sexta-feira, 6 de julho de 2012

Aumento de notificações de Gripe A gera corrida pela vacina

Foi confirmada na segunda-feira (02), a primeira morte na região por Gripe A. A vítima, de 25 anos, era de Salto do Jacuí, região de Cruz Alta. Ela internou no dia 26 no Hospital de Carazinho, em estado grave e veio a óbito no dia 29. Entretanto, o coordenador regional de Saúde, Luiz Fabricio Scheis, salienta que esse episódio não deve alarmar a população, pois nos 58 municípios de abrangência da 6ª CRS não houve nenhum caso de óbito. Somente 77 notificações, sendo que destas apenas 30 aguardam o resultado. As demais foram negativadas, com exceção de três casos confirmados em Passo Fundo, mas as pessoas estão recebendo tratamento.


Com o assunto voltando à tona, a população provocou uma corrida pela vacinação. A campanha de imunização do Ministério da Saúde foi concluída e, em Tapejara praticamente foi atingida a meta nos grupos determinados. As pessoas que não se enquadram nestes grupos de risco estão procurando vacina em clínicas particulares.

De acordo com Neiva Merotto Marcolin, responsável por uma clínica particular, essa corrida levou a falta da vacina. “Há alguns dias não temos mais doses. A procura maior se deu por pessoas jovens e que não se enquadram em grupos de risco que poderiam receber a imunização gratuitamente”, diz. Ela comenta que solicitou mais doses e, a expectativa é de que na próxima semana uma nova remessa chegue ao município. “Temos uma promessa do laboratório, mas não sabemos que dia exatamente teremos as doses disponíveis”, salienta. Depende também do laboratório o aumento ou não no valor das doses. “Somente se o laboratório aumentar o valor pretendemos repassar o reajuste ao consumidor”, disse Neiva.

O coordenador regional de Saúde comenta que na última semana esteve em Porto Alegre buscando mais doses para a região. O Ministério da Saúde vai disponibilizar 500 mil doses, porém a região não será contemplada, tendo em vista que elas serão direcionadas aos locais com maior número de casos. “Como nossa região está com relação à gripe A com a situação controlada, tivemos abrangência grande da campanha de quase 100% da população alvo, nossa região não foi contemplada num primeiro momento. Mas queremos alcançar um público maior e acredito que até o final da semana ou início da próxima conseguiremos ter um quantitativo maior”, salienta.

Ele destaca que a situação está controlada nos 58 municípios que abrange a 6ª coordenadoria, e não há falta do medicamento Tamiflu, ela está disponível em todas secretarias municipais para o tratamento.

Com relação ao óbito ocorrido no Hospital de Carazinho, mas oriunda da região de Cruz Alta, o coordenador salienta que ela fazia parte do grupo de risco, pois era obesa e hipertensa, mas não havia feito a vacina durante o período de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário