quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dia do Bombeiro: em Tapejara voluntários são os heróis

O grupo de Bombeiros Voluntários foi criado em Tapejara por iniciativa da então diretoria da Acisat presidida por Valdir Pietrobon, em 1994 e por Ramir Zulian, presidente da Associação em 1995.

Atualmente, conta com 20 bombeiros voluntários e 05 alunos, entre homens e mulheres, treinados e aptos em salvar vidas. O grupamento divide-se em 4 equipes, e atende os municípios de Tapejara, Água Santa, Santa Cecília do Sul, Ibiaçá e Vila Lângaro.

A corporação mantém-se com o apoio das prefeituras e da comunidade em geral, através de contribuições espontâneas, bingos e campanhas.

Os bombeiros ainda desenvolvem projetos de conscientização nas escolas estaduais e municipais. As instruções incluem orientações sobre primeiros socorros e incêndios domiciliares.

A corporação possui plantões aos finais de semana na Sede, e equipe disponível 24 horas de segunda à sexta-feira.

Afinal quando alguma situação de perigo acontece logo eles são lembrados. Com muita perícia e cautela os corajosos homens e mulheres já salvaram muitas vidas, e grande parte da população de Tapejara e região deve gratidão a estes verdadeiros heróis.

De acordo com o comandante Mauro Dallagasperina, a entidade se mantém com o apoio das prefeituras dos municípios que atende, arrecadação nas contas de luz; realização de bingo; doações expontâneas e vendas de extintores nos seguintes pontos: Loja Dallagasperina e Mecânica Marcolin.

Entre as ocorrências mais atendidas estão: acidentes veicular, queda de moto, queda de altura, incêndio em edificações e APH - remoção para hospital.

O Corpo de Bombeiros também enfrenta algumas dificuldades: falta de EPIs - a qual já está sendo sanada com a compra de 4 conjuntos completos; trânsito - ruas esburacadas muito quebra-molas, pessoas que não respeitam um girofex ligado ou uma sirene.

O presidente Ramir Zulian, lembra que "em 2012 iniciamos juntamente com o Comandante Mauro uma terceira gestão consecutiva após duas gestões com o Comandante Pedro, seguindo o projeto iniciado em 2008 de equipar e reaparelhar os Bombeiros Voluntários de Tapejara. Aos poucos juntamente com toda diretoria e com os bombeiros voluntários começamos a dar ao primeiros passos, fomos em busca do apoio das entidades, empresas, da população de Tapejara e também das prefeituras da nossa região, hoje temos como parceiras além da prefeitura de Tapejara, Água Santa, Ibiaça, Santa Cecília do Sul e Vila Langaro, com isto nestes quase seis anos que estamos trabalhando voluntariamente, conseguimos fazer duas ampliações das instalações, aquisição de uma caminhonete S 10 equipada para combate a incêndio, um desencarcerador , e recebemos em doação da Receita Federal uma caminhonete C 20 utilizada para transporte de equipamentos para resgate em acidentes, uma ambulância Sprinter 313 da prefeitura de Vila Langaro e também um automóvel Clio em parceria com o Sicredi Altos da Serra reforma do Caminhão de combate a incêndio e recebemos doações em dinheiro das prefeituras para manutenção de veículos e compra de equipamentos".

Neste ano de 2013, especificamente, após a conclusão da segunda ampliação os recursos dos repasses das prefeituras estão sendo destinados para aquisição de equipamentos de proteção individual para os bombeiros no combate a incêndios e resgate em acidentes. Este investimento vai demandar um valor estimado em R$ 35.000,00 , valor este já provisionado junto as prefeituras.

"Queremos aproveitar esta oportunidade que estamos tendo, para agradecer a todos os prefeitos, vereadores, entidades, empresas e a população que faz sua contribuição da conta de luz e agradecer também o reconhecimento de todos ao trabalho voluntário e quando falo em voluntário me refiro ao trabalho gratuito que fazem todos os Bombeiros diretoria e apoiadores", conclui o presidente Ramir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário