quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Emater Tapejara comemora 30 anos


O escritório da Emater Tapejara iniciou seus trabalhos em 1979, tendo em frente Ivânio Grespan, Gilberto da Silva Flores, Marisa Busato e Marlene Dallagasperina. Nestas três décadas realiza atividades ligadas ao combate da erosão, implantação do sistema de plantio direto, microaçudes e incentivo ao reflorestamento. Recentemente implantou lavouras experimentais de canola e girassol para a produção de biocombustível.
A preservação da água e o saneamento básico no meio rural são abordados no trabalho da Emater/RS-Ascar de Tapejara, que ainda incentiva a alimentação saudável com orientações e práticas diretas, formação de feiras do produtor, Feiras do Mel, piscicultura, produção de hortifrutigranjeiros e implantação de agroindústrias.
A Emater Tapejara tem enfocado seus trabalhos junto às comunidades rurais, apoiando na realização de eventos de incentivo ao desenvolvimento de algumas criações, como os já tradicionais jantar do Peixe, do Frango Caipira, do porco Light, Frango Fest, o Café na Colônia e o Almoço Campeiro. “O objetivo é criar um evento típico em cada comunidade envolvida”, destaca a assistente Administrativa Sandra Dal’Bosco Sitta, que, ao lado do técnico agrícola Jair Batista do Amaral, da extensionista de bem-estar social, Rosangela Dallagasperina, e da auxiliar de serviços gerais Nelci Aimi Costa, formam a equipe de trabalho da unidade da Emater/Ascar RS.
A solenidade comemorativa dos 30 anos da Emater Tapejara foi realizada, na sexta-feira, 02/10, no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira. prestigiaram o evento o prefeito Municipal, Seger Menegaz , o vice-prefeito e secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Vilmar Merotto, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Bertoglio,o gerente Regional da Emater, Oriberto Adami, representantes de entidades e funcionários da Emater de municípios da região.
Os depoimentos das diversas lideranças foram incisivos no que se refere à importância da Emater no desenvolvimento local das comunidades, com envolvimento em todas as áreas, social, econômica e ambientais.
Adami enfatizou que para todo o corpo funcional é gratificante saber que a Emater faz parte do desenvolvimento de Tapejara, um município exemplo no Estado, com índices de crescimento social e econômico acima da média.
Após os depoimentos houve a apresentação teatral do Grupo Municipal de Teatro Opinião, que enfatizou os trabalhos desenvolvidos pelo órgão Estadual. Também foi apresentado um histórico das atividades desenvolvidas durante os 30 anos de atuação em Tapejara.
Na ocasião foram homenageados funcionários e ex-funcionários da Emater que fizeram parte da história da instituição no município e para encerrar foi servido aos presentes um Café Colonial.
Foto: Tiarajú de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário