Na tarde de quarta-feira (24), os vereadores Mirins acompanhados pela presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel (PSB), pelos coordenadores do projeto Sílvio Posser e Rafael Sandini estiveram no Gabinete do Prefeito Municipal, para realizar a cerimônia de lançamento oficial do projeto.
Evento contou ainda com a presença da secretária de Educação Elisabete Favaretto, da coordenadora do Departamento de Assistência Social, Sandra Pelisser, do vereador Daniel de Mattos (PP), diretoras e coordenadoras das escolas envolvidas no Vereador Mirim.
O projeto que iniciou em 1996 com o nome Prefeito Mirim e foi implementado novamente em 2000, com o objetivo incentivar a importância da participação democrática. Voltado para alunos de 5ª a 7ª série das escolas públicas de Tapejara, onde passam por um processo de eleição e suas tarefas são semelhantes as dos vereadores, com o detalhe de que as propostas devem ser voltadas para as suas escolas.
Segundo relatou Sandini, “após uma visita dos vereadores mirins ao CACC – Centro de Assistencial a Criança com Câncer em Passo Fundo mantido pelo trabalho voluntário e coordenado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo, presidida por Neli Formigheri, decidimos juntos que era o momento de fazemos mais para ajudar” – destacou.
O CACC tem capacidade para atender 45 pessoas, a maioria crianças de Passo Fundo e região, que não tem onde ficar durante o tratamento, cerca de 80 pessoas trabalham voluntariamente na casa que é mantida com doações de alimentos, roupas e eletrodomésticos que são revertidos em recursos para manter o local.
Conforme destacou Cledi, “ao visitarmos a Casa, encontramos lá relatos surpreendentes e pudemos conferir a importância do trabalho voluntario. Com o Mirim Solidário queremos despertar a comunidade para que faça a sua parte e não espere somente que o poder público ajude” – frisou.
O Projeto
Conforme explicação dos coordenadores e dos vereadores mirins presentes na cerimônia, serão arrecadados alimentos, brinquedos em bom estado, roupas, materiais de higiene e limpeza e contribuições que poderão ser depositados nos “cofrinhos” que serão distribuídos no comércio de Tapejara. A atividade será desenvolvida até o dia 16 de setembro.
Este será o primeiro que virará Projeto de Lei, para que nos próximos anos os vereadores mirins façam campanhas solidárias, que além de ajudar servirá como incentivo para que mais pessoas despertem para a importância do voluntariado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário