Colonos e motoristas mostram nas lavouras e estradas que suas profissões ajudam no progresso do País. Na região norte/nordeste, onde a agricultura é a base da economia, eles se empenham para fazer sempre o melhor. Os descendentes dos imigrantes ainda preservam em hábitos simples o estilo de vida dos antepassados, que ajudaram a construir um dos Estados mais prósperos do Brasil e uma das regiões considerada a empreendedora do Estado que ajudam a impulsionar o desenvolvimento, onde os colonos ou agricultores produzem e os motoristas, por sua vez, transportam a riqueza garantindo que a produção do campo chegue à cidade.
Neste 25 de julho, esses profissionais vão comemorar todo o reconhecimento que conquistaram. Ao avaliar o que representa o 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, o presidente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adagir Coronetti, destaca a data tem grande importância e concretiza a missão de produzir e transportar alimentos, “principalmente os agricultores que tiveram a profissão reconhecida há pouco tempo, na década de 90, o que significou igualdade de direitos também para aquele que trabalha com a terra”.
Tanto grandes produtores ou pequenos ambos tem em si um sentimento de dever com o crescimento e garantir o sustento e o alimento para todos, como foi possível perceber na propriedade de Jandir Posser, em São Brás, interior de Tapejara. A história de vida deste agricultor retrata bem a realidade do meio rural brasileiro. Cada dia há menos habitantes nas zonas rurais e os que lá persistem muitas vezes já estão idosos. Segundo contou ele à reportagem do NT, teve uma breve experiência de três anos morando na cidade, “lá é tudo diferente, voltamos, pois tínhamos muitas despesas e também a saudade era grande, quase tive depressão”. Ivanilde, sua esposa, destacou a importância de projetos e entidades ligadas ao setor, “o que nos motivou a voltar para a nossa propriedade foi o Projeto de Habitação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde nos propuseram que era possível realizar a reforma na nossa casa, depois participamos do projeto Caprichando a Moradia, o que nos deu ainda mais motivação para continuar aqui”.
O casal é destaque em sua comunidade, ele é tesoureiro da Cooperativa de Pequenos Agricultores, que fornece produtos para a merenda escolar, ela é Líder das Mulheres Agricultoras. E foi possível constatar em seus relatos a importância que têm projetos que possibilitem novas oportunidades e que deem aos agricultores mais opções de tornar a propriedade rentável.
Jandir e Ivanilde vendem seus produtos na Feira do Produtor que acontece todos os sábados de manhã no pátio do STRT, a feira existe há 04 anos idealizada pela secretária Executiva da entidade, Jussara de Mello, e conta atualmente com aproximadamente 20 pequenos produtores que trazem seus produtos para serem vendidos na cidade, como citou Jandir, “direto das mãos do produtor, o que traz benefícios para quem compra e quem vende”.
Um ponto importante que convém destacar é a importância da mulher no meio rural, no passado a mulher tinha como função cuidar da casa e dos filhos, mas com o passar dos anos e a revolução feminina tudo mudou. Elas conquistaram direito a voto, educação, emprego e renda. Foram aos poucos chegando a locais onde o homem era quem mandava. E não é apenas nas grandes cidades que isso acontece. No meio rural as mulheres mostram que também podem produzir e tirar da terra o sustento da família e lutam por condições melhores, como destacou Jandir, “ela sempre foi meu braço direito e é muito importante a ajuda dela no cotidiano”. O casal tem três filhos, todos estudando em grandes centros urbanos e se orgulham em afirmar que no campo conseguiram dar condições melhores para que eles pudessem estudar.
Para o presidente do Sindicato Rural de Tapejara, Moisés Moro, “a agricultura é reconhecida por ser a base da economia nos municípios da nossa região e em nível Estadual e Federal pela geração de empregos, renda e divisas para o nosso país. O agricultor esta fazendo a sua parte, pois esta investindo em novas tecnologias para aumentar cada vez mais a produtividade na sua propriedade, como exemplo, o sistema de plantio direto na palha na produção de grãos, o melhoramento na genética de animais, nas pastagens para aumentar a produtividade do leite, enfim entendemos que a melhor forma de manter o produtor rural na sua atividade e melhorarmos cada vez mais em tecnologia e produtividade para se obter renda”.
Como é o caso do produtor, Cláudio Beé, da empresa Sementes Beé, que destacou que o fator que o motivou a ser agricultor, “foi o amor a terra, e a natureza, que, é herança de família, afinal não há nada mais gratificante do que ver as sementes lançadas ao solo germinarem, crescerem e se transformarem em alimentos, e delas extrairmos nosso sustento”.
Ressaltou ainda a importância de seguir acreditando e investindo na agricultura, “vivemos em um país com sérios problemas de infraestrutura e logística e em um universo amplo e competitivo, da globalização, portanto precisamos aumentar nossa competitividade, como na nossa região, não existem mais novas áreas para aumentar a produção, isso só é possível utilizando tecnologia e genética de ponta, para que possamos produzir mais, e com maior qualidade, nas áreas que dispomos”, explicou Cláudio.
Para ele agricultores e motoristas, são heróis anônimos, sem nome, sem medalhas e com muito pouco reconhecimento, principalmente por parte dos governantes, ”apesar de terem usado a agricultura para sustentar seus vários planos econômicos, jamais definiram uma política agrícola que reconheça a o verdadeiro valor do nosso trabalho, mas apesar de tudo, sabemos do nosso valor e devemos nos orgulhar muito, não só nesta data, mas todos os dias, afinal há milhões de brasileiros que dependem do nosso trabalho, e só assim com ânimo renovado todos os dias e com a cabeça erguida conseguiremos forças para atingir nossos objetivos. Nós da Sementes Beé, parabenizamos todos os agricultores e motoristas, nos orgulhamos em dar nossa parcela de contribuição, no processo fornecendo sementes com genética avançada, que ajuda a aumentar a produção, e consequentemente, mais frete para os motoristas”.
A estrada como companheira Mas a data também nos faz lembrar de outros profissionais também com grande importância para todos: o motorista, não apenas aquele que transporta a produção para longas ou curtas distâncias, mas também o motorista de ônibus que todos os dias leva alunos para as universidades e escolas, o motorista de ambulância, que precisa ser ágil e ao mesmo tempo prudente, pois da seu trabalho depende a vida de muitas pessoas e outros tantos motoristas.
Condições adversas também existem para estes profissionais e o zelo é redobrado. Estradas ruins, fenômenos climáticos, o tipo de carga, tudo influencia no trafegar.
O motorista Valério Delavechia tem experiência de sobra nas duas profissões. Dirige um caminhão na mesma empresa há 15 anos e conta que até os 31 anos foi agricultor, mas veio para a cidade em busca de uma vida melhor, realidade de muitos agricultores, “vim para Tapejara e fui procurar emprego, e o primeiro que me chamaram estou até hoje”, destacou.
“Sempre tive essa vontade de dirigir e conhecer grandes centros urbanos acredito que quem tenha esse sonho deva saber que também existem aspectos negativos, ficar na estrada, locais sem infraestrutura, como postos de combustíveis sem banheiros adequados, alimentação, estradas com péssimas condições de tráfego, acidentes que paralisam o trânsito”.
Valério, pai de duas filhas, não se imagina fazendo outra coisa a não ser conduzindo o caminhão pelas estradas transportando alimentos, ajudando no desenvolvimento do país, “graças ao meu trabalho como motorista foi possível construir a minha casa, criar minhas filhas e me sinto realizado fazendo isso, em conversas com meus colegas de profissão temos a certeza da importância de nossa contribuição”.
Mãos que plantam, mãos que dirigem, mãos que colhem, mãos que guiam, todas as profissões são importantes para o desenvolvimento da economia, mas neste dia, o Novo Tempo também agradece ao esforço diário, incansável e anônimo desses dois: Colono e Motorista, que pela força de seu trabalho se complementam todos os dias, do amanhecer ao alvorecer. Parabéns!
sexta-feira, 23 de julho de 2010
UPF tem nova Reitoria e diretores de unidades
Solenidade especial diplomou o reitor, os vice-reitores e os diretores das 12 unidades acadêmicas
A maior instituição de ensino da região norte do Rio Grande do Sul tem novos dirigentes. Tomaram posse na terça-feira, 20/07, o novo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, e os vice-reitores de Graduação, Neusa Maria Henriques Rocha; de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo Gil Barcellos; de Extensão e Assuntos Comunitários, Lorena Terezinha Geib; e Administrativo, Agenor Dias Meira Júnior.
A solenidade especial marcou também a nomeação e posse dos diretores das unidades acadêmicas eleitos para o próximo quadriênio. O ato, realizado no Centro de Eventos, Campus I, contou com a presença de autoridades, convidados, professores, funcionários e estudantes da instituição.
Em seu primeiro discurso à frente da UPF, o reitor José Carlos Carles de Souza agradeceu o apoio de todas as pessoas que o auxiliaram na trajetória exitosa até a Reitoria da instituição, “sabemos que a Universidade é o templo da inteligência e da diversidade de idéias. Isso nos permite fazer várias leituras de um mesmo cenário, sem prejuízos à gestão universitária, que é algo continuado. Os mandatos são espaços de tempo interdependentes, cada um complementando o outro, e jamais anulando etapas vencidas”, destacou.
Como primeiro ato do novo reitor à frente da gestão da UPF, José Carlos Carles de Souza diplomou os novos diretores das unidades acadêmicas: na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, tomou posse Hélio Carlos Rocha; na Faculdade de Artes e Comunicação, o professor Cassiano Del Ré; na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Eloi Dalla Vecchia; na Faculdade de Direito, o professor Nelson Ribas; na Faculdade de Educação a professora Eliara Levinski; Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Márcio Leiria; na Faculdade de Engenharia e Arquitetura o professor Vagner Alves Guimarães; na Faculdade de Medicina, Adroaldo Baseggio Mallmann; na Faculdade de Odontologia a professora Maria Salete Sandini Linden; no Instituto de Ciências Biológicas a professora Jurema Schons; no Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Cristiano Roberto Cervi; e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas a professora Rosani Sgari Szilagyi.
A maior instituição de ensino da região norte do Rio Grande do Sul tem novos dirigentes. Tomaram posse na terça-feira, 20/07, o novo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, e os vice-reitores de Graduação, Neusa Maria Henriques Rocha; de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo Gil Barcellos; de Extensão e Assuntos Comunitários, Lorena Terezinha Geib; e Administrativo, Agenor Dias Meira Júnior.
A solenidade especial marcou também a nomeação e posse dos diretores das unidades acadêmicas eleitos para o próximo quadriênio. O ato, realizado no Centro de Eventos, Campus I, contou com a presença de autoridades, convidados, professores, funcionários e estudantes da instituição.
Em seu primeiro discurso à frente da UPF, o reitor José Carlos Carles de Souza agradeceu o apoio de todas as pessoas que o auxiliaram na trajetória exitosa até a Reitoria da instituição, “sabemos que a Universidade é o templo da inteligência e da diversidade de idéias. Isso nos permite fazer várias leituras de um mesmo cenário, sem prejuízos à gestão universitária, que é algo continuado. Os mandatos são espaços de tempo interdependentes, cada um complementando o outro, e jamais anulando etapas vencidas”, destacou.
Como primeiro ato do novo reitor à frente da gestão da UPF, José Carlos Carles de Souza diplomou os novos diretores das unidades acadêmicas: na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, tomou posse Hélio Carlos Rocha; na Faculdade de Artes e Comunicação, o professor Cassiano Del Ré; na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Eloi Dalla Vecchia; na Faculdade de Direito, o professor Nelson Ribas; na Faculdade de Educação a professora Eliara Levinski; Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Márcio Leiria; na Faculdade de Engenharia e Arquitetura o professor Vagner Alves Guimarães; na Faculdade de Medicina, Adroaldo Baseggio Mallmann; na Faculdade de Odontologia a professora Maria Salete Sandini Linden; no Instituto de Ciências Biológicas a professora Jurema Schons; no Instituto de Ciências Exatas e Geociências, Cristiano Roberto Cervi; e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas a professora Rosani Sgari Szilagyi.
Menegaz afirma que Tapejara certamente crescerá muito mais
O NT entrevistou o prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, para saber sobre os projetos futuros e realizar um balanço sobre os 18 meses de Administração e sobre a iminência das comemorações dos 55 anos do Município e a realização da Expo Tapejara. Confira entrevista na integra:
NT – Decorridos 18 meses de sua Administração, como o Sr. avalia o trabalho da Prefeitura Municipal? Quais as principais realizações?
Seger Menegaz: Uma das principais realizações foi o ajuste financeiro das contas públicas, o saneamento das dívidas, nós pagamos as contas atrasadas que encontramos ao assumir. Eram 217 credores, pagamos as contas vencidas e as contas em longo prazo estão sido mantidas rigorosamente em dia, portanto, hoje somos um município habilitado a receber recursos do governo Federal. Haviam problemas com o INSS, com a Caixa Econômica Federal, Previdência Social, não haviam negativas para apresentar e assim receber repasses, principalmente dos Ministérios, essa situação perdurou até novembro do ano passado quando entramos com uma Liminar na Justiça Federal para que Tapejara pudesse ser habilitada a receber investimentos. Acredito que o município não poderia pagar um preço tão caro pela Gestão anterior não ter cumprido com a Lei de responsabilidade Fiscal, o que fez com que Tapejara ficasse na lista negra dos municípios, a partir de então pudemos buscar verbas que foram disponibilizados para a construção de casas, aquisição de máquinas, saúde e educação.
Conseguimos também iniciar a estruturação do município, não haviam terrenos disponíveis para que a Prefeitura Municipal pudesse realizar projetos para a habitação, por exemplo. Haviam diversos que foram doados e através de negociações e permutas, estão em andamento dois Loteamentos - Loteamento Real 1 e 2, onde são mais de 300 terrenos, que já estão acontecendo obras para que se tenha condições de possibilitar as famílias de baixa renda moradias de qualidade. Programas importantes como o PSH onde foram assinados 60 contratos para novas moradias, com recursos dos governos Federal, Estadual, do Município e cerca de R$ 3 mil do beneficiário, também licitamos mais 10 casas do programa Nossas Cidades do governo do Estado, juntamente com 30 módulos sanitários.
Essa estruturação do município para a partir daí fazermos as obras públicas foi um período difícil, e convém citar a compra de um terreno na região central da cidade enfrente ao Hospital Santo Antonio onde será realizada a ampliação do Posto de Saúde do Centro, a aquisição de terrenos para a construção de uma nova escola no Bairro São Paulo junto ao loteamento Coohasa. Foi necessário buscar fazer a infraestrutura para iniciar as obras
Através de uma permuta adquirimos área de terra para a construção de um novo Distrito industrial, que será na saída para Charrua, são 5,5 hectares que serão destinados para indústrias, para que se tenha a garantir o desenvolvimento industrial.
Investimos muito para que o município cresça em todos os segmentos, com asfaltamento, melhoria de ruas, em educação e saúde e também na vocação empreendedora de Tapejara.
NT – Sobre a promessa de campanha da construção de 500 casas populares, sua Administração irá conseguir alcançar este número?
S.M: A minha maior preocupação é atender a população, promover o bem estar dos tapejarenses. Na época da campanha foi lançado esse número de 500 casas, mas sabemos que pela realidade do município são necessárias muito mais. Mas estamos viabilizamos muitos projetos, no ano que passou construímos 45 casas, há uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, para a construção de casas no interior, no novo loteamento além das casas que estão sendo construídas estamos buscando uma parceria com a Caixa Federal para realizar o projeto Minha Casa. Minha Vida, e dar condições para aquelas famílias que tenham condições de pagar as prestações, disponibilizar o terreno para isso. Também junto a Caixa pretendemos viabilizar o projeto que se chama Imóvel na Planta, que consiste na construção de apartamentos subsidiados pelo governo Federal, no projeto Minha Casa. Minha Vida, a valores baixos.
Estamos fazendo projetos para atender todas as camadas da sociedade que precisam de habitação, queremos ajudar também as famílias mais necessitadas que muitas vezes não tem recursos disponíveis para investir na compra da casa própria. E com todos esses projetos, nós pretendemos sim, viabilizar 500 moradias nesses 4 anos de administração. Não tenho dúvidas que alcançaremos esta meta e mais projetos virão nos próximos anos.
NT – Como estão as finanças da Prefeitura Municipal? A arrecadação continua crescendo?
S.M: As finanças do Poder público Municipal estão equilibradas, as dividas vencidas foram pagas, com algumas exceções, pois não houve comprovação de veracidade do debito, mas essa é uma questão que está sendo resolvida judicialmente. Porém a nossa arrecadação não está crescendo tanto quando se esperava, devido à estagnação do FPM, que é o repasse do governo Federal. Houve um acréscimo na arrecadação de ICMS, esperamos neste ano ter um aumento na arrecadação que deverá ser de 4,5%.
NT – Em agosto Tapejara completará 55 Anos. Seu comentário sobre este marco histórico?
S.M: 55 anos é uma grande conquista. Um fator muito importante é que aqui temos a convivência familiar como traço muito forte, alguns inclusive que ainda residem em Tapejara e que foram os fundadores do município, isso dá a garantia que exista a solidez nos investimentos, deixam a sua contribuição ao município, em conhecimento e empreendimentos. Tapejara é uma terra de empreendedores, mas também de oportunidades, com uma economia forte, sólida e diversificada, está se consagrando como um pólo de desenvolvimento regional, na indústria, prestação de serviços, no comércio e na agropecuária. Isso faz com que cada vez mais tenhamos a região consumindo produtos e temos um grande compromisso como governantes do município fazendo com que o setor público acompanhe o desenvolvimento da sociedade e estarmos atentos para garantir um crescimento equilibrado e possibilitar condições de vida digna.
NT – A realização da 5ª Expo Tapejara terá o maior investimento do Poder Público de todos os tempos. O que o prefeito espera da feira?
S.M: Essa edição da Expo Tapejara, está sendo bem programada em conduzida através da parceria da Prefeitura Municipal em parceria com a Acisat, com o presidente Paulo Bortolotto e também o presidente da Expo, Gilberto Borgo que entendeu bem a missão de fazer uma feira voltada para os negócios, com o foco neste ano na Agroindústria, sabemos que a economia tapejarense é bastante diversificada, mas neste ano queremos dar destaque para as agroindústrias através da troca de conhecimento, com palestras e eventos planejados para promover e gerar mais negócios e atrair empresas da região voltadas para o setor. Investimos R$ 235 mil que foram repassados para a associação comercial que serão investidos na realização da feira e mais R$ 66 mil que serão utilizados para melhorias no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, para que tenhamos um grande evento. O investimento é considerado alto, mas acreditamos no potencial das agroindústrias tapejarenses e é papel do poder público apostar nesse potencial de crescimento.
NT – Sua mensagem à população tapejarense e aos leitores do Novo Tempo, que no dia 15 de junho completou 11 Anos.
S.M: O jornal Novo Tempo tem sido um veiculo importante de comunicação na região, com esse tempo de atuação, divulgaram durante um ano no espaço, Há 10 anos no NT, que mostrou uma boa parte da historia que o Novo Tempo acompanhou. Parabenizar a todos que colaboram com o jornal, que tem uma grande importância na sociedade e leva as noticias há varias pessoas e não há duvidas de que a participação do Novo Tempo na comunidade é uma ferramenta importante de crescimento e de valorização da região, principalmente por retratar os fatos com credibilidade. Gostaria de deixar uma mensagem de otimismo e agradecimento a este meio de comunicação que presta um serviço muito importante a região.
NT – Decorridos 18 meses de sua Administração, como o Sr. avalia o trabalho da Prefeitura Municipal? Quais as principais realizações?
Seger Menegaz: Uma das principais realizações foi o ajuste financeiro das contas públicas, o saneamento das dívidas, nós pagamos as contas atrasadas que encontramos ao assumir. Eram 217 credores, pagamos as contas vencidas e as contas em longo prazo estão sido mantidas rigorosamente em dia, portanto, hoje somos um município habilitado a receber recursos do governo Federal. Haviam problemas com o INSS, com a Caixa Econômica Federal, Previdência Social, não haviam negativas para apresentar e assim receber repasses, principalmente dos Ministérios, essa situação perdurou até novembro do ano passado quando entramos com uma Liminar na Justiça Federal para que Tapejara pudesse ser habilitada a receber investimentos. Acredito que o município não poderia pagar um preço tão caro pela Gestão anterior não ter cumprido com a Lei de responsabilidade Fiscal, o que fez com que Tapejara ficasse na lista negra dos municípios, a partir de então pudemos buscar verbas que foram disponibilizados para a construção de casas, aquisição de máquinas, saúde e educação.
Conseguimos também iniciar a estruturação do município, não haviam terrenos disponíveis para que a Prefeitura Municipal pudesse realizar projetos para a habitação, por exemplo. Haviam diversos que foram doados e através de negociações e permutas, estão em andamento dois Loteamentos - Loteamento Real 1 e 2, onde são mais de 300 terrenos, que já estão acontecendo obras para que se tenha condições de possibilitar as famílias de baixa renda moradias de qualidade. Programas importantes como o PSH onde foram assinados 60 contratos para novas moradias, com recursos dos governos Federal, Estadual, do Município e cerca de R$ 3 mil do beneficiário, também licitamos mais 10 casas do programa Nossas Cidades do governo do Estado, juntamente com 30 módulos sanitários.
Essa estruturação do município para a partir daí fazermos as obras públicas foi um período difícil, e convém citar a compra de um terreno na região central da cidade enfrente ao Hospital Santo Antonio onde será realizada a ampliação do Posto de Saúde do Centro, a aquisição de terrenos para a construção de uma nova escola no Bairro São Paulo junto ao loteamento Coohasa. Foi necessário buscar fazer a infraestrutura para iniciar as obras
Através de uma permuta adquirimos área de terra para a construção de um novo Distrito industrial, que será na saída para Charrua, são 5,5 hectares que serão destinados para indústrias, para que se tenha a garantir o desenvolvimento industrial.
Investimos muito para que o município cresça em todos os segmentos, com asfaltamento, melhoria de ruas, em educação e saúde e também na vocação empreendedora de Tapejara.
NT – Sobre a promessa de campanha da construção de 500 casas populares, sua Administração irá conseguir alcançar este número?
S.M: A minha maior preocupação é atender a população, promover o bem estar dos tapejarenses. Na época da campanha foi lançado esse número de 500 casas, mas sabemos que pela realidade do município são necessárias muito mais. Mas estamos viabilizamos muitos projetos, no ano que passou construímos 45 casas, há uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, para a construção de casas no interior, no novo loteamento além das casas que estão sendo construídas estamos buscando uma parceria com a Caixa Federal para realizar o projeto Minha Casa. Minha Vida, e dar condições para aquelas famílias que tenham condições de pagar as prestações, disponibilizar o terreno para isso. Também junto a Caixa pretendemos viabilizar o projeto que se chama Imóvel na Planta, que consiste na construção de apartamentos subsidiados pelo governo Federal, no projeto Minha Casa. Minha Vida, a valores baixos.
Estamos fazendo projetos para atender todas as camadas da sociedade que precisam de habitação, queremos ajudar também as famílias mais necessitadas que muitas vezes não tem recursos disponíveis para investir na compra da casa própria. E com todos esses projetos, nós pretendemos sim, viabilizar 500 moradias nesses 4 anos de administração. Não tenho dúvidas que alcançaremos esta meta e mais projetos virão nos próximos anos.
NT – Como estão as finanças da Prefeitura Municipal? A arrecadação continua crescendo?
S.M: As finanças do Poder público Municipal estão equilibradas, as dividas vencidas foram pagas, com algumas exceções, pois não houve comprovação de veracidade do debito, mas essa é uma questão que está sendo resolvida judicialmente. Porém a nossa arrecadação não está crescendo tanto quando se esperava, devido à estagnação do FPM, que é o repasse do governo Federal. Houve um acréscimo na arrecadação de ICMS, esperamos neste ano ter um aumento na arrecadação que deverá ser de 4,5%.
NT – Em agosto Tapejara completará 55 Anos. Seu comentário sobre este marco histórico?
S.M: 55 anos é uma grande conquista. Um fator muito importante é que aqui temos a convivência familiar como traço muito forte, alguns inclusive que ainda residem em Tapejara e que foram os fundadores do município, isso dá a garantia que exista a solidez nos investimentos, deixam a sua contribuição ao município, em conhecimento e empreendimentos. Tapejara é uma terra de empreendedores, mas também de oportunidades, com uma economia forte, sólida e diversificada, está se consagrando como um pólo de desenvolvimento regional, na indústria, prestação de serviços, no comércio e na agropecuária. Isso faz com que cada vez mais tenhamos a região consumindo produtos e temos um grande compromisso como governantes do município fazendo com que o setor público acompanhe o desenvolvimento da sociedade e estarmos atentos para garantir um crescimento equilibrado e possibilitar condições de vida digna.
NT – A realização da 5ª Expo Tapejara terá o maior investimento do Poder Público de todos os tempos. O que o prefeito espera da feira?
S.M: Essa edição da Expo Tapejara, está sendo bem programada em conduzida através da parceria da Prefeitura Municipal em parceria com a Acisat, com o presidente Paulo Bortolotto e também o presidente da Expo, Gilberto Borgo que entendeu bem a missão de fazer uma feira voltada para os negócios, com o foco neste ano na Agroindústria, sabemos que a economia tapejarense é bastante diversificada, mas neste ano queremos dar destaque para as agroindústrias através da troca de conhecimento, com palestras e eventos planejados para promover e gerar mais negócios e atrair empresas da região voltadas para o setor. Investimos R$ 235 mil que foram repassados para a associação comercial que serão investidos na realização da feira e mais R$ 66 mil que serão utilizados para melhorias no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, para que tenhamos um grande evento. O investimento é considerado alto, mas acreditamos no potencial das agroindústrias tapejarenses e é papel do poder público apostar nesse potencial de crescimento.
NT – Sua mensagem à população tapejarense e aos leitores do Novo Tempo, que no dia 15 de junho completou 11 Anos.
S.M: O jornal Novo Tempo tem sido um veiculo importante de comunicação na região, com esse tempo de atuação, divulgaram durante um ano no espaço, Há 10 anos no NT, que mostrou uma boa parte da historia que o Novo Tempo acompanhou. Parabenizar a todos que colaboram com o jornal, que tem uma grande importância na sociedade e leva as noticias há varias pessoas e não há duvidas de que a participação do Novo Tempo na comunidade é uma ferramenta importante de crescimento e de valorização da região, principalmente por retratar os fatos com credibilidade. Gostaria de deixar uma mensagem de otimismo e agradecimento a este meio de comunicação que presta um serviço muito importante a região.
Unibom comemora aumento de produtividade com novos investimentos
A empresa com sede no município de Água Santa, está atuando há 9 anos no setor leiteiro, está realizando novos investimentos com o objetivo de qualificar ainda mais os produtos.
Conforme destacou o diretor de Política leiteira, Ideno Pietrobelli, as duas últimas semanas foram marcadas por um intenso trabalho de melhorias com investimentos em todos os setores da indústria, inclusive com redução na produção em função destes investimentos. Justificou ainda que as reformas foram necessárias devido ao crescimento no volume de leite captado pela empresa que só neste primeiro semestre é superior a 17% comparado ao mesmo período do ano passado e também pela necessidade não só de ampliar os setores de produção, mas também focar na melhoria da qualidade dos produtos, “quando a empresa divulgou que seria para uma unidade maior moderna em outro município com muitas especulações surgiram sobre a finalidade da unidade de Água Santa, mesmo tendo iniciado as obras de terraplanagem no terreno de 10,4 hectares em Erechim onde construirá uma moderna fábrica de laticínios, a Unibom não deixará de investir na sua planta matriz em Água Santa, considerada estratégica para o grupo, pensamos em longo prazo, portanto paramos o processo de produção por 50 dias para a realização de adequações necessárias na plataforma de produção, melhoria no setor de descarga para a lavagem dos caminhões, reformas nos equipamentos internos, ampliação das câmeras frias. O sistema de frios também foi melhorado e ajuste na caldeira em forma de toda parte elétrica, essas melhorias e os investimentos que se deram na matriz de Água Santa elas serviram para melhorar o padrão de qualidade nos estamos preocupados e temos consciência que o crescimento da empresa não é só nos números, é necessário que o produto esteja bem apresentado seguindo as normas e padrões de qualidade” – explicou Ideno.
Além de normalizar a produção, já está previsto ampliar ainda este ano a linha de produtos e lançar as novas embalagens da atual linha de produtos que são os queijos, cremes, bebidas e leites UHT e pasteurizado padronizado. Segundo Ideno, ao completar 9 anos de atuação no mercado a empresa está comemorando em 2010 o crescimento progressivo na produção desde o inicio das atividades em 2001 e mesmo sem adotar uma política agressiva de mercado, a Unibom mantém um crescimento regular e sustentado desde o início, mas para isso é fundamental segundo seus diretores, ter uma postura ética, coerente, séria e profissional, sem gerar falsas ilusões e expectativas.
Atualmente a bacia leiteira está concentrada dentro de um raio de 150 km abrangendo mais de 20 municípios e em torno de 600 famílias fornecedoras da matéria prima. A empresa conta com profissionais técnicos agrícolas para o trabalho de fomento e assistência direta aos produtores, além de veterinários que prestam serviços na área de clínica veterinária e nutrição. O controle de qualidade tanto da matéria prima quanto dos produtos industrializados passa por monitoramento direto obedecendo às normas da inspeção, assim, tanto os produtores como consumidores têm a garantia de trabalharem com uma empresa séria e preocupada com toda cadeia produtiva.
Com relação aos rumos do Agronegócio, o diretor de Política Leiteira ressaltou que “a Unibom tem uma visão bastante otimista setor leiteiro, principalmente, entendemos mesmo vivendo num momento em que a globalização tende a constituir grandes empresas gerando assim fusões, mas sempre haverá espaço para marcas e empresas regionais poderem trabalhar de forma séria e organizada, nós crescemos no meio de grandes e multinacionais e empresas bastante fortes e aumentamos nossa média de vendas que é mais de 30% ao ano, enquanto no Brasil tem uma media de 25,5%, considerando também o crescimento da agropecuária leiteira no Rio Grande do Sul, que era o 4º estado produtor acerca de 3 ou 4 anos hoje ele é o 2º estado, temos o aumento de uma indústria por ano no Estado e isso ajuda no desenvolvimento da cadeia leiteira”.
Conforme destacou o diretor de Política leiteira, Ideno Pietrobelli, as duas últimas semanas foram marcadas por um intenso trabalho de melhorias com investimentos em todos os setores da indústria, inclusive com redução na produção em função destes investimentos. Justificou ainda que as reformas foram necessárias devido ao crescimento no volume de leite captado pela empresa que só neste primeiro semestre é superior a 17% comparado ao mesmo período do ano passado e também pela necessidade não só de ampliar os setores de produção, mas também focar na melhoria da qualidade dos produtos, “quando a empresa divulgou que seria para uma unidade maior moderna em outro município com muitas especulações surgiram sobre a finalidade da unidade de Água Santa, mesmo tendo iniciado as obras de terraplanagem no terreno de 10,4 hectares em Erechim onde construirá uma moderna fábrica de laticínios, a Unibom não deixará de investir na sua planta matriz em Água Santa, considerada estratégica para o grupo, pensamos em longo prazo, portanto paramos o processo de produção por 50 dias para a realização de adequações necessárias na plataforma de produção, melhoria no setor de descarga para a lavagem dos caminhões, reformas nos equipamentos internos, ampliação das câmeras frias. O sistema de frios também foi melhorado e ajuste na caldeira em forma de toda parte elétrica, essas melhorias e os investimentos que se deram na matriz de Água Santa elas serviram para melhorar o padrão de qualidade nos estamos preocupados e temos consciência que o crescimento da empresa não é só nos números, é necessário que o produto esteja bem apresentado seguindo as normas e padrões de qualidade” – explicou Ideno.
Além de normalizar a produção, já está previsto ampliar ainda este ano a linha de produtos e lançar as novas embalagens da atual linha de produtos que são os queijos, cremes, bebidas e leites UHT e pasteurizado padronizado. Segundo Ideno, ao completar 9 anos de atuação no mercado a empresa está comemorando em 2010 o crescimento progressivo na produção desde o inicio das atividades em 2001 e mesmo sem adotar uma política agressiva de mercado, a Unibom mantém um crescimento regular e sustentado desde o início, mas para isso é fundamental segundo seus diretores, ter uma postura ética, coerente, séria e profissional, sem gerar falsas ilusões e expectativas.
Atualmente a bacia leiteira está concentrada dentro de um raio de 150 km abrangendo mais de 20 municípios e em torno de 600 famílias fornecedoras da matéria prima. A empresa conta com profissionais técnicos agrícolas para o trabalho de fomento e assistência direta aos produtores, além de veterinários que prestam serviços na área de clínica veterinária e nutrição. O controle de qualidade tanto da matéria prima quanto dos produtos industrializados passa por monitoramento direto obedecendo às normas da inspeção, assim, tanto os produtores como consumidores têm a garantia de trabalharem com uma empresa séria e preocupada com toda cadeia produtiva.
Com relação aos rumos do Agronegócio, o diretor de Política Leiteira ressaltou que “a Unibom tem uma visão bastante otimista setor leiteiro, principalmente, entendemos mesmo vivendo num momento em que a globalização tende a constituir grandes empresas gerando assim fusões, mas sempre haverá espaço para marcas e empresas regionais poderem trabalhar de forma séria e organizada, nós crescemos no meio de grandes e multinacionais e empresas bastante fortes e aumentamos nossa média de vendas que é mais de 30% ao ano, enquanto no Brasil tem uma media de 25,5%, considerando também o crescimento da agropecuária leiteira no Rio Grande do Sul, que era o 4º estado produtor acerca de 3 ou 4 anos hoje ele é o 2º estado, temos o aumento de uma indústria por ano no Estado e isso ajuda no desenvolvimento da cadeia leiteira”.
Ibiaçá lança campanha Pare. Separe. Recicle.
Na quarta-feira (14), no município de Ibiaçá aconteceu o lançamento oficial da campanha de Coleta Seletiva do Lixo – Pare. Separe. Recicle. Ibiaçá coletando um futuro melhor. Estudantes, professores, empresários prestigiaram o evento que contou com palestra do promotor de Justiça de Sananduva, Leandro Bonatto. O promotor foi enfático ao dizer que a responsabilidade do lixo produzido é de todos. “É preciso ter claro que o aumento na geração do lixo é um problema que cresce, agravado pelo fato de que nem sempre o lixo produzido é separado, coletado e destinado corretamente. Ibiaçá está de parabéns pela iniciativa de propor a forma certa”, destacou.
O coro Vozes Cristalinas abriu o evento, demonstrando a arte musical utilizando instrumentos feitos com materiais reciclados. Na oportunidade também aconteceu o descerramento do banner da campanha, lançamento de concurso de desenho, redação e nome do mascote. O prefeito Ulisses Cecchin, pediu apoio de toda a comunidade na separação do lixo. “Vamos promover ações educativas de mudança de hábito, pois tudo que causarmos de danos hoje ao meio ambiente vai se reverter em prejuízo para gerações futuras” comentou.
O município, que possui pouco mais de 5 mil habitantes, produz em média 45 toneladas de lixo/mês, revelou a Copercicla, cooperativa responsável pelo recolhimento e destinação desde fevereiro deste ano.
O coro Vozes Cristalinas abriu o evento, demonstrando a arte musical utilizando instrumentos feitos com materiais reciclados. Na oportunidade também aconteceu o descerramento do banner da campanha, lançamento de concurso de desenho, redação e nome do mascote. O prefeito Ulisses Cecchin, pediu apoio de toda a comunidade na separação do lixo. “Vamos promover ações educativas de mudança de hábito, pois tudo que causarmos de danos hoje ao meio ambiente vai se reverter em prejuízo para gerações futuras” comentou.
O município, que possui pouco mais de 5 mil habitantes, produz em média 45 toneladas de lixo/mês, revelou a Copercicla, cooperativa responsável pelo recolhimento e destinação desde fevereiro deste ano.
Equipe sananduvense disputa a Copa Liga Futsal RS 2010
“Futsal é desafio, suor, trabalho, conquista. É a superação que move atletas em busca de seus objetivos. E o nosso objetivo é apoiá-los”. Com esta afirmação, a administração pública municipal de Sananduva acredita no esporte e entende sua importância na formação de cidadãos saudáveis e conscientes de seu papel social. Por isso apoia e patrocina atletas, times e torneios esportivos. Para a administração, investir no esporte é, ainda, ter a oportunidade de cumprir sua missão social, contribuindo para despertar nas pessoas o espírito esportivo e promover a integração entre a comunidade e o órgão público. Uma dessas equipes que recebe o incentivo do Município é a Associação de Desporto Sananduvense (ADS).
Fundada em 2007, a Associação sem fins lucrativos objetiva promover o esporte no Município. Durante esses 3 anos manteve-se apenas com patrocínios de empresas e da administração municipal. Hoje, a equipe masculina de futsal ADS/Sananduva é uma das equipes que disputa o título de campeã estadual da Copa Liga Futsal RS 2010.
De acordo com o coordenador de Esportes de Sananduva Rodrigo Lunardi, o primeiro turno dos jogos da Copa Liga Futsal iniciou no dia 29 de maio. São dois turnos, mas em chave única e com jogos de todos contra todos, em turno e returno. Os vencedores de cada rodada farão a grande decisão, ou em caso de um mesmo ganhador em ambas, este será o campeão, que deve ser conhecido só em 17 ou 21 de dezembro. Com a vitória no último jogo contra UJR de Novo Hamburgo, a ADS/Sananduva conquistou a 6ª colocação na disputa.
Além da ADS/Sananduva, os outros 12 times que participam da Copa são Alaf (Lajeado), Assaf (Santa Cruz do Sul), ACBF, Atlântico (Erechim), Assoeva (Venâncio Aires), UJR (Novo Hamburgo), Porto Alegre, Sobradinho, Cortiana (Farroupilha), Real Academia (Alvorada), Bento Gonçalves e Antônio Prado.
Fundada em 2007, a Associação sem fins lucrativos objetiva promover o esporte no Município. Durante esses 3 anos manteve-se apenas com patrocínios de empresas e da administração municipal. Hoje, a equipe masculina de futsal ADS/Sananduva é uma das equipes que disputa o título de campeã estadual da Copa Liga Futsal RS 2010.
De acordo com o coordenador de Esportes de Sananduva Rodrigo Lunardi, o primeiro turno dos jogos da Copa Liga Futsal iniciou no dia 29 de maio. São dois turnos, mas em chave única e com jogos de todos contra todos, em turno e returno. Os vencedores de cada rodada farão a grande decisão, ou em caso de um mesmo ganhador em ambas, este será o campeão, que deve ser conhecido só em 17 ou 21 de dezembro. Com a vitória no último jogo contra UJR de Novo Hamburgo, a ADS/Sananduva conquistou a 6ª colocação na disputa.
Além da ADS/Sananduva, os outros 12 times que participam da Copa são Alaf (Lajeado), Assaf (Santa Cruz do Sul), ACBF, Atlântico (Erechim), Assoeva (Venâncio Aires), UJR (Novo Hamburgo), Porto Alegre, Sobradinho, Cortiana (Farroupilha), Real Academia (Alvorada), Bento Gonçalves e Antônio Prado.
Administração de Mato Castelhano comemora mais uma conquista
Assinado convênio para a construção de uma Escola de Educação Infantil para atender 120 crianças
O prefeito Solano Ricardo Canevese (PP), esteve em Brasília para viabilizar a liberação de recursos e assinatura do Convênio com o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que autorizou a construção de escola de Educação Infantil, que irá atender até 120 crianças.
O valor do recurso empenhado é de R$ 612.895,24, sendo investidos pelo município o valor de R$ 6.190,86, totalizando um investimento para esta obra de R$ 619.086.10, para uma obra de aproximadamente 600m².
“Estávamos há muito tempo buscando esses recursos que irão proporcionar as crianças, famílias e a comunidade melhor condição de vida e qualidade de educação básica em nosso município”, destacou o Solano que relatou ainda que devido a um apoio através da emenda do parlamentar do deputado Federal Luis Carlos Busato (PTB).
O prefeito Solano Ricardo Canevese (PP), esteve em Brasília para viabilizar a liberação de recursos e assinatura do Convênio com o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que autorizou a construção de escola de Educação Infantil, que irá atender até 120 crianças.
O valor do recurso empenhado é de R$ 612.895,24, sendo investidos pelo município o valor de R$ 6.190,86, totalizando um investimento para esta obra de R$ 619.086.10, para uma obra de aproximadamente 600m².
“Estávamos há muito tempo buscando esses recursos que irão proporcionar as crianças, famílias e a comunidade melhor condição de vida e qualidade de educação básica em nosso município”, destacou o Solano que relatou ainda que devido a um apoio através da emenda do parlamentar do deputado Federal Luis Carlos Busato (PTB).
Sicredi é parceiro da campanha Eu Ajudo o Hospital Santo Antônio
O Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo – oficializou na sexta-feira, dia 9 de julho, o seu apoio à campanha Eu Ajudo o Hospital Santo Antônio, mediante doação em dinheiro no valor de 5 mil reais.
A iniciativa é uma contribuição das unidades de atendimento do Sicredi dos municípios de Tapejara, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul, Água Santa, Vila Lângaro e Charrua, no intuito de contribuir com o projeto de ampliação e modernização das instalações do Hospital, tão relevante para a comunidade do município e da região. “Somos parceiros da campanha, pois sabemos o quanto a qualidade de vida dos nossos associados tem a ver com a própria saúde. Acreditando na cooperação entre as pessoas e entidades como uma maneira eficaz de atingir objetivos comuns, relembramos a importância da participação de todos os cidadãos nesta nobre iniciativa”, comenta Mario Maurina, presidente da Sicredi Altos da Serra RS/SC.
Ainda como parte desta parceria, o Sicredi oferece aos seus associados e a comunidade a conta corrente 52455-7 para recebimento das doações.
A iniciativa é uma contribuição das unidades de atendimento do Sicredi dos municípios de Tapejara, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul, Água Santa, Vila Lângaro e Charrua, no intuito de contribuir com o projeto de ampliação e modernização das instalações do Hospital, tão relevante para a comunidade do município e da região. “Somos parceiros da campanha, pois sabemos o quanto a qualidade de vida dos nossos associados tem a ver com a própria saúde. Acreditando na cooperação entre as pessoas e entidades como uma maneira eficaz de atingir objetivos comuns, relembramos a importância da participação de todos os cidadãos nesta nobre iniciativa”, comenta Mario Maurina, presidente da Sicredi Altos da Serra RS/SC.
Ainda como parte desta parceria, o Sicredi oferece aos seus associados e a comunidade a conta corrente 52455-7 para recebimento das doações.
Preso traficante e assaltante em mesma operação
Preso mais um traficante em Tapejara, foi na tarde de 15/07, através de uma denúncia anônima em uma operação conjunta da Brigada Militar e da policia Civil foram presos em flagrante F.A por tráfico de entorpecentes e M.S por furto.
Segundo informações obtidas junto ao delegado, José Alamir Bueno Lopes, “após recebemos uma denúncia anônima, fomos verificar o fato onde nas proximidades da Chácara do Lenho, na Vila Treze de Maio, onde estaria vendendo drogas e foi constatado que o individuo F.A estava de pose de 59 pedras de crack e no momento da autuação nos foi repassado que a BM havia recebido uma informação de que haviam sido furtados do interior de um automóvel, moedas e um óculos da marca Mormaii, cujo individuo estava chegando ao local de venda de drogas com o material furtado, sendo preso também em flagrante.”
Segundo informações obtidas junto ao delegado, José Alamir Bueno Lopes, “após recebemos uma denúncia anônima, fomos verificar o fato onde nas proximidades da Chácara do Lenho, na Vila Treze de Maio, onde estaria vendendo drogas e foi constatado que o individuo F.A estava de pose de 59 pedras de crack e no momento da autuação nos foi repassado que a BM havia recebido uma informação de que haviam sido furtados do interior de um automóvel, moedas e um óculos da marca Mormaii, cujo individuo estava chegando ao local de venda de drogas com o material furtado, sendo preso também em flagrante.”
Lions Clube Tapejara empossa nova diretoria
A posse da nova diretoria do Lions Clube Tapejara foi realizada na noite de terça-feira, 13/07. O evento contou com a presença de membros do Lions Clube Getúlio Vargas e Lions Sananduva, e os Leos Clubes de Tapejara e Ibiaçá e representantes de entidades.
Na solenidade de posse a então presidente, Maria Muxfeldt Basso repassou para o vice-presidente atual, Gilberto Tomelero. O presidente para o ano leonístico 2010/2011, será o empresário Valdir Tamanho.
Ainda foram entregues presentes e foram realizadas homenagens aos membros da entidade.
Na solenidade de posse a então presidente, Maria Muxfeldt Basso repassou para o vice-presidente atual, Gilberto Tomelero. O presidente para o ano leonístico 2010/2011, será o empresário Valdir Tamanho.
Ainda foram entregues presentes e foram realizadas homenagens aos membros da entidade.
Boêmios promovem Bingo para a campanha Eu Ajudo o Hospital Santo Antônio
Os Boêmios irão promover o bingo para doar 100% dos recursos para as obras de ampliação do Hospital Santo Antônio.
O evento será realizado no dia 20/08, no Clube Comercial, cada cartela está sendo vendida no valor de R$ 100, dá direito a 02 jantares e 01 camiseta personalizada. Conta com apoio Bykis, Agropecuária Frumi, JDB Advocacia e Contabilidade e Cauduro Mecânica Diesel.
A premiação será: 4º - R$ 300; 3º - R$ 800; 2º - R$ 1,500 e 1º - R$ 3 mil.
O evento será realizado no dia 20/08, no Clube Comercial, cada cartela está sendo vendida no valor de R$ 100, dá direito a 02 jantares e 01 camiseta personalizada. Conta com apoio Bykis, Agropecuária Frumi, JDB Advocacia e Contabilidade e Cauduro Mecânica Diesel.
A premiação será: 4º - R$ 300; 3º - R$ 800; 2º - R$ 1,500 e 1º - R$ 3 mil.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Morre Pe. Valter Baggio
Faleceu às 6 horas desta segunda-feira, 12/07, o padre Valter Baggio.
O religioso estava internado no Hospital São Vicente de Paulo e sofreu uma parada cardíaca. Tinha 64 anos. Havia feito uma cirurgia para colocação de um marcapasso, no dia 04 de fevereiro e estava se recuperando.
O corpo está sendo velado em Vila Maria (RS) e o sepultamento irá ocorrer no jazigo da família, na localidade de Sede Independência, interior de Passo Fundo. O padre Valter Baggio nasceu em 04 de maio de 1946 em Flores da Cunha (RS). Realizou seus estudos em Nova Prata, Caxias do Sul, Erechim e Viamão, no Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote em 09 de dezembro de 1972 na Paróquia São Cristóvão. Exerceu posteriormente as funções de vigário e pároco em Tapejara na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, durante 27 anos. Seus últimos trabalhos foram prestados à Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Vila Maria.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Água Santa comemora investimentos de mais de R$ 2 milhões
Na sexta-feira 02/07 houve uma grande concentração no Ginásio Municipal Aldini Vergílio Coser em Água Santa, onde foi realizada a entrega de 35 equipamentos agrícolas para 15 núcleos de produtores rurais; a entrega de um automóvel 0km para a Secretaria Municipal de Saúde; 05 empresas aguassantenses receberam auxílio através do Banco do Povo e houve a assinatura da Ordem de Serviço para a construção de mais 25 Unidades Habitacionais. Foram entregues mais de R$ 2 milhões em investimentos, sendo R$ 734 mil de recursos do município. Parte desses investimentos só foi possível graças a emendas parlamentares e projetos junto a diversos ministérios.
Os 15 grupos de produtores rurais foram beneficiados com 02 conjuntos de fenação, 09 ensiladeiras, 07 plataformas, 07 carretas agrícolas, 04 lancers (600 kg) para adubo, 01 distribuidor de adubo orgânico líquido, 01 distribuidor de calcário (7.500 kg); um investimento de 324.875 mil.
As Secretarias de Agricultura e Obras receberam 02 Retroescavadeiras (uma devido ao decreto de situação de emergência referente à estiagem e uma de emenda parlamentar) para as quais houve um investimento de R$ 378 mil, 01 Escavadeira Hidráulica (situação emergência enxurrada), investimento de R$ 535 mil e 01 Carregador usado para ser usado no Britador Municipal (Consulta Popular) de R$ 78 mil.
Foi emitida ainda a Ordem de Serviço para a construção de mais 25 Unidades Habitacionais, no perímetro urbano e também na zona rural, investimento de R$ 574.875 mil.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu as chaves de um automóvel 0km, o qual será utilizado para transporte de pacientes que tenham necessidade de receber atendimento em hospitais de municípios vizinhos, para a aquisição do mesmo foram investidos R$ 33.750 mil. Houve a entrega de auxílio através do Banco do Povo para 05 empresas aguassantense. Desde o início da administração 2009-2012 o Programa Banco do Povo foi revitalizado, tendo beneficiado 17 empresas que receberam o auxílio, tendo sido repassado um montante de R$ 59 mil, valor pagável em 12 parcelas mensais, com carência de 06 meses, juro de 0,5% ao mês, e se as mesmas pagas em dia, com rebate de 50% dos juros. Na ocasião foram beneficiadas as empresas S’tillus Modas, Marka Fotografia, Mini Mercado D & F, Top Center Celulares e Ponto do Presente.
Após a solenidade houve confraternização entre os presentes, onde mais de 700 pessoas puderam comemorar estas grandes conquistas que sem dúvida tornam a vida dos aguassantenses, a cada dia que passa, cada vez melhor.
Os 15 grupos de produtores rurais foram beneficiados com 02 conjuntos de fenação, 09 ensiladeiras, 07 plataformas, 07 carretas agrícolas, 04 lancers (600 kg) para adubo, 01 distribuidor de adubo orgânico líquido, 01 distribuidor de calcário (7.500 kg); um investimento de 324.875 mil.
As Secretarias de Agricultura e Obras receberam 02 Retroescavadeiras (uma devido ao decreto de situação de emergência referente à estiagem e uma de emenda parlamentar) para as quais houve um investimento de R$ 378 mil, 01 Escavadeira Hidráulica (situação emergência enxurrada), investimento de R$ 535 mil e 01 Carregador usado para ser usado no Britador Municipal (Consulta Popular) de R$ 78 mil.
Foi emitida ainda a Ordem de Serviço para a construção de mais 25 Unidades Habitacionais, no perímetro urbano e também na zona rural, investimento de R$ 574.875 mil.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu as chaves de um automóvel 0km, o qual será utilizado para transporte de pacientes que tenham necessidade de receber atendimento em hospitais de municípios vizinhos, para a aquisição do mesmo foram investidos R$ 33.750 mil. Houve a entrega de auxílio através do Banco do Povo para 05 empresas aguassantense. Desde o início da administração 2009-2012 o Programa Banco do Povo foi revitalizado, tendo beneficiado 17 empresas que receberam o auxílio, tendo sido repassado um montante de R$ 59 mil, valor pagável em 12 parcelas mensais, com carência de 06 meses, juro de 0,5% ao mês, e se as mesmas pagas em dia, com rebate de 50% dos juros. Na ocasião foram beneficiadas as empresas S’tillus Modas, Marka Fotografia, Mini Mercado D & F, Top Center Celulares e Ponto do Presente.
Após a solenidade houve confraternização entre os presentes, onde mais de 700 pessoas puderam comemorar estas grandes conquistas que sem dúvida tornam a vida dos aguassantenses, a cada dia que passa, cada vez melhor.
Bom Gosto lança revista voltada ao produtor e outros projetos
O Grupo Bom Gosto dirigido pelo empresário tapejarense, Wilson Zanatta, lançou na noite de sexta-feira, 25/06, a revista Produtor Bom Gosto, em um evento para empresários, autoridades locais e representantes de entidades.
Durante o evento a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Tatiana Godoy, apresentou a missão, visão e valores da empresa, segundo ela, “esse processo foi construído junto aos funcionários para que em todas as unidades da Bom Gosto, sendo em qualquer uma das oito, tenham claro quem somos e o que pretendemos, é importante que todos dentro da empresa tenham o mesmo objetivo e que percebam a sua responsabilidade em produzir alimentos que estão diariamente na mesa dos brasileiros”.
Além da revista foram lançados dois projetos para viabilizar o empreendedorismo e oportunizar crescimento também ao pequeno produtor, o diretor de Política Leiteira, João Carlos Barbieri explicou a forma de funcionamento do Projeto 300, que através de estudos sobre a produtividade preconiza que a produção mínima de litros de leite ao dia seja de 300, “com base em estudos chegamos a conclusão de que para que o pequeno produtor tenha condições de se manter na propriedade e possa garantir sustento a sua família e diminuir consideravelmente o êxodo rural ele precisa produzir no mínimo 300 litros de leite ao dia, para isso disponibilizaremos de ajuda financeira através de programas como o Pronaf, assistência técnica e veterinária” – explicou Barbieri.
Demonstrou também que a produtividade litros/dia aumentará consideravelmente com a adesão dos produtores que se enquadram nessa faixa de produção.
Zanatta, explicou aos presentes sobre a iniciativa de editar uma revista voltada para os produtores, “já temos um informativo interno para os funcionários e acreditamos que para manter a empresa crescendo precisamos manter também os produtores informados sobre novas técnicas e destacar experiências de sucesso no meio, a revista será editada em São Paulo, por jornalistas com experiência em escrever para esse tipo de público. Nesta primeira edição mostramos a história de dois produtores de sucesso de Tapejara, e lançamos primeiro aqui a revista, para valorizar de onde viemos, de onde a empresa surgiu” – concluiu ele.
Também aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto Ciclo Empreendedor, que visa despertar nos jovens de 20 a 30 anos em formação superior a busca de conhecimento e o espírito empreendedor, “queremos que novos empresários surjam com isso, será um grupo de aproximadamente 26 jovens, que utilizarão seu tempo para discutir, presenciar palestras e assim formarmos uma consciência de que precisamos continuar o crescimento de Tapejara e região”.
Durante o evento a diretora do Departamento de Recursos Humanos, Tatiana Godoy, apresentou a missão, visão e valores da empresa, segundo ela, “esse processo foi construído junto aos funcionários para que em todas as unidades da Bom Gosto, sendo em qualquer uma das oito, tenham claro quem somos e o que pretendemos, é importante que todos dentro da empresa tenham o mesmo objetivo e que percebam a sua responsabilidade em produzir alimentos que estão diariamente na mesa dos brasileiros”.
Além da revista foram lançados dois projetos para viabilizar o empreendedorismo e oportunizar crescimento também ao pequeno produtor, o diretor de Política Leiteira, João Carlos Barbieri explicou a forma de funcionamento do Projeto 300, que através de estudos sobre a produtividade preconiza que a produção mínima de litros de leite ao dia seja de 300, “com base em estudos chegamos a conclusão de que para que o pequeno produtor tenha condições de se manter na propriedade e possa garantir sustento a sua família e diminuir consideravelmente o êxodo rural ele precisa produzir no mínimo 300 litros de leite ao dia, para isso disponibilizaremos de ajuda financeira através de programas como o Pronaf, assistência técnica e veterinária” – explicou Barbieri.
Demonstrou também que a produtividade litros/dia aumentará consideravelmente com a adesão dos produtores que se enquadram nessa faixa de produção.
Zanatta, explicou aos presentes sobre a iniciativa de editar uma revista voltada para os produtores, “já temos um informativo interno para os funcionários e acreditamos que para manter a empresa crescendo precisamos manter também os produtores informados sobre novas técnicas e destacar experiências de sucesso no meio, a revista será editada em São Paulo, por jornalistas com experiência em escrever para esse tipo de público. Nesta primeira edição mostramos a história de dois produtores de sucesso de Tapejara, e lançamos primeiro aqui a revista, para valorizar de onde viemos, de onde a empresa surgiu” – concluiu ele.
Também aproveitou a oportunidade para apresentar o projeto Ciclo Empreendedor, que visa despertar nos jovens de 20 a 30 anos em formação superior a busca de conhecimento e o espírito empreendedor, “queremos que novos empresários surjam com isso, será um grupo de aproximadamente 26 jovens, que utilizarão seu tempo para discutir, presenciar palestras e assim formarmos uma consciência de que precisamos continuar o crescimento de Tapejara e região”.
Biolchi destaca esforço regional em favor do Hospital Santo Antônio de Tapejara
O deputado Estadual Márcio Biolchi (PMDB) comemorou assinatura de convênio que destina repasses estaduais ao Hospital Santo Antônio, de Tapejara, no valor de R$ 500 mil. O recurso será destinado a ampliação do setor de Imagenologia, Bloco Cirúrgico e Central de Esterilização de Materiais da instituição visando qualificação no atendimento a usuários do SUS. Ao total o hospital levantou, em 2010, R$ 800 mil em recursos estaduais.
Além dos R$ 500 mil formalizados na última semana, outro convênio no valor de R$ 300 mil firmado em 2010 garantiu ampliação dos atendimentos de urgência e emergência. Em 2009, o hospital foi beneficiado com recursos da Consulta Popular 2008/2009, no valor de R$108 mil, com a intervenção de Biolchi, para aquisição de equipamento de raio-x.
Apoiador da campanha “Eu ajudo - Hospital Santo Antônio”, que objetiva buscar soluções às demandas financeiras da instituição que atende predominantemente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Biolchi lembrou que “toda a comunidade envolvida na busca de recursos para o Santo Antônio favorece o cenário de referência regional em saúde”.
O Hospital Santo Antônio atende, além de Tapejara, vários municípios da região, como Vila Lângaro, Água Santa, Charrua e Santa Cecília. Ao todo são mais de 30 mil usuários que usufruem dos serviços da instituição.
Além dos R$ 500 mil formalizados na última semana, outro convênio no valor de R$ 300 mil firmado em 2010 garantiu ampliação dos atendimentos de urgência e emergência. Em 2009, o hospital foi beneficiado com recursos da Consulta Popular 2008/2009, no valor de R$108 mil, com a intervenção de Biolchi, para aquisição de equipamento de raio-x.
Apoiador da campanha “Eu ajudo - Hospital Santo Antônio”, que objetiva buscar soluções às demandas financeiras da instituição que atende predominantemente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Biolchi lembrou que “toda a comunidade envolvida na busca de recursos para o Santo Antônio favorece o cenário de referência regional em saúde”.
O Hospital Santo Antônio atende, além de Tapejara, vários municípios da região, como Vila Lângaro, Água Santa, Charrua e Santa Cecília. Ao todo são mais de 30 mil usuários que usufruem dos serviços da instituição.
Rigotto visita Tapejara para ouvir lideranças partidárias
O ex-governador e candidato pelo PMDB/RS a uma vaga no Senado, Germano Rigotto, esteve na região para visitar municípios e ouvir dos filiados dos partidos que compõe a coligação Juntos pelo Rio Grande (PMDB, PDT, PTN e PSDC), marcou presença em Tapejara, no dia 01/07, onde participou de reuniões no diretório do PDT e na Câmara Municipal de Vereadores com representantes do PMDB de Tapejara, Santa Cecília do Sul, Vila Lângaro, e Coxilha.
Em atenção à reportagem do NT, Rigotto destacou que se for eleito ao Senado irá defender a Reforma Tributária, “há uma grande disparidade na divisão dos impostos, a União fica com a maior parte dos lucros e não repassa aos estados e municípios, todos os dias há diversos prefeitos de todo o país em condições de mendicância em Brasília solicitando verbas e investimentos”. De acordo com ele, os prejuízos acabam sendo mais evasão e elisão fiscais, sonegação, crescimento da inflação e da informalidade. “Atualmente, temos 61 tributos cobrados e 3,2 mil leis, portarias e decretos que os regulamentam, Há, portanto, uma excessiva tributação sobre o consumo e total falta de transparência, dada tamanha complexidade da legislação”.
Na opinião de Rigotto, a reforma tributária vai significar menos pagamentos para quem arca com altíssimas cargas, além de maior eficiência na cobrança. “A contribuição sobre o lucro desaparece, os encargos em folha são reduzidos, iniciando-se, assim, um processo de racionalização com maior eficácia”, explicou ele.
Falou também sobre a união PMDB e PDT ao governo do Estado, situação que em alguns municípios do interior precisa melhorar, visto que há algumas disputas histórias entre os partidos: “precisamos pensar no Rio Grande como um todo, há mais de 200 prefeitos e vice-prefeitos pedetistas no Estado, e se faz necessária uma coligação forte que garanta um bom governo com propostas que visem o crescimento Rio Grande do Sul e acredito que pela história de cada um desses grandes partidos é possível chegar onde precisamos, muito ainda precisa ser feito”.
Quando indagado sobre sua decisão de concorrer para senador e desistir de pleitear o cargo de governador do Estado destacou que sua atuação em favor ao Estado será maior e se comprometeu em atuar pela recuperação da imagem ética da instituição, e em liderar a votação de reformas estruturais, como a política e a tributária.
Em atenção à reportagem do NT, Rigotto destacou que se for eleito ao Senado irá defender a Reforma Tributária, “há uma grande disparidade na divisão dos impostos, a União fica com a maior parte dos lucros e não repassa aos estados e municípios, todos os dias há diversos prefeitos de todo o país em condições de mendicância em Brasília solicitando verbas e investimentos”. De acordo com ele, os prejuízos acabam sendo mais evasão e elisão fiscais, sonegação, crescimento da inflação e da informalidade. “Atualmente, temos 61 tributos cobrados e 3,2 mil leis, portarias e decretos que os regulamentam, Há, portanto, uma excessiva tributação sobre o consumo e total falta de transparência, dada tamanha complexidade da legislação”.
Na opinião de Rigotto, a reforma tributária vai significar menos pagamentos para quem arca com altíssimas cargas, além de maior eficiência na cobrança. “A contribuição sobre o lucro desaparece, os encargos em folha são reduzidos, iniciando-se, assim, um processo de racionalização com maior eficácia”, explicou ele.
Falou também sobre a união PMDB e PDT ao governo do Estado, situação que em alguns municípios do interior precisa melhorar, visto que há algumas disputas histórias entre os partidos: “precisamos pensar no Rio Grande como um todo, há mais de 200 prefeitos e vice-prefeitos pedetistas no Estado, e se faz necessária uma coligação forte que garanta um bom governo com propostas que visem o crescimento Rio Grande do Sul e acredito que pela história de cada um desses grandes partidos é possível chegar onde precisamos, muito ainda precisa ser feito”.
Quando indagado sobre sua decisão de concorrer para senador e desistir de pleitear o cargo de governador do Estado destacou que sua atuação em favor ao Estado será maior e se comprometeu em atuar pela recuperação da imagem ética da instituição, e em liderar a votação de reformas estruturais, como a política e a tributária.
Dra. Elenice participou do III Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria
A pediatra da Saúde Center Clínica, Dra. Elenice Mariotto Blaya, participou do III Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre, de 01 a 03/07.
Segundo Elenice, “o objetivo do evento foi a atualização dos profissionais da área através de palestras com médicos de reconhecida experiência que abordaram temas abrangentes, entre os convidados internacionais estiveram Dra. Margarita Ramonet, Dr. Fernando Ferrero e Dr. Osvaldo Bello, todos argentinos e o Dr. César Victora, um dos maiores pesquisadores brasileiros”.
Segundo Elenice, “o objetivo do evento foi a atualização dos profissionais da área através de palestras com médicos de reconhecida experiência que abordaram temas abrangentes, entre os convidados internacionais estiveram Dra. Margarita Ramonet, Dr. Fernando Ferrero e Dr. Osvaldo Bello, todos argentinos e o Dr. César Victora, um dos maiores pesquisadores brasileiros”.
Hai-hua: Acupuntura sem agulhas
O Hai-hua é um aparelho chinês, criado na década de 1990, que permite a realização de acupuntura sem agulhas e chegou ao Brasil há apenas cinco anos. Ele tem eletrodos que liberam cargas eletromagnéticas, permitindo a estimulação de pontos do corpo humano, assim como fazem as agulhas. As agulhas são substituídas por dois eletrodos, que conduzem uma suave onda eletrônica pelo corpo. A ação de cada eletrodo equivale ao estímulo simultâneo de 132 agulhas. Cada estímulo tem duração de cerca de um minuto. A grande vantagem do Hai-hua é que, nos casos de dores crônicas e agudas, ele consegue uma resposta mais rápida do organismo.
Esse tratamento é indicado para dores na coluna causadas por hérnias, enxaquecas, entorses, LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), artrose e nevralgia. O Hai-hua também é uma boa alternativa para quem quer cuidar da estética. O aparelho estimula os pontos da face e atua na circulação, aumentando a viçosidade da pele ao atenuar rugas, sulcos e marcas de expressão. Com o estímulo dos pontos, há a produção de colágeno que tonifica a flacidez muscular, trazendo de volta uma pele mais saudável. Além disso, sessão dura em torno de 20 min., o que é outra vantagem do tratamento.
A atuação do aparelho, que pode ser utilizado em pontos fixos ou em movimentos, se processa nos locais indicados e também envolve e estimula os pontos vizinhos, razão pela qual se obtém os melhores resultados.
O Relax Day Spa, sempre preocupado com a sua saúde e bem estar, traz para mais perto de você essa novidade que promete lhe deixar cada vez melhor. Venha até o Relax Day e informe-se sobre a técnica de Acupuntura sem agulhas.
Jaqueline Sbardelotto
Acupunturista
Esse tratamento é indicado para dores na coluna causadas por hérnias, enxaquecas, entorses, LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), artrose e nevralgia. O Hai-hua também é uma boa alternativa para quem quer cuidar da estética. O aparelho estimula os pontos da face e atua na circulação, aumentando a viçosidade da pele ao atenuar rugas, sulcos e marcas de expressão. Com o estímulo dos pontos, há a produção de colágeno que tonifica a flacidez muscular, trazendo de volta uma pele mais saudável. Além disso, sessão dura em torno de 20 min., o que é outra vantagem do tratamento.
A atuação do aparelho, que pode ser utilizado em pontos fixos ou em movimentos, se processa nos locais indicados e também envolve e estimula os pontos vizinhos, razão pela qual se obtém os melhores resultados.
O Relax Day Spa, sempre preocupado com a sua saúde e bem estar, traz para mais perto de você essa novidade que promete lhe deixar cada vez melhor. Venha até o Relax Day e informe-se sobre a técnica de Acupuntura sem agulhas.
Jaqueline Sbardelotto
Acupunturista
A Babilônia promove semana dedicada ao Livro
A Babilônia em parceria com os idealizadores do projeto Cultura nas Estradas, promoveram uma semana para incentivar a leitura e o lazer, o ônibus-livraria esteve montado de 28/06 a 03/07, enfrente a loja de Valdir Tamanho.
O projeto foi criado em 2004 pela Livraria das Faculdades de Passo Fundo, tem o objetivo de divulgar do livro e de incentivo ao hábito da leitura, reconhecido pelo governo federal através do programa Viva Leitura.
Segundo Tamanho, “A Babilônia tem interesse em difundir o habito da leitura, várias escolas estiveram visitando o ônibus que atraiu também a atenção de adultos”.
O projeto foi criado em 2004 pela Livraria das Faculdades de Passo Fundo, tem o objetivo de divulgar do livro e de incentivo ao hábito da leitura, reconhecido pelo governo federal através do programa Viva Leitura.
Segundo Tamanho, “A Babilônia tem interesse em difundir o habito da leitura, várias escolas estiveram visitando o ônibus que atraiu também a atenção de adultos”.
Dia Internacional do Cooperativismo
O Dia Internacional do Cooperativismo, instituído em 1923 no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), é comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano, dia da confraternização de todos os povos ligados pelo cooperativismo. No Brasil, a construção de um estado cooperativo surgiu com os jesuítas por volta de 1610. Por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem-estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse econômico da produção.
Mas o movimento cooperativista no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus. A partir desta data cada cooperativa fez sua própria história. As cooperativas de crédito, esfaceladas desde meados dos anos 60 e durante a década de 70, buscam novamente seu espaço. Em 1902, no Rio Grande do Sul, um padre jesuíta implantou um modelo de cooperativismo baseado em experiências alemãs junto a pequenas comunidades rurais e vilas. No final dos anos 20, um segundo modelo de cooperativa de crédito chegava ao Brasil.
O terceiro e último modelo chegou ao País no final da década de 50 com Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes, a Terezita, como carinhosamente era chamada. Ela organizou a constituição de dezenas de cooperativas de crédito mútuo em todo Brasil.
No Brasil, existem 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. As cooperativas geram cerca de 168 mil empregos diretos e estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação.
Mas o movimento cooperativista no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus. A partir desta data cada cooperativa fez sua própria história. As cooperativas de crédito, esfaceladas desde meados dos anos 60 e durante a década de 70, buscam novamente seu espaço. Em 1902, no Rio Grande do Sul, um padre jesuíta implantou um modelo de cooperativismo baseado em experiências alemãs junto a pequenas comunidades rurais e vilas. No final dos anos 20, um segundo modelo de cooperativa de crédito chegava ao Brasil.
O terceiro e último modelo chegou ao País no final da década de 50 com Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes, a Terezita, como carinhosamente era chamada. Ela organizou a constituição de dezenas de cooperativas de crédito mútuo em todo Brasil.
No Brasil, existem 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. As cooperativas geram cerca de 168 mil empregos diretos e estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação.
Assinar:
Postagens (Atom)