sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Prefeitos da região Norte calculam prejuízos da estiagem

A falta prolongada de chuva na região do Alto Uruguai Gaúcho foi o tema assunto da última reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), nesta terça-feira (03/01), em Erechim. Preocupados com os prejuízos da seca no cultivo de milho e soja, os prefeitos dos 32 municípios associados avaliaram um levantamento apresentado por técnicos da Emater, que aponta um dano às lavouras considerado pelos prefeitos como irreparável.
De acordo com o estudo, já estão comprometidos cerca de 30% da produção de milho e 10% da produção de soja. Enquanto a perda no cultivo da soja está estimada em 43 toneladas, o prejuízo na produção de milho supera a marca de 144 mil quilos.
Nem mesmo a chuva do último final de semana foi suficiente para alterar o cenário da região que possui uma área produtiva de cerca de 187 hectares destinadas a estas culturas. Desde o início de dezembro, a Defesa Civil do Estado recebe notificações decorrentes da falta de chuva. Segundo o presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Gilberto Tonello, a situação é preocupante para a maioria dos municípios.
- A estiagem é um problema grave e cada município terá um acompanhamento individual feito pela Defesa Civil – destacou Tonello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário