segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fogo destroi casa em Tapejara

Na manhã de sexta-feira (24), uma casa localizada na Rua XV de Novembro, saída para Santa Rita, foi totalmente destruída por um incêndio. O Corpo de Bombeiros Voluntários atendeu o chamado e rapidamente se deslocou até o local, mas só foi possível conter as chamas para que não se propagassem até as outras residências. De acordo com as primeiras informações, não havia ninguém na casa no momento em que o fogo teve início. Ainda não se sabe o que ocasionou o incêndio.

Acisat 39 anos e Sindilojas 12 anos: entidades comemoram empreendedorismo em Tapejara

Acisat: 39 anos atuando no desenvolvimento

A Acisat é uma entidade civil, sem fins lucrativos que congrega as pessoas jurídicas e profissionais liberais que exerçam atividades empresariais no município de Tapejara e também na região. A Acisat possui um quadro social de grande, médio e pequeno porte, e incentiva a integração entre os segmentos da indústria, comércio, serviços e agricultura.
A entidade surgiu quando um grupo de 12 empresários do ramo do comércio, fundou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Tapejara (CDL). O primeiro presidente foi Ardulino Lângaro. Durante 17 anos, a CDL atendeu as empresas do comércio. Mais tarde, em 30 de junho de 1989, o presidente Sirinei Panizzon, juntamente com sua diretoria, sentiu a necessidade de que houvesse uma representação não apenas para o comércio, mas também, para os outros setores da economia do município, (indústria, serviços e agronegócio) responsáveis por grande parte do potencial econômico de Tapejara, e assim a CDL foi transformada em Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Tapejara – Acisat.
Presidentes da CDL do período 1972 à 1988:
1972/1973 - Ardulino Lângaro
1974 - Genésio Col’Debella
1975 - Paulo Cezar Lima Marini
1976-1977-1978-1979 - Severino Dalzotto
1980/1981 - Genésio Col’Debella
1982/1983 - Nelson S. Perdoná
1984 - Pedro João Chiappin
1985 - Edgar Taube
1986 - Luiz Miguel Amaral de Oliveira
1987 - Miguel Ângelo Sandini
1988 - Carlos Alberto Wittee Neetzow
Presidentes da ACISAT do período 1989 à 2010:
1989 - Sirinei Panisson
1990 - Rogério Liska
1991 - João Pedro Nicolodi
1992 - Joel João Pereira
1993 - Miguel Ângelo Sandini
1994 - Valdir Pietrobon
1995 - Ramir Zulian
1996 - Ildo Costella
1997 - Claudio José Bianchini
1998 - Valdir Tamanho
1999 - Luiz Carlos Pomagerski
2000 - Sidney Teixeira
2001 - Sidney Teixeira
2002 - Cláudio Pietrobon
2003 - Lídio Marcon
2004 - Celso Fontana
2005 - Alexandre Zanini
2006 - Eliana Piroli
2007 - Seger Luiz Menegaz
2008 - Valdir Tamanho
2009 - Luciano Zanchetta
2010 - Paulo Augusto Bortolotto

Entrevista com a presidente da Acisat, Roselaine Girardi Roman
NT – Qual o número de associados da entidade e os serviços prestados?
Roselaine - Contamos com 204 associados, mais 14 que são vinculados apenas ao SPC.
Principais serviços e eventos oferecidos:
Cursos de qualificação e profissionalizantes e da sala de treinamento;
Reuniões mensais com os associados com palestras;
Espaço do associado;
Empréstimo de material
Banco de empregos;
Convênio garantia de cheques Sicredi;
Convênio crédito Federasul Serasa;
Convênio odontológico;
Convênio médico Tap Card;
Expo Tapejara.

NT – Nestes 39 anos a Acisat sempre esteve ativa na comunidade tapejarense. Em sua opinião, qual ação obteve maior destaque?
Roselaine - Ao longo da história da Acisat, as diretorias tiveram muitas ações que podem ser consideradas de destaque. É possível apontar que uma das mais importantes foi a mudança de CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas para Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária. Com isso, a entidade pode agregar os demais setores, o que contribuiu para o seu crescimento, favoreceu a troca de informações e de conhecimentos entre os associados e a tornou ainda mais representativa. Outra iniciativa de grande repercussão é a realização das Expo Tapejara, pois divulga o nosso município, as nossas empresas e as demais atividades que participam como expositores ou prestando serviços para os visitantes.

NT
– Quais os projetos futuros da entidade?
Roselaine - Dar continuidade às iniciativas que já são sucesso; incrementar as possibilidades de qualificação dos profissionais, tanto empresários como colaboradores, para que as empresas se tornem ainda mais competitivas, além de incentivar a participação dos associados com ideias e sugestões. Também tornar a entidade cada vez mais forte politicamente, no sentido de apoiar projetos e representar as classes empresariais nos mais variados órgãos competentes, mostrando a força do associativismo e amparando as empresas para darem continuidade em seus projetos, sempre prosperando.

NT – Qual a importância da parceria com o Sindilojas?
Roselaine - O Sindilojas trabalha complementando as atividades da Acisat na defesa dos lojistas representados. Existe uma grande sintonia entre as duas entidades, inclusive desenvolvendo várias iniciativas em conjunto.

NT – Mensagem aos associados e leitores do NT:
Roselaine - A comemoração dos 39 anos da Acisat faz com que reflitamos sobre o que foi construído ao longo do tempo. Então é o momento de agradecer e reconhecer o trabalho de todos os membros das diretorias desta entidade desde o seu início, extensivos aos funcionários, aos parceiros, diretorias das feiras, todas as pessoas e entidades que de alguma forma colaboraram com a Associação. Cabe o agradecimento especial aos associados que fizeram parte do quadro há 39 anos e os atuais, que são a razão da existência da Acisat e estão sempre participando das iniciativas da entidade. Convidar as empresas que não fazem parte do nosso quadro para que se associem com a finalidade de obter os benefícios que a Acisat oferece e aumentar a representatividade da nossa entidade, pois juntos seremos mais fortes.


Sindilojas completa 12 anos

O Sindicato do Comercio Varejista de Tapejara completou na terça-feira (14), o seu 12º aniversário. Nestes doze anos, o Sindicato acompanhou o desenvolvimento e o crescimento do comércio varejista da região, atuando na representação dos interesses da categoria econômica dos comerciantes lojistas.
Desde sua fundação o Sindilojas atua fortemente junto aos poderes públicos nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, tendo participação qualificada em comissões públicas; ressaltando em especial a Comissão do Projeto Asfalto Urgente - A Região não pode Parar, que teve seu pontapé inicial em uma reunião de diretoria do Sindilojas, e hoje conta com a participação maciça de seus associados.
Conta atualmente com 128 associados atendendo também os municípios de Água Santa, Caseiros, Ciríaco, Centenário, Charrua, David Canabarro, Floriano Peixoto, Gentil, Ibiaçá, Maximiliano de Almeida, Muliterno, Paim Filho, Sananduva, Santa Cecília do Sul, São João da Urtiga e Vila Lângaro.
A sede está localizada em Tapejara, com escritório junto a Acisat, que trabalha em parceria em vários eventos, campanhas e diversas palestras.
A primeira diretoria do Sindicato tinha como presidente o empresário, Valdir Tamanho e posteriormente foram Odil Léo Bianchini, Sirinei Panizzon e atualmente Arlindo Marcos Barizon permanecerá a frente da entidade até 2014.
A integração com a Federação do Comércio do Rio Grande do Sul (Fecomércio), também é um diferencial para a classe representada e também as demais entidades integrantes do Sistema Fecomércio - o Sesc e o Senac e os serviços que prestam ao comércio de bens e serviços do Estado.
A diretoria ainda tem como membros o vice-presidente: Joel João Perera; vice-presidente: Lídio Marcon; vice-presidente de finanças e patrimônio: Mauro Dalagasperina; diretora de finanças e patrimônio: Eliana Piroli; vice-presidente administrativo: Odil Léo Bianchini; diretor administrativo: Luciano Zanchetta; diretor do conselho de relações do trabalho: Sirinei Panizzon; diretor do conselho de desenvolvimento de produtos e serviços: Ivan Casamali; diretor do conselho de formação empresarial: Ramir Zulian e os suplentes: Janrie Colussi; Celso Scariot; Osmar Bortolotto; Carlos Dalzotto, Conselho Fiscal: (efetivos) Valdir Pietrobon; Seger Menegaz; Edson Rech; (suplentes) Enio Broch; Celso Fontana, delegados representantes: (efetivos) Arlindo Marcos Barizon; Sirinei Panizzon, (suplentes) Joel João Perera; Odil Léo Bianchini.
Entrevistamos o presidente da entidade com relação às principais ações e projetos futuros da entidade. Confira:
Novo Tempo - Qual o número de associados da entidade e serviços prestados?
Arlindo Barizon: 128 associados e 17 municípios da base de representação. Serviços prestados pra classe representada, a Negociação Coletiva de Trabalho, a participação em Conselhos Municipais, tais como o CODETAP, COMUDE, Comissões para busca e melhoria das estradas regionais, asfaltamento, na parte social, em algumas campanhas de agasalho juntamente com a ACISAT e PM. A Secretária do Sindilojas, atendendo a um critério da Fecomércio, vem monitorando desde 2010 as Ações de Representação da entidade, onde até o momento temos 96 Ações, entre reuniões de diretoria, com o poder público, associados e junto à Fecomércio. Assessoria Jurídica no nosso Sindicato, representado pelo nosso Assessor Sidney Teixeira.
NT - Nestes 12 anos a entidade sempre esteve ativa na comunidade tapejarense, em sua opinião, qual ação obteve maior destaque?
A.B - A Criação da Comissão Asfalto Urgente “A Região Não Pode parar”, vinda de sugestão de um associado (Cláudio Bianchini) em reunião de diretoria em 2008, onde com a divulgação conseguimos o asfalto de Charrua e continuação das obras de Água Santa a BR 285.
NT - Quais os projetos futuros da entidade?
A.B - A diretoria, juntamente com a secretária Tatiane da Rosa e Fecomércio estão trabalhando para desenvolver alguns projetos para que o Sindicato possa oferecer novos serviços para seus associados e representados, atingindo também parte da comunidade regional. Dentro em breve teremos algumas novidades, as quais passarão à serem divulgadas. Dentro dos projetos está a participação da entidade no Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) da CNC e Fecomércio, com três anos de participação. Também a parceria com o Pondo de Atendimento do Sebrae, fundado em 30 de outubro de 2010, com vários cursos e palestras para a população, dentre eles o Projeto “Mais Varejo”, que envolve 29 empresas da parte central de Tapejara para a revitalização do comércio e da estrutura do centro da cidade, como ruas, iluminação pública e limpeza.
NT - Qual a avaliação da parceria com a Acisat?
A.B - Quanto à parceria com a Acisat, temos o maior prazer de trabalhar com uma entidade que tem os mesmos objetivos do nosso sindicato, ou seja, cada vez mais fazer com que o comércio progrida e tenha maior qualidade no atendimento e nos resultados das empresas. É de vital importância para o Sindilojas essa parceria, pois, podemos participar em conjunto nos eventos, tanto na parte social como em treinamentos e capacitação do nosso comércio, desenvolvendo atividades culturais e de interesse dos nossos associados. Nesses 12 anos, sempre tivemos boas parcerias com a ACISAT, contando com a ajuda do Secretário Executivo Radael Simionato, dos presidentes que passaram e da atual diretoria da presidente Roselaine Girardi Roman.
NT – Mensagem aos associados do Sindilojas:
A.B - Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a participação dos membros da nossa diretoria: Joel João Perera, Lídio Marcon, Mauro Dalagasperina, Eliana Piroli, Odil Léo Bianchini, Luciano Zanchetta, Sirinei Panizzon, Ivan Casamali, Ramir Zulian, Janrie Colussi, Celso Paulo Scariot, Osmar Bortolotto, Carlos Roberto Dalzotto, Valdir Pietrobon, Edison Rech, Enio Broch, Celso Fontana a secretária executiva Tatiane e as diretorias passadas, em nome de Valdir Tamanho que foi o nosso fundador e primeiro presidente. Agradecer a todos os nossos associados, dos quais fazem com que esse Sindicato cresça cada vez mais e possa assim representar a categoria da melhor forma possível. Dizer que estamos trabalhando para que os nossos associados tenham um melhor resultado em suas atividades, sabemos que as dificuldades são muitas, mas estamos atentos as mudanças que estão ocorrendo, trabalhamos juntamente com a Fecomércio para que os interesses e as sugestões da nossa categoria sejam atendidas. O caminho é difícil, estamos cientes de nossas dificuldades e de nossas limitações, pois temos que negociar com entidades, poder público municipal, estadual e federal, para que os nossos interesses sejam atendidos. Um abraço a todos e podem contar conosco.

Tubulação pode amenizar enchentes no centro de Tapejara

A prefeitura de Tapejara encontrou uma solução para escoar as águas que se acumulam na Avenida Sete de Setembro, em dias de chuva. Duas tubulações de cerca de 1 metro de diâmetro serão implantadas abaixo do solo de um terreno localizado na via, levando toda a água para um rio que passa a poucos metros dali.
De acordo com o prefeito Seger Menegaz, duas construções antigas foram removidas deste terreno, onde será construído um prédio. “Conversamos com o proprietário e ele nos autorizou a trabalhar nesta obra antes de iniciar a nova construção”, explicou o prefeito.
A medida deve amenizar o problema enfrentando pelos comerciantes, que têm seus estabelecimentos invadidos pelas águas em dias de fortes chuvas. “O engenheiro responsável nos garantiu que é uma ótima alternativa. Não podemos prometer que é o fim das enchentes, porque tudo depende do volume das chuvas. Mas estamos confiantes”, frisou Menegaz.

Me senti uma mulher árabe

Descubro lendo os jornais de hoje que há um movimento para que as mulheres árabes possam dirigir, porque a Arábia Saudita é o único país do mundo onde elas não podem fazer isso.
Ontem (sexta-feira, dia 17), estava no caminho para casa, final da tarde, chovia, o trânsito estava chato como costuma acontecer nessas ocasiõe. Na confluência das ruas Moron com Capitão Araújo ocorre um atropelamento de um motoqueiro por um carro.
Imediatamente, parei meu carro, liguei o pisca alerta, e estou me preparando para descer, a fim de tomar as primeiras atitudes necessárias.
Eis que um senhor, em um lindo, potente e flamejante carro Honda Civic de cor prata baixa o vidro do lado do caroneiro e me grita: “vai pra casa lavar a louça, Maria” !
Mesmo eu dizendo a ele que visse o acidente, que estava ali, a nossa frente, continuou a me brindar com toda a sua classe e educação. Ele atravessou o local, e seguiu seu caminho.
Com isso, já estava me atrasando para buscar minha filha na escola, então fui cumprir minhas obrigações de mãe, até porque outras pessoas, solidarizadas com o rapaz estendido no chão já estavam ali, fazendo o que tinha que ser feito.
Bom, né ?, fazer o que depois dessa demonstração de finesse por parte de alguém tão bem apetrechado veicularmente falando ? Anotei a placa do carro. Registrei ocorrência sobre a injúria que sofri. Marquei audiência a ser realizada no Fórum local. Evidente que, sendo a titular da Delegacia da Mulher, não serei eu a fazer o procedimento policial que irá redundar disso. Nessa hora não sou autoridade policial, sou parte, sou vítima.
Agi dessa forma porque tenho que ser coerente com o que faço e penso, com aquilo pelo que brigo e tenho como compromisso de vida. Ele terá a oportunidade de saber que um comportamento civilizado é bom e todos nós gostamos, e que ele deve ter uma mãe, uma esposa, talvez uma filha, e gostará, evidentemente, que outros as tratem com a urbanidade que a vida em sociedade exige.
Mulheres lavam a louça, a roupa, cozinham, criam filhos, sozinhas ou com parceiros, trabalham fora, operam pessoas, varrem ruas, comandam o país, quebram preconceitos e paradigmas, dirigem carros e preocupam-se com os problemas que veem a sua frente, sendo policiais ou não. Homens precisam aprender isso, mesmo que seja de uma forma não tão agradável. Mas que eu me senti árabe, me senti.
Cláudia Crusius
Delegada de Polícia

Tapejaranse é escolhido desembargador do TRF-4

O ex-secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Rogério Favreto, é o mais novo desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Advogado, Favreto foi escolhido para ocupar a vaga do quinto constitucional deixada pelo desembargador federal Valdemar Capeletti, que se aposentou em fevereiro do ano passado. O advogado foi o preferido em relação a Liliane Maria Busato Batista e Oswaldo José Pedreira Horn, concorrentes na lista tríplice enviada pelo tribunal à Presidência da República, em março.
Rogério Favreto nasceu na cidade de Tapejara (RS) em 1966. Começou sua carreira como assessor jurídico da Câmara Municipal de Porto Alegre. Procurador de carreira do município de Porto Alegre desde 1990, entre 1997 a 2004 exerceu a função de procurador-geral do município. Desde 2005, Rogério Favreto trabalhava no governo federal, onde atuou como secretário de Reforma do Judiciário, entre outros cargos.
Ainda comemorando a escolha de seu nome, o agora desembargador afirmou estar honrado por participar de um tribunal de ponta, com "reconhecimento nacional". "Quero dedicar a experiência acumulada na advocacia pública e nas funções que desempenhei na humanização da Justiça e na prestação efetiva de justiça aos jurisdicionados", afirma.
Segundo ele, os planos incluem priorizar soluções alternativas de conflitos, como conciliação e mediação, "seja antes ou depois do início da demanda", o processo eletrônico e o uso de súmulas e decisões das cortes superiores e do Supremo Tribunal Federal para acelerar o fim das questões.
No entanto, Favreto não esquece da qualidade necessária às decisões. Por isso, segundo ele, a Proposta de Emenda Constitucional defendida pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, apesar de ser um debate importante, não é a melhor solução para o acúmulo de processos. A proposta prevê que os processos terminem no segundo grau, transformando os recursos aos tribunais superiores e ao STF em rescisórios. "A aparente agilização pode gerar outras medidas das partes", comenta. "Não se pode ter uma barreira rasa."
TRF-1
O procurador da República Néviton Oliveira Baptista Guedes foi escolhido para a vaga do quinto do Ministério Público no TRF da 1ª Região. Ele deixou para trás Ana Borges Coêlho Santos e Paulo Vasconcelos Jacobina. Procurador regional eleitoral no Paraná, Néviton Guedes ganhou notoriedade ao conduzir investigações sobre caixa 2 na campanha do prefeito Beto Richa (PSDB) pelo cargo, em 2008. Formado em Direito pela Universidade de Brasília, Guedes é doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Meio Ambiente, os dois lados do front: a preservação e produção

O novo Código Florestal aprovado em maio na Câmara dos Deputados passará a ser discutido no Senado, que poderá alterar itens polêmicos. Caso haja mudança em relação ao texto aprovado na Câmara, os deputados voltam a analisar o texto do novo Código Florestal. Depois este vai à sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem a prerrogativa de vetar o texto parcial ou integralmente.
O tema tem causado comentários nas diversas instituições da sociedade. Ambientalistas e ruralistas estão travando uma queda-de-braço. Enquanto os ambientalistas creem que as mudanças no Código vão favorecer os desmatamentos, os ruralistas alegam que a legislação vigente é muito rigorosa e prejudica a produção.
No entanto, mesmo com polêmicas levantadas por ambos os grupos algumas ações já vêm ocorrendo há muito tempo. O correto é que a sociedade já está voltada para ações integradas que preservem o meio ambiente. Como abordado na matéria da edição anterior a sustentabilidade já é uma constante em nossas vidas e a preservação tem sido levada mais a sério pelos diversos incentivos de mudanças comportamentais e investimento em educação ambiental nas escolas.
Apesar das discussões em cenário nacional, entidades ligadas a Agricultura, organizam projetos para disseminar entre os produtores praticas sustentáveis. Segundo a chefe do escritório da Emater de Tapejara, Rosângela Dallagasperina, “buscamos orientar e conscientizar sempre as famílias rurais sobre a importância da preservação do meio ambiente e a necessidade de recuperação do que já foi degradado” – explicou.
Ainda destacou algumas atividades desenvolvidas como a instalação de fossas sépticas, filtro e sumidouro e de caixas de gordura nas residências que ainda não possuem, dando destino correto a dejetos humano orientando a retirada de canalizações diretas destes dejetos de rios, riachos, açudes, preservando e recuperando os recursos hídricos.
Incentivo a preservação da água com a proteção de mananciais através de implantação ou preservação de mata ciliar, “acreditamos que somente com a conscientização da população de que cada um precisa fazer a sua parte é que conseguiremos garantir a produção e a preservação” – encerrou Rosângela.

Promotor afirma de consciência ambiental vem crescendo em Tapejara
Crimes ambientais como desmatamento, poluição industrial, desrespeito a fauna e a flora são fiscalizados por instituições governamentais como a Polícia Ambiental, Ibama e Fepam. Conforme destacou o promotor de Justiça da Comarca de Tapejara, Marcio Schenatto, o Ministério Público não tem função de investigar, mas de acompanhar o inquérito civil público e ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social do meio ambiente.
Ainda segundo Schenatto a conscientização ambiental há alguns anos vêm aumentando, “o maior número de ocorrências têm sido de desmatamento e poluição causada pelas indústrias, no entanto, nesses 3 últimos anos tem decaído em cerca de 10%” – destacou.
Schenatto explicou também que após instaurando o inquérito o MP busca apresentar formas de agilizar os processos através de propostas de termo de ajuste de conduta, “para os interessados essa forma de acerto implica em diminuir custo com o processo e isenção de taxas processuais, conforme o caso”.
As multas aplicadas por crimes contra o meio ambiente são destinadas ao Fundema (Fundo Municipal de Meio Ambiente) “cabe ao Comproma a aplicação desses recursos para os projetos em prol do meio ambiente e além dos autos de infração o Ministério Público também destina recursos ao Fundema, através dos termos de ajustamento de conduta” – destaca a presidente do Comproma, Ivanete Baroni.
Segundo Ivanete, que representa o IBGE junto ao conselho o objetivo do Comproma é promover a preservação, melhoria e recuperação do meio ambiente além de incentivar através de ações educacionais a participação da comunidade no processo de preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental.
O Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente criado em 2002 serve para assessorar o Executivo e o Legislativo Municipal através de pareceres da legislação vigente, acompanhar o licenciamento e o monitoramento de atividades geradoras de degradação ambiental, deliberar sobre normas e padrões técnicos compatíveis com o meio ambiente, sugerir também alterações na legislação vigente a fim de garantir a preservação dos recursos naturais do município.
Em maio durante solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Tapejara ocorreu à posse da nova diretoria, que terá como presidente, Ivanete Baroni, vice-presidente, Jair Batista do Amaral e secretário, Marcelo Panho.

Case de Responsabilidade Social e Ambiental da Vicato Alimentos
O setor empresarial está a cada dia mais atento com alternativas para a redução dos impactos ambientais, não somente no processo produtivo, mas também para conscientizar os colaboradores e a comunidade. Um exemplo a da empresa de 54 anos de Sananduva, a Vicato Alimentos, que segundo sócio Diretor, Renato Basso, “a Vicato é comprometida com o esforço em colaborar com a redução dos impactos ambientais, procurando manter o equilíbrio entre máquina, homem e meio ambiente” – explicou.
Atualmente a empresa desenvolve alguns projetos como a Coleta seletiva de lixo industrial, onde os resíduos utilizados pela indústria como estopas contaminadas, latas de óleo contaminado, latas de tinta, EPIs contaminados, filtros com óleo, frascos de lubrificantes e lâmpadas fluorescentes são separados e ficam estocados em locais apropriados até o seu recolhimento pela Cetric (Central de Tratamento de Resíduos) que faz a destinação correta evitando agressão ao meio ambiente, além da reciclagem de papéis e papelões utilizados pela indústria e escritório.
Também investe na conscientização para a utilização de canecas que substituem os copos descartáveis. Conforme informações repassadas a reportagem pela empresa o projeto leva em consideração que um copo descartável leva de 200 a 450 anos para se decompor na natureza, a Vicato implantou um projeto entre os funcionários do escritório para que fosse extinto o maior número possível de copos descartáveis. A campanha Copinhos a menos te dão canecas a mais, onde cada funcionário recebe a sua caneca personalizada, tornando assim o seu momento de café também uma boa ação para com o meio onde vive.
Além disso faz a opção por materiais reciclados, como sacolas plásticas que a empresa opta pelo uso de material revitalizado e 50% reciclado; investimento em equipamentos com o consumo menor de energia e a implantação de sistema de filtragem do ar resultante da moagem dos grãos: São filtros de ar que foram instalados nos Moinhos e na unidade Silos, cujo objetivo é captar o ar sujo pelo atrito dos grãos, filtrando-os e devolvendo ao meio ambiente puro e limpo.
Mais do que dar um exemplo, estas ações da Vicato buscam alertar para a importância das práticas sustentáveis e incentivar a sua adoção por parte das pessoas e empresas.

* Algumas grandes empresas de Tapejara foram procuradas pela reportagem e não deram retorno até o fechamento desta edição.

Metalúrgica Zanchetta será primeira empresa a se instalar no novo distrito industrial

O novo distrito industrial Augusto Menegaz receberá primeira empresa esse foi o anuncio durante solenidade realizada na terça-feira (14), para assinatura de contrato de concessão para uso dos terrenos de três empresas.
A empresa será a Metalúrgica Zanchetta que terá área construída de aproximadamente 2 mil m², deverá se instalar nos próximos meses. Outras duas empresas foram beneficiadas no ato, a Real Embalagens que deverá aumentar o pavilhão da fábrica e a Metalúrgica Guiana que deverá se instalar no Distrito Industrial João Fortunatto.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades locais, empresários e representantes de entidades.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Murilo Beé, apoiar o desenvolvimento das indústrias uma vez que após as emancipações o processo de industrialização foi o que possibilitou o crescimento do município e o reconhecimento pelo empreendedorismo, “sabemos que são as empresas que possibilitam a geração de riquezas e empregos. Precisamos apoiar dando condições para que as empresas cresçam e que surjam novas com potencial de investir em Tapejara” – explicou.
A presidente da Acisat e também do Codetap – Conselho de Desenvolvimento de Tapejara, Rosalaine Roman, durante sua explanação afirmou que o conselho tem sido atuante para viabilizar instalação de novas indústrias, “visitamos os empresários, buscamos fazer o necessário para garantir o crescimento das empresas, estamos trabalhando para que mais indústrias se instalem no município”.
“Estamos satisfeitos em ajudar estas empresas a expandir seus negócios, proporcionando crescimento e renda para o município” - comemorou o prefeito, Seger Menegaz em seu pronunciamento.
O empresário Jovir Rebelatto salientou que através desta concessão realizada irá melhorar a capacidade de trabalho e renda para sua empresa. “Nós vamos aumentar o tamanho da empresa e com isso produzir mais, adquirindo novas máquinas e expandindo as nossas vendas para mais regiões do Estado”.

Hamm encaminha recursos para a Apae de Tapejara

O vice-presidente do PP de Tapejara, Altair Peruzzo, comunicou que o deputado Federal Afonso Hamm (PP/RS) anunciou o envio de R$ 100 mil reais de emenda orçamentária que serão repassados para a Apae do município para a aquisição de equipamentos.
Segundo informou Peruzzo, o valor foi solicitado ainda durante a campanha, “Hamm se comprometeu ainda durante a campanha a encaminhar verba e entrou em contato para que indicássemos uma entidade. Escolhemos a Apae pela importância do trabalho realizado”.

Morre Célio Pansera presidente da Majestade por 45 anos

Faleceu na quarta-feira (08), aos 84 anos o empresário de Sananduva, Célio Jorge Pansera. Reconhecido por seu trabalho junto à diretoria da Cooperativa Majestade, atuando como presidente durante 45 anos.
Nascido em 15 de julho de 1926 em Bento Gonçalves ainda jovem mudou-se para Sananduva onde casou-se com Ely Pansera (in memorian) e teve 04 filhos, Ciro José, Célio José, Cláudia Maria e Jorge Luis (in memorian).
Durante todo o período que esteve na cooperativa sempre teve um comportamento íntegro, de humildade e trabalho. Foi responsável por grandes mudanças na cooperativa, principalmente no início de sua atuação. Pessoa firme que antes de adotar alguma medida fazia uma análise muito criteriosa da situação.
Em 14 de abril de 2007 recebeu homenagem especial pela passagem de seu cinquentenário na cooperativa, com a presença de amigos e familiares, associados e colaboradores
Pansera foi sinônimo de incentivo a suinocultura pela sua trajetória recebeu diversos homenagens no setor como líder empresarial sendo apontado como exemplo no Estado, Além disso, foi membro da Comissão de Emancipação de Sananduva e sócio fundador do Lions Clube Sananduva, sendo presidente em 1970, reconhecido também pela atuação na sociedade.

O G 11: os heroicos oradores do Barão

Embora o Concurso de Oratória nas Escolas, promovido pela JCI Tapejara, já tenha uma longa trajetória no município de Tapejara, é o primeiro ano que o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco participa do evento.
Desde o início do ano os estudantes da 8ª série, alunos concluintes do ensino fundamental vem fazendo pesquisas, realizando debates, redigindo e aprimorando suas ideias para chegar ao produto final de sua oratória: o texto.
O lançamento do Projeto aconteceu no Centro Cultural no dia 26 de abril, momento em que os alunos envolvidos, acompanhados de seus colegas da 7ª série, puderam receber informações sobre a importância de participar de um concurso como esse. O ponto alto do encontro foi a participação de Andrea Schneider, diretora Nacional do projeto “Nós Podemos”, que fez uma breve exposição sobre o tema do concurso, “Objetivos do Milênio: Qual é meu jeito de mudar o mundo?”, esclarecendo as dúvidas dos alunos e expondo os motivos pelo qual todos devem participar.
A fim de dar continuidade aos eventos relacionados ao Concurso de Oratórias nas Escolas, a JCI promoveu um Curso de Oratória direcionado aos alunos interessados em participar do concurso. O curso foi ministrado pelos instrutores Cláudio Biasi e Cristiane Dienstmann e aconteceu no Centro Cultural de Tapejara, no salão da Terceira Idade, no dia 16 de maio, pela parte da manhã, momento em que cada participante pode fazer uso da tribuna e do microfone para sentir a sensação de estar em posição de um orador.
Estiveram presentes no Curso de Oratória 11 alunos da 8ª série do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, o G 11 ou Grupo dos Onze, como eles próprios se autodominavam. O G 11 era formado por Angelo Elias Dalzotto, Gabriel Rodiguero, Gabriela Miola, José Victor Bianchini Pietrobon, Matheus Machado, Natália Lindner, Naura Danieli Marcon, Pietra de Castro Cecchin, Pietra Zoppas da Silva, Talissa Bianchini e Victória Barcarollo Ficagna.
Esses mesmos alunos, após terem participado do Lançamento do Projeto e do Curso de Oratória, tiveram a coragem de concorrer a única vaga concedida à escola, ou seja, entre os 11 apenas um sairia vencedor. Essa foi a Fase Interna do Concurso de Oratória que aconteceu na manhã do dia 30 de maio, nas dependências da escola.
A vencedora da fase interna foi Pietra Zoppas da Silva, que não só demonstrou competência em falar sobre os 8 Objetivos do Milênio, mas também seduziu os jurados que se encantaram com a maneira como a aluna expôs sua forma de mudar o mundo.
Já a fase municipal, que aconteceu no dia 21de junho, no Centro Cultural, às 19h30min, foi marcada por muita emoção e expectativa. As sete alunas representantes de suas escolas estavam muito bem preparadas e comprovaram seu comprometimento com o futuro do nosso mundo.
As próximas fases, a fase regional e a fase nacional, acontecerão respectivamente em Passo Fundo e no Rio de Janeiro.
Por fim ,o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco parabeniza a aluna Pietra Zoppas da Silva pela conquista do segundo lugar no VII Concurso de Oratória da JCI e aproveita a oportunidade para agradecer a entidade por proporcionar eventos como esse à comunidade estudantil de Tapejara.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CPI deverá investigar compra de remédios de duas gestões

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tapejara, do dia 23 de maio, foi bastante tumultuada. A discussão ocorreu entre os vereadores Umberto Bolsonello (PMDB) e Jurandir Bogoni (PT). Mesmo antes da presidenta Cledi Hanel dar início à sessão, os vereadores trocaram farpas, nos bastidores. Jurandir questionava a compra de medicamentos, pela prefeitura de Tapejara, de uma empresa citada nas investigações da máfia dos remédios, amplamente divulgada pela mídia nacional. Bolsonello, que por mais de dois anos foi secretário de Saúde, defendeu a Administração, salientando que todas as compras dessa gestão são realizadas através de Pregão, onde as empresas tem que comprovar idoneidade para entrar na concorrência. “Compramos sim de uma empresa que está sob investigação. Mas isso não quer dizer que recebemos propina”, disse.
Bolsonello frisou, ainda, que o valor gasto em medicamentos na atual Administração é cerca de 30% menor que a antiga gestão. “A primeira compra de medicamentos do governo Menegaz foi idêntica a última compra do governo anterior, e pagamos 30% menos. Isso sim deveria ser investigado”.
Em meio a discussões, os vereadores das duas bancadas solicitaram a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). A presidenta da Casa, Cledi Hanel, tentou acalmar os ânimos solicitando que este assunto fosse discutido em outra reunião. Porém, diante da recusa dos vereadores, foi votada a abertura da CPI.
Os vereadores realizaram na última semana uma reunião, para elaborar requerimento e processo de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito. Os vereadores da bancada da situação, com base no regimento interno da câmara, entendem que a instauração será infundada uma vez que não há um tema gerador concreto. De acordo com o vereador Márcio Bertóglio, é preciso ter critérios cabíveis, para não haver gastos e desgastes desnecessários. “Não podemos montar uma CPI simplesmente porque a prefeitura já comprou de uma empresa que está sendo investigada, mas que até o momento era idêonea”, disse.
Assim que iniciar os trabalhos, a Comissão Parlamentar de Inquérito deverá investigar as compras de medicamentos da Adminsitração atual (Menegaz) e da anterior (Juliano).
Na sessão da última segunda (6), o vereador Júlio Reis (PMDB) assumiu uma cadeira na Câmara, em substituição a Valter Fontana (PMDB), que solicitou licença por tempo indeterminado.
Um dos assuntos mais discutidos na sessão foi a repercussão da audiência pública realizada na tarde de segunda-feira (6) para discussão dos atendimentos de urgência e emergência do Hospital Santo Antônio. “A saúde é municipalizada, isso significa que é responsabilidade do município cuidar da saúde da população. O paciente tem que ser bem tratado; e se o médico não estiver bem para atendê-lo deve também procurar se tratar. Tapejara tem recursos para a Saúde e a população deve estar informada sobre isso”, salientou a presidenta da Câmara Cledi Hanel.
O vereador Márcio Bertóglio explicou que muitas pessoas que recebem atendimento de saúde em Tapejara não foram contabilizadas pelo Senso, o que prejudica o montante repassado para a Saúde do município. “Conheço casos de pessoas que moram aqui durante a semana e na hora de responder o senso se identificaram como moradores de outros municípios da região”, disse.
Outro assunto que recebeu a atenção dos vereadores foi a indicação do vereador Daniel de Mattos (PP), que sugere ao poder executivo a implantação de um programa de auxílio financeiro às mães que trabalham em empresas, e tem filhos menores de 2 anos de idade, pelo motivo que o município não tem local apropriado (berçário) para estas mães deixarem as crianças, enquanto trabalham.
Também foi aprovado, entre outros, o projeto que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Fundação Hospitalar Oftalmológica Lions, para atender pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde de Tapejara.

Governo de Ibiaçá compra britador móvel de R$ 536 mil

Equipamento contou com recursos do município e emendas dos deputados federais, Afonso Hamm (PP) e Marco Maia (PT).
O domingo, 29 de maio, foi de comemorações em Ibiaçá. Durante as festividades de Santo Isidoro, padroeiro dos agricultores, o Governo de Ibiaçá, realizou a entrega de um britador móvel que tem capacidade de produção de 30 m³/hora, ou seja, 40 toneladas/hora.
O equipamento irá processar num primeiro momento pedras tipo um e dois que serão misturadas para serem utilizadas em estradas do município. É movido por um motor a diesel que sustenta um gerador de energia, entretanto pode operar com energia elétrica trifásica dispensando o gerador.
De acordo com o prefeito Ulisses Cecchin (PP), o equipamento foi adquirido com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Afonso Hamm (PP/RS) no valor de R$ 97.500 e Marco Maia (PT/RS) no valor de R$ 292.500 e recursos municipais no valor de R$ 146 mil.
O britador iniciará os trabalhos em junho numa pedreira da comunidade de Rio Relha, interior de Ibiaçá, que está licenciada pelo Ibama.
Com a produção própria, a Administração deverá registrar uma grande econômica aos cófres públicos, já que o metro cúbico britado pelo equipamento do município está calculado em R$ 11,00 enquanto que o metro adquirido no mercado está em torno de R$ 34,00. Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Claudiomiro Fracasso (PT), vereadores, secretários municipais e entidades. O deputado Afonso Hamm foi representado no ato pelo secretário de Obras de Ibiaçá, Cláudio Copatti e o deputado federal Marco Maia, pelo vereador Vilson Sasset (PT), ambos agradeceram o apoio.
O pároco, Pe. Edson Priamo concedeu a benção a todos os equipamentos agrícolas que participaram do desfile temático na 23ª Festa de Santo Isidoro. O desfile durou cerca de 40 minutos mostrando a evolução dos equipamentos que ajudam no desenvolvimento da agricultura e facilitam a vida no campo. Logo após foi celebrada uma missa em Ação de Graças pelas abundantes colheitas e ao meio-dia aconteceu um almoço de confraternização no salão paroquial.

Água Santa comemora retomada nas obras da RS 428

Durante cerimônia realizada na sexta-feira, 20 de maio, no Palácio Piratini em Porto Alegre. Marcada pela presença maciça de prefeitos, secretários, parlamentares e da ministra do Planejamento Miriam Belchior, o governo do Estado, anunciou a retomada das obras de acesso asfáltico de 46 municípios, a lista inclui o município de Água Santa.
O governador Tarso Genro (PT) afirmou que inicialmente serão asfaltados com recursos do tesouro do Estado os 46 acessos pertencentes ao primeiro lote, dentre eles o trecho da RS 428, que liga Água Santa a BR 285. Os demais 58 acessos dependem da liberação de recursos do BNDS, com previsão para 2012.
O prefeito Antonio Alfredo de Souza (Nico) presente no evento e comemorou a retomada as obras de pavimentação na rodovia que em menos de 15 dias após a cerimônia as máquinas já iniciaram as atividades, “temos certeza que em breve poderemos comemorar a conclusão do asfalto, sabemos que isso significará continuidade do progresso do município” – disse o prefeito.

ERRATA
Na edição de 23 de maio veiculamos matéria referente à parceria da Prefeitura Municipal com a Unochapecó.
Na verdade o contrato firmado entre Poder Público e universidade se tem por objetivo o diagnóstico sócio econômico do município.
A averiguação de um diagnóstico fundiário se dá entre Adepro (Associação dos Agricultores em Defesa da Propriedade) e Unochapecó, e não como havíamos publicado.
Para maiores esclarecimentos, segue abaixo o texto de forma correta:
A Prefeitura Municipal de Água Santa recentemente firmou contrato de prestação de serviços com a Universidade de Chapecó - Unochapecó, com o objetivo de verificar qual o atual perfil econômico do município bem como apontar indicativos para o aprimoramento do desenvolvimento, identificar o histórico social e econômico do município, mapear os segmentos econômicos e identificar as potencialidades de geração de emprego e renda.

Tapejarense conquista título em levantamento de peso

O atleta tapejarense Ismael Scariott, representou o município na Copa Gaúcha de Levantamento de Peso, realizada em Passo Fundo, no sábado (28). Ele competiu na categoria até 75 kg e faturou o primeiro lugar. “Sou um apaixonado por esportes. O levantamento de peso não é minha especialidade, mas aceitei o desafio e trouxe o título para Tapejara”, disse.
Ismael também fez um curso de arbitragem para a modalidade, no mesmo final de semana em Passo Fundo. “Assim poderemos promover competições na cidade”, salientou. O jovem representa Tapejara em várias competições esportivas, mas continua sem patrocínio.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais comemora números da habitação

Cerca de R$ 1 milhão já foram investidos na construção de 270 casas no interior da região
A moradia rural tem sido uma das bandeiras do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara. Recentemente a entidade comemorou ser a primeira no país a assinar contratos do programa Minha Casa. Minha Vida, junto a Caixa Econômica Federal.
Conforme relembrou a presidente, Jussara de Mello, “o programa da habitação iniciou em 2000 com os primeiros passos se tornando mais uma conquista do sindicalismo rural, muitos programas surgiram como o Procop, PSH, Procomunidade, FGTS, PSH Banrisul e atualmente o Minha Casa. Minha Vida. Com esforço de todos os envolvidos atualmente já foram construídas e reformadas cerca de 270 casas nos municípios de atuação do Sindicato”.
A parceria entre a entidade, a Caixa Econômica Federal, a Coohaf – Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar e Prefeitura Municipal de Tapejara, que subsidia casas no interior do município, onde cada produtor recebe R$ 3 mil. O investimento chega a R$ 1 milhão e já beneficiou famílias de Tapejara, Vila Lângaro, Santa Cecília do Sul, Ibiaçá, Mato Castelhano, Água Santa, Charrua, Coxilha e Sertão.
As casas construídas em localidades da zona rural dos municípios são de dois tamanhos – 42 e 56m², com 2 quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro e as de 56m² com 3 quartos. “Essas casas significam vida digna aqueles que são responsáveis pela produção” – justificou a presidente.
Segundo Jussara, há alguns anos atrás era impossível pensar em financiamentos para moradia no interior, “existiam programas para construção de galpões, mas nada que contemplasse as famílias. É uma alegria poder visitar as casas construídas através do Sindicato e verificar as mudanças no cenário, pessoas satisfeitas, pátios bem cuidados, e a alegria de continuar morando no campo”.
Na sexta-feira, 10 de junho serão assinados mais 11 contratos para construção de novas casas, para os municípios de Tapejara, Charrua, Coxilha e Santa Cecília do Sul, “além destes do grupo 1, existem mais 50 projetos aguardando aprovação junto a Redur em Passo Fundo” – destacou Jussara.


Coronetti, 14 anos dedicados ao sindicalismo
Adagir Coronetti, reconhecido líder sindical de Tapejara. Filho de agricultores de Santa Rita, interior do município, um dos oito filhos de Valdemar e Emilia Coronetti, nascido em 12 de março de 1950. O inicio de sua vida como líder se deu como catequista, posteriormente participou da Associação de Jovens Rurais. Em 1974 casou-se com Ana Borilli com quem tem três filhos, Loeri, Débora e Rodrigo.
Há 29 anos participou da diretoria do Sindicato como Conselheiro Fiscal e ao longo dos anos atuou em vários outros cargos até ser eleito em 1997 pela primeira vez presidente da entidade onde permaneceu por quatro gestões conseqüentes.
Durante o tempo que esteve à frente do STRT se destacou pelo empenho na condução de diversas ações de interesse da classe participando também de atos em Brasília. Dentre as principais atividades destacaram-se a organização de reuniões de lideranças, assembléias de previsão orçamentárias e prestação de contas, encontros dos aposentados rurais, comemoração do Dia do Agricultor, organizou grupos de Pronaf, participou ativamente de reivindicações e protestos, apostou na formação de jovens agricultores e trabalho intenso na Habitação Rural o que fez com que o Sindicato ser o primeiro no Brasil a assinar contratos no Programa Minha Casa. Minha Vida. Buscou parceria com o governo público Municipal para o programa Caprichando a Moradia, auxiliou na Previdência Social Rural para que os agricultores tivessem esse direito garantido. Também foi na gestão de Coronetti que a entidade construiu a sede própria.
A sua trajetória junto ao Sindicato recebeu diversas homenagens de reconhecimento na Câmara de Vereadores e na posse da nova diretoria onde exerce o cargo de tesoureiro e prossegue lutando em prol dos agricultores.

Jussara: o jeito de fazer a diferença feminino
A trajetória da atual presidente da entidade iniciou há mais de 18 anos, como Líder das Mulheres. Em 1997 ingressou na Comissão de Mulheres fazendo parte diretoria como Suplente do Conselho Fiscal. Após foi eleita por duas vezes secretária da entidade, e pela sua dedicação e empenho ao sindicalismo, após uma caminhada de conhecimento tornou-se vice-presidente.
Sindicalista apaixonada pelo servir em todos os seus pronunciamentos destaca a importância da organização de classe. Segundo Jussara, as principais lutas que demonstram a importância do Sindicato são muitas, mas entre elas: o reconhecimento da profissão de agricultor, a habitação rural, os créditos agrícolas, Pronaf e a indispensável aposentadoria de um salário para mulheres com 55 anos e homens aos 60 anos.
Também lembra várias outras conquistas através da organização e mobilização dos agricultores. “É fantástico o poder que os Sindicatos têm de unir agricultores de várias comunidades, municípios e estados, todos organizados e mobilizados em busca de seus direitos” – destaca a presidente.
Desempenhou um papel importante nos últimos anos junto ao Sindicato no que se refere à Habitação Rural. “Durante muito tempo o assunto foi pauta dos movimentos reivindicatórios. Através da busca incansável por conhecimento, muitas lutas e até insistência, o Sindicato de Tapejara foi o primeiro do Brasil a assinar contratos do Programa Minha Casa. Minha Vida, levando reformas e casas novas também para as famílias do interior” – disse Jussara sobre o projeto que é modelo no Estado.
Eleita para presidir a entidade em março deste ano vislumbra a agricultura com mais tecnologia, alta produtividade e o agricultor mais especializado. “Essa é um das propostas da diretoria ofertar cursos profissionalizantes, tanto para agricultores quanto para agricultoras, em vários setores, fazer com que as novas tecnologias estejam mais próximas dos associados, para que produza mais e consequentemente gere mais renda fazendo com que o produtor e sua família permaneçam o campo com mais dignidade” - pontuou.
Sobre a atuação da mulher no campo é enfática ao afirmar que “a figura feminina sempre será o carro chefe da família, principalmente no interior onde não existe horário, a jornada inicia muito cedo e não tem hora para terminar. Com uma capacidade e uma dedicação invejável, a mulher desempenha vários afazeres: cuida da casa, da educação e saúde de todos, principalmente dos filhos e ainda participa ativamente de sua comunidade. A atuação da mulher é desafiadora e persistente e” – considerou.
“Acredito que somente com ideias novas e a participação de todos, se faz sindicalismo” encerrou.

Rosa Chic é inaugurada em Tapejara

No último dia 3, as sócias Juliana Casamali, Neiva Cavichiolli e Carla Franklin inauguraram em Tapejara a Rosa Chic. A loja é referência de bom gosto em acessórios, cosméticos e artigos para presentes. Se destaca na variedade em bolsas, lenços, maquiagens, perfumes, bijouterias e semi jóias.
O ambiente, moderno e aconchegante foi planejado pela CeD Decorações, que garantiu arrojo e bom gosto à loja.
A Rosa Chic está na Rua Ângelo Dalzotto, 454, centro. Telefone 3344-0015. Dispõe de infinitas opções de presentes.

A Babilônia: 26 anos desenvolvendo produtos e proporcionando cultura

Junho é mês de festa na A Babilônia. A família Tamanho comemora 26 anos de conquistas em Tapejara. Iniciou as atividades em 1985, num pequeno espaço do ramo de armarinhos, livraria, bazar, brinquedos e revisteira.
Cinco anos depois, a tradicional empresa tapejarense mudou-se para um espaço próprio, onde também ampliou as atividades, passando a desenvolver pastas, mochilas, bandeiras e acessórios em material sintético.
A qualidade dos produtos e o atendimento diferenciado foram pontos importantes para a conquista de clientes de vários municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A empresa, que gera empregos diretos e indiretos, contribui com o desenvolvimento do município, por isso todos os anos é premiada como destaque nos ramos em que atua, nas pesquisas de opinião pública.
O acesso à cultura também é uma marca registrada da A Babilônia, que já realizou muitas campanhas, promoções e eventos como a Feira do Livro, com o objetivo de levar conhecimento à população de Tapejara e região.
Com uma visão direcionada ao lançamento de novos produtos e o fortalecimento de sua posição no mercado, a empresa busca cada vez mais a atualização para melhor atender aos clientes.
Os proprietários Valdir, Neldi e Alessandra Tamanho agradecem a toda a população de Tapejara e região, que sempre acreditou no trabalho e dedicação da família. Também agradecem aos colaboradores que já passaram pela empresa e têm participação especial no sucesso da A Babilônia.

Lions doa fraldas para HSA

Na noite de terça-feira (7), integrantes do Lions Clube de Tapejara, juntamente com o presidente Valdir Tamanho, doaram 50 pacotes, totalizando 400 unidades de fraldas geriátricas, para o Hospital Santo Antônio de Tapejara. O valor investido na doação é proveniente do tradicional Costelão, realizado todos os anos pela diretoria do Lions

Hospital Santo Antônio inaugura novas alas

Durante solenidade realizada na noite de quarta-feira (25), a diretoria do Hospital Santo Antônio inaugurou, totalmente reformado e adequado às exigências da VISA, o acesso a cozinha, os vestiários masculinos e femininos, o refeitório e a lancheria do hospital. Foram investidos até o momento recursos próprios, na ordem de R$ 220 mil, incluindo ampliação da lancheria, reforma da cozinha e aquisição de equipamentos.
O local da Densitometria Óssea está totalmente reformado, aguardando a instalação por parte da empresa vendedora do equipamento e a liberação para uso da VISA/RS.
Encontra-se em andamento a reforma da sala do Programa Salvar SAMU e as obras de ampliação do Hospital, cujo projeto acrescentará 1.662 metros quadrados de área construída. Para tanto, várias empresas, entidades e pessoas físicas estão contribuindo na campanha “Eu Ajudo o Hospital Santo Antônio”, que arrecadou mais de R$ 500 mil.
Durante pronunciamento, a secretária de saúde, Rosane Merotto, destacou que a parceria do poder público com a entidade hospitalar tem objetivo único de cuidar da saúde de toda a população tapejarense e regional. O prefeito Seger Menegaz, reforçou o empenho dos gestores em evitar filas e transtornos, como acontece em inúmeras instituições no Brasil.
O presidente do HSA, Sirinei Panizzon, enfatizou que o crescimento da cidade, nos últimos vinte anos determina a ampliação e modernização do Hospital, uma vez que Tapejara destaca-se no cenário regional, tanto nas áreas comercial, industrial e de saúde. Completou que, todas as aquisições realizadas com recursos próprios, são provenientes da contribuição da população e dos usuários do Cartão de Descontos TapCard.
Em seguida, o Pároco, Pe. Hélio Marsiglio conduziu a bênção das áreas inauguradas.
Encerrando a solenidade, o Diretor Administrativo, Ildo Costella, responsável pelo protocolo agradeceu a presença de todos os presentes e convidou para visitação das novas instalações.

Senadora Ana Amélia participa de encontro em Tapejara

A senadora Ana Amélia (PP/RS) esteve em Tapejara no sábado (21) onde realizou uma palestra na Câmara de Vereadores e de um encontro festivo de lideranças progressistas da região.
A senadora acompanhada do vereador Daniel de Matos (PP) agradeceu a expressiva votação no município, onde foi a primeira colocada na disputa ao Senado em 2010, com 7,5 mil votos.
O prefeito Seger Menegaz (PMDB), além de outras autoridades e lideranças do município também participou do encontro no Legislativo e aproveitou para conversar com a progressista, que reafirmou o seu compromisso com o município e reiterou o seu gabinete em Brasília está à disposição para auxiliar nas demandas da comunidade.
Ana Amélia ainda destacou o espírito empreendedor da cidade.
No encontro, a parlamentar reafirmou compromissos com o municipalismo e falou do seu trabalho no Senado em causas como o enfrentamento ao crack, defesa dos aposentados e a necessidade da aprovação do Código Florestal.

Tapejarense confere de perto beatificação de João Paulo II

João Paulo II (1920-2005), foi beatificado diante de 1 milhão de fiéis em cerimônia realizada no domingo, 1º de maio, na Praça São Pedro, no Vaticano. A celebração contou com a presença do papa Bento XVI e mais de 800 sacerdotes que em toda a homilia destacaram sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado, como suas virtudes e dotes intelectuais, morais e espirituais.
Em meio a pessoas de diversas nacionalidades, estava a tapejarense Carolina Brunetto (64), que acompanhada pelos amigos Lizete Alban (44) e Aldir Balbinot (39) vivenciaram o momento com muita emoção. Segundo contou Carolina a fé no já santo João Paulo, como ela considera, foi o que motivou a viagem para Roma para poder acompanhar pessoalmente a cerimônia.
“Ficamos 15 dias em viagem, mas nada se compara a emoção de estar no maior templo da Igreja Católica. Há uma energia enorme no lugar. Fo maravilhoso presenciar a empolgação do povo gritando: “santo súbito” (Santo já). Somente quem sentiu com o coração sabe o que foi viver esta experiência. estar em Roma é confirmar, é reafirmar, é estar consciente que Deus existe, e que sem ele, somos muito pouco” – complementou Carol, forma como gosta de ser chamada.
Ela contou ainda que participou de audiência especial com Bento XVI, alguns dias antes da beatificação, “me chamou atenção a grande quantidade de jovens, de muitas nacionalidades, que cantavam músicas religiosas, que rezavam em voz alta, que demonstravam sua crença em Deus, com coreografias ensaiadas especialmente para a ocasião. Também no dia da celebração foram distribuídos aos fiéis, maças verdes e vermelhas, laranjas e sanduíches, gratuitamente em diversos pontos por onde passam os fiéis. Outra coisa muito importante que percebemos foi que o povo realmente estava lá de coração, rezando e prestando muito atenção em tudo o que era dito e mostrado nos inúmeros telões distribuídos por vários lugares ao redor da Basílica” – relembra Carol.
As diferenças culturais também foram observadas pela tapejarense, “os italianos são menos afetivos que os brasileiros e tapejarenses. A alimentação é baseada em carboidratos, muita massa, batata, sempre regada de muito vinho. Ficamos hospedados em uma das casas das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus aproveitamos para mostrar um pouco da cultura gaúcha com um churrasco de despedida.
A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado. A beatificação é a etapa anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde para o primeiro papa polonês da história Karol Wojtyla.
Fonte O Caiobá