sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

2.010 ou 2.012?

A pergunta que não quer calar: entramos em 2.012 ou em 2.010? Explico: considerando as ebulições climáticas desde a virada parece que o mundo vai acabar antes do já profetizado 2.012. O que ainda preocupa é se poderemos fazer alguma coisa ou a natureza esta dando seu troco e pronto.
Certo que a natureza sempre mandou e faz o que quer desde que o mundo é mundo. Até porque os atuais não são os maiores desastres naturais. Há décadas ou melhor, há séculos, terremotos, tempestades, chuvaradas são registrados em nosso planeta. Então se não são as primeiras também não serão as últimas tempestades ou respostas naturais, como muitos preferem chamar, que iremos vivenciar ou sobreviver.
E o que fazer? Penso que devemos e podemos trabalhar em duas frentes. Primeiro cada vez mais promover ações de sustentabilidade e segundo como a própria Bíblia já diz: não vamos construir casas sobre a areia.
Sensato que todas nossas atitudes e gestos de proteção ao planeta determinarão reações ou respostas da mãe natureza mais maternas.
Sustentabilidade que para muitos esta ainda na fase do conceito deve ser com mais intensidade trabalhada e implantada. Sensato que todas nossas atitudes e gestos de proteção ao planeta determinarão reações ou respostas da mãe natureza mais maternas.
Quanto a não construção de casas na areia, conforme nos ensina a parábola bíblica, parte de ações governamentais inteligentes que proíbam a construção de moradias e implantações de empreendimentos em locais que com certeza haverá inundações, desmoronamentos e ou que provoquem desastres. A idéia é simples, mas depende de planejamento: é melhor proibir de construir do que determinar depois a interdição e demolição. Ainda, ações sociais para evitar invasões e retirar com urgências as pessoas nestes locais.
Se conhecemos a causa e temos a solução não precisaríamos nos preocupar. No entanto, o motivo de nossa perplexidade não é essa. Sabemos que não basta só saber o que fazer, precisamos fazer. E fazer com urgência, pois o nosso tempo esta ficando cada vez mais curto.
E pelo que tudo indica entramos mesmo em 2.010. Então um Feliz e ótimo dois mil e dez a todos!

Cláudio A. Biasi
Advogado – OAB-RS 35.406

Comentários, críticas e sugestões para biasi@cabiasi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário