quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sananduva cumpre metas fiscais e registra superávit no segundo quadrimestre

A administração pública, através da Secretaria da Fazenda, durante Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Sananduva na segunda-feira (26/09), apresentou a avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao 2° quadrimestre de 2011. Devido ao equilíbrio financeiro, mereceu elogios de membros do Legislativo Municipal.
Obedecendo à legislação e ao dever cívico de prestar contas aos cidadãos, a administração apresentou os números originários dos relatórios bimestrais e semestrais. Foram detalhadas informações e os principais aspectos que condicionaram o desempenho da receita, da despesa, das aplicações em educação e saúde e demais informações no período analisado.
No período, o Município registrou um superávit de R$ 1.224.697,32. Para o prefeito Antonio Roberto Caldato, os números comprovam que o governo municipal permanece acompanhando com seriedade as finanças do Município e está atento à questão da manutenção do equilíbrio fiscal. “Isso é fruto de uma gestão responsável, norteada pela austeridade e compromisso com o cidadão sananduvense”, completou o prefeito.
Saúde e Educação
O valor atinente à movimentação com recursos para a educação apresentou 26,74% da receita aplicada na manutenção e desenvolvimento da educação infantil e ensino fundamental. Já a movimentação de recursos para as ações e serviços públicos em saúde demonstra que, da receita, 20,76 foi o percentual aplicado nesta área, ultrapassando o percentual mínimo de 15% estabelecido pela Constituição Federal.
Despesa com pessoal
Nos últimos 12 meses foram registrados 39,57% de gastos com pessoal, sendo que o limite legal é de 54%.
Mesmo que o planejamento inicial previsse o repasse de recursos por parte do Governo Estadual, o Município está investindo recursos próprios para a conclusão da Rua Angela Raymundi. Assim que repassados os recursos, o equilíbrio financeiro será ainda maior e vai possibilitar investimentos como: o recapeamento da Avenida Salzano da Cunha (trecho entre as Ruas Benjamin Brusco e Zigomar Luiz Leite); recapeamento da Avenida Rio Branco (trecho entre as Ruas Zigomar Luiz Leite e Osvaldo Cruz); conclusão do prédio que vai abrigar a Secretaria de Agricultura e Emater; conclusão do Ginásio de Esportes da Escola Santa Teresinha; pagamento da Gratificação Natalina ao funcionalismo (que equivale ao 13° salário); pavimentação nos bairros da cidade; aquisição de caminhão caçamba para a Secretaria de Serviços Urbanos e equipamentos para o Aterro Sanitário Municipal para a devida operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário