terça-feira, 28 de maio de 2013

Protesto contra demarcações

Das 9h as 14h de sexta-feira (24), aproximadamente 1.500 agricultores trancaram um trecho da BR 285, entre Passo Fundo e Lagoa Vermelha, para protestar pelo fim das demarcações de terras consideradas indígenas na região Norte.

Agricultores de Marau, Gentil, Mato Castelhano, Água Santa e Ciríaco levaram tratores e colheitadeiras para a pista, abrindo caminho aos carros a cada meia hora. Todos eles são vítimas dos processos de demarcações de terra que acontecem desde 2009 no Norte do Estado. Muitos já tiveram as análises realizadas pela Funai aprovadas. Outros sabem que a região onde vivem passará pela análise da fundação. Todos temem perder suas terras e o sustento de sua família.

Os indígenas reivindicam cerca de 23 mil hectares na região.As demarcações atingiriam pelo menos 4.600 famílias de agricultores rurais. Ao contrário do que muitos pensam, as demarcações não funcionam como desapropriações. Quando uma terra sofre desapropriação, o valor dela é pago ao seu proprietário. Nas demarcações, os proprietários são expulsos da sua terra, não recebendo nada por elas.

Em todo o Estado, a Funai reivindica aproximadamente 100 mil hectares. Segundo levantamento realizado pelo Sindicato Rural de Passo Fundo, se esse número se confirmar, acredita-se na redução de 20% da produção agrícola do RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário