quinta-feira, 10 de junho de 2010

8ª Cavalgada do Pinhão

Preservar a natureza e valorização da vida movimento pretende atingir 4 mil alunos e percorrer 101 km

A Tradicional Cavalgada do Pinhão será realizada de 09 a 13 de junho, conforme o presidente dos cavaleiros, Valdir Pietrobon, o trajeto percorrerá os municípios de Santa Cecília do Sul, Tapejara e Vila Lângaro, num total de 101 km em 04 dias.
O objetivo da cavalgada que já é realizada há 8 anos é conscientizar sobre a importância da preservação da natureza, principalmente o plantio da Araucária, árvore nativa símbolo do Estado.
O pinheiro é uma árvore de grande importância, pois controla a qualidade da fauna e flora do bioma. Suas sementes, os pinhões servem de alimento, típico nos meses de inverno no Sul do país, para produzir pinhões, a Araucária demora cerca de 15 anos. Além disso a planta também contribui com a fauna, pois a cutia, mamífero roedor, e a gralha azul, ave comum no Rio Grande do Sul, costumam enterrar o pinhão para comê-lo depois, responsáveis pela disseminação do pinheiro. Outro é a Gralha Azul, que infelizmente está em risco de extinção.
Em Tapejara há um pinheiro no qual através de estudos de especialistas na área, constataram que o mesmo possui mais de 500 anos de idade, sendo um dos mais antigos e maiores do mundo.
O tema desta edição, Preservar a natureza e valorização da vida, partiu no dia 09/06, quarta-feira, do Parque de Municipal Ângelo Eugênio Dametto, e passou por duas escolas difundindo a história e plantando mudas de pinheiro, o roteiro segue por escolas e comunidades. A chegada está programada para o domingo, 13/06 com almoço de encerramento no local de partida.
Os cavaleiros pretendem atingir aproximadamente 4 mil alunos, conscientizando para a preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário