quarta-feira, 23 de maio de 2012
Sicredi inaugura novas instalações
Com a presença de autoridades, clientes, funcionários e amigos, o Sicredi inaugurou as novas instalações da unidade de atendimento do Bairro São Paulo, na manhã de segunda (21). Um local amplo, com os padrões da Cooperativa permitirá maior comodidade e melhor atendimento aos usuários dos serviços.
A gerente Luci Ana Pagnussat falou sobre o crescimento do Sicredi e frisou a importância de manter uma unidade de atendimento no bairro que vem crescendo dia a dia.
O prefeito Seger Menegaz lembrou que o Bairro São Paulo é o que mais cresce em Tapejara, tendo um comércio com prestação de serviços variados atendendo a demanda dos moradores. “Nada mais justo que ter aqui uma agência Sicredi, que já está instalada há cinco anos e agora amplia o espaço e fixa um excelente atendimento”, disse.
Emocionado, o presidente do Sicredi Mário Maurina lembrou das primeiras movimentações para a implantação da Cooperativa em Tapejara e agradeceu as pessoas que lutaram para isso, presentes no evento.
Prefeitura intensifica combate à dengue com contratação de novos agentes
Como uma forma de combater o mosquito e prevenir a dengue a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde, está intensificando as ações visitando 100% das residências e empresas para identificar possíveis focos do mosquito da dengue no município. A ação está contando com o apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo (CRS). Segundo a Vigilância Ambiental em Saúde, esta ação é uma forma de prevenir e evitar que as larvas do mosquito se proliferem.
“Não temos dengue”
Os representantes da Vigilância Ambiental em Saúde da 6ªCRS, Marli Favretto e Manoel Almeida, explicaram que em Tapejara existe o mosquito Aedes Aegypti, que é o responsável pela transmissão da dengue e da febre amarela, porém, Marli enfatizou que não há a doença. Isso porque se há larvas significa que há o mosquito fêmea voando e para que haja a doença, é necessário que este mosquito “pique” uma pessoa infectada. Só assim, ele poderá transmitir a doença. “Nós não temos a doença, isso tem que ficar muito claro, temos a presença do mosquito da dengue. Como descobrimos isso cedo, podemos combatê-lo sem que pessoas sejam infectadas”, destacou.
Ela lembrou que para evitar que isso aconteça é importante que os tapejarenses façam a sua parte limpando os seus terrenos e não deixando água parada, não jogando lixo em qualquer lugar e permitindo que os Agentes da Vigilância Ambiental em Saúde, entrem em sua casa para fazer a vistoria.
De acordo com a bióloga da Vigilância Ambiental, Amanda Cristina Negri, as armadilhas que detectaram larvas e pupas, estavam nas proximidades da Usacon, no centro de Tapejara. “Fizemos vistorias em raios de 300 metros e encontramos cinco focos”, explicou.
Trabalho eficaz
Marli disse que é importante destacar que quando há município que manda regularmente larvas para análise na 6ª CRS significa que o trabalho está sendo feito, então, se Tapejara encontrou larva deste mosquito, significa que a Vigilância Ambiental em Saúde está preocupada em impedir que esta doença chegue ao município e está trabalhando corretamente. Quando o município percebe a ocorrência do vetor, vai tomar as medidas protetivas. Caso, não perceba, somente irá saber que tem o mosquito na cidade quando já houver pessoas infectadas. “Aqui em Tapejara percebemos que há um ótimo trabalho. O município está preocupado em manter a saúde dos tapejarenses. É como aquele velho ditado ‘Quem procura acha’. E isso significa que foi percebida a presença do mosquito e serão tomadas providências para que ele deixe de existir, tanto que a contratação de agentes já está sendo feita”, destacou.
Reforço no trabalho
A secretária de Saúde, Rosane Merotto, informou que além dos três agentes que estão em trabalho, estão sendo contratados outros nove. “O que queremos é continuar o nosso trabalho, e fazer uma ação ainda mais forte para que nosso município não venha sofrer com casos da dengue. Nós não temos esta doença, mas é importante que todos façam a sua parte: que o município faça as vistorias e monitore os locais suspeitos e a comunidade que não deixe lixo em terrenos, feche muito bem as caixas d’água, não deixe água parada, entre outras ações. O nosso trabalho precisa ser em conjunto. Não somos o único município do estado nesta situação, e por isso, pessoas de outros municípios podem chegar na cidade infectados e a partir daí começar a doença. Porém, temos a certeza que faremos de tudo para impedir que a doença chegue até o município, por isso, precisamos eliminar a possibilidade de o mosquito se procriar”, destacou.
Como vai funcionar
Os agentes da vigilância estarão adentrando casas e comércios em busca de possíveis focos da existência do mosquito e, caso encontrem larvas suspeitas, elas são coletadas e enviadas para análise laboratorial. Por isso, é importante que a comunidade permita a entrada dos agentes de campo em seus estabelecimentos e é claro também faça a sua parte. O representante da Vigilância Ambiental em Saúde da 6ªCRS, Manoel Almeida, explicou que os agentes deverão entrar em cada casa seis vezes no ano, para fazer um trabalho realmente de prevenção. Ele salientou que não acontecerá no município o que mostrou na televisão há alguns anos, o chamado “fumacê”, porque esta técnica é utilizada somente quando há infestação do mosquito, o que não é o caso. “O pessoal não precisa se preocupar porque estamos começando um trabalho preventivo, com isso não deve acontecer a proliferação do mosquito. O município descobriu a existência do mosquito antes mesmo dele começar a transmitir, o que é muito importante”, destacou.
É importante destacar que a positivação do município significa que foram encontradas apenas larvas, pupas e a presença do vetor, mas ainda não existe a circulação viral. “Não podemos deixar a doença chegar, a proliferação é muito rápida, e o controle se torna mais difícil. O caminho deve ser sempre a prevenção”, disse a secretária de saúde, Rosane Merotto. Além de todos os cuidados que podem ser tomados, é importante destacar que a população pode denunciar casos em que os munícipes não estão tomando os devidos cuidados através do telefone 3344-2893.
Segurança Pública: falta de efetivo policial exige mais cuidados da população
“No primeiro momento a gente sente medo. É horrível a sensação de que alguém entrou na sua casa, vasculhou nos seus pertences e levou o que você comprou com muito esforço ou o que talvez nem seja tão caro, mas que tinha valor sentimental. Depois você sente raiva. É difícil aceitar que um marginal causou um transtorno na sua vida. Em seguida vem a sensação de impotência, não há nada a fazer. Sem pistas, dificilmente os objetos serão recuperados. E, por incrível que pareça, vem o sentimento de culpa. Me senti culpada, talvez eu que não tenha tomado cuidado e mais medidas de segurança.” Este é o depoimento de uma vítima de furto, ocorrido em Tapejara, nos últimos dias. Sua casa foi arrombada e vários objetos de fácil transporte (celular, notebook, dinheiro, jóias) foram levados.
Nos últimos dias, a segurança pública tem sido um tema bastante discutido no município, seja em roda de amigos, reuniões entre autoridades ou um simples bate papo entre vizinhos. O que gera tantos comentários são os últimos ocorridos: assaltos, roubos qualificados e vários furtos.
A violência cresce em Tapejara à medida em que o município desenvolve-se economicamente, assim como acontece em todo o país. Mas isso não significa que a população deve cruzar os braços e esperar pelos crimes. Pelo contrário, diversas medidas podem ser tomadas pelas autoridades e moradores.
Brigada Militar
Para o comandante da Brigada Militar, capitão Leudimar, há uma grande sensação de impunidade no Brasil. Segundo ele, muitos crimes se tornaram passíveis de fiança, o que permite aos criminosos que paguem a quantia arbitrada e voltem à prática. O comandante reconhece que o efetivo da BM no município é deficiente. “Temos um déficit de 43% no número de policiais. Uma mobilização para solicitar mais militares seria muito bem vinda”, informou. Ele frisa, ainda, que é preciso haver uma mudança de atitude das pessoas com relação à segurança. “Os moradores de Tapejara devem entender que os criminosos estão atentos para agir, por isso devem redobrar a atenção”, explicou.
O que preocupa o comando, além da onda de furtos, é o trânsito. De acordo com informações do capitão, o número de veículos que circula por Tapejara cresceu muito nos últimos anos. Com isso, aumentaram o número de infrações e acidentes.
Corpo de Bombeiros
Também é o trânsito a maior preocupação do Corpo de Bombeiros Voluntários, de acordo com o comandante Mauro Dallagasperina. Ele explica que Tapejara tem um grande número de veículos em circulação, o que aumenta consideravelmente o número de acidentes socorridos pelos bombeiros. Este tipo de atendimento soma 11,60% das ocorrências, divididas em cerca de 27 categorias, ficando atrás somente de remoção para hospital (20,13%) e atendimento pré-hospitalar (16,81%). Mauro entende que é necessário haver uma mobilização em Tapejara em busca de melhorias na segurança pública.
O Corpo de Bombeiros possui 22 voluntários aptos a atender ocorrências em geral, atuando nos municípios de Tapejara, Vila Lângaro, Santa Cecília do Sul, Água Santa e Ibiaçá. A instituição é mantida com doações da comunidade e poder público.
Polícia Civil
A Poilícia Civil de Tapejara está sendo comandada pela delegada substituta Karolina Goulart. Mesmo não sendo titular, ela pemanece mais tempo em Tapejara que em Ciríaco, outro município em que atua. “A falta de um titular no município não está comprometendo os trabalhos porque estou aqui quatro vezes por semana para atender a demanda”, explica. Porém, ela concorda que o efetivo é carente para atender a necessidade. “Temos a sorte de ter pessoas comprometidas e eficientes nesta Delegacia, o que permite o andamento às investigações e soluções de crimes”, frisou.
Para a delegada, o aumento no número de crimes não é uma exclusividade de Tapejara e sim algo que acontece no Brasil inteiro. Segundo ela, os criminosos escolhem municípios pequenos em função dos grandes centros estarem mais preparados na questão policial. “Sabemos que os roubos qualificados são, na maioria das vezes, praticados por pessoas de outras cidades que vêm, analisam o comportamento da população, planejam, executam e fogem. Quanto aos pequenos furtos, eles são praticados por usuários de drogas que roubam para manter o vício”, explicou.
A delegada esclarece que os criminosos agem na desatenção da vítima, por isso é importante que a população passe a adotar medidas de prevenção aos assaltos e roubos como prática diária. Ela concorda que a legislação deveria aplicar penas mais duras para alguns tipos de crimes. “A lei peca ao permitir fiança para furtos, por exemplo. A impressão que passa à sociedade é que a polícia civil não quer manter encarcerado o ladrão que foi preso pela militar. Mas não é essa a realidade: estamos aqui para cumprir a lei e ela permite isso”, frisou.
Poder Público
A segurança pública é uma preocupação também da administração municipal. De acordo com o prefeito Seger Menegaz, desde que assumiu a prefeitura em 2009, ele busca soluções para esta área. “Nossa primeira reivindicação foi por um delegado titular, que antes não tínhamos. Sempre estamos em contato com a Secretaria de Segurança Pública para solicitar melhorias e aumento no efetivo policial. Também dispomos alguns incentivos aos policiais, no programa habitacional”, disse. O poder público municipal também chegou a desenvolver projetos, através do Consepro, dando incentivos para a polícia civil e militar, visando estimular a vinda e permanência de profissionais da segurança pública no mmunicípio, mas por determinação do Tribunal de Contas os benefícios foram cancelados.
Para estimular o debate e buscar medidas de solução, a prefeitura estará promovendo o 1º Fórum Municipal de Segurança Pública, no dia 31 de maio, no Centro de Eventos José Maria Vigo da Silveira, a partir das 19 horas.
O objetivo é ouvir a opinião de todos os segmentos sociais e órgãos responsáveis, promovendo o debate público sobre temas centrais da sociedade, no que se refere à segurança global das pessoas. Participarão deste evento, os poderes executivo, legislativo e judiciário, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Consepro. “É uma maneira de estarmos ouvindo a população, os poderes e os profissionais de segurança pública, para adotar medidas e reivindicações”, finalizou o prefeito.
Presos os assaltantes da Lotérica Tapejara
Na tarde de terça-feira (15), foram presos os indivíduos Julio Cesar Gonçalves, vulgo “Betinho/Macaco”, e Gleison Luis de Lima, ambos foragidos do Instituto Penal de Ijuí/RS. Eles foram presos depois de furarem uma barreira da Polícia Rodoviária Estadual que realizava abordagens de rotina no Km 14 da ERS 153, entre Passo Fundo e Ernestina. Os mesmos indivíduos já haviam passado a mais de 150 Km/h por um radar móvel, com um veículo Ford Fiesta, cor preta, roubado na cidade de Carazinho que estava circulando com placas clonadas/adulterada.
No momento em que o veículo parou, dois homens saíram do interior do automóvel e fugiram da abordagem em uma estrada secundária sem saída, adentrado em um mato. Diante deste fato, os patrulheiros da Polícia Rodoviária Estadual solicitaram reforço. Rádio patrulha de diversas unidades e patrulheiros motociclistas chegaram ao local formando um cerco policial para efetuar as buscas.
Gleison e Julio são acusados de praticar vários roubos nos municípios de Tapejara, Passo Fundo, Carazinho, Getúlio Vargas, Marau, Sananduva e Lagoa Vermelha, entre outros, sempre com o emprego de arma de fogo. Os alvos preferidos eram lotéricas, farmácias, supermercados e roubo de veículos. No momento da prisão, eles portavam um revólver calibre 38 e um revólver calibre 32.
No ato de prisão, estava junto a dupla, a atual companheira de Julio, Lidiane Rodrigues (com 2 crianças pequenas), que sem antecedentes, foi ouvida e liberada.
O trabalho em conjunto de unidades do 38º BPM, 3º RPMon, BOE, PRE, que estiveram em manobras durante toda a semana e segue trabalhando nas buscas, pois existe a chance de haver outros integrantes da quadrilha pela região.
Também trabalhavam nesta investigação, a Delegacia de Polícia de Tapejara.
Água: não há previsão de racionamento em Tapejara
O norte do Rio Grande do Sul está enfrentando problemas por causa da falta de chuvas nas últimas semanas. Alguns municípios já decretaram situação de emergência junto à Defesa Civil do Estado em função da falta de água para abastecimento e nas plantações. Em Erechim o racionamento iniciou no dia 06 de abril, com a cidade sendo dividida em dois setores, ficando cada região sem o abastecimento de água por 14 horas.
Em Tapejara, mesmo com a falta de chuvas, não há risco de racionamento, de acordo com as informações do gerente da Corsan, Ivair Pasquali. “A cidade é abastecida por oito poços artesianos, que continuam num nível normal. Temos um lençol freático abundante, com a vantagem de ter como manancial o aquífero guarani”. explicou. Em função disso, não deverá ser realizada nenhuma campanha para evitar o desperdício.
Pasquali conta que muitas pessoas ligam para a Corsan afim de fazer denúncias contra quem está lavando calçadas, carros, molhando jardins, lavando telhados, ou seja, não utilizando água para fins nobres. “São ações erradas num período de estiagem, mas não podemos autuar porque isso cabe somente aos municípios que adotaram o racionamento”, disse.
Habitação tem novo secretário
A Secretaria de Habitação de Tapejara tem a partir desta segunda-feira, dia 21, um novo secretário. Irapuan Jorge Teixeira assume o cargo deixado pelo atual vereador Ramir José Sebben, o Marreco.
Teixeira agradeceu o convite do prefeito e disse que dará continuidade aos projetos que estão em andamento e continuará buscando alternativas e recursos para novos programas serem implementados. “O trabalho que está sendo realizado pelo Menegaz e sua equipe é muito bom. Foi possível cumprir com a meta das 500 casas construídas e, por isso, pretendemos continuar e ainda ampliar, atendendo a população da melhor forma possível. Sabemos que apesar deste trabalho ainda há uma demanda grande no município e, por isso, junto com a equipe da habitação vamos fazer o melhor trabalho possível, buscando atingir o maior número de pessoas. Eu venho com muita vontade de ajudar a administração”, destacou.
O ex-secretário de habitação agradeceu ao trabalho da equipe enquanto esteve a frente da secretaria e desejou sorte ao novo secretário. O prefeito Seger Luiz Menegaz agradeceu ao trabalho do Marreco e destacou que o trabalho continua com Teixeira, que vem para reforçar a administração e manter o trabalho que já está acontecendo.
Quem é o novo secretário?
Irapuan Jorge Teixeira, 47 anos, é formado em Direito pela PUC- Porto Alegre, pós-graduando em Gestão Pública Municipal, exerceu por 28 anos a carreira na Brigada Militar, onde comandou a BM de Tapejara de 2004 a 2008, e hoje está na reserva remunerada da instituição.
2ª Igreja Quadrangular realiza campanha em novo endereço, no Bairro São Paulo
No domingo (20), mais de cem pessoas se reuniram para louvar e adorar a Jesus, na 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular, que inaugurou novo endereço: Avenida Sete de Setembro, 2929, Bairro São Paulo.
Durante a semana foi realizada a campanha Conhecendo Deus do Impossível, com a presença do Pastor Ronildo Camargo, onde muitas pessoas alcançaram graças.
O Pastor Celso Martins convida toda população para conhecer o novo e amplo espaço da Igreja, com cultos realizados aos domingos às 19 horas, quartas-feiras às 19h45, terças-feiras às 15 horas e sextas-feiras às 19h30 (Grupo de Mulheres).
Eleições 2012: PMDB de Água Santa inicia mobilização
Há alguns meses, o PMDB de Água Santa vem se mobilizando para buscar um bom desempenho do partido nas eleições municipais de 2012.
O movimento tem se intensificado nas últimas semanas, onde o partido indicou o prefeito Antônio Alfredo de Souza - Nico como candidato à reeleição, tendo apoio do PT e PDT, sendo que estes indicaram como candidato a vice-prefeito o vereador Ademir Favaretto - Tito. Ambos os partidos compõe o atual governo, juntamente com PMDB e PP.
Uma nova ação do PMDB do município, que teve início há apenas duas semanas, já demonstra uma grande adesão dos aguassantenses, tendo em vista que em apenas 15 dias o partido realizou 51 novas filiações, sendo 35 somente na última semana. O que chama a atenção é que a grande maioria dos novos filiados é do sexo feminino, demonstrando a força política da mulher aguassantense.
De acordo com informações do partido, a mobilização deve se estender durante todo o período pré eleitoral, culminando com a apresentação dos novos filiados em uma grande concentração política a ser marcada pelo partido.
O PMDB de Água Santa possui atualmente mais de 600 filiados, conforme cadastro do TSE.
Projeto Expo Gestão Tapejara é premiado em evento internacional da JCI
Foi realizado de 02 à 05 de maio, em Curitiba, a Conferência das Américas para o ano de 2012. Um evento com as JCIs das Américas que reuniu mais de 700 pessoas de mais de 40 países na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Uma oportunidade de promover a cidadania ativa através de ações baseadas nos 8 Objetivos do Milênio da ONU, além de diversas oficinas, cursos, integrações e oportunidades de contato e desenvolvimento pessoal.
Na oportunidade, durante a solenidade de encerramento, foram prêmiadas 16 categorias de diversas áreas de interesse e destaque da JCI, como: Melhor Programa de Crescimento e Desenvolvimento, Melhor Programa de Capacitação da Comunidade Local, Melhor Programa de Desenvolvimento Econômico e Local, entre outros.
Pela primeira vez na história da JCI Tapejara esta participou da inscrição da pasta de prêmios internacionais e pela grandeza do projeto venceu o prêmio como Melhor Programa de Capacitação da Comunidade Local com o projeto Expo Gestão Tapejara, realizado nos dias 03, 04 e 05 de Agosto de 2011, na cidade de Tapejara.
A JCI Tapejara agradece a todos os participantes, coordenadores e apoiadores pelo empenho e sucesso do projeto que, com certeza, será lembrado como referência de evento sobre empreendedorismo. Os apoiadores e coordenadores foram: Acisat, Sindilojas, CDL, Comproma, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Sicredi, Rota Agrícola, Grupo Bée, Grupo Bianchini, Aral Cabinas. Após passar por esta etapa o Projeto Expo Gestão Tapejara irá concorrer representando as Américas no Congresso Mundial da JCI que ocorrerá em Taiwan na mesma categoria.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Deputado Luiz Noé entrega emendas para Prefeitura e HSA
Na noite de quinta-feira (03) aconteceu a solenidade de entrega de uma emenda de R$100.000,00 do deputado federal Luiz Noé que está substituindo o deputado federal Beto Albuquerque, para a Prefeitura Municipal. A verba será utilizada para a construção de uma academia ao ar livre.
Durante a tarde o Hospital Santo Antônio de Tapejara também foi beneficiado e recebeu uma emenda de R$200.000,00 para comprar novos equipamentos.
O prefeito em exercício Vilmar Merotto participou do evento e destacou a importância de ter parlamentares comprometidos. “Essa proximidade com o deputado é um fomento para que o nosso município continue crescendo. Com certeza esta obra será muito bem vinda em Tapejara, pois estaremos atendendo uma demanda e proporcionando qualidade de vida”, afirmou. O prefeito licenciado, Seger Luiz Menegaz, parabenizou Noé e agradeceu pela liberação destas duas emendas que vem ao encontro das necessidades do munícipio.
Na solenidade, realizada no saguão da prefeitura, estavam presentes autoridades municipais, secretários municipais, representantes do Hospital e a vereadores Cledi Hanel (PSB), companheira de partido do deputado.
ANEEL publica ranking : MUX é primeira colocada no mercado em que atua
Pela primeira vez, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publica o ranking das distribuidoras de energia do país em relação à qualidade do serviço prestado. No período de janeiro a dezembro de 2011, foram avaliadas todas as 63 distribuidoras divididas em dois grupos, sendo 33 no mercado anual de energia com mais de 1 TWh (terawatt hora), e 30 no mercado anual abaixo de 1 TWh. No mercado maior, as piores colocadas estão na região Sudeste, Norte e Nordeste. A concessionária LIGHT, que presta o serviço na região metropolitana do Rio de Janeiro, ficou em 31º, seguida da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), 32º, e da Centrais Elétricas do Pará (CELPA), 33º, com a pior colocação.
As mais bem colocadas foram a Companhia Energética do Ceará (COELCE), com o primeiro lugar, seguida da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), 2º, e Caiuá Distribuição de Energia, que presta o serviço em municípios do estado de São Paulo.
Já no mercado anual menor, as primeiras colocadas foram: MUX-Energia (RS), Força e Luz Coronel Vivida, FORCEL, (PR) e a Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema, EDEVP, (SP). As piores colocadas dentro desse mercado foram as Centrais Elétricas de Carazinho, Eletrocar, (RS), Departamento Municipal de Energia de Ijuí, DEMEI, (RS), e Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC e FEC das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Dessa forma, pode-se afirmar que as distribuidoras mais bem colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às demais.
O ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.
A publicação do ranking também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentiva o envolvimento da sociedade neste processo. Além disso, acompanha as melhores e mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade nacional.
Apuração
Para a coleta e apuração dos indicadores de continuidade DEC e FEC, a ANEEL exige que todas as 63 distribuidoras certifiquem esse processo, com base nas normas da Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization) ISO 9000. Na apuração dos dados de 2011, apenas a CEPISA e a CERR não possuíam a certificação.
Outro ponto importante se refere às distribuidoras que suprem cargas localizadas em sistemas elétricos isolados – não conectados ao Sistema Interligado Nacional – SIN. Para essas distribuidoras, há critério diferenciado de definição de limites dos indicadores DEC e FEC, devido às particularidades relacionadas ao difícil acesso e dispersão dos consumidores, conforme metodologia estabelecida pela ANEEL. Apesar disso, os limites dos indicadores de continuidade estabelecidos pela agência estão aderentes à realidade de cada sistema elétrico de distribuição.
Abertura do “Oratória nas Escolas 2012” reuniu mais de 400 pessoas
O Oratória nas Escolas é um projeto da JCI Brasil, realizado anualmente em todas as cidades onde a JCI é atuante. O público alvo do projeto são os alunos das sétimas e oitavas séries do ensino fundamental e o objetivo é desenvolver nos alunos as habilidades de comunicação, desinibição e poder de argumentação, através da oratória. Este ano, o tema proposto é ODM´s e JCI: Um Mundo Melhor é Possível.
A abertura oficial do “Oratória nas Escolas 2012” ocorreu às 8:30 horas do dia 27 de abril, no Centro Cultural de Tapejara, onde a Companheira Édina Pereira (VP Nacional da JCI Brasil) fez uma brilhante palestra sobre o tema proposto para um público de mais de 400 alunos e professores. “A palestra certamente subsidiará os alunos a preparem seus discursos com argumentos consistentes”, comentou Roberta Comparin, uma das Coordenadoras do projeto.
A partir de agora, os alunos interessados em participar do concurso deverão se inscrever através do site www.jcitapejara.org.br, ou nas escolas, até o dia 07 de maio. Cada escola elegerá um representante para participar da final municipal onde o campeão desta etapa, além de ganhar prêmios, representará a JCI Tapejara na etapa Regional que este ano será nos dias 14 e 15 de julho aqui em Tapejara.
O formulário de inscrição pode ser impresso pelo link http://goo.gl/lsEpy e deve ser entregue para Roberta Comparin no Scariot Materiais de Construção ou Josiane Gregoleti Jota G Informática.
Boas práticas na fabricação de alimentos
Dezoito pessoas participaram do 5º Curso de Boas Práticas em Fabricação de Alimentos, promovido pela Emater/Ascar de Tapejara e Secretaria Municipal da Saúde, através do setor da Vigilância Sanitária, em parceria com as Secretarias Municipais da Agricultura e Indústria e Comércio. O curso é voltado às pessoas que participam ou pretendem participar do Programa Sabor Caseiro, criado com o intuito de legalizar trabalhadores informais para que possam fabricar e comercializar produtos caseiros.
O curso de Boas Práticas vem ao encontro das exigências da Vigilância Sanitária quanto à qualidade e higiene dos produtos fabricados. Este foi um dos temas abordados durante o curso, assim como dicas e curiosidades em relação à saúde dos manipuladores e consumidores destes produtos. Além de palestras uma das atividades realizadas foi a visitação a Coopervita, em Vila Campos, onde os participantes puderam observar e tomar como exemplo o sucesso da união de pessoas que preocupam-se com a qualidade dos produtos fabricados e a saúde de seus consumidores.
A Vigilância Sanitária e a Emater/Ascar de Tapejara agradecem aos participantes o interesse e disponibilidade, desejando-lhes sucesso em suas atividades. O curso realizou-se nos dias 17 e 18 de abril.
Vencedores do Campeonato de Futebol Sete Society
Foram conhecidos os campeões do Campeonato de Futebol 7Society da Linha Marchiori, cujas finais aconteceram na tarde do sábado, dia 21. A primeira final foi da categoria masters, onde a equipe do Flamengo/Hotel Fontana perdeu a partida de virada por 2 a 1 para a equipe de Sananduva. O terceiro lugar ficou com a equipe do Posto Kaninha/SimonettoAlim. Os destaques foram como goleador: Claudiomiro Danielli com oito Gols (Posto Kaninha/Simonetto Alimentos), Melhor Goleiro: Ivan Prando (Sanaduva) e Craque: Valdemar Cavalheiro (Sananduva).
Na categoria Veteranos se enfrentaram as equipes do Posto Kaninha e Esporte Clube Nazaré. No tempo normal o jogo ficou empatado em 1 a 1, o empate seguiu na prorrogação levando o jogo para os pênaltis. O goleiro Mathias foi o destaque defendendo um pênalti e dando o título para a equipe do Posto Kaninha por 4 a 2. O terceiro lugar ficou com a equipe do Dalligna Construtora/Madril. Os destaques desta categoria foram: Goleador: ElenoAntonio da Cruz com 11 Gols (E. C. Nazaré), Melhor Goleiro: UendelPanho (E. C. Nazaré) e Craque: Valdecir Basso (Posto Kaninha).
O confronto da última partida foi entre as equipes Pietrobon contra a equipe Papel e Cia. Um jogo de muitos gols, no tempo normal as equipes ficaram no empate de 3 a 3, mas na prorrogação a equipe do Pietrobon não deu chance e marcou mais 2 gols garantindo o título da categoria Livre. O terceiro lugar ficou com a equipe A Piajada. Os destaques foram: Os troféus de Goleador e Craque ficaram com Bruno Sbardelotto com 15 gols (Pietrobon) e o Melhor Goleiro foi Mathias da Trindade (Papel E Cia).
Grenal do Dia do Trabalhador
No dia primeiro de maio, no estádio Dr. Celso Domingues, aconteceu a 20º edição dos tradicionais Gre-Nais do Dia do Trabalhador. Evento esse anteriormente promovido pela Câmara Junior e agora pelo terceiro ano consecutivo, promovido pelo Clube Atlético Tapejarense.
Com um ótimo publico presente, apesar do frio, os Gremistas saíram na frente nas categorias Infantil e Masters, pela parte da manhã. Na categoria Infantil a equipe do Grêmio ganhou a partida por 03 x 02. Já na categoria Masters o jogo terminou empatado em 01 x 01. Nos pênaltis o Grêmio levou a melhor. Pela parte da tarde, as equipes femininas se enfrentaram e o Inter acabou vencendo pelo placar de 02 x 00. Em seguida, na categoria Veteranos, o Inter voltou a vencer, desta vez pelo placar de 02 x 01. Na última e mais esperada partida do dia, pela categoria Amador, o Grêmio venceu de virada pelo placar de 03 x 02.
Gre-Nal do Bairro Treze de Maio
No sábado, dia 28, aconteceu o Gre-Nal do Dia do Trabalhador, promovido pelo Bairro Treze de Maio. O Inter acabou levando a melhor nas duas categorias que foram disputadas. Na categoria Veteranos, o Grêmio vencia o jogo por 02 x 00, mas acabou cedendo o empate e perdendo nos pênaltis. Na categoria Amador, a história se repetiu, depois do empate em 02 x 02 no tempo normal, o Inter venceu a partida nos pênaltis.
A Prefeitura de Tapejara, através da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura esteve presente e apoiou diretamente os dois eventos, patrocinando os troféus e medalhas que foram entregues às equipes vencedoras de cada categoria
Assinar:
Postagens (Atom)