A primeira sessão do Legislativo de Tapejara após o recesso realizada na segunda-feira (01) contou com solenidade de homenagem ao Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, setor de transplantes da entidade e ao Dr. Rudah Jorge.
O plenário Tancredo Neves lotou de autoridades locais e regionais com destaque para o presidente da Ampla – Associação dos Municípios do Planalto, o prefeito de Mato Castelhano, Solano Canevese, presidente da Camara de Vereadores de Sananduva, (...),membros da Diretoria, Direção Médica, Administração, Recursos Humanos e colaboradores do HSVP. O presidente Décio Ramos de Lima, o administrador Ilário De David, o diretor médico Dr. Rudah Jorge, o vice-diretor médico Dr. Júlio César Stobbe e a assistente social da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Gisiane Rodrigues.
Segundo o vereador Elton Sandini (PDT) responsável pela indicação da realização da homenagem, “esse momento é muito importante, sabemos que a situação da saúde pública passa por dificuldades em todo o país, porém graças aos serviços prestados pelo HSVP podemos contar com atendimento de alta e média complexidade à comunidade tapejarense. É uma maneira de retribuirmos ao hospital os tantos atendimentos à nossa comunidade. A homenagem não é apenas o desejo da Câmara de Vereadores, mas também de toda a população”- justificou.
O medico Traumatologista diretor do corpo técnico do Hospital Santo Antônio de Tapejara, Gustavo Ghidini, destacou a importância do trabalho em parceria entre as duas instituições hospitalares, “é difícil conseguir uma vaga para pacientes no HSVP, mas sempre que solicitamos a diretoria atende Tapejara com muita presteza. Precisamos fortalecer a saúde em Tapejara para auxiliar no processo de descongestionar as emergências dos grandes hospitais, sabemos que ainda temos limitações, mas é muito bom poder contar com o HSPV nos dando suporte” – disse.
A presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara, Cledi Hanel (PSB) ressaltou que o Hospital São Vicente apresenta o melhor desenvolvimento em termos de infraestrutura para a saúde. Ela também evidenciou as iniciativas voltadas à doação de órgãos e tecidos. “É através das ações sociais, do incentivo e trabalho realizado pela doação de órgãos e tecidos, de seu ótimo atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pela gestão qualificada e por tantos outros motivos que a instituição merece ser homenageada”.
Para o presidente do HSA, Sirinei Panizzon, “todos os dias vemos através da mídia a situação caótica da saúde, tanto no Estado como País, porém em Tapejara a situação é diferente, cerca de 93% dos casos são resolvidos aqui. No entato, é importante termos parceiros na resolutividade de problemas de saúde com toda a capacidade tecnológica e de infraestrutura como é o São Vicente de Paulo” – destacou.
Panizzon ainda aproveitou para questionar a falta de investimentos públicos na saúde, principalmente ao que se refere à Emenda 29 que ainda não foi aprovada pela União e para anunciar que a Campanha Eu Ajudo o Hospital Santo Antônio já arrecadou R$ 542 mil que estão sendo aplicados integralmente nas obras de ampliação.
O prefeito, Seger Menegaz (PMDB) considerou a homenagem justa e oportuna, “temos consciência das dificuldades no setor, mas acredito ser de suma importância homenagear aqueles que todos os dias buscam fazer o seu melhor e mudar a realidade” – pontuou.
A solenidade se encerrou com o discurso do presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, que explicou que segmento de recursos humanos, nos últimos 10 anos o hospital ofereceu em média 80 novos empregos diretos por ano. Hoje são 2.700 empregos diretos.
“Hoje, o corpo clínico conta com cerca de 600 profissionais. Quero neste momento dividir com todos os médicos e funcionários que contam conosco a história do São Vicente, esta homenagem que recebemos do Poder Legislativo e do povo de Tapejara. Contudo, de nada adiantaria fazer as referências que fizemos se não trouxermos a lume o nosso foco maior: O PACIENTE. É este foco, o paciente, que tem exigido todo o esforço despendido ao longo do tempo pelas pessoas que fazem a história de avanços e conquistas deste hospital” - enfatizou Lima.
Lima ainda apresentou dados sobre a entidade, “Atendemos a pacientes de 477 municípios dos três estados do Sul, somente no ano passado foram 31.507 internações, destas 19 mil pelo SUS, cerca de 40% dos pacientes são de Passo Fundo. Quando se trata de Tapejara em todo o ano de 2010 foram atendidos 487 pacientes” – informou.
Também foi homenageado o pediatra Dr. Rudah Jorge pelos serviços prestados nos mais de 42 anos dedicados a medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário