O movimento popular internacional passará a ser realizado também em Tapejara. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista - Obelisco do Ibirapuera, situado em São Paulo, em 2002. Depois disso a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados de 49.400 novos casos de câncer de mama todos os anos, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença.
As gaúchas figuram no cenário nacional entre as campeãs de câncer de mama junto com paulistas e cariocas. Segundo especialistas o quadro se dá pelo processo de urbanização acelerada, as taxas altas refletem não só o sedentarismo, o tabagismo, o estresse e a alimentação irregular (típicos das grandes metrópoles), mas também o envelhecimento populacional. A incidência de câncer aumenta justamente com o avançar da idade.
No Rio de Janeiro, o índice é de 88,30 casos também para 100 mil mulheres, já no Rio Grande do Sul, são 81,57 novos casos. Para se ter uma ideia, no Acre o índice é de 11,03 e no Amapá, 10,8. Segundo os especialistas, a baixa incidência de câncer de mama pode indicar que os casos existentes não estão sendo identificados pelas autoridades de saúde locais.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Tapejara em 2010 foram realizadas 1.117 mamografias, neste ano até o mês de agosto foram 886, onde apresentaram alterações em 10 a 15%, que serão investigadas.
Segundo destacou a secretária de Saúde, Rosane Merotto, “além das mamografias realizadas pelo SUS, a Secretaria de Saúde tem um Convênio com o Hospital Santo Antônio que permite a realização das mamografias gratuitamente, e conforme demanda. Hoje depois da solicitação médica no máximo em 20 dias é realizado o exame”.
Esse será o primeiro ano que a campanha será realizada numa ação promovida pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social com o apoio de entidades como a Acisat, Emater, Conselho Municipal de Saúde, Lions Clube Tapejara Mulher, Rotary Clube, Câmara de Vereadores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
De acordo com a coordenadora de Saúde, Daniela Girardi, “a campanha visa chamar a atenção diretamente para a realidade atual do câncer de mama, que é hoje o câncer que mais mata as mulheres gauchas e no município, toda a equipe de saúde estará empenhada a prestar informações sobre a importância do autoexame de mamas bem como da realização da mamografia para mulheres acima de 40 anos, para que a detecção do câncer seja a mais precoce possível” - explicou.
Estão programadas diversas ações como a iluminação de monumentos, distribuição de panfletos informativos, palestras, caminhada das vitoriosas, mobilização junto ao comércio (decoração das vitrines em cor de rosa com informações da campanha e depoimentos), mateada na praça, intensificação do Exame Clínico de Mamas e agendamento de Mamografias, palestra com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Diógenes Basegio, sessões na Câmara de Vereadores com depoimentos de mulheres que passaram pelo câncer e a inauguração do Monumento que simboliza a Prevenção ao Câncer de Mama.
No mês de outubro todas as terças-feiras todos os Postos de Saúde estarão abertos até as 20 horas e no sábado (22), o dia todo e na terça-feira (17), à tarde, realização de exames clínicos das mamas e encaminhamentos para mamografias nas comunidades do interior. Profissionais habilitados realizarão Exame Clínico das Mamas, solicitação de Mamografia para quem necessitar e Exame Citopatológico (preventivo).
Programação:
1º de outubro - Sábado
9h30min - Abertura com inauguração da Casa Rosa
10h - Caminhada até o monumento alusivo ao câncer de mama
10h30min - Inauguração do monumento alusivo ao câncer de mama
20h30min - Acendimento das luzes da igreja e demais pontos iluminados da cidade.
02 de outubro - Domingo
15h - Mateada na Praça Lucélia Poletto (distribuição de pipoca, água quente e erva mate).
03 de outubro - Segunda-feira
20h - Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores com depoimentos e orientações sobre o câncer de mama.
07 de outubro - Sexta-feira
20h - Palestra Força na Peruca, com Mirela Janotti, sobre a experiência do tratamento e cura do câncer de mama. Local: Centro Cultural.
21h – Sessão de autógrafos com Mirela Janotti.
10 de outubro – Segunda-feira
14h - Palestra com Salete Cavanus Fontana, sobre a experiência da descoberta, tratamento e cura do câncer de mama, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Promoção: Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.
20h - Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores com depoimentos e orientações sobre o câncer de mama.
15 de outubro - Sábado
15h - Palestra com a Dra. Miriam Manica Fontana, sobre câncer de mama e sexualidade. Local: Centro Cultural.
16h - Chá no Salão da Terceira Idade. Promoção: projeto AABB Comunidade.
17 de outubro - Segunda-feira
20h - Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores com depoimentos e orientações sobre o câncer de mama.
20h - Palestra com o Dr. Diógenes Basegio sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Local: Centro Cultural.
22 de outubro - Sábado
Os postos de saúde estarão abertos para realização de exames clínicos das mamas e encaminhamento para mamografias.
24 de outubro - Segunda-feira
20h - Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores com depoimentos e orientações sobre o câncer de mama.
27 de outubro - Quinta-feira
20h - Palestra com Dr. Cezar Augusto Detoni sobre o tema: A família e a pós modernidade e lançamento do banco de perucas oncológicas do Rotary Club Tapejara. Promoção: Rotary Club Tapejara.
28 de outubro - Sexta-feira
20h – Jantar Só para Elas na Sede do Lions Clube. Promoção: Lions Clube.
30 de outubro - Domingo
15h - Caminhada das Vitoriosas, com saída do monumento alusivo ao câncer de mama até a Praça Sílvio Ughini.
15h30 - Mateada na Praça Sílvio Ughini com distribuição erva mate, água quente e diversas atrações.
16h - homenagem às vitoriosas contra o câncer de mama, com depoimentos.
19h - Encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário