terça-feira, 11 de junho de 2013

Lions Clube debate o trânsito e a mobilidade urbana

Em reunião jantar realizada na noite de 28 de maio, o Lions Clube reuniu autoridades e representantes de entidades para debater assuntos relacionados ao trânsito e à modalidade urbana em Tapejara. A ação procurou debater alternativas a fim de melhorar o tráfego, tendo em vista que o número de veículos nas ruas amentou consideravelmente. De acordo com dados do Detran, em 2004 havia 6.760 veículos cadastrados em Tapejara; em 2012 o número já soma 12.983 veículos. Tanto o grande número de veículos nas ruas, como o aumento no número de condutores sem experiência causam transtornos no trânsito.

A Comissão de Segurança e Trânsito, formada pelos companheiros Leões Armindo Damm, Lauri Antonioli, Marco Aurélio Mezzomo e Valdir Tamanho, pretende apresentar uma proposta de planejamento de trânsito em algumas ruas do município, mostrando os aspectos relativos à questão da circulação das pessoas e veículos pelas vias, salientando a necessidade de se discutir a questão.

O objetivo do trabalho é encontrar alternativas viáveis para a melhoria do fluxo de veículos revitalizar e criar ruas atraentes ao comércio e, além disso, garantir o cumprimento da legislação de trânsito.

De acordo com o presidente do Lions, Ivan Casamali, "nesse momento visível, o crescimento da cidade superou em muito os diagnósticos mais otimistas e desencadeou alguns problemas. Esses temas são a mobilidade dos carros com a sugestão da implantação de rotatórias, o recolhimento do lixo no centro da cidade, sendo sugerido que isso seja feito a noite, também sugerido que a Prefeitura implante ou fiscalize as construções para o uso do espaço das calçadas de pedestres dentro de normas e não a calçada inteira como acontece hoje".

Igualmente foi sugerido a mudança para mão única em algumas ruas e implantação de estacionamento oblíquo em determinadas vias, entre outros itens.

O membro da Comissão, Valdir Tamano, enfatizou que o poder público tem se empenhado em realizar melhorias no trânsito, mas é preciso que toda a comunidade esteja em sintonia com um mesmo propósito. "Vamos sugerir e criar ações para melhorar o trânsito em sua totalidade, pois há horas do dia em que o movimento é tão intenso que não flui", disse. Tamanho também fez um apelo à população para que participe deste projeto dando sugestões.

Ficou estebelecido que as entidades participantes da reunião terão um prazo para apresentar sugestões finais e que outras reuniões serão realizadas para que se estabeleça um documento formal para apresentar aos poderes constituídos que possam pelo menos amenizar a situação atual.




50 anos
Em 2014, o Lions Clube Tapejara comemora seu cinquentenário e o próximo presidente a ser empossado é um dos fundadores da entidade, Dr. Celso Basso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário