sexta-feira, 21 de junho de 2013

Tapejara adere aos protestos

O dia 17 de junho de 2013 entrou para a história do Brasil. Milhares de manifestantes espalhados pelas principais cidades do País deram um grito de basta para os políticos em protestos contra o aumento do preço de ônibus, contra os gastos públicos na Copa da Confederações e da Copa do Mundo e contra a falta de investimento em projetos sociais. O aumento no valor de passagens foi apenas ‘a gota d’água’ para o levantar de pessoas que estão insatisfeitas com os governantes e as medidas tomadas há anos.

Uma manifestação que começou em São Paulo e se espalhou pelo Brasil nos últimos dias, mais de 300 mil pessoas (números estimados) estiveram nas ruas na segunda-feira (17). Esta é a principal manifestação popular desde os caras-pintadas, em 1992, que foram as ruas para pedir a saída do então presidente Fernando Collor.

Os protestam permaneceram no restante da semana, chegando também nas pequenas cidades. Em Tapejara a população irá se mobilizar nesta sexta-feira (21) às 18 horas e no sábado (22) às 17 horas, tendo como ponto de encontro a Praça Lucélia Poletto. O trajeto prevê a passagem pelas principais ruas da cidade, com paradas nas sinaleiras e na prefeitura. Os organizadores, que afirmam se tratar de um manifesto pacífico, sugerem que os participantes protestem contra a insegurança, enchentes no centro da cidade, asfalto de má qualidade e inexistência do tapete preto, além dos temas gerais que são motivos de reivindicações no País inteiro.

Sociólogos definem os movimentos de protestos no Brasil como a "quebra da esperança", um sentimento de "decepção, que cria uma situação favorável ao descontentamento". Quando há crescimento econômico e ele diminui, como é o caso do Brasil, isso representa exatamente o bom momento para protestar.

O balanço da situação brasileira é bom, mas o País sofre desigualdades e benefícios do desenvolvimento são muito mal distribuídos.

Junho é o mês dos santos populares

O mês de junho é dominado pelo clima de festa e devoção que contagia o povo brasileiro. Apesar de serem caracterizados por manifestações de cultura popular, esses festejos apresentam um forte caráter religioso, nos quais as pessoas renovam a fé nos santos populares, como São João, Santo Antônio, São Pedro, a quem recorrem por fartura na mesa e boa produção na lavoura.

Esta é a origem das festas juninas que acontecem em todo o mundo e chegaram ao Brasil através dos colonizadores portugueses. Foi graças a essas celebrações que alguns santos passaram a ser cultuados no Brasil e em cada região ganharam crendices e atribuições distintas, que vão desde fazer chover até arranjar casamentos.

Pedro foi apóstolo de Jesus e o primeiro Papa da Igreja Católica. Nas imagens que o retratam, ele aparece carregando uma chave que abre a porta para o Reino dos Céus. Antigamente, os agricultores do sertão recorriam a ele para pedir chuva e assim molhar a terra e garantir a fertilidade do solo.

Os santos, para a Igreja Católica, são modelos a serem seguidos pela comunidade, por suas histórias de devoção e dedicação aos planos de Deus. João Batista, por exemplo, era primo de Jesus e foi ele quem o batizou nas águas do Rio Jordão. Dedicou a sua vida a pregação da palavra de Deus.

O dia 24 de Junho é dedicado a São João. A data foi criada com base no Natal, quando se celebra o nascimento de Jesus. Quando visitou a sua prima, Izabel, Maria estava grávida de três meses. Logo, se uma gestação dura nove meses, e celebramos o Natal no dia 25 de dezembro, então o terceiro mês de gestação de Maria completou em junho.




Origens
As festas de São João deram origem ao nome de festas juninas. No Brasil, principalmente na região Nordeste, os camponeses pediam à São João colheita farta, por isso no dia 24 faziam festa para agradecer e homenagear o santo.

É por isso que durante as festas juninas predominam as comidas típicas feitas com alimentos da terra, como milho, por exemplo.

As fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde", que se tornou a famosa árvore de natal, a fogueira tornou-se, pouco a pouco, na Idade Média, um atributo da festa de São João. Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã afirma que o antigo costume é um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e, assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

Como as festas de devoção aos santos populares tendiam a reunir a família dos agricultores, era comum celebrar casamentos nestes festejos. Contudo, isso nada tem a ver com a fama de casamenteiro que Santo Antônio adquiriu ao longo dos anos.

"No geral, predomina a história de uma moça que não conseguia casar e jogou a imagem do santo pela janela. A imagem atingiu a cabeça de um rapaz e eles acabaram casando.

A crendice predomina até hoje, embora a história do santo seja amplamente conhecida. Santo Antônio é celebrado no dia 13 de junho, dia em que ele morreu. Por ter se dedicado ao trabalho com os mais pobres, tornou-se um santo muito popular.

A aposentada Maria Inês Rodrigues (72), conta que desde criança é devota de Santo Antônio, a exemplo de seus pais. "Eu aprendi, desde cedo, pedir graças ao santo. Só mais tarde que fui conhecer a história que todos contam de que ele é o santo casamenteiro", diz. Mas garante que não pediu um marido ao santo. "Não foi necessário, me casei muito cedo", responde.

Maria Inês cultua uma imagem de Santo Antônio em casa, ao lado de outros santos pelos quais confessa admiração. "Gosto de todos que estão no meu altar, mas quando a situação aperta me dirijo ao Santo Antônio", frisa. Ela não lembra de nenhum milagre grande atribuído ao santo, mas conta que todos os pequenos pedidos do dia a dia são atendidos.

Porque os evangélicos não adoram imagens e os santos da Igreja Católica

Um dos motivos que causam divergência entre católicos e evangélicos é o culto aos santos, enquanto católicos praticam este culto com regularidade o mesmo não acontece entre os evangélicos. Mas porque os evangélicos não prestam o culto ou a adoração a Maria ou santos canonizados pela igreja católica?


O que é santo?
Primeiro temos que entender bem o que significa a palavra "santo" no cristianismo. Segundo definição bíblica, santo é todo aquele que é separado para Deus e ocorre com qualquer pessoa que é nascido de Deus. Não tem a ver com pessoas especiais escolhidas pela igreja para ser santo, mas sim de pessoas que pela fé entregaram suas vidas a Jesus Cristo e creem na sua obra redentora no calvário como única e suficiente para a nossa redenção.

Em resumo é possível dizer que qualquer pessoa que quer ir para o céu precisará ser santo, mas isto não ocorrerá por seus méritos ou feitos e sim pelos méritos de Jesus.



Porque os evangélicos não adoram os santos? Três razões:


Os santos não podem interceder
Boa parte dos santos que a igreja católica canonizou ou elevaram à condição de santos são pessoas que no passado creram em Jesus Cristo como nós cremos. Alguns tiveram o privilégio de estar com Cristo aqui na terra, mas assim como nós eles também aguardam em Cristo a esperança da salvação. Isto é, eles não podem interceder por nós junto a Deus.


Jesus é o único intercessor
O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo na segunda carta afirma: Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. (Almeida Revista e Atualizada). Logo, qualquer tentativa de colocar outra pessoa para interceder por nós junto a Deus indica a princípio uma perda de tempo e uma falta de confiança na pessoa de Jesus Cristo e na sua intercessão junto a Deus.


A idolatria
Idolatria é tudo aquilo que colocamos no lugar de Deus. Se Jesus é o único mediador (intercessor) por nós junto a Deus, então dobrar os joelhos diante de uma imagem de um santo ou pedir mentalmente que ele interceda por nós junto a Deus é colocar este santo no lugar de Jesus e Jesus é Deus!

Nas religiões orientais, especialmente é comum eles adorarem animais, alguns povos antigos adoravam o sol, a lua, as montanhas e por aí vai. Tudo isso é idolatria, pois tenta colocar uma pessoa, animal, objeto ou qualquer outra o lugar que pertence apenas a Deus, sendo que a Bíblia é muito clara quanto a isso: Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22:15


Conclusão
Os evangélicos entendem que Maria, Paulo, Pedro, João, entre outros são santos e são santos porque foram nascidos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Cremos que os seus exemplos precisam ser seguidos, que suas palavras precisam ser ouvidas e que assim como nós eles estarão na glória eterna que Deus preparou a todos que pela fé creem na obra redentora de Jesus Cristo e entrega sua vida à aquele que é o único mediador entre Deus e os homens.



Celso Martins

Pastor da 2ª IEQ
 
 
 

Divulgada programação da Semana do Município

Tapejara comemora no dia 9 de agosto os 58 anos de emancipação. Por isso, a Prefeitura de Tapejara em conjunto com diversas entidades e organizações está realizando uma programação diversificada durante a Semana do Município que será realizada de 1º a 9 em toda a cidade. O tradicional baile de aniversário será realizado no Clube Comercial no dia 8 de agosto. Alguns eventos ainda poderão ser incluídos ou sofrer alteração. Confira a programação abaixo:

01/08/2013

9h - Abertura oficial na Praça Central

12h - Almoço Prato Típico de Tapejara no Clube Comercial

02/08/2013

Durante todo o dia Festival de Teatro estudantil

20h30 - Apresentação da Peça teatral " O homem que acreditava"

20h Feijoada do Rotary com show de Miro Saldanha

03/08/2013

10h - Juramento da Bandeira no Centro Cultural

20h - 4º Fest Leite em Paiol Novo

Promoção: comunidade de Paiol Novo, EMATER e Prefeitura Municipal.

04/08/2013

9h - Campeonato de Bochas da ASSERTAP

16h - Café Colonial Lions Clube

Promoção: Lions Clube

18h30 Filme no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira

Promoção: SMEDEC - Departamento de Cultura

05,06,07 –EXPO GESTÃO

Promoção: JCI e Prefeitura Municipal

08/08/2013

14h - Encontro de Corais da Terceira Idade no Centro cultural

22h30 - Baile do Município no Clube Comercial

09/08/2013

10h - Missa do município

15h - Show com grupo BARBARELLA com mateada na Praça Lucélia Poletto

10/08/2013

20h – Café na Colônia na comunidade de São Brás

Apartamentos do Condomínio Ana Paula estão sendo entregues

O Condomínio Ana Paula já começou a receber os seus primeiros moradores. Isso porque a construtora responsável pela obra já realizou a entrega das 48 primeiras unidades ainda no mês de maio e muitas famílias já realizaram a mudança. Os seis prédios de quatro andares cada já estão prontos, faltando apenas a parte documental das outras 48 famílias, totalizando 96 beneficiários. O restante das entregas acontecerá no mês de junho. Os beneficiários começam a pagar somente depois da conclusão da obra. O Poder Público viabilizou o terreno a preço de habitação de interesse social, proporcionando um custo menor às famílias deste condomínio, fazendo com que realizem o sonho da casa própria.

A Secretaria de Obras esteve na última semana colocando os tubos de canalização pluvial. Aproximadamente 300 metros de tubos já foram colocados e a obra é uma preparação para o futuro asfaltamento do local. A entrega oficial de todos os apartamentos acontecerá na Semana do Município.

Tapejara realiza estudo para instalação de vídeo monitoramento

O município de Tapejara contratou uma empresa para realizar um projeto para a instalação de vídeo monitoramento nas vias públicas. O contrato entre o representante do Executivo, Seger Luiz Menegaz, e o da empresa, Omero Schneider, foi assinado na quarta-feira, dia 19. A empresa realizará o levantamento de dados, elaboração do projeto e definição das prioridades em conformidade com as normas da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Após a conclusão do mesmo, será firmado um convênio entre o município o Estado para que a Brigada Militar realize o monitoramento das vias públicas. Depois disso, será realizada a licitação para a contratação da empresa que executará o projeto.

Estavam presentes na assinatura o presidente da Acisat, Celso Piffer de Oliveira, e o secretário de Habitação e coordenador de Trânsito, Irapuan Jorge Teixeira. Menegaz destacou que a instalação de câmeras de video monitoramento é um avanço no sentido de melhorar a segurança pública dos cidadãos tapejarenses. Ele explicou que para que este projeto aconteça haverá a necessidade de uma parceria do poder público e da iniciativa privada, por isso, a Acisat acompanha o trabalho.

Tapejarense Mateus Zotti na Alemanha com a Seleção Gaúcha

Atleta do Vila Nova de Passo Fundo, Mateus Zotti, de 11 anos, viajou à Alemanha para defender a Seleção Gaúcha no Internationaler Jugend Cup. O torneio, este ano em sua décima edição, reuniu 54 equipes de vários países entre sábado e domingo. Dentre os participantes, destaque para as representações de clubes famosos como Lazio, Málaga, Fulham e Herta Berlin. A Seleção gaúcha disputou dez partidas, obteve quatro vitórias, um empate e cinco derrotas.

O tapejarense Mateus marcou três gols no campeonato. Com a convocação e a atuação, o jogador do Vila Nova figura entre os melhores atletas do estado em sua categoria.

Para os gaúchos a competição valeu pela experiência internacional. A equipe do Eintracht Dortmund, da Alemanha, conquistou o bicampeonato no Internationaler Jugend Cup, enquanto o Málaga, da Espanha, ficou com a segunda colocação.

Mesmo com prisão de suspeitos, furtos continuam assombrando Tapejara

Depois de algumas manifestações da população sobre a onda de furtos em Tapejara, algumas prisões foram efetivadas. Foram presos de 10 a 16 de junho: L.V.G. e J.R.H por furto e receptação, A.S.G se encontrava foragido, V.L e J.J.R. mandados expedidos pela Juíza; J.G. e C.S presos por furto qualificado, N.B. preso por embriaguês e porte ilegal de arma e D.A.D. preso por embriaguês Art. 306. Porém, as nove prisões não foram suficientes para acabar com os furtos que vêm acontecendo durante o dia e, principlalmente a noite.

Estão em liberdade, de acordo com a polícia, dois dos maiores arrombadores de residências de Tapejara. De acordo com o policial Sérgio Piffer, quando eles forem presos, poderemos dormir mais tranquilos.

Somente na quarta-feira (19) foram registrados três furtos qualificados. Além de residências, os arrombadores também estão agindo em estabelecimentos comerciais.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Tapejara terá novo Centro de Atendimento ao Cidadão

O município de Tapejara terá um novo Centro de Atendimento ao Cidadão. A ideia é construir um novo centro administrativo, mais moderno e mais amplo, e que abrigará os principais serviços de atendimento. Uma linha de crédito no valor de R$ 2 milhões foi liberada nesta semana pelo Badesul, via Fundopimes, para ser investido, mais contrapartida do município que deve chegar a R$ 500 mil. Para esta obra está prevista a construção de três pavimentos totalizando pouco mais de 2,1 mil metros quadrados. No primeiro andar terá as Secretarias de Educação e Habitação e suas coordenadorias e setores. No segundo, as secretarias da Fazenda e Indústria e Comércio. E o último terá o Gabinete do Prefeito e do Vice-Prefeito e a Secretaria da Administração. O prédio terá elevador e amplas salas de reuniões.

De acordo com o prefeito Seger Luiz Menegaz, este é um importante recurso para a construção deste centro de atendimento, cujo projeto está sendo trabalhado desde o ano passado. O modelo de atendimento por meio de secretarias integradas no mesmo espaço físico é uma forma de garantir ao cidadão economia de tempo e conforto no atendimento. "Sem dúvida nenhuma é uma obra importante onde vamos priorizar pelo atendimento, pela referência, pela concentração de todos os serviços necessários a vida do nosso cidadão, com um local de fácil acesso. Tentamos concentrar o máximo de secretarias no mesmo local, pois isso agiliza os atendimentos, prestando os serviços de forma prática", destacou. O prefeito explicou que o projeto executivo já está em andamento e dentro de pouco tempo já haverá um projeto arquitetônico para ser mostrado para a população. A obra está prevista para iniciar no ano que vem.

Projeto de Lei do Executivo é rejeitado na Câmara de Vereadores

Um fato inusitado marcou a sessão na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (03). O vereador Márcio Canali (PMDB) não concordou com um Projeto de Lei enviado pelo Executivo e proferiu voto divergente da bancada da situação, votando de acordo com a oposição, resultando em seis votos contra e quatro a favor.

O Projeto 064/13 altera a Lei Municipal nº 3433/10 (quadro de cargos, funções públicas e plano de carreira dos servidores). Com isso, ficaria criado no quadro de cargos de provimento efetivo mais uma vaga para biólogo, que poderia ser nomeado, respeitando a ordem de classificação dos aprovados no concurso público 001/2011. O Executivo justificou que a pretenção com este profissional seria desenvolver programas de prevenção para controle de vetores, epidemiologia de doenças transmissíveis, além da atuação na área sanitária do município.

Em entrevista ao Jornal Novo Tempo, o vereador Márcio Canali diz que não contesta o mérito do projeto, ou seja, a sua importância. Ocorre que o concurso público 001/2011, realizado há cerca de dois anos, está por ter seu prazo de validade expirado e a divergência teria sido no sentido de que fosse postergada a análise do projeto 064/13 para momento posterior a uma eventual prorrogação do concurso, sob pena de que se aprovado, o Executivo resolveria uma situação pontual e eliminaria as chances de prorrogação do concurso. "Eu não discuto a importância do projeto e a contratação do profissional. Mas tem o interesse das demais pessoas que prestaram o concurso público 001/2011 e esperam ver prorrogado o mesmo, até porque esses cargos não foram incluídos neste último concurso", disse.

O vereador disse, ainda, que continua fazendo parte da bancada de situação na Câmara e se mantém na mesma sigla partidária do prefeito Seger Menegaz (PMDB), o que ocorreu foi apenas uma divergência quanto ao projeto em questão. Falou também, que sempre pautará a análise dos projetos de acordo com seus valores e, principalmente, no interesse público. "Foi requerido a mesa o adiamento da votação deste projeto para que todos os vereadores pudessem analisar melhor, mas isso não foi aceito. Então votei de acordo com minha a consciência e com o interesse coletivo", frisou.

Salientou ainda que "se o projeto for reencaminhado à Casa, com a devida prorrogação do concurso, com certeza serei favorável ao projeto, pois entendo, que a prorrogação vem em benefício de todos os candidatos aprovados naquele concurso e que eventualmente poderão ser nomeados, além de que, evita que o município tenha que gastar com a realização de novo concurso para esses cargos, enquanto este estiver vigente".

Votos favoráveis: Umberto Bolsonello, Marcelo Panho, Sérgio Piffer e Elizabete Favaretto.

Votos contrários: Márcio Canali, Daniel de Mattos, Paulo Lângaro, Zalmair Roier, Rodinei Bruel, Elton Sandini.

Lions Clube debate o trânsito e a mobilidade urbana

Em reunião jantar realizada na noite de 28 de maio, o Lions Clube reuniu autoridades e representantes de entidades para debater assuntos relacionados ao trânsito e à modalidade urbana em Tapejara. A ação procurou debater alternativas a fim de melhorar o tráfego, tendo em vista que o número de veículos nas ruas amentou consideravelmente. De acordo com dados do Detran, em 2004 havia 6.760 veículos cadastrados em Tapejara; em 2012 o número já soma 12.983 veículos. Tanto o grande número de veículos nas ruas, como o aumento no número de condutores sem experiência causam transtornos no trânsito.

A Comissão de Segurança e Trânsito, formada pelos companheiros Leões Armindo Damm, Lauri Antonioli, Marco Aurélio Mezzomo e Valdir Tamanho, pretende apresentar uma proposta de planejamento de trânsito em algumas ruas do município, mostrando os aspectos relativos à questão da circulação das pessoas e veículos pelas vias, salientando a necessidade de se discutir a questão.

O objetivo do trabalho é encontrar alternativas viáveis para a melhoria do fluxo de veículos revitalizar e criar ruas atraentes ao comércio e, além disso, garantir o cumprimento da legislação de trânsito.

De acordo com o presidente do Lions, Ivan Casamali, "nesse momento visível, o crescimento da cidade superou em muito os diagnósticos mais otimistas e desencadeou alguns problemas. Esses temas são a mobilidade dos carros com a sugestão da implantação de rotatórias, o recolhimento do lixo no centro da cidade, sendo sugerido que isso seja feito a noite, também sugerido que a Prefeitura implante ou fiscalize as construções para o uso do espaço das calçadas de pedestres dentro de normas e não a calçada inteira como acontece hoje".

Igualmente foi sugerido a mudança para mão única em algumas ruas e implantação de estacionamento oblíquo em determinadas vias, entre outros itens.

O membro da Comissão, Valdir Tamano, enfatizou que o poder público tem se empenhado em realizar melhorias no trânsito, mas é preciso que toda a comunidade esteja em sintonia com um mesmo propósito. "Vamos sugerir e criar ações para melhorar o trânsito em sua totalidade, pois há horas do dia em que o movimento é tão intenso que não flui", disse. Tamanho também fez um apelo à população para que participe deste projeto dando sugestões.

Ficou estebelecido que as entidades participantes da reunião terão um prazo para apresentar sugestões finais e que outras reuniões serão realizadas para que se estabeleça um documento formal para apresentar aos poderes constituídos que possam pelo menos amenizar a situação atual.




50 anos
Em 2014, o Lions Clube Tapejara comemora seu cinquentenário e o próximo presidente a ser empossado é um dos fundadores da entidade, Dr. Celso Basso.

Jornal Novo Tempo completa 14 anos de credibilidade

Fundado em 1º de junho de 1999, o Jornal Novo Tempo teve sua primeira edição no dia 16 de julho do mesmo ano. Após uma pesquisa sobre o contexto da comunicação do município e região chegou-se à conclusão da necessidade de um novo veículo impresso.

Uma campanha, realizada nas escolas, deu nome ao novo jornal. A estudante Natália Marcolin foi a vencedora da promoção e recebeu uma poupança de R$ 120,00, um kit escolar e uma assinatura anual do Novo Tempo. Cerca de três mil alunos participaram sugerindo nomes.

No início, a circulação atingia sete municípios da região e hoje já são quinze, sendo distribuídos 1.500 jornais quinzenalmente.

Um jornalismo sério, que age com qualidade e ética, é o que confere a credibilidade do Jornal Novo Tempo. Acreditamos que, com a oferta de informações isentas e seguras, estamos prestando um importante serviço para o nosso município e região, contribuindo para o crescimento da comunidade. Estamos sempre atentos à nossa missão, que é preservar o direito vital da informação.

Nestes 14 anos, as principais notícias de Tapejara e região ilustraram as páginas do Novo Tempo, se tornando assim uma referência de informação. Por aqui também passaram muitos colunistas e colaboradores, que deixaram marcas em nossos arquivos.

A data é especial e devemos agradecimentos aos nossos leitores, anunciantes, assinantes, colaboradores que nos tornam cada vez mais fortes para prosseguir com a informação isenta, estando cientes de que somos formadores de opiniões.

Tapejara tem atletas convocadas para a Seleção Brasileira

Com muita alegria e emoção, Tapejara recebeu a notícia da convocação de duas atletas da equipe tapejarense ADERGS/ROVANI ATLÉTICO/MECANICA SC para a seleção brasileira. A treinadora Emily Lima da seleção sub 17 convocou 26 jogadoras para mais uma etapa de treinamento na Granja Comary, em Teresópolis. Os trabalhos visam ao Sul-Americano e Mundial de2014, ainda sem data e local definidos.

Jennifer Albuquerque (Lateral) e Micheli Smaniotto(Meia Atacante), são as representantes da equipe tapejarese na seleção brasileira e se apresentam juntamente com o restante da delegação no dia 17 de junho e treinam até dia 30. Tapejara e região podem comemorar pois é a primeira vez na história que atletas de um clube tapejarense são convocadas para defender a nossa seleção. "Um sonho realizado" assim define o técnico Odair de Paula(Gringo) referindo-se ao projeto que em menos de 2 anos consegue o título máximo de Campeão Gaúcho uma terceira colocação na Copa Coca Cola, e tem agora duas atletas convocadas para seleção, por isso essa notícia foi tão comemorada.

Onda de furtos assusta população de Tapejara

O aumento no número de furtos em Tapejara, nos últimos dias, tem preocupado a população e as autoridades policiais. As redes sociais tem sido utilizadas para manifestar a indignação dos tapejarenses que, por mais que tomem os cuidados necessários, acabam sendo vítimas de criminosos.

Um dos depoimentos mais compartilhados na internet nos últimos dias é do policial militar Sérgio Piffer: "Trabalho como policial em Tapejara há mais de duas décadas e patrulho esta cidade diuturnamente, procurando sempre ser o mais eficiente possível. Tapejara vive uma onda de furtos nos últimos dias que é algo inacreditável. Do dia 27 de maio até dia 04 de junho foram mais de 25 furtos arrombamentos em residências. Os modos operantes é quase sempre o mesmo: se utilizam de uma escada ou arrombam janelas ou portas das residências. Eu mesmo fui vítima onde adentraram no 2° piso através de uma escada e furtaram várias peças de roupas. Ocorre que estão soltos e andando a toa em nossa cidade alguns dos maiores delinquentes e todos sabem quem são. Até acho que a culpa não é da Justiça, porque temos uma Juíza muito comprometida com nossa comunidade. A culpa são das Leis que acabam beneficiando esse tipo de elementos, ficam 60 dias presos e depois são soltos e aí a comunidade fica refém destes marginais. Conversei com o proprietário de uma Metalúrgica e ele me confessou que na segunda-feira (03), dois funcionários passaram o dia só consertando portas e janelas de nossa cidade que foram danificadas em furtos arrombamentos do final de semana. Alguns dos que estou me referindo cumprem pena domiciliar e não poderiam estar nas ruas após as 20 horas, mas isso não acontece. A Brigada já abordou vários deles várias vezes e as autoridades competentes foram oficiadas da situação, mas continuam por aí soltos e cometendo furtos. Até quando? Até o dia que um trabalhador pai de família tomar uma atitude mais drástica para defender sua família ou patrimônio? Aí vai acabar parando no Presídio".

Entre as vítimas de furtos também está o poder público municipal. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Tapejara foi assaltado. Ao chegar para trabalhar a equipe do centro verificou que o forro de PVC estava violado e os pertences estavam jogados no chão, foi verificada ainda a ausência de um rádio portátil, um pendrive, um celular, um mouse, um porta CDs com cds, peças de artesanato, passagens e dinheiro, além de alimentos que foram consumidos no local, devido aos restos deixados, e outros que foram levados. Segundo o secretário de Saúde, Márcio Bertóglio, esta é a terceira noite consecutiva que isto acontece. Ele explicou que estão sendo tomadas algumas providencias para garantir a segurança no local já que ele é destinado ao acolhimento e cuidados de pessoas com problemas psiquiátricos, oferecendo diversas modalidades de atendimento, além de apoiá-los na busca da autonomia e integrá-los na comunidade em que vivem. A Prefeitura de Tapejara ainda registrou a tentativa de furto na Casa de Convivência Dona Verônica e na Escola Giocondo Canalli.

A Brigada Militar orienta a população para que passe a tomar alguns cuidados contra as ações dos meliantes. As casas devem permanecer sempre trancadas, mesmo quando os moradores estiverem na residências. Veículos não devem ser deixados abertos, nem por poucos minutos. Não estender roupas em varal quando sair de casa. De acordo com a Brigada, uma das formas de atuação dos crimosos é tocar a campainha das casas e, se alguém atender eles pedem informações ou um copo de água, mas se ninguém atender arrombam portas e janelas e praticam o furto.