sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LBR - Lácteos Brasil entra com pedido de recuperação judicial

A LBR, Lácteos Brasil S.A., informa que a administração da companhia propôs um amplo plano de reestruturação, com o objetivo de ampliar a rentabilidade do negócio. Entre as iniciativas previstas está o pedido de recuperação judicial.

A medida não vai interferir no dia a dia da empresa. Colaboradores, clientes, produtores e cooperativas não serão afetados: a LBR vai honrar com os compromissos e efetuar os pagamentos em dia a funcionários e fornecedores, bem como manter os volumes de captação de leite e o fornecimento regular de seus produtos aos clientes.

A suspensão de pagamentos essencialmente a credores financeiros permitirá a implementação das transformações necessárias para aumento da eficiência e sustentabilidade dos negócios, preservando o emprego de cinco mil colaboradores e a geração de renda de 20 mil produtores e suas famílias.

Muitos dos problemas vividos pela LBR devem-se fundamentalmente a questões estruturais do setor de leite no Brasil, que levam à baixa produtividade do negócio. Entre elas, estão a pulverização dos produtores e a tributação ineficiente. A LBR está fazendo sua parte para resolver o que está ao seu alcance, como o programa de capacitação dos fornecedores e o plano de reestruturação. No entanto, a solução também exige o envolvimento dos demais participantes do mercado e do governo. Confiante de que os diálogos já iniciados com o setor e autoridades vão direcionar esforços para a superação desses entraves, a LBR acredita que a indústria de leite brasileira retomará a competitividade frente a outros países. Desta forma, será possível preservar a fonte de renda de 5 milhões de pessoas que vivem dessa atividade no país.

A companhia também anuncia mudanças na diretoria. Rami Goldfajn, engenheiro com ampla experiência no setor de lácteos e reestruturação corporativa, é o novo presidente executivo da empresa. Com especialização pela UFRJ e Wharton Business School, Goldfajn foi presidente da Avipal/Eleva, adquirida pela Perdigão em 2008. O executivo também foi membro do conselho de administração da BRFoods, além de sócio da Galeazzi & Associados, consultoria focada em reestruturação de empresas.

Nelson Bastos, reconhecido consultor da área de reestruturação financeira e recuperação judicial e sócio-fundador da consultoria IVIX, assumirá o cargo estatutário de diretor presidente da LBR e vai liderar o recém criado Comitê de Reestruturação.

A empresa, que foi criada a partir da fusão da Bom Gosto (Tapejara) e da Leitbom, produz mais de dois bilhões de litros de leite por ano, tem cerca de cinco um mil funcionários e possui uma cadeia de 56 mil produtores em diversas regiões do país.

O grupo está com um endividamento de R$ 1 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário