O brasileiro é movido por paixões. Paixão pela família, amigos, trabalho, religião, sociedade que participa, CTG, clube, entidade, e principalmente pelo time de futebol.
É muito difícil encontrar alguém que não tenha um time definido, ainda mais no Rio Grande do Sul, onde Inter e Grêmio são personagens de uma rivalidade histórica.
O que fica implícito atrás de tudo isso é uma imensa movimentação econômica, os fatores que fazem com que essa "paixão" resulte em lucro. É nessa hora que entra o marketing, o responsável em fazer com que os torcedores continuem apaixonados mesmo quando seus times estão em fases negativas, perpetrar nas mentes das pessoas que se elas utilizarem um símbolo, uma marca, seus times estarão sendo melhores que os dos outros, e serão torcedores mais fortes, mais orgulhosos, ao ponto de fazê-las sentir que não podem viver sem o produto que está sendo oferecido. Foi sobre isso que Jorge Andre Avancini, diretor de marketing do Internacional e o responsável pelo contrato do clube com a Nike, falou no dia 26 de março, no jantar reunião promovido pela Acisat, em parceria com a Associação dos Colorados e Consulado do Internacional de Tapejara.
Com uma vasta experiência, um currículo extraordinariamente extenso e eleito o melhor profissional de marketing do Brasil de 2012, Avancini desenvolveu o assunto como brincadeira de criança, simples e descomplicada, apresentando um histórico e a forma com que foi feito o planejamento estratégico para a "Valorização da Marca Sport Clube Internacional" tema da palestra.
Atualmente o colorado possui 106 mil sócios. Avancini destacou a necessidade, urgente, da profissionalização dos clubes, pois mais do que nunca o futebol virou negócio.
A "virada" do Internacional aconteceu a partir de 2003 quando iniciou a implantação do Planejamento Estratégico, investimento nas categorias de base, foco somente no futebol, campanha para associar torcedores e a profissionalização do marketing.
Como exemplo, ele citou o orçamento do Inter para 2013, cuja projeção é de R$ 200 milhões.
Segundo Avancini, o futebol brasileiro corre o risco da "espanholização", com Corinthians e Flamengo (Barça e Real) recebendo as maiores cotas de TV (privilégios) – plataformas de mídia, em detrimento dos demais.
Por isso, a saída para Grêmio e Internacional é cada vez mais a profissionalização, captação de sócios e investimento nas categorias de base.
Os empresários presentes puderam fazer perguntas e perceber que o marketing de uma empresa define diretamente a sua lucratividade, que no momento em que as pessoas tiverem absorvido a marca, ela se fará presente no seu cotidiano e automaticamente seus produtos serão consumidos. Como exemplo disso está o fato que todos saberem quem são os patrocinadores de seus times de futebol, pois as suas marcas viajam o mundo nas camisetas dos jogadores.
Com o conhecimento desse conteúdo, o empresário pode planejar de forma estratégica, onde quer que sua empresa chegue em um determinado período de tempo, e investir nas formas como irá promover o crescimento e o avanço no mercado a que pertence.
Avancini concluiu em uma frase a importância do marketing, unindo paixão e lucro, "quer ver sua empresa crescer e estar na cabeça das pessoas, coloca a marca dela numa camiseta de futebol".
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