segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Emater Passo Fundo promoveu dia de campo sobre Irrigação



Empresa tapejarense, Dalri Máquinas, foi destaque na demonstração de projeto

Aproximadamente mil produtores rurais participaram na tarde de terça-feira, 15/12, de um Dia de Campo promovido pelo escritório regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, na Fazenda São João.
Além de agricultores de cerca de 70 municípios da região de abrangência, prestigiaram o evento, o secretário Estadual de Irrigação, Rogério Porto, o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Geancarlo Tusi Pinto, o presidente da Emater/RS, Mário Nascimento, a diretora Técnica Águeda Marcéi Mezomo, o diretor Administrativo, Cilon Fialho da Silva, secretários municipais, acadêmicos e estudantes das escolas agrícolas da região também participaram.
A atividade começou a ser desenvolvida no início da tarde, na propriedade de João Amantino. Através de cinco estações demonstrativas os técnicos da Emater/RS-Ascar trabalharam o tema Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social. Divididos em grupos os produtores percorreram as estações em sistema de rodízio. Uso do georreferenciamento na propriedade rural, adequação ambiental e introdução do componente arbóreo no processo produtivo, manejo de pastagens, cisternas e motobombas foram as atividades trabalhadas nesse Dia de Campo.
Para a diretora técnica Águeda Mezomo o evento é uma atividade dinâmica que oportuniza ao produtor adquirir mais conhecimentos e ter o contato com novas tecnologias e ideias inovadoras, que poderão ser aplicadas no campo a fim de diversificar sua atividade produtiva. Ela ressaltou a importância do tema escolhido e disse que é preciso trabalhar sempre com foco na questão ambiental. “É necessário que o social, o econômico e o ambiental estejam perfeitamente integrados na busca pelo desenvolvimento sustentável. É preciso buscar inovações tecnológicas, mas tendo sempre em mente a questão da preservação. É esse conjunto que vai manter o homem no campo, fazendo com que ele produza mais, com mais qualidade de vida”, destacou.
Irrigação – Na estação de cisterna e motobombas, o técnico Ivan Guantieri, do escritório regional de Passo Fundo, explicou a utilização de cisternas, seus custos e usos. Ele informou que através do Programa Estadual de Irrigação obtêm-se um subsídio de 50%. Sobre os benefícios da irrigação exemplificou dizendo que em uma propriedade irrigada produz-se em média de 20 a 30 mil litros de leite hectare/ano, enquanto no sistema convencional, sem irrigação, a produção fica entre 8 e 12 mil. “Há um aumento considerável na produção com a implantação do sistema de irrigação e também uma regularidade na oferta, o que garante bons negócios para os produtores”, disse ele.
A Dalri Máquinas de Tapejara executou o projeto desde a elaboração até a execução demonstrando as técnicas avançadas para a irrigação em propriedades voltadas para a produção leiteira.
Para o produtor João Amantino, proprietário da Fazenda São João, o sistema é simples, utiliza pouca mão-de-obra e apresenta um custo muito reduzido, sendo adequado à realidade dos pequenos produtores. “Hoje o produtor de leite não pode mais ficar sem irrigação e essa não é uma alternativa apenas para os anos de seca, mas para ser utilizada durante todo o ano”, disse.
Fotos: Valdecir Dalri
Legenda: Irrigadore fabricados pela Dalri Máquinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário