segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tapejara fica abaixo da meta em índice educacional


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado nos últimos dias, revelou a situação preocupante do Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Enquanto em 2009 o indicador havia apresentado crescimento de 3,7 para 3,9, o verificado em 2011 voltou para 3,7 — a meta era de 4,0. Apesar de ter registrado recuperação na taxa de aprovação, o Estado sofreu queda no desempenho dos alunos.


Os números foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e podem se consultados através do portalideb.com.br, que contém dados sobre os municípios e escolas.

Tapejara ficou abaixo da meta em 2%. No município foram avaliadas apenas escolas estaduais e municipais de ensino fundamental.

Conforme os dados do Ideb, as escolas de Tapejara com melhor índice foram: Escola Estadual Fernando Borba (6,4) e Escola Estadual Valeriano Ughini (6,2), para as séries iniciais. Já nas séries finais do ensino fundamental, ficaram acima da meta: Escola Estadual Valeriano Ughini (5,0) e Escola Municipal Leonel de Moura Brizola (5,3).

A Escola Municipal Giocondo Canali ficou abaixo da meta, tanto nos anos iniciais como finais. No primeiro com média 4,8 (13% abaixo da meta) e no segundo com média 4,3 (17% abaixo da meta).

Com a média de 6,4 a Escola Fernando Borba conquista não só o melhor índice do município, mas também da região, ultrapassando também a meta final do MEC, que é 6,0. A diretora Marlene Dametto diz que isto é resultado de comprometimento integral. “Nossa equipe de educadores busca melhorar o ensino 24 horas por dia. Somos comprometidos em transmitir ensinamentos e amor, e antes de tudo conhecer o aluno”, diz. Marlene explica que desde que assumiu a direção da escola sua principal preocupação foi aproximar a família da instituição. “Isso só dá bons resultados”, resume.

O secretário de Educação, Altamir Galvão Waltrich, atribui o resultado negativo da visão geral do município a uma série de fatores. Segundo ele, somente duas escolas municipais foram avaliadas e, sendo assim, os números não refletem a realidade do município. “Temos cinco escolas na rede. Tenho certeza que se todas fossem avaliadas o resultado seria diferente”, frisa. O secretário atribui um melhor desempenho às escolas localizadas na área rural onde o ritmo de vida é diferente e as famílias são mais presentes.

Ao analisar a pesquisa fica claro que a localização geográfica das escolas interfere significativamente nos resultados. Instituições como Fernando Borba, Valeriano Ughini e Leonel Brizola, que agregam alunos residentes em bairros de classe média têm melhor desempenho. “O meio em que o aluno vive reflete na sala de aula. Com certeza estudantes que têm acesso à cultura, livros, internet e contam com uma família presente somam desempenho maior”, completou Waltrich.

Porém o secretário acredita que Tapejara está no caminho certo. Justifica a afirmação mostrando que a média na escola Giocondo Canali, apesar de ficar abaixo da meta, cresceu um ponto em relação a 2009. Ele concorda que é necessário adotar medidas para melhorar a qualidade de ensino. “A infraestrutura é adequada e o capital humano também, pois contamos com ótimos profissionais. Já desenvolvemos projetos que aproximam a família da escola e vamos reforçar ainda mais isso, pois acredito que está aí o segredo para um melhor desempenho”, disse.

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