quinta-feira, 11 de julho de 2013

“Esta é uma nova Administração”, afirma Menegaz

Em entrevista exclusiva ao jornal Novo Tempo, o prefeito de Tapejara Seger Luis Menegaz, fala sobre os primeiros meses de sua gestão, as principais obras realizadas e em andamento, além da presidência na Amunor e as expectativas com relação à Famurs.


Novo Tempo: Como o prefeito avalia os 6 primeiros meses de sua gestão?
Seger Menegaz: Tapejara vem demonstrado sua capacidade de desenvolvimento, recebendo investimentos e novos moradores. Isso é o perfil atual do nosso município e, portanto, não podemos nos esquecer disso. Estamos realizando uma continuidade da nossa administração passada, temos diversos projetos em andamento, porém, esta é uma nova administração. Há alguns dias estive em Brasília pedindo mais recursos e a liberação de verbas para projetos os quais já estão protocolados e que só falta a liberação. Há ainda uma equipe trabalhando para colocarmos em prática outros projetos. Entendemos que o nosso grande desafio será preparar Tapejara para o crescimento acentuado, e por isso, é preciso aumentar os investimentos na ampliação e manutenção das áreas de atendimento social, como saúde - com ampliação dos ESFs nos bairros – na educação com ampliação da rede de creches e escolas de educação infantil e na rede socioassistencial. Paralelo a isso, será preciso investir mais fortemente na urbanização da cidade com asfaltamentos e calçamentos, bem como no ajardinamento. Algumas coisas já começaram a ser realizadas, outras, de amplitude maior, devem começar em breve. Tenho certeza que os tapejarenses ficarão satisfeitos com a nossa administração.

NT: Quais as principais obras realizadas e em andamento no município?

Uma das obras já iniciadas é a construção da Academia de Saúde ao Ar Livre no bairro São Paulo, a qual será um grande investimento para os munícipes daquele bairro. A praça terá equipamentos da academia, brinquedos infantis, quadra para exercício e jogos, além de bancos e espaço para caminhadas. Ainda teremos diversas atividades acontecendo no local com auxílio de profissionais da área da saúde. Outra obra importante foi a colocação da tubulação entre a Rua do Comércio e a Avenida Sete de Setembro, que pretende resolver o problema de alagamentos no centro da cidade, permitindo uma maior vasão de águas. Também neste sentido estamos trabalhando em um estudo geológico e hidrográfico de Tapejara, visando a prevenção futura de alagamentos e enchentes. A pista de automobilismo, a qual está sendo concluída, também será muito importante para a cidade. Através dela será possível criar um centro turístico regional que vai atrair muitas pessoas inclusive de outros municípios, gerando lazer e renda para Tapejara. E não podemos deixar de falar do Tapete Preto. Algumas ações de asfaltamento e recapeamentos já iniciaram, mas ainda há muito por vir. Tivemos que aguardar algumas licitações, mas a partir de agora, este projeto terá uma continuidade mais visível. Outra ótima novidade é a liberação de verbas para a construção do Postão do Centro. Localizado em frente ao hospital, em terreno que o município já adquiriu, o postão será um centro moderno de atendimento à população com diversas especialidades na área da saúde. A saúde de tapejara dará um salto na qualidade do atendimento e resolutividade de problemas.Além disso, ainda teve diversas melhorias em estradas e pontes do interior, reformas em escolas, a inauguração do posto Santa Paulina e da Praça Sete de Setembro, entre outras. Há vários projetos de nosso plano de governo em fase de levantamento, projeto ou licitação. São apenas seis meses da atual gestão. Em breve todos se tornarão mais visíveis à população.

NT: A já anunciada construção do Centro Administrativo, a remodelação da Avenida Sete e os asfaltamentos na cidade serão o principal foco?

Na verdade, há muita coisa para fazer. O Centro Administrativo trará maior qualidade para o serviço prestado e principalmente melhor atendimento para o cidadão, o que é muito importante. A urbanização da cidade é um foco prioritário, com asfaltamentos, calçamentos e ajardinamento, importantíssimos para garantir o desenvolvimento do município. Porém, ainda precisamos investir na ampliação e manutenção das áreas de atendimento social, como a saúde, a educação. São diversas frentes. Não será uma só.

NT: Qual o principal canal de interação do Executivo com a população local?

Sempre procuramos ouvir os anseios da população oportunizando espaços de discussão como os conselhos municipais, as audiências públicas, o atendimento pessoal e ainda os canais de comunicação, como por exemplo, as rádios, os jornais e televisão, além é claro das mídias sociais que são responsáveis por nos dar um feedback muito rápido de nossas ações. Estamos sempre dispostos a ouvir, sem contar que realizo toda a sexta-feira atendimentos em meu gabinete, assim como todos os secretários.

NT: O senhor é o atual presidente da Amunor, quais as principais bandeiras da entidade?

Estamos trabalhando muito forte para garantir os asfaltamentos das rodovias, principalmente os acessos asfálticos aos municípios de Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul e a RS-126, entre Ibiraiaras e Nova Araçá. Ainda estamos sempre em contato com a Secretaria de Infraestrutura solicitando a recuperação de rodovias da região.

Na área da Educação, não mediremos esforços para assegurar recursos para o transporte escolar, para a qualificação dos servidores e condições físicas de prédios escolares. Para nós é extremamente importante a regionalização dos hospitais São Paulo (Lagoa Vermelha), São João (Sananduva), São José (São José do Ouro) e Santo Antônio (Tapejara), com ampliação de investimentos para atender áreas de UTI, traumatologia, hemodiálise e criação de uma casa geriátrica. Sem contar que ainda estamos buscando mais recursos para os nossos municípios na área de agricultura, segurança pública e habitação. Acredito que somente com os prefeitos unidos é que buscaremos ainda mais o desenvolvimento regional. O grande problema que temos notado nos últimos anos é uma escassez de projetos em nível de governo estadual que atenda os anseios dos municípios porque sempre é alegada a falta de recursos. Para se ter uma ideia, temos duas secretarias estaduais na área da agricultura que tem menos de 1% do orçamento do governo do estado, o que inviabiliza a execução de projetos.

NT: O fato de o prefeito ser o vice presidente da Famurs auxilia na luta pelos interesses dos municípios da região?

Sem dúvida nenhuma. A FAMURS é umas das instituições mais importantes no contexto político gaúcho e brasileiro é a entidade que representa todos os 497 municípios gaúchos, por meio das 27 associações regionais, que a compõem. Ser o primeiro vice-presidente, vai aproximar ainda mais os municípios de pequeno e médio porte, que são os municípios de nossa região, demonstrar as dificuldades enfrentadas pelos gestores e buscar formas de resolver os problemas dos municípios. Será um importante passo.

NT: Em 2014 a presidência da Famurs será do PMDB. O Sr. concorrerá como um o dos candidatos do partido a presidente?

Pelo acordo realizado entre os municípios e associações, no próximo ano o PMDB deverá indicar o presidente, mas é o partido, os prefeitos e vice-prefeitos que decidem quem, na visão deles, está apropriado para o cargo. Não penso nisso agora. O que quero é realizar um ótimo mandato à frente da Amunor e como vice-presidente da Famurs, e trazer resultados concretos aos municípios.

NT: No dia 9 de agosto Tapejara completa 58 Anos de História. Sua avaliação deste momento importante do município.

Tapejara está vivendo nos últimos anos um dos melhores e mais importantes momentos econômicos desde sua criação. Com o passar dos anos a cidade foi se desenvolvendo e se solidificando como um importante celeiro nos setores do agronegócio, construção civil, indústria e comércio. Nós somos o oitavo município no estado que mais cresce, sem contar o crescimento econômico registrado pelas empresas. Todo este boom gera propaganda positiva do município para outras regiões do estado, do país ou de fora dele, despertando a curiosidade e vontade de investir no promissor município. Muitas empresas chegaram e fixaram raízes na cidade, gerando emprego e renda a centenas de trabalhadores, vindos, muitas vezes, de fora, em busca de melhores oportunidades de vida. Outras da própria cidade estão crescendo. Isto tudo mostra uma cidade com capacidade de investimento e de crescimento, oportunizando desenvolvimento para toda a região noroeste. Nós do poder público temos que acompanhar este desenvolvimento e procuramos cuidar bem das pessoas que vem pra cá para colocar suas empresas ou mesmo para trabalhar. Por isso trabalhamos em busca de recursos, principalmente para saúde e educação, mas também para infraestrutura. Nos dá orgulho saber que somente a rede municipal de ensino tem 1.300 alunos matriculados e ver que boa parte deste alunos está satisfeita com suas escolas. Nossa administração é focada nisso: no bem estar das pessoas que escolheram Tapejara para morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário