sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Coluna Jogo Rápido - Rodinei Agostini

ENFIM 2011
Passada a ressaca do final do ano e o mês de janeiro, 2011 começa diferente dos outros anos. As aulas já iniciam em fevereiro, apesar do Carnaval ser em março. Mas o ano ainda tem demandas comerciais de 2010 e o ritmo, apesar de lento, é maior em relação aos anos passados. No campo político é que as definições realmente se arrastam. Aqui no Estado porque, como tradicionalmente acontece, mudamos de governo novamente e na esfera nacional, no campo econômico, nossa comandante tenta de todas as formas segurar a inflação, aumentando juros e cortando gastos. Até o presidente Lula, quem diria, no final de 2010 veio a público pedir cautela no consumo (como assim?)... Mas é no campo político que Dilma encontra os maiores imbróglios de sua gestão, afinal, acomodar da turma do PMDB não é nada fácil... E dá-lhe ministérios! Aliás, alguém viu o escândalo de quase meio bilhão da Funasa, comandada pelo partido de Temer? Mas no geral acredito que o país seguirá seu crescimento, talvez com mais racionalidade, afinal, a presidente tem perfil diferente do seu antecessor e buscará números como resultado, sem deixar de lado os programas sociais.

ESTRADAS DA REGIÃO
Agora no comando do deputado Beto Albuquerque, a pasta dos transportes, uma das mais cobiçadas do governo Tarso, tem muito a fazer pela região. Segundo e deputado do PSB, o DAER não tem dinheiro para as execuções das obras previstas pelo governo anterior. Resta, mais uma vez, a busca por recursos do Banco Mundial. Por aqui tivemos o belo projeto Asfalto Urgente – A região não pode parar!, encabeçado pelo empresário Cláudio Bianchini, Acisat, Prefeituras da região e entidades. Infelizmente somente Charrua foi contemplada com o asfalto, ligando a Getúlio Vargas. Quem sabe agora com o secretário Beto, que é natural de Passo Fundo, e ainda com a parceria do deputado Sossella as portas realmente se abram para obras nos municípios da região que tanto necessitam de ligação asfáltica para alavancar seu desenvolvimento. A propósito, como os leitores puderam conferir na edição passada, a Prefeitura de Tapejara já anunciou o processo de homologação da licitação para a construção da perimetral, imprescindível para desafogar o trânsito pesado da cidade.

ENTRE TAPAS E BEIJOS
Lendo o título deste tópico o amigo leitor pode lembrar da canção da dupla sertaneja Leandro & Leonardo, mas é mais ou menos assim que o Grêmio vem tratando as renovações ou contratações de seus atletas. Depois da decepção do caso Ronaldinho/Assis, veio a surpresa do adeus de Jonas. Sem contar as lambanças nos anúncios de jogadores e do próprio Renato dizer que estava estressado e não viajaria ao interior com o time no Gauchão. É hora do pavão Odone falar menos e fazer mais. E se o clube não tem dinheiro, que pare de frustrar seu torcedor, afinal a camisa do Grêmio é maior que alguns jogadores. Vamos ser realistas, pois o próprio Inter depois do fracasso no Mundial, apesar de vender jogadores, anunciou corte de gastos com o futebol.

ATENTO À ECONOMIA DOMÉSTICA
“Na minha visão, somente por meio da difusão do conhecimento e da compreensão básica das noções de finanças pessoais, de orçamento doméstico e do funcionamento dos mais populares serviços financeiros é que conseguiremos de fato promover a inclusão financeira com qualidade”.
Alexandre Tombini, novo presidente do Banco Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário