

Ana Amélia Lemos palestrou em Tapejara


O Clube Amigos da Terra com apoio da Acisat e da RBS TV promoveu na quinta-feira, 22/10, uma reunião jantar no Clube Comercial de Tapejara com a palestra da jornalista Ana Amélia Lemos, sobre Políticas Agrícolas.
Estiveram presentes autoridades regionais, municipais, representantes de entidades, associados do Clube Amigos da Terra e da Acisat, o evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas.
Anteriormente a palestra, Ana Amélia Lemos participou de uma reunião com membros da comissão do Projeto Asfalto Urgente, onde pode receber informações a cerca do projeto para realizar em seus comentários na Rádio Gaúcha e na RBS, sobre a iniciativa da região em solicitar melhorias na infraestrutura, segundo a jornalista, “esse projeto está muito bem estruturado, as reivindicações foram realizadas de forma inteligente, pois além de mostrar as dificuldades mostrou também a capacidade de produção, estão exigindo o que é um direito da comunidade” – destacou Ana Amélia.
A grande palestrante da noite expôs aos presentes questões que envolvem a Política Agrícola, como a Novo Código Florestal, que deverá entrar em vigor em 11/12 e trata sobre as reservas legais e áreas de preservação permanente, além de outros aspectos como financiamentos e política de preços para que investidores e produtores se mantenham informados e busquem alternativas para tornar o setor forte, visto que a base da economia gaúcha é a Agricultura que gera recursos e muitas matérias primas.
Foto: Janine de Oliveira
Legenda: Ana Amélia Lemos abordou Politicas Agrícolas em Tapejara

FAT abre inscrições para vestibular de verão

Estão abertas até o dia 24 de novembro as inscrições para o vestibular de verão da Faculdade Anglicana de Tapejara, para o curso de Administração. A prova será aplicada no dia 28 de Novembro, sábado.
A área de Administração é considerada a área que mais emprega no país e uma das que melhor remunera os seus profissionais. Na atual conjuntura econômica do Brasil, o mercado de trabalho para administradores está crescendo. Grandes companhias estão ampliando seus quadros de funcionários, e as empresas familiares se profissionalizando e buscando candidatos com boa formação para fazer parte de seus quadros. “Isso se observa como efeito do crescimento da economia, as empresas tem necessidade e melhores condições de investir em recursos humanos”, diz o coordenador do curso, o administrador Mauro Brandão. Como a atuação do administrador é muito diversificada, esse profissional é procurado por todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e de praticamente todas as áreas. Segundo o Conselho Federal de Administração, o setor de serviços é o que mais oferece oportunidades de trabalho, especialmente consultorias, empresas do setor de turismo e lazer e instituições de ensino e educação. O coordenador do curso salienta que, além disso, o acadêmico ganha formação para abrir o seu próprio negócio. “Na FAT a ênfase do curso é no empreendedorismo, e isso é fundamental para uma carreira de sucesso”.
O curso: O curso da FAT é totalmente presencial, focado no desenvolvimento de profissionais para o mercado empresarial. Tem duração de 8 semestres, noturno. As inscrições podem ser feitas na FAT ou pelo site www.fatrs.com.br

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ligação Regional poderá ser realidade em 2010

Via alternativa entre a região e Porto Alegre diminuirá trafego na RS 463

O prefeito de Tapejara esteve em Porto Alegre, na quarta-feira, dia 07/10, em audiência com o diretor Geral do DAER, Vicente Britto Pereira, para solicitar o início urgente das obras de revitalização da RS 463, “essa obra já foi licitada para o recapeamento, desobstrução dos canais de escoamento de água e nova sinalização”.
Conforme o prefeito também reforçou a reivindicação de inclusão da ligação Regional entro os municípios de Charrua e Casca no orçamento do Governo do Estado de 2010, “essa ligação regional preconiza o asfaltamento do trecho entre Tapejara a Santa Cecília do Sul, Tapejara até a BR 285 via Água Santa e de Charrua a Tapejara, visto que o trecho da RS 475 entre Charrua e Getúlio Vargas já foi inicializado”, segundo as justificativas apresentadas ao diretor do DAER essa ligação diminuiria em 20% o trafego na RS 463, considerada perigosa pela sinuosidade das curvas.
Além dessas solicitações fez também o pedido para viabilizar a abertura de acesso considerado extensão da perimetral no trecho que compreende a saída para Ibiaçá até a estrada Municipal entre Tapejara até Linha 04, próximo à empresa Bom Gosto.
A vinda de Vicente Pereira, no inicio do mês de agosto, foi importante para que conhecesse a realidade da região “e visse que mesmo com a falta de investimentos do governo Estadual a iniciativa privada busca formas de fazer a região crescer” – ponderou o Prefeito.
Segundo foi anunciado, o Estado investirá aproximadamente RS 200 milhões em obras de asfaltamento, porém será necessário RS 1,2 milhões considerando que são 117 municípios que precisam de recursos, “sabemos dessa dificuldade no Rio Grande do Sul, mas buscamos que seja investido maior número de recursos para Tapejara, e o Projeto Asfalto Urgente, têm sido muito importante nesse processo” – finalizou Seger.

Emater Tapejara comemora 30 anos


O escritório da Emater Tapejara iniciou seus trabalhos em 1979, tendo em frente Ivânio Grespan, Gilberto da Silva Flores, Marisa Busato e Marlene Dallagasperina. Nestas três décadas realiza atividades ligadas ao combate da erosão, implantação do sistema de plantio direto, microaçudes e incentivo ao reflorestamento. Recentemente implantou lavouras experimentais de canola e girassol para a produção de biocombustível.
A preservação da água e o saneamento básico no meio rural são abordados no trabalho da Emater/RS-Ascar de Tapejara, que ainda incentiva a alimentação saudável com orientações e práticas diretas, formação de feiras do produtor, Feiras do Mel, piscicultura, produção de hortifrutigranjeiros e implantação de agroindústrias.
A Emater Tapejara tem enfocado seus trabalhos junto às comunidades rurais, apoiando na realização de eventos de incentivo ao desenvolvimento de algumas criações, como os já tradicionais jantar do Peixe, do Frango Caipira, do porco Light, Frango Fest, o Café na Colônia e o Almoço Campeiro. “O objetivo é criar um evento típico em cada comunidade envolvida”, destaca a assistente Administrativa Sandra Dal’Bosco Sitta, que, ao lado do técnico agrícola Jair Batista do Amaral, da extensionista de bem-estar social, Rosangela Dallagasperina, e da auxiliar de serviços gerais Nelci Aimi Costa, formam a equipe de trabalho da unidade da Emater/Ascar RS.
A solenidade comemorativa dos 30 anos da Emater Tapejara foi realizada, na sexta-feira, 02/10, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira. prestigiaram o evento o prefeito Municipal, Seger Menegaz , o vice-prefeito e secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Vilmar Merotto, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Bertoglio,o gerente Regional da Emater, Oriberto Adami, representantes de entidades e funcionários da Emater de municípios da região.
Os depoimentos das diversas lideranças foram incisivos no que se refere à importância da Emater no desenvolvimento local das comunidades, com envolvimento em todas as áreas, social, econômica e ambientais.
Adami enfatizou que para todo o corpo funcional é gratificante saber que a Emater faz parte do desenvolvimento de Tapejara, um município exemplo no Estado, com índices de crescimento social e econômico acima da média.
Após os depoimentos houve a apresentação teatral do Grupo Municipal de Teatro Opinião, que enfatizou os trabalhos desenvolvidos pelo órgão Estadual. Também foi apresentado um histórico das atividades desenvolvidas durante os 30 anos de atuação em Tapejara.
Na ocasião foram homenageados funcionários e ex-funcionários da Emater que fizeram parte da história da instituição no município e para encerrar foi servido aos presentes um Café Colonial.
Foto: Tiarajú de Almeida