terça-feira, 11 de junho de 2013

Onda de furtos assusta população de Tapejara

O aumento no número de furtos em Tapejara, nos últimos dias, tem preocupado a população e as autoridades policiais. As redes sociais tem sido utilizadas para manifestar a indignação dos tapejarenses que, por mais que tomem os cuidados necessários, acabam sendo vítimas de criminosos.

Um dos depoimentos mais compartilhados na internet nos últimos dias é do policial militar Sérgio Piffer: "Trabalho como policial em Tapejara há mais de duas décadas e patrulho esta cidade diuturnamente, procurando sempre ser o mais eficiente possível. Tapejara vive uma onda de furtos nos últimos dias que é algo inacreditável. Do dia 27 de maio até dia 04 de junho foram mais de 25 furtos arrombamentos em residências. Os modos operantes é quase sempre o mesmo: se utilizam de uma escada ou arrombam janelas ou portas das residências. Eu mesmo fui vítima onde adentraram no 2° piso através de uma escada e furtaram várias peças de roupas. Ocorre que estão soltos e andando a toa em nossa cidade alguns dos maiores delinquentes e todos sabem quem são. Até acho que a culpa não é da Justiça, porque temos uma Juíza muito comprometida com nossa comunidade. A culpa são das Leis que acabam beneficiando esse tipo de elementos, ficam 60 dias presos e depois são soltos e aí a comunidade fica refém destes marginais. Conversei com o proprietário de uma Metalúrgica e ele me confessou que na segunda-feira (03), dois funcionários passaram o dia só consertando portas e janelas de nossa cidade que foram danificadas em furtos arrombamentos do final de semana. Alguns dos que estou me referindo cumprem pena domiciliar e não poderiam estar nas ruas após as 20 horas, mas isso não acontece. A Brigada já abordou vários deles várias vezes e as autoridades competentes foram oficiadas da situação, mas continuam por aí soltos e cometendo furtos. Até quando? Até o dia que um trabalhador pai de família tomar uma atitude mais drástica para defender sua família ou patrimônio? Aí vai acabar parando no Presídio".

Entre as vítimas de furtos também está o poder público municipal. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Tapejara foi assaltado. Ao chegar para trabalhar a equipe do centro verificou que o forro de PVC estava violado e os pertences estavam jogados no chão, foi verificada ainda a ausência de um rádio portátil, um pendrive, um celular, um mouse, um porta CDs com cds, peças de artesanato, passagens e dinheiro, além de alimentos que foram consumidos no local, devido aos restos deixados, e outros que foram levados. Segundo o secretário de Saúde, Márcio Bertóglio, esta é a terceira noite consecutiva que isto acontece. Ele explicou que estão sendo tomadas algumas providencias para garantir a segurança no local já que ele é destinado ao acolhimento e cuidados de pessoas com problemas psiquiátricos, oferecendo diversas modalidades de atendimento, além de apoiá-los na busca da autonomia e integrá-los na comunidade em que vivem. A Prefeitura de Tapejara ainda registrou a tentativa de furto na Casa de Convivência Dona Verônica e na Escola Giocondo Canalli.

A Brigada Militar orienta a população para que passe a tomar alguns cuidados contra as ações dos meliantes. As casas devem permanecer sempre trancadas, mesmo quando os moradores estiverem na residências. Veículos não devem ser deixados abertos, nem por poucos minutos. Não estender roupas em varal quando sair de casa. De acordo com a Brigada, uma das formas de atuação dos crimosos é tocar a campainha das casas e, se alguém atender eles pedem informações ou um copo de água, mas se ninguém atender arrombam portas e janelas e praticam o furto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário