O mês de setembro tem significado especial para os Gaúchos. Reviver sua história, mostrar que cultua a tradição. Essa foi a marca da Semana Farroupilha comemorada em toda a região, com destaque para a programação que incluíram acampamentos farroupilhas, desfiles, atividades campeiras e artísticas.
Em Tapejara a abertura foi na quarta-feira (14), com solenidade de homenagem ao primeiro Patrão do CTG Manoel Teixeira, Jayr de Oliveira (in memorian) e o acendimento da Chama Crioula pelos Cavalarianos da Rota das Araucárias. Encerrando na terça-feira (20), com a Missa Crioula e show com Manotaço.
Durante seu pronunciamento na abertura o prefeito Seger Menegaz (PMDB), destacou a importância a cultura gaúcha e dos costumes para a sociedade do Estado, “somos o único povo que sente orgulho de suas raízes, que comemora o tradicionalismo de seus antepassados, com sentimento verdadeiro. O único povo que canta seu hino por onde passa e festeja suas conquistas”.
Para a coordenadora da 7ª região tradicionalista de Passo Fundo, Gilza Galeazzi, “é muito bom ser gaúcho, poder andar pilchado nas ruas sem ter medo de recriminações, ser respeitado pela indumentária. O movimento tradicionalista é o único que valoriza a família, onde a cultura é repassada entre as gerações, cultuamos os valores da hombridade, honestidade e retidão de caráter, por isso que o gaucho sempre se destaca e é respeitado onde estiver”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário