segunda-feira, 27 de junho de 2011

O G 11: os heroicos oradores do Barão

Embora o Concurso de Oratória nas Escolas, promovido pela JCI Tapejara, já tenha uma longa trajetória no município de Tapejara, é o primeiro ano que o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco participa do evento.
Desde o início do ano os estudantes da 8ª série, alunos concluintes do ensino fundamental vem fazendo pesquisas, realizando debates, redigindo e aprimorando suas ideias para chegar ao produto final de sua oratória: o texto.
O lançamento do Projeto aconteceu no Centro Cultural no dia 26 de abril, momento em que os alunos envolvidos, acompanhados de seus colegas da 7ª série, puderam receber informações sobre a importância de participar de um concurso como esse. O ponto alto do encontro foi a participação de Andrea Schneider, diretora Nacional do projeto “Nós Podemos”, que fez uma breve exposição sobre o tema do concurso, “Objetivos do Milênio: Qual é meu jeito de mudar o mundo?”, esclarecendo as dúvidas dos alunos e expondo os motivos pelo qual todos devem participar.
A fim de dar continuidade aos eventos relacionados ao Concurso de Oratórias nas Escolas, a JCI promoveu um Curso de Oratória direcionado aos alunos interessados em participar do concurso. O curso foi ministrado pelos instrutores Cláudio Biasi e Cristiane Dienstmann e aconteceu no Centro Cultural de Tapejara, no salão da Terceira Idade, no dia 16 de maio, pela parte da manhã, momento em que cada participante pode fazer uso da tribuna e do microfone para sentir a sensação de estar em posição de um orador.
Estiveram presentes no Curso de Oratória 11 alunos da 8ª série do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, o G 11 ou Grupo dos Onze, como eles próprios se autodominavam. O G 11 era formado por Angelo Elias Dalzotto, Gabriel Rodiguero, Gabriela Miola, José Victor Bianchini Pietrobon, Matheus Machado, Natália Lindner, Naura Danieli Marcon, Pietra de Castro Cecchin, Pietra Zoppas da Silva, Talissa Bianchini e Victória Barcarollo Ficagna.
Esses mesmos alunos, após terem participado do Lançamento do Projeto e do Curso de Oratória, tiveram a coragem de concorrer a única vaga concedida à escola, ou seja, entre os 11 apenas um sairia vencedor. Essa foi a Fase Interna do Concurso de Oratória que aconteceu na manhã do dia 30 de maio, nas dependências da escola.
A vencedora da fase interna foi Pietra Zoppas da Silva, que não só demonstrou competência em falar sobre os 8 Objetivos do Milênio, mas também seduziu os jurados que se encantaram com a maneira como a aluna expôs sua forma de mudar o mundo.
Já a fase municipal, que aconteceu no dia 21de junho, no Centro Cultural, às 19h30min, foi marcada por muita emoção e expectativa. As sete alunas representantes de suas escolas estavam muito bem preparadas e comprovaram seu comprometimento com o futuro do nosso mundo.
As próximas fases, a fase regional e a fase nacional, acontecerão respectivamente em Passo Fundo e no Rio de Janeiro.
Por fim ,o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco parabeniza a aluna Pietra Zoppas da Silva pela conquista do segundo lugar no VII Concurso de Oratória da JCI e aproveita a oportunidade para agradecer a entidade por proporcionar eventos como esse à comunidade estudantil de Tapejara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário