segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bom Gosto: Wilson Zanatta recebe prêmio de destaque pela Assembleia Legislativa


A Laticínios Bom Gosto recebeu homenagem idealizada pelo deputado Estadual, Jerônimo Goergen (PP), na Assembleia Legislativa, na quinta-feira, 17/12, a homenagem também foi entregue ao Sindicato dos Produtores de Laticínios – Sindilat.
Goergen salientou a atuação do Sindilat. “O Sindicato tem se destacado por ser um órgão defensor da cadeia produtiva do leite em nosso Estado, obtendo avanços significativos no que refere-se à qualidade do leite ou de seus derivados, levado ao consumidor final, como também na luta por valores mais justos pagos aos produtores. Hoje o Rio Grande do Sul é o segundo produtor de leite do país, responsável por mais de 12% da produtividade brasileira, com mais de 3 milhões e 300 mil litros/ano, dados de 2008”.
Para homenagear a empresa Laticínios Bom Gosto, o deputado lembrou a história do empresário fundador Wilson Zanatta. “Aos 49 anos, bisneto de imigrantes italianos e filho de produtor de leite, nascido em Tapejara, onde estudou até 1974. Transferiu-se para Bagé e, em 1986, formou-se em Veterinária pela Urcamp. Em seguida, voltou a Tapejara, onde começou no negócio de laticínios do zero, ao lado da mulher Miriá e quatro funcionários. É o início de uma trajetória vencedora, que teve períodos difíceis, superados pela determinação deste notável empreendedor”
A empresa comercializa cerca de 12 diferentes linhas de produtos que incluem leite UHT, leite em pó, leite condensado, creme de leite, manteiga, queijo, requeijão, iogurte, bebida láctea, bebida à base de soja e sucos de fruta, e Goergen citou as perspectivas de ampliação da empresa: “No início deste ano assumiu as operações da unidade industrial da Parmalat em Garanhuns, em Pernambuco e, recentemente, adquiriu a fábrica da Nestlé em Barra Mansa, no Rio de Janeiro e a Laticínios Cedrense, de São José do Cedro, Santa Catarina. O investimento, no valor de 64 milhões de reais, inclui a compra de quatro unidades industriais, localizadas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com capacidade de processamento de 550 mil litros/dia. Com esta nova aquisição, a empresa passa a somar um volume de produção de 4 milhões de litros/dia, totalizando 1 bilhão e duzentos mil litros/ano, 24 unidades industriais, instaladas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, conta com 3 mil e quinhentos funcionários, 32 mil produtores integrados e prevê um faturamento para o próximo ano de 2,3 bilhões de reais. Já tem investimentos projetados para a construção de uma fábrica no Uruguai, com capacidade inicial para processamento de 400 mil litros/dia, sendo a primeira indústria brasileira de laticínios a se instalar fora do país.”

O deputado encerrou afirmando que “Bom Gosto e Sindilat, denominações diferentes para duas organizações que se fundem em um mesmo objetivo, fortalecer o setor lácteo gaúcho para avançar em novos mercados, participando cada vez mais também no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.
A comitiva tapejarense que acompanhou a solenidade era formada pelo prefeito, Seger Menegaz, presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Bertoglio, vereadores Ramir Seben e Cledi Hanel e funcionários da empresa.
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário