quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tapejarense confere de perto beatificação de João Paulo II

João Paulo II (1920-2005), foi beatificado diante de 1 milhão de fiéis em cerimônia realizada no domingo, 1º de maio, na Praça São Pedro, no Vaticano. A celebração contou com a presença do papa Bento XVI e mais de 800 sacerdotes que em toda a homilia destacaram sobre a vida do pontífice, morto em 2005, após 27 anos de papado, como suas virtudes e dotes intelectuais, morais e espirituais.
Em meio a pessoas de diversas nacionalidades, estava a tapejarense Carolina Brunetto (64), que acompanhada pelos amigos Lizete Alban (44) e Aldir Balbinot (39) vivenciaram o momento com muita emoção. Segundo contou Carolina a fé no já santo João Paulo, como ela considera, foi o que motivou a viagem para Roma para poder acompanhar pessoalmente a cerimônia.
“Ficamos 15 dias em viagem, mas nada se compara a emoção de estar no maior templo da Igreja Católica. Há uma energia enorme no lugar. Fo maravilhoso presenciar a empolgação do povo gritando: “santo súbito” (Santo já). Somente quem sentiu com o coração sabe o que foi viver esta experiência. estar em Roma é confirmar, é reafirmar, é estar consciente que Deus existe, e que sem ele, somos muito pouco” – complementou Carol, forma como gosta de ser chamada.
Ela contou ainda que participou de audiência especial com Bento XVI, alguns dias antes da beatificação, “me chamou atenção a grande quantidade de jovens, de muitas nacionalidades, que cantavam músicas religiosas, que rezavam em voz alta, que demonstravam sua crença em Deus, com coreografias ensaiadas especialmente para a ocasião. Também no dia da celebração foram distribuídos aos fiéis, maças verdes e vermelhas, laranjas e sanduíches, gratuitamente em diversos pontos por onde passam os fiéis. Outra coisa muito importante que percebemos foi que o povo realmente estava lá de coração, rezando e prestando muito atenção em tudo o que era dito e mostrado nos inúmeros telões distribuídos por vários lugares ao redor da Basílica” – relembra Carol.
As diferenças culturais também foram observadas pela tapejarense, “os italianos são menos afetivos que os brasileiros e tapejarenses. A alimentação é baseada em carboidratos, muita massa, batata, sempre regada de muito vinho. Ficamos hospedados em uma das casas das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus aproveitamos para mostrar um pouco da cultura gaúcha com um churrasco de despedida.
A data escolhida para a veneração do papa foi 22 de outubro, dia da primeira missa do seu pontificado. A beatificação é a etapa anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde para o primeiro papa polonês da história Karol Wojtyla.
Fonte O Caiobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário