sexta-feira, 20 de abril de 2012
Larva do mosquito da dengue encontrada em Tapejara
Na terça-feira (10) a Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Tapejara encontrou larvas do Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, em uma armadilha no centro da cidade. O local, bem como as outras 14 armadilhas, são monitoradas semanalmente pela equipe do município, a fim de impedir que o mosquito se prolifere. A partir de agora, a Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura juntamente com um técnico da 6ª Coordenadoria de Saúde, com sede em Passo Fundo, tomará as seguintes medidas: em uma circunferência de 300 metros próximo do local será feito uma vistoria minuciosa em todas as residências e terrenos baldios e ainda em todos os objetos que possam conter água parada; também será ampliado o trabalho de conscientização da população sobre a importância do cuidado para evitar a proliferação do mosquito.
A Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura salientou de que no momento só foram encontradas larvas do inseto e que não há registro de mosquito infectado. Porém, alerta para que a população fique atenta a qualquer sinal de sintomas da doença e da presença do mosquito em sua residência.
Cuidados
Também é importante ressaltar que mesmo não havendo registros da doença no município é importante que todos os tapejarenses redobrem os cuidados para evitar que o vírus se manifeste na cidade. Os cuidados são: não guarde pneus velhos; feche caixas d’água, tonéis e latões; trate a água da piscina com cloro; coloque areia nos cacos de vidro dos muros; limpe com escovação os bebedouro de animais; não acumule água nos pratos dos vasos de plantas, encha-os com areia; coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeira bem fechada; guarde garrafas vazias com o gargalo pra baixo; mantenha desentupidos os ralos, canos, calhas, toldos e marquises.
Sintomas
Atenção para os sintomas da dengue: febre alta e sensação de fraqueza, dor nos olhos e dor de cabeça, dor nas juntas e nos músculos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, em alguns casos, e pode ocorrer sangramento de nariz e gengivas. Em caso de suspeita de dengue procure a unidade de saúde mais próxima e não use medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário