sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pastor Marcos se despede de Tapejara



Neste fim de semana, o pastor Marcos Fernando Moreira se despede de Tapejara, durante um culto que será realizado na Igreja do Evangelho Quadrangular, no domingo (29). Os fiéis da denominação conhecerão, no mesmo evento, o novo pastor Cláudio dos Santos. Pastor Marcos esteve à frente da Igreja do Evangelho Quadrangular durante sete anos, sendo um dos nomes responsáveis pelo crescimento no número de evangélicos no município. Durante este tempo teve um programa de rádio com grande audiência e realizou campanhas de fé importantes que mobilizaram a comunidade. Também atuou em outras frentes, sendo secretário de Indústria e Comércio e membro do Codetap.
A Igreja Quadrangular foi fundada em Tapejara há 33 anos. Marcos conta que quando chegou na cidade havia uma distinção muito grande entre os evangélicos e os católicos. “Eu sou testemunha desta mudança. Houve aumento no número de denominações, no número de fiéis e hoje Tapejara está muito aberta aos evangélicos. Vamos crescer ainda muito mais”, disse.
O crescimento citado pelo pastor é um reflexo do que acontece no mundo. Nos anos 80, o tamanho do rebanho evangélico galgou a marca de 7,9 milhões. A igreja e seus líderes estavam nas manchetes dos jornais, comprando redes de televisão, elegendo políticos, marcando gols e cantando música gospel. Em 2000, acima de todas as previsões estatísticas, a igreja ultrapassou os 26 milhões de adeptos. Durante a década de 90, a velocidade de crescimento da Igreja Evangélica foi 4 vezes maior que a da população brasileira. Atualmente, a partir dos dados do IBGE, a população evangélica ultrapassa os 57 milhões.
Este crescimento é impressionante e sua velocidade fenomenal. Em termos geográficos, como é de se esperar, alguns estados têm uma taxa de crescimento anual maior que outros. Os evangélicos no Rio Grande do Sul cresceram anualmente apenas 3,1%, menos que a metade da média nacional de crescimento entre os evangélicos que ficou em torno de 7,4%. Curiosamente nove das onze cidades com nenhum evangélico encontram-se no Rio Grande do Sul e a cidade mais evangélica do Brasil também. Quinze de Novembro conta com 80,37% de evangélicos em sua população. Outro dado importante no estado é que 23 das 71 cidades com menos de 1% de evangélicos estão principalmente na região da Serra Gaúcha. O pastor afirma que é bastante comum em regiões com descendência italiana o predomínio da religião católica. “Mas não é nossa intenção disputar fiéis com esta ou aquela denominação. Nossa missão é levar a Palavra de Deus às pessoas, quebrar preconceitos. O grande desafio evangelizador, acredito, é a falta de união entre as igrejas”, frisou.
Marcos explica que continuará sua missão em Pelotas, seguindo um direcionamento de Deus. “Vou com a sensação de ter dado o melhor de mim. Em Tapejara batizei mais de 250 pessoas, que são meus filhos de fé, apresentei mais de 50 crianças, celebrei mais de 20 casamentos. Junto com a comunidade do Evangelho Quadrangular construímos um pavilhão, uma casa pastoral e ampliamos o templo. E o melhor: vivi aqui aquilo que eu prego. Tenho orgulho de ter visto dependentes químicos libertos, casamentos restaurados, pessoas curadas e tendo suas vidas transformadas por Jesus”, concluiu.
Com a chegada do novo pastor, que ficará responsável pelos cultos na sede, o bairro São Paulo será ponto da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular, tendo cultos às quartas-feiras e domingos, às 20 horas, ministrados pelo pastor Celso Martins, na Rua Alberto Pasqualini, ao lado da creche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário