sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulher: livro apresenta dados e reflexões sobre a violência

Resultado de três anos de pesquisas relativas à violência de gênero, em suas 208 páginas, o livro "É pensando nos homens que eu perdoo aos tigres as garras que dilaceram", conta com textos de seis autores para apresentar uma contextualização histórica relativa a violência contra a mulher. De acordo com o organizador da obra, o jornalista e colunista do jornal Diário da Manhã, Ivaldino Tasca, a idéia de fazer um livro com essa temática surgiu há cerca de seis anos, quando ele ouviu a frase de um jornalista que dizia: "A mulher só é fiel a moda". A partir disso, Tasca começou a observar frases de pensadores antigos e textos históricos que o levaram a uma constatação: "Ao longo da história as mulheres sempre foram colocadas em segundo plano", comenta. Para colaborar na pesquisa histórica, o jornalista diz que contou com a ajuda do professor José Ernani de Almeida.

De acordo com Tasca, a observação leva a crer que muito da violência que as mulheres enfrentam hoje é fruto dessa construção histórica que ao longo do tempo subjugou as mulheres. "Depois desse estudo pude observar que a violência é sim intrínseca ao ser humano, inclusive como uma forma de sobrevivência, mas a violência de gênero, do homem contra a mulher, é uma construção histórica, que vem de 4, 5 mil anos", considera o jornalista.

Numa busca de trazer essa reflexão para a realidade local Tasca buscou as colaborações de três mulheres da comunidade que lidam com o tema em seu dia-a-dia: a advogada Josiane Petry Faria, coordenadora do Projur Mulher UPF, a professora Mariane Loch Sbeghen, responsável pela oficina de arteterapia na Casa da Mulher, e ainda a delegada Claudia Rocha Crusius, titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Passo Fundo. o livro conta também com prefácio de Tasca e posfácio da jornalista Marina de Campos, que também é responsável pela capa.

Enquanto o título do livro é uma frase da poetisa portuguesa Florbela Espanca, a apresentação é escrita pela socióloga costarriquenha Montserrat Sagot. "Essa participação dela nos deixa muito lisonjeados, pois a Montserrat Sagot tem livro nessa área e é um símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher", completa Tasca.

Lançamento

A obra, que está sendo impressa, tem o lançamento com sessão de autógrafos marcado para o dia 8 de março, a partir das 18h na livraria Nobel, na Rua General, 1148 . De acordo com Tasca, a data foi escolhida por se tratar do dia Internacional da Mulher, já que o livro aborda a questão da violência, infelizmente tão presente no universo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário