segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Tapejara: o volta às aulas sob cuidados especiais em época de Gripe A

A volta às aulas das férias de inverno prorrogadas devido a epidemia de Gripe A na maior parte das escolas públicas e privadas gaúchas, vem sendo precedida por intensos debates familiares em todo o Estado.
A continuidade da epidemia de gripe A lança dúvidas sobre pais ainda temerosos de que o colégio facilite o avanço da doença. As secretarias estaduais da Saúde e da Educação divulgaram providências que devem ser seguidas pelos estabelecimentos: sempre que possível, oferecer dispensadores com álcool e com sabonete líquido e lixeiras com acionamento por pedal e desinfetar as superfícies das salas.
Em Tapejara a manhã de segunda-feira chuvosa foi acompanhada pela movimentação nas escolas, alunos retornavam as aulas temerosas com a possibilidade de contágio, no entanto conforme a orientação da Secretária de Saúde do Estado, seguida pela maioria dos municípios, é de que sejam mantidas algumas medidas de prevenção.
Em escolas sempre que possível, dispensadores de álcool (gel ou solução) para higiene das mãos, além de estimular a higienização após contato com secreções respiratórias, manter os ambientes ventilados além do cuidado rigoroso com a higiene nos materiais manipulados pelos alunos.
Nas creches e pré-escolas funcionários e crianças devem ser orientados a lavar regularmente as mãos e os brinquedos com água e sabão e as mãos após contato com secreções nasais e orais das crianças. Nessa fase (0 aos 6 anos) os profissionais devem estar atentos se a criança apresenta tosse, febre e dor de garganta, providenciando junto aos pais o afastamento dela em caso positivo. Conforme a orientação de especialistas recomenda-se que a criança doente fique em casa durante 14 dias após o surgimento dos sintomas, voltando à escola após liberação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário