terça-feira, 30 de abril de 2013

Morte de agricultor alerta para necessidade do homem do campo conhecer as máquinas

Aquela máquina moderna, a mesma que facilita o trabalho no campo, infelizmente, tem se transformado em uma das mais frequentes causas de acidentes e mortes no campo. Tratores e implementos agrícolas, quando utilizados sem a observação das normas de segurança, são a principal causa de fatalidades.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é líder em número de acidentes fatais com esses equipamentos no meio rural. São cerca de 3 mil mortes por ano no país. E a cada três acidentes ocorridos, um ocasiona a incapacidade permanente do trabalhador. Os agentes motivadores, normalmente, são a imprudência e a falta de treinamento. Foi o que ocorreu em Coxilha, na sexta-feira, dia 19, quando o agricultor Volmir Luiz Provenzi, ao tentar arrumar um trator com problemas, deixando o veículo ligado, foi atropelado.

O acidente causou sua morte. Por isso o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alberi Ceolin, faz um alerta, para que todos os agricultores fiquem atentos e tomem conhecimento antes de trabalhar com máquinas agrícolas, sempre desligando o equipamento. Ele enfatiza que é essencial que os agricultores pesquisem e estejam sempre muito atentos, para que a máquina que veio para solucionar problemas não acabe se tornando uma arma.

A presidente do Sindicato em Tapejara, Jussara de Mello, também se manifestou a respeito desta notícia. "Ficamos sempre muito preocupados quando acontecem estas fatalidades, mas precisamos estar atentos na qualificação do homem do campo", disse. O STRT realiza periodicamente cursos e treinamentos visando o aperfeiçoamento dos trabalhadores. "É importante que a gente esteja em sintonia com o desenvolvimento tecnológico para atender esta demanda", explicou Jussara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário