sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Batismo nas águas

 
Na quinta-feira (15) a 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Tapejara, através do pastor Celso Martins, batizou 11 pessoas nas águas do Rio Carreteiro.

De acordo com o pastor, o batismo nas águas é o acontecimento mais importante na vida de todo o cristão. Através do batismo é que nós testificamos, que somos salvos, e que não vivemos mais para o mundo, pois o batismo nas águas é um símbolo de "sepultamento", isto é, o batismo é um símbolo de "sepultura" onde enterramos o nosso "velho homem", a nossa velha vida e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, ou seja, no batismo. É de se estranhar que muitas pessoas resistam ao batismo e até combatem alegando de que o batismo não salva. Porém, não existe outra forma bíblica de salvação.

Quem deve ser batizado?

Jesus disse em Marcos 16:16 "quem crer e for batizado será salvo". Se você diz que crê em Jesus mas ainda não passou pelo batismo está esperando o que? Jesus voltar !?! O batismo é para todas as pessoas.

Tipos de batismo

Aspersão
(borrifamento) é a prática de chuviscar água em gotas sobre a pessoa.

Afusão
( derramamento) é a prática de jogar água sobre a pessoa.

Imersão
( mergulhamento ) é a prática correta e bíblica de afundar na água a pessoa.

Destes três tipos de batismo o correto é o batismo por imersão, pois a própria palavra batismo significa literalmente mergulhar ou imergir. Ao examinarmos a bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte "logo que Jesus saiu da água..." ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água, então cremos que Jesus "entrou" na água para ser batizado, e não ficou fora da água para receber o batismo de aspersão ou afusão. Deduzimos então que Jesus foi batizado por imersão, ou seja, ele foi mergulhado na água , caso contrário se Jesus fosse batizado por imersão ou afusão ele teria sido batizado no templo e não no rio.

Jesus é nosso maior exemplo

"
Por esse tempo dirigiu-se Jesus da Galiléia para o rio Jordão, a fim de ser batizado por João Batista", (Mateus 3:13-17), (Marcos 1:9-11), (Lucas 3:21-22).
Jesus não precisava se batizar, pois Ele não tinha pecados. O batismo é para o arrependimento dos pecados, então por que Jesus foi batizado? Jesus foi batizado para servir de exemplo para nós, Ele mesmo disse que devíamos segui-Lo. E logo que Jesus foi batizado veio uma voz do céu que disse: "Este é o meu filho amado em quem eu tenho prazer". Tenho certeza que logo após o nosso batismo, ainda que não escutemos a voz de Deus, com certeza Deus terá prazer em nós também, pois o filho que obedece é o filho que dá prazer ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário