segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coprel distribui 55 mil mudas de árvores na 8ª edição do Coprel Ecologia

Através de um projeto social que auxilia os agricultores das comunidades em que a cooperativa atua a recuperarem áreas de preservação permanente – APP’s, em suas propriedades, a Coprel também cumpre com sua responsabilidade junto aos órgãos ambientais de realizar a reposição ambiental obrigatória. Assim é o projeto Coprel Ecologia: uma parceria mútua entre a Coprel, que disponibiliza mudas de árvores nativas para plantio e acompanha o desenvolvimento das plantas; prefeituras, que auxiliam no contato com os produtores interessados no reflorestamento; e produtores rurais, que realizam o plantio e recebem a orientação técnica para o bom desenvolvimento da ação.


No dia 10 de agosto, a Coprel realizou a 8ª edição do projeto, em um evento realizado na Coprel. Neste evento, esteve presente o Diretor do DEFAP – Departamento de Florestas e Áreas Protegidas do Estado, Roberto Magnos Ferron, prefeitos e representantes dos 18 municípios que participam do Coprel Ecologia neste ano e agricultores.

O Diretor do DEFAP, Roberto Magnos Ferron, ressaltou em seu pronunciamento a responsabilidade da cooperativa em acompanhar o desenvolvimento. “O projeto é um exemplo para que se pense em desenvolver um modelo de projeto que se possa levar para outras regiões do Estado. Em muitos outros locais, apenas se plantam as mudas, a maioria das mudas morrem, e aqui estamos percebendo o cuidado com todos os fatores de risco para o desenvolvimento das mudas. O projeto está dando certo e a Coprel, a equipe técnica, as prefeituras e os agricultores estão de parabéns”, ressaltou Ferron. O índice de desenvolvimento das mudas é um dos grandes diferenciais do projeto: em 2011 foi de 85,88%, um aumento de 6,48% em relação ao ano anterior.

Durante a programação, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, fez uma explanação sobre os principais investimentos da cooperativa. O facilitador da unidade de Energia, Marcos Eidt, falou sobre as responsabilidades de cada participante do projeto: Coprel, prefeituras e agricultores. O engenheiro florestal Nelson Nicolodi, responsável pela fiscalização e orientação técnica do projeto, apresentou o relatório de plantio referente ao ano de 2012. Após as apresentações, foi entregue a premiação para as cinco prefeituras e cinco agricultores que tiveram melhor desempenho na execução do projeto. Os municípios premiados foram: Fortaleza dos Valos, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro, Selbach e Victor Graeff. Já os agricultores que receberam a premiação foram: Irani Roveda, de Colorado; Egon Scheffler, de Quinze de Novembro; Dirceu Olair Hoffstaedter, de Victor Graeff; Reno Bohrz, de Ibirubá; e Nelson Facco, de Fortaleza dos Valos.

À tarde, os municípios retiraram as mudas na sede da Coprel e têm a responsabilidade de repassá-las aos agricultores interessados, mediante assinatura de um termo de compromisso, oficializando a adesão ao Projeto Coprel Ecologia e às normas técnicas de plantio e cuidado com as plantas. Para o próximo ano, será realizada uma reunião preliminar com as prefeituras no mês de junho, para definição de questões técnicas com os gestores do Projeto da Coprel e dos municípios que participam do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário