sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

UPF EM TAPEJARA: Primeiro curso pode começar na metade do ano



Intenção é que as aulas sejam oferecidas no turno da noite na nova escola do bairro São Paulo.
O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, acenou com a possibilidade de oferecer um curso da instituição em Tapejara já para a metade deste ano. Durante um encontro entre o prefeito de Tapejara, Seger Luiz Menegaz, a secretária municipal de Educação, Elizabete Favaretto, o presidente da OAB, Sydnei Teixeira, e a Carolina Brunetto, o reitor afirmou que tudo vai depender da demanda existente no município.
De acordo com o reitor, desde o momento em que a instituição recebeu o pedido da comunidade tapejarense, tem-se realizado estudos para viabilizar a instalação. Ele ressaltou que seria possível a oferta de cursos já para este ano na área da gestão, principalmente administração, além de pedagogia. “Esses são dois cursos que deslumbramos como possíveis para o início das atividades da UPF. Eu creio que pelo menos um deles pode ser instalado a partir de julho. Vai depender dos resultados da pesquisa de demanda. Se tivermos pessoas interessadas, certamente, abriremos turma”, destacou.
O prefeito Menegaz saiu satisfeito da reunião e afirmou que irá trabalhar muito forte para que esta instalação seja efetivada. O prefeito disse que conta com o apoio dos empresários, entidades e da comunidade para que isso aconteça. “Queremos discutir com o Conselho de Educação, entidades e empresários qual seria o curso mais apropriado para o município e região. A instalação da UPF em Tapejara está muito próxima, vai depender somente do empenho de todos nós, tapejarenses. Não tenho dúvida disso”, ressaltou.
Aulas na escola nova
O reitor da UPF explicou que neste primeiro momento não seria viável a construção de um campi da instituição para abrigar as aulas, primeiro, pelo exímio tempo e, segundo, por ainda não ser possível, economicamente. Por isso, ficou acertado que a instituição utilizará o espaço da escola nova do bairro São Paulo, a qual está em construção, mas cuja conclusão está prevista para junho. A escola que nos turnos diurnos atenderá 550 crianças e jovens da educação infantil até o ensino fundamental, ofertará espaço para os universitários no turno da noite. Será uma escola com infraestrutura e equipamentos modernos que garantirá o conforto dos usuários. “Nós iremos trabalhar diuturnamente para que a escola fique pronta o mais rápido possível. Será muito bom para toda a comunidade, tanto por ela abrigar mais alunos da rede municipal de maneira confortável quanto por oportunizar a instalação da UPF na cidade, que é um sonho antigo”, destacou o prefeito.
Pólo de Alimentos
O reitor da UPF, José Carlos, também sugeriu a criação de um pólo de desenvolvimento na área de alimentos. Menegaz concordou com a ideia já que a cidade e a região têm uma vocação muito grande na área, desde a cadeia da agroindústria, como leite, frango e carnes diversas, até a produção de balas e chocolates. “Essa cadeia precisa ser valorizada. Por isso, iremos juntamente com a UPF buscar apoio da Amunor, do Corede, e do governo, para que se tenha no nosso município um pólo regional de desenvolvimento no setor de alimentação, o que possibilitará a instalação de cursos importantes na área, como por exemplo, engenharia de alimentos, além de recursos para investimentos na área”, destacou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário