sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Romaria movimenta Ibiaçá



Uma caminhada em busca de consolo levará milhares de fiéis para a Romaria de Ibiaçá, neste final de semana. A peregrinação acontece há 60 anos, na última semana do mês de fevereiro, promovida por pessoas que crêem no poder de auxílio de Nossa Senhora Consoladora.
A peregrinação até Ibiaçá começou antes mesmo da Romaria. À pé, de ônibus e bicicleta, os fiéis enfrentam calor e cansaço. Na noite de sábado (25) participarão de uma procissão luminosa ao redor do Santuário. No domingo (26), uma missa campal deve levar milhares de pessoas ao local.
O município de pouco mais de 5 mil habitantes se transforma neste período. Romeiros de diversos estados e até mesmo de países vizinhos reservam a data para participar da Romaria. O recorde de público foi em 2008 quando participaram cerca de 150 mil romeiros.
O prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin (PP), destaca que o apoio da comunidade é fundamental para a realização da Romaria. Confira na entrevista:
Novo Tempo - Qual a importância deste evento religioso para o município?
Ulisses Cecchin - A Romaria é o mais importante evento do Município, através dela propaga-se o nome da cidade para os mais diversos lugares deste País. É na Romaria que coroamos todo um trabalho que a comunidade realiza no decorrer do ano, recebendo romeiros e organizando os trabalhos de preparação de um novo evento e isto é feito tanto pelo reitor e Comissão do Santuário, como pela administração Pública e pelos cidadãos desta comunidade.
NT - Como a cidade se prepara para receber um grande número de pessoas?
U.C - O Governo Municipal, junto com sua população, concentra o trabalho na limpeza e embelezamento da cidade no sentido de deixá-la ainda mais bonita e atrativa, alguns moradores também disponibilizam espaço para acampamento e estacionamento, água e sombra para romeiros que chegam exaustos e que precisam descansar e hidratar-se.
NT - Qual é a parceria que a prefeitura tem com a paróquia para realização da Romaria?
U.C - Todo o trabalho de organização da Romaria fica a cargo do Reitor Pe. Edson e dos 11 grupos de liturgia. A prefeitura encarrega-se da organização e melhoramento da cidade e das vias de acesso, disponibiliza os profissionais da saúde para atendimento dos Romeiros inclusive com montagem de postos volantes nos dois principais acessos de chegada a cidade, juntos e com apoio de outros colaboradores realizamos todo o trabalho de divulgação e transmissão do evento.
NT - Sua mensagem aos romeiros.
U.C - Quero juntar-me aos braços da Mãe Consoladora para acolher e abraçar cada Romeiro que aqui vem externar seu amor e devoção a Nossa Senhora Consoladora e dedicar a eles o nosso carinho e o nosso respeito. Aproveito para convidá-los a vir sempre a Ibiaçá para rezar, mas também para admirar e apreciar a bela natureza que a mãe nos concedeu, e aproveitarem para visitar nossas empresas e fazer ótimos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário