sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tapejarense retorna com medalha de prata dos Jogos Pan - Americanos de Surdos

Pela primeira vez a seleção brasileira venceu a Argentina e disputou uma final nesta competição.


O tapejarense Felipe Neto retornou com medalha de prata do 5º Jogos Pan - Americanos de Surdos Brasil 2012 que aconteceu de 12 a 24 de junho na Baixada Santista, em São Paulo. Ele integrava a seleção brasileira que sagrou-se vice-campeã perdendo somente a final para a equipe da Venezuela. Pela primeira vez o time brasileiro venceu a Argentina e disputou uma final nesta competição que acontece há quase 30 anos. Além do Brasil, outras quatro equipes disputar o Pan Americano de vôlei: México, Argentina, Venezuela e Peru.

Felipe jogou no time da seleção brasileira com atletas de todo o país. Esta foi sua primeira experiência como atleta da seleção e disse ser muito gratificante. “Foi uma experiência que pra mim foi muito importante, foi de muito orgulho, a sensação que eu tive foi de felicidade, de se sentir importante representante um país inteiro”, contou. Ainda destacou que pode vivenciar a vida de um atleta profissional, toda a rotina diária de treino, concentração e união entre a equipe. Tudo com objetivo de representar o Brasil com vontade, garra, dedicação, orgulho para realizar o melhor possível. No inicio os atletas não puderam ter nenhum contato com as outras delegações, nem assistir jogos e treinos, apenas conhecer mais os colegas da equipe. Era do treino para o hotel. “A gente propôs os objetivos e começamos o treinamento logo no primeiro dia. A primeira semana foi toda de treino, concentração e descanso”, disse.

Neto também lamentou que a equipe não conseguiu ser campeã por falta de experiência, entretanto, a sensação que teve foi de objetivo cumprido, e de quebra recebeu ainda vários convites para disputar outros jogos. “Pela primeira vez o Brasil chegou ao segundo lugar e com essa colocação a gente conquistou a vaga para jogar as Surdo Olimpíadas que vai acontecer em 2013 na Bulgária. Eu pretendo continuar treinamento, me preparando, porém, vou precisar de incentivo para diminuir os gastos. Dependo também da convocação, apesar de eu não ter sido substituto nenhuma vez, tenho que ser convocado de novo. Vou continuar participando do Circuito Nacional de Vôlei de Praia em setembro e novembro da quarta etapa em Salvador na Bahia. Também recebi o convite para participar do Circuito Mundial de Vôlei de Praia na Turquia em setembro, porém neste eu não vou participar por falta de condições financeiras”, frisou.

Espírito de grupo, união, responsabilidade, respeito, comprometimento, objetivo da equipe e muita cobrança, foi o que Felipe Neto disse que irá levar para si pelo resto da vida após participar deste campeonato. Também viveu a rivalidade no jogo e o convívio diário com pessoas dos outros países o que é um aprendizado. “Foi muito bom. Me sinto orgulhoso em ter participado da seleção brasileira de vôlei de surdos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário