segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Apae tem programação especial na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual

Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não reproduza desigualdades.


No ano de 2012 a FENAPAES propõe uma reflexão sobre o tema desigualdade social, que também envolve questões de defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

As conquistas de alguns desses direitos envolveram anos de luta, porém o objetivo maior dessa mobilização que é a garantia da pessoa com deficiência ser tratada como igual, está longe de ser alcançado.

A proposta para essa Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é que seja feita uma analise dentro da realidade de cada município em relação à atual condição da ação de defesa dos direitos destas pessoas.

A Sociedade precisa ter uma visão do ser para além da condição de deficiência, onde a luta social da pessoa com deficiência possa ser vista além das barreiras de superação física ou intelectual e passe a ter um olhar que torne possível o seu reconhecimento social como sujeitos de igual direitos e oportunidades.

Em busca de igualdade estamos aqui!

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aborda uma temática importante, tentando superar a visão de pessoas com deficiência intelectual como seres doentios, sem iniciativas e desejos.

As últimas décadas, tanto no Brasil como no resto do mundo, vêm marcando a presença cada vez mais atuante de jovens e adultos com deficiência intelectual e também de outras deficiências, em busca de seus direitos de cidadania que durante tantos séculos lhes tem sido negados.

Queremos, efetivamente, uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não reproduza desigualdades. E isso depende de você, depende de nós.



Cronograma

Dia 21/08-Abertura da semana com divulgação nas rádios;

Dia 22/08-Encontro e palestra com Jorge Trevisol, em Ibiraiaras, das 8h as 11h30min, com o tema Motivação, onde participarão as APAES do 19ª Conselho Regional , para toda equipe de trabalho e membros da diretoria;

Dia 23/08-Cinema para os alunos desta entidade, no Centro Cultural Jose Maria, em Tapejara;

Dia 28/08- Feira de Artesanatos do Grupo de Convivência, Oficinas e Clube de Mães, na Praça Central de Tapejara;

Dia 28/08 - Palestra para os pais, no Centro Cultural, às 19 h30, com o psiquiatra Dr. GeanpaoloAver.

Durante a semana terá exposição de Artes Visuais em alguns locais de nossa cidade.

Divulgação em revistas e jornais locais sobre o tema da semana: Em Busca de Igualdade. Estamos Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário