sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sananduva comemora 58 anos de emancipação

A região de Sananduva historicamente foi ocupada pelo elemento branco a partir dos primeiros anos do século XIX. Naquela época tropeiros paulistas que anteriormente utilizavam a Estrada de Viamão para conduzir os muares das Missões até a Feira de Sorocaba, em São Paulo, descobriram um novo caminho, a estrada do Barracão, junto ao Rio Pelotas na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O novo trajeto, além de encurtar a longa viagem, facilitava a condução dos animais por não possuir rios caudalosos de difícil travessia.

Fiorentino Bacchi, filho de Giovanni e Páscoa Poletti, imigrante italiano nascido em Cizzolo, Província de Mantova, foi o primeiro italiano a chegar nestas terras por volta de 1896. Este imigrante teve um papel muito importante no povoamento da Colônia Sananduva, pois era quem promovia a venda de lotes aos moradores das antigas colônias italianas da Serra Gaúcha. O sucesso do empreendimento foi tão notável que em novembro de 1907, foi criado o 4° Distrito de Sananduva.O sonho mais esperado da população sananduvense era conquistar a Emancipação Política. Foram necessárias três tentativas. Somente em 1954 foi criado o Município de Sananduva, formado pelos Distritos de Ibiaça e São João da Urtiga. O ato de instalação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955. Hoje Sananduva ocupa um lugar de destaque entre os municípios da microrregião do Nordeste do Estado. Confira entrevista com o prefeito reeleito Antônio Roberto Caldato.

NT - Como o prefeito avalia o atual momento de Sananduva?

Antonio Roberto Caldato:
Sananduva vive um dos melhores momentos de sua história, experimentando um crescimento em todos os setores, seja ele na área social, econômica e de expansão e desenvolvimento. Com empenho e dedicação conseguimos manter as finanças do Município, apesar da diminuição de repasse que tínhamos direito por parte dos governos Estadual e Federal. No primeiro mandato, nem tudo aquilo que planejamos foi possível realizar, porém, ao iniciar o segundo mandato queremos manter e ampliar os programas que vínhamos desenvolvendo e incrementar com as novas ações que estão em nosso plano de governo.

Quais as principais ações de seu governo no município?


ARC:
Já estamos reestruturando administrativamente alguns setores, departamentos e secretarias. A continuação da política pública de recuperação salarial dos servidores públicos municipais, manutenção e ampliação dos programas já existentes em todas as áreas. Aliado a isso, manter os investimentos com recursos próprios e buscar recursos através de projetos junto aos governos Estadual e Federal.

Que obras o senhor destaca como fundamentais para o desenvolvimento?

ARC:
Estamos estudando a unificação da Secretaria de Obras e Viação e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com objetivo de tornar o parque de máquinas único. Ainda, a criação da Patrulha do Desenvolvimento Rural, manutenção e ampliação de pavimentação de ruas e avenidas, p
ossibilitar a instalação de novas indústrias dando apoio aos setores produtivos visando a abertura de novas vagas de emprego, implantação de ações que visem o desenvolvimento em todos os setores mantendo a atenção na melhoria das necessidades dos munícipes.

Sobre futuros projetos da Administração Municipal 2013/2016.

ARC:
Na área da educação queremos o fortalecimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS, e para tanto, oferecemos um terreno em área nobre do Município para instalação da sede própria desta instituição de ensino. Vamos manter o plano de recuperação do parque de máquinas inclusive com a construção da nova garagem para abrigar a Secretaria de Obras. Também, manter o Plantão Médico do Hospital São João, das Unidades Básicas de Saúde com médicos e outros profissionais permanentes, continuar a oferecer medicamentos
gratuitamente na Farmácia Básica e a implantação de ações voltadas ao melhoramento da qualidade de vida da população.

Sua mensagem e considerações à população sobre o Aniversário do Município.

ARC:
Já que estamos nos aproximando do Aniversário do Município dizer que aniversário de um município é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão. É uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura. Por isso, com orgulho comemoramos o aniversário de nosso Município que há 58 anos conseguiu sua emancipação política. Que no Município de Sananduva brilhe a esperança para uma cidade que se abre ao desenvolvimento e com expectativa de atingir grandes vitórias. A nós compete continuar lutando para alcançar o objetivo da população, assegurando a toda comunidade os direitos de desfrutar da saúde, habitação, trabalho, lazer e uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário