segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Instituto Amici lota Centro Cultural com palestra de Shinyashiki

 
O mau tempo não impediu que centenas de pessoas comparecessem ao Centro Cultural de Tapejara, na noite de terça-feira (18) para assisitir à palestra "A Revolução dos Campeões", ministrada por Roberto Shinyashiki. O evento foi aberto pelo palestrante Ronan Mairesse, que faz parte da equipe de Shinyashiki e, durante cerca de 30 minutos, conduziu dinâmicas e temas relacionados ao sucesso nas organizações e famílias.

A diretora do Instituto Amici, Dra. Mirian Mânica, falou sobre a importância de trazer um palestrante conhecido mundialmente para Tapejara. "É um desejo antigo que realizo hoje. Desde que conheci o Shinyashiki penso em trazê-lo, pois nem todos têm condições de viajar para vê-lo em outros lugares. Espero que vocês tirem o maior proveito desta noite", disse.

Para um público composto por empresários e pessoas atuantes em diversos segmentos de Tapejara e mais 20 municípios da região, além de estudantes que assistiram a palestra através de teleconferência, Roberto Shinyashiki falou por cerca de 1h30 e ao final foi aplaudido em pé. Deixou claro que as empresas precisam de profissionais que têm a força de superar os desafios e realizar metas. São os campeões que criam a coragem de superação. Enquanto os perdedores dão desculpas e reclamam das suas dificuldades os campeões decidem, planejam e realizam.

Roberto Shinyashiki tem influenciado toda uma geração de administradores do nosso país. Por isso, é um dos nomes mais requisitados no meio empresarial, fazendo palestras, conduzindo seminários e convenções, no Brasil e no exterior.

Sua formação como médico psiquiatra, com pós-graduação em Administração de Empresas (MBA – Universidade de São Paulo) e doutorado em Administração e Economia (Faculdade de Administração e Economia – USP), embasa todo seu trabalho e o tem levado a conhecer e entender como ninguém a base fundamental de qualquer empresa: o ser humano dentro das organizações.

Sua experiência como empresário, à frente da Editora Gente, lhe dá o conhecimento prático de quem convive com os desafios diários de um executivo. Consultor e orientador de altos executivos de empresas dos setores público e privado, ministros de estado, governadores, prefeitos e personalidades de destaque em nosso meio, Shinyashiki é um profundo conhecedor dos dilemas e dos desafios do dia a dia desses profissionais.

Conferencista de renome internacional, já se apresentou para todos os tipos de plateias, como equipes nacionais de esportes, entidades privadas, convenções empresariais, ambientes acadêmicos e megaeventos.

Estudioso apaixonado, mantém-se em constante aprimoramento, através de cursos de especialização nos EUA, na Índia, na Europa e no Japão. Participa regularmente de congressos mundiais de desenvolvimento e treinamento de recursos humanos.

Escritor reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, é autor de diversos best-sellers, dentre eles: Sem Medo de Vencer; A Revolução dos Campeões; O Sucesso É Ser Feliz; Os Donos do Futuro; Você, a Alma do Negócio; O Poder da Solução; Heróis de Verdade; Tudo ou Nada e Os Segredos dos Campeões, tendo vendido mais de 6 milhões de exemplares. É colaborador de inúmeras revistas, jornais e sites no Brasil e no exterior e participa com frequência de programas de rádio e TV.

Protetora luta pelos animais abandonados em Tapejara

 
 
O que muitos chamam de loucura, para a empregada doméstica Glória dos Santos é mais que uma paixão, é um projeto de vida. Numa pequena casa, localizada no Mutirão Habitacional, ela cuida de mais de 40 gatos e sete cães. Amaioria são animais doentes deixados em sua porta ou recolhidos por ela na rua.

Glória conta que sempre gostou de animais, mas sua vida mudou quando começou a cuidar deles. "Não sei exatamente há quantos anos faço isso, mas imagino que há mais de 20. Desde que comecei a proteger os animais abandonados minha vida ganhou outro sentido. Antes fazia vários tratamentos para fibromialgia (síndrome causada por dores musculares e outros sintomas) e nada resolvia. Os animais me ajudaram a superar isso ", conta.

A protetora, que nem sempre tem condições de comprar ração ou remédios para os cães e gatos, conta com a ajuda da clínica veterinária Amigo Bicho. "Mesmo assim devo gastar cerca de R$ 300 por mês com meus bichinhos. Esse valor faz falta no meu orçamento, mas não os deixarei passar necessidades", diz. Ela também é consciente que sua casa não é o melhor lugar para os animais. "Eles precisam de espaço, de um lugar adequado", frisa. Hoje seu terreno é murado e cercado graças a ajuda do empresário Valdecir Dalri, que doou o material e mão de obra para que os animais pudessem ficar um pouco mais livres.

Glória comenta que se no município houvesse algum abrigo para animais abandonados, ou mesmo uma ONG (Organização Não Governamental) que atuasse nesta causa, ela não exitaria em mandar todos os seus animais para o local, além de se oferecer para trabalhar voluntariamente. "Eu os amo, por isso quero que fiquem num local adequado", disse.

Os bichinhos que são adotados pela protetora, depois de cuidados ficam disponíveis para adoção. Mas ela conta que pouca gente procura. "É preciso haver uma conscientização das pessoas para adotarem em vez de comprar. Alguns pagam pequenas fortunas por animais, contrariando a realidade do abandono", enfatiza.

Outra questão levantada por Glória é o envenenamento de animais. "É muito triste ver um animal envenenado. Muitos chegam assim na minha casa. As pessoas que fazem isso não tê coração".

As pessoas interessada em ajudar a protetora com doação de ração para gatos podem entrar em contato pelo telefone 9633-0040, ou se dirigir a Rua Estevão Kusz, 155.

STRT e Senar realizam curso de panificação caseira

Visando o bem estar social das associadas e com o objetivo de estimular a geração de renda e qualificar mão de obra, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizou de 12 a 14 de setembro um curso de panificação caseira. Ministrado pela instrutora Marinês de Marco, tinha como público preferencial as associadas ao STRT.

As aulas foram ministradas no salão do Sindicato, com 4 horas de instruções teóricas (hábitos, higiene local, congelamento, descongelamento) e 20 horas de prática. As inscrições foram totalmente gratuitas e, ao final foram apresentados mais de 50 pratos, entre doces e salgados. O curso também ofereceu um certificado emitido pelo próprio Senar.

As participantes aprenderam a desenvolver pães, tortas, bolos, salgados, dentre outros produtos, aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. "Qualificar a mulher agricultora é um dos nossos objetivos, para que elas possam ter uma renda extra ou aprimorar aquilo que já fazem no dia a dia", disse a presidente do Sindicato, Jussara de Mello.

De acordo com a instrutora Marinês, as alunas aprenderam algumas técnicas que ainda não conheciam mas, sobretudo, tiveram importantes dicas de nutrição utilizando produtos naturais que são abundantes nas propriedades rurais. "Em três dias utilizamos 35 kg de farinha, 20 kg de açúcar, fermento e outros ingredientes disponibilizados pelo Sindicato", frisou.

A agricultora Dinamara Perera Pagno, uma das alunas do curso, diz que as técnicas e receitas aprendidas serão colocadas em prática na pequena empresa de fabricação de alimentos caseiros que possui, em sociedade com sua mãe. "Aprendi muita coisa interessante aqui. Com certeza vou aprimorar meus produtos", concluiu.

URI abre curso de pós-graduação em Sananduva

A URI Erechim e o Centro Educacional Sananduva firmam parceria e promovem, em conjunto, o primeiro projeto na área de pós-graduação: Gestão Empresarial, com ênfase em Empreendedorismo. O Curso foi aberto na sexta-feira, 14, naquela cidade.

Os diretores do Centro Educacional Sananduva, Edison Brambatti e Vitor Camozzato Belin, juntamente com a professora e coordenadora do Curso, Adriana Storti, e a coordenadora do Centro de Pós-Graduação, Deisi Rodighero Balbinot, recepcionaram os alunos que são oriundos de várias cidades da região nordeste gaúcha.

Vitor Belin mostrou entusiasmo ao dar início ao primeiro projeto educacional do Centro Educacional: "Esta é a primeira de uma série de iniciativas que estamos promovendo no sentido de facilitar o acesso ao ensino a todos aqueles que desejam e esperam uma oportunidade para agregar novos conhecimentos". Edison Brambati também destacou a abertura do Curso de Gestão Empresarial, afirmando que "este é um projeto que era esperado pela comunidade regional e a parceria com a URI vem concretizar esse desejo".

O Presidente da ACISAN (Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Sananduva), Márcio Sagiorato, que prestigiou a abertura do Curso, ratificou a opinião dos dirigentes do Centro Educacional: "Acredito que a parceria com a URI, que possui credibilidade no cenário regional, é uma grande iniciativa e trará expressiva contribuição ao nosso desenvolvimento".

A professora e coordenadora do Curso, Adriana Troczinski Storti, que representou a direção do câmpus, expôs aos alunos o cronograma do Curso, salientando a importância da gestão empresarial nos dias de hoje. "Precisamos, acima de tudo, formar novos líderes e esse curso tem esse objetivo. O contexto atual necessita que estejamos preparados para enfrentar novos desafios e esperamos que essa especialização em Gestão Empresarial com ênfase em Empreendedorismo venha atender as expectativas".

Obras de cinco Fóruns estão paradas por problemas com construtoras. Tapejara está em licitação

Obras de cinco prédios que seriam destinados ao funcionamento de Fóruns no Estado, estão paradas há cerca de um ano. As edificações, que deveriam ser exemplo de infraestrutura e construção sustentável, não foram concluídas devido a problemas com as construtoras contratadas.

Em Nonoai, no norte do Estado, a construção do prédio de três andares foi interrompida devido a um impasse entre o Tribunal de Justiça do Estado e a empresa licitada.

Em Farroupilha, na Serra, o prédio do Fórum também está parado há um ano. O mesmo ocorre em Capão da Canoa: o projeto, que prevê seis andares, parou no terceiro pavimento.

No Vale dos Sinos, a construção em Dois Irmãos foi abandonada ainda na edificação.



Contraponto

A Construtora Charem, de Minas Gerais, informou que o caso deve ser resolvido pela Justiça e portanto prefere não se manifestar.

O que está em andamento

Em obras: Foro cível de Porto Alegre.

Em construção: Parobé, Anexo Viamão, Ivoti, Santiago, Seberi, Santiago, Santa Vitória do Palmar e Frederico Westphalen

Em licitação: Construção de prédios em Santa Bárbara do Sul, Sananduva, Faxinal do Soturno, Sobradinho, Tapejara, Constantina, Ronda Alta, Espumoso, Candelária, São José do Ouro

Prédios com iniciativas sustentáveis já em funcionamento: Iraí, Agudo e Arroio do Tigre

Realizada final do 1º Campeonato Indígena Regional

No sábado (15) foi realizado, na Comunidade Indígena Carreteiro, interior do Município de Água Santa a final do 1º Campeonato Indígena Regional.

O campeonato foi realizado sempre aos finais de semana, no campo da equipe Nova União da Comunidade Indígena, tendo a participação de 17 equipes, sendo 07 na Categoria Feminino e 10 na Categoria Masculino.

Além das quatro equipes mais pontuadas em cada categoria foram ainda premiados: defesa menos vazada, goleador e equipe mais disciplinada em cada categoria.

Premiações da categoria feminina:

- Troféu disciplina: Equipe São Caetano de Charrua.

-Troféu Goleadora: Cleusa Braga da Equipe Nova União B da Comunidade Indígena Carreteiro de Água Santa.

- Troféu de Defesa Menos Vazada: Equipe Grêmio do Faxinal.

- 4ª Colocada: Portuguesa de Charrua.

- 3ª Colocada: Nova União B da Comunidade Indígena Carreteiro de Água Santa.

- Vice Campeã: Grêmio do Faxinal.

- Campeã: Nova União A da Comunidade Indígena Carreteiro de Água Santa.

Na Categoria Masculino foram premiados:

- Troféu disciplina: Nova União A da Comunidade Indígena Carreteiro de Água Santa.

- Troféu Goleador: Diordani da Equipe Água Santa de Água Santa.

- Troféu de Defesa Menos Vazada: Equipe Nova União B da Comunidade Indígena Carreteiro de Água Santa.

- 4º Colocado: Portuguesa de Charrua.

- 3º Colocado: Fluminense de Caseiros.

- Vice Campeão: Nova União B da Comunidade Indígena Carreteiro de Água Santa.

- Campeão: Água Santa de Água Santa.

O 1º Campeonato Indígena Regional foi organizado pela equipe Nova União da Comunidade Indígena Carreteiro.

Segundo os organizadores, para o próximo ano deverá ser realizada a segunda edição, buscando trazer mais equipes, o que deve acontecer devido a boa organização da primeira edição.


Família é feita refém durante assalto em Tapejara

A Brigada Militar registrou na noite de terça-feira (18), mais um assalto a residência com reféns. A esposa e duas filhas de um empresário residente na Rua Tranquilo Basso, chegavam em casa por volta das 19h30 horas quando foram surpreendidas por dois indivíduos armados que entraram enquanto o portão eletrênico fechava.

As três foram amarradas com cardaços enquanto os ladrões se apossavam de jóias, uma TV e dois notebooks. Eles fugiram levando o veículo da vítima, um Hiunday IX 35, que foi encontrado pela polícia, abandonado nas proximidades de Vila Lângaro.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Morte de prefeito muda o panorama político em Água Santa




O prefeito de Água Santa, morreu na madrugada de domingo (2), depois de um acidente em uma estrada que liga o município à Tapejara. De acordo com a Brigada Militar, Antônio Alfredo de Souza, o Nico, de 46 anos, perdeu o controle do Fiat Palio que dirigia e capotou. Ele estava sozinho no carro e morreu no local.
O prefeito concorria à reeleição pelo PMDB. O velório reuniu uma multidão no Ginásio Municipal Aldine Vergilio Coser em Água Santa. O vice Martinho Rodrigheri, que é candidato à prefeitura pela oposição, assumiu o executivo.

Nico deixa esposa e três filhos
Nico nasceu no dia 29 de abril de 1966 na comunidade de Santo Antônio dos Pinheirinhos, em Água Santa. Filho de Maria Dorildes e Manoel Bernardino de Souza, era casado com Isabel Poletto de Souza, com quem teve três filhos: Aline Emanuelle, Leonardo e Daniel.
Cursava faculdade de Direito na IMED, a qual trancou ao assumir o cargo de prefeito Municipal, com a finalidade de dedicar-se exclusivamente ao cargo. Nico foi agricultor, servidor público municipal, servidor público estadual (Corsan), superintendente regional adjunto, vereador por duas vezes, vice-prefeito e prefeito.
Incansável administrador, jamais sua vida particular foi mais importante do que o serviço público que exercia. Para ele não havia hora, distância nem dificuldades que impedissem o atendimento das necessidades de sua comunidade.
Para que a comunidade fosse atendida, Nico estava na prefeitura ou em viagens nas horas mais inesperadas, tais como nas madrugadas e nos finais de semana, e para tudo apontava e buscava soluções. Para todos tinha uma palavra de incentivo, conforto e carinho. Para os filhos era presença constante nos estudos, no lazer, na vida.
Sempre buscou excelência em tudo aquilo que fez, orgulhava-se do seu trabalho na busca de recursos os quais renderam para Água Santa investimentos superiores a dez milhões de reais em menos de quatro anos. Outro motivo de orgulho foi ter levado o município de Água Santa à 25ª posição no ranking nacional de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão.

Jacir Miorando é o novo candidato


Com o trágico falecimento do prefeito Antônio Alfredo de Souza, que era candidato à reeleição, o PMDB de Água Santa escolheu o substituto de Nico na chapa a prefeito.
Em reunião realizada na noite de 4 de setembro, o partido, com a presença da grande maioria do diretório e de lideranças de todas as comunidades do interior, definiu o nome de Jacir Miorando como novo candidato a prefeito, pela coligação PMDB, PT e PDT, tendo Tito como vice.
Jacir é o atual presidente do partido, tem 36 anos, agricultor, formado em Administração de empresas, pós em Gestão Estratégica de Negócios, nascido na comunidade de São Miguel onde permaneceu até os seus 31 anos, empresário por 8 anos e atualmente, até pedir o afastamento em função da candidatura, exercia a função de Controladoria na Cooperativa Agrícola ÁguaSanta (Coasa).
Líder na comunidade, Presidente da Aciságua, um dos idealizadores e organizador presidente das duas edições da Expo Agua Santa.


Câmara de Água Santa empossa novo prefeito


Na quarta-feira, 05 de setembro de 2012, foi realizada, na Câmara Municipal de Vereadores de Água Santa, a Sessão Solene de Posse de Martinho Rodigheri como prefeito Municipal, o mesmo estará a frente do Executivo até o final de 2012.
A posse se deu devido ao falecimento de  Antonio Alfredo de Souza (Nico) - PMDB, o qual era prefeito de Água Santa.
Martinho, do PP, era o vice de Nico e agora concorre ao cargo de prefeito no pleito de 7 de outubro deste ano, tendo Juca como vice.
Martinho Rodigheri nasceu em 02/10/1965. Cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Santa Inês, hoje Escola Estadual Cláudio Antônio Benvegnú. Cursou Técnico Agrícola na Escola Agrotécnica Federal de Concórdia SC, formando em 1983. É Engenheiro Agrônomo, pela UPF – Faculdade de Agronomia de Passo Fundo, graduado em 1989.
Foi secretário Municipal de Agricultura de Água Santa nas duas primeiras Administrações. Em 1996 concorreu como vice-prefeito e em 2008 se elegeu como vice-prefeito, como tal se manteve até 05 de setembro de 2012, quando assumiu a chefia do Executivo.
Possui escritório de Planejamento Agrícola e é Produtor Rural. Casado com Fabiana da Rosa Rodigheri e pai de duas filhas: Marjana e Marjorie da Rosa Rodigheri.
Martinho é oriundo de família de agricultores do município de Água Santa.


Candidatos à Prefeitura de Tapejara apresentam planos para as áreas de saúde e educação

Plano da Coligação Tapejara para Todos

Governo de Nego Gaiardo 13 é certeza de uma Tapejara mais humana e justa.
Nego Gaiardo 13, candidato a prefeito pela Coligação Tapejara para Todos, apresenta à comunidade tapejarense propostas concretas de gestão pública na área da saúde e educação.

Saúde
O Programa de Apoio à Saúde (PAS), no governo de Nego Gaiardo (PT) e Oda Dalmina (PDT), vai investir em equipamentos para o Hospital Santo Antônio, criando condições para a regionalização e ampliação dos serviços prestados com excelência.
Para melhorar o atendimento nos Postos de Saúde, vai criar o 3º Turno até às 21h30, ou seja, quatro horas a mais. “O Terceiro Turno atenderá especialmente a você trabalhador e trabalhadora, garantindo mais comodidade à sua família”, defende Nego Gaiardo 13.
O Saúde da Família vai permitir que 100% das famílias sejam atendidas por equipes de Agentes de Saúde e Médicos, além de ampliar o cronograma de visitas.
Também é fundamental garantir maior investimento para a distribuição de medicamentos. O Brasil Sorridente é um programa para implantação de laboratório microrregional de prótese dentária gratuita. Nego Gaiardo vai adquirir uma Unidade Móvel Odontológica.

Educação
O Plano de Governo de Nego e Oda 13 na Educação, vai criar o Programa de Apoio Educacional (PAE). Por meio de Crédito Educativo Municipal: os universitários terão financiamento municipal com Juro Zero, Carência e Prazo para pagar. O Transporte universitário será 100% gratuito para estudantes enquadrados no programa PAE.
O PAE ainda integra: Mochila Feliz destinado a todos os estudantes da rede municipal de Ensino Fundamental uma mochila com material didático (caderno, lápis, lápis de cor, régua, caneta, borracha, estojo, garrafinha); Uniforme Escolar gratuito para alunos da rede municipal.
A criação da Escola de Ensino Técnico Profissionalizante: Cursos profissionalizantes em parceria com o MEC, SENAI e Institutos Federais, 100% gratuitos em todas as áreas. Ampliação do Pólo de Tecnologia Educacional de Tapejara com implantação de novos cursos da UAB em parceria com Universidades Federais e construção de mais prédios para o complexo. “A meta é trazer à Tapejara, mais cursos universitários gratuitos e ampliar a oferta com uma faculdade presencial”, afirma Nego Gaiardo 13.
O Plano contempla ainda a implantação de Escolas de Turno Integral para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem na escola.
Com a força do governo Dilma, Tarso e dos aliados ao projeto que está transformando o Brasil, Nego Gaiardo e Oda Dalmina vão fazer mais e melhor para Tapejara.


Plano da Coligação Frente para o Futuro

“Investir em educação e saúde é crucial para uma cidade em desenvolvimento”

A educação é a chave para um futuro melhor. É nisso que acreditam os candidatos a prefeito e vice de Tapejara da Frente para o Futuro, Seger Luiz Menegaz e Beto Oliboni. É através dela que se pode construir homens e mulheres responsáveis por criar um mundo novo. Todos acreditam que a esperança de construir esse mundo novo está na criança e nos jovens e, por isso, não haverá futuro se não cuidarmos deles. Pensando assim é que Menegaz, já em seu primeiro mandato, prezou muito pela qualificação da educação e entre várias ações, investiu na construção de uma escola de educação infantil modelo e ainda uma nova escola de ensino infantil e fundamental, além de investir em reformas e melhorias em escolas e capacitação de professores. Mas ele acredita que ainda pode fazer mais. Dentre as propostas de Menegaz para os próximos quatro anos estão os seguintes projetos: construir mais escolas de educação infantil e de ensino fundamental, uma delas no loteamento Real; melhorar ainda mais a qualidade de infraestrutura e recursos humanos das atuais; continuar com renovação de frota de ônibus; reforçar os programas de turno inverso ao da escola; defender a valorização dos profissionais de ensino e ampliar a formação de professores; ampliar o repasse de recursos para cobrir os custos com o transporte dos estudantes universitários e trazer a UPF para Tapejara, este último já se concretizando, com a abertura de um curso de extensão no município. Para Menegaz são investimentos como estes que constroem o futuro de uma cidade promissora, oportunizando uma melhor qualidade de vida. Mas não é só isso. “Nós trabalhamos pelo bem estar da comunidade, oportunizando melhores oportunidades para o nosso cidadão e, por isso, temos que agir fortemente na educação, gerar emprego e renda e garantir que este cidadão tenha boa saúde para continuar trabalhando e gerando desenvolvimento o nosso município. Isso tenho certeza que nossa equipe está fazendo e vai continuar fazendo”, declarou Menegaz.

Saúde
“Muito já se fez na saúde do nosso tapejarense. As filas de espera por atendimentos, exames e cirurgias terminaram. Medicamentos estão sendo distribuídos gratuitamente. Exames que nunca foram realizados foram implantados. Mas sei que ainda posso fazer mais. Este é um compromisso que assumo perante os tapejarenses”, garantiu Menegaz ao citar que entre suas propostas para o próximo mandato, está a construção do Postão de saúde do centro, aonde atenderão especialistas de diversas áreas da saúde ampliando os atendimentos de psiquiatria, ginecologia, pediatria e fonoaudiologia. Ainda pretende construir uma unidade básica de saúde no Loteamento Real e realizar a ampliação das unidades básicas de saúde; construir academias de ginástica ao ar livre; ampliar a cobertura da estratégia de agentes comunitários de saúde; implantar o Programa Brasil Sorridente; e fortalecer o Centro de Referência em Saúde da Mulher, criado no ano passado que visa oportunizar as mulheres um local de apoio médico, social e jurídico. “Nos nossos quatro anos sempre investimos mais do que a legislação estabelece em saúde e educação, porque entendemos que isso é fundamental. Investir nestas duas áreas é crucial para uma cidade em desenvolvimento como Tapejara. Não somos a oitava cidade do estado que mais cresce demograficamente por dois anos consecutivos por sorte. Somos porque criamos oportunidades para que os cidadãos tapejarenses estejam bem, estejam felizes, e queiram morar aqui, porque eles têm onde deixarem seus filhos, têm bons empregos, têm qualidade de vida e grandes oportunidades. E isso vamos continuar fazendo”, destacou Menegaz.


Asfaltamento da perimetral deve recomeçar nos próximos dias



As obras para o asfaltamento da Perimetral - trecho estadual que liga a RS 463 a 467, no contorno do município de Tapejara - devem recomeçar na primeira quinzena de setembro com a capa do asfalto do primeiro quilômetro.  Segundo a administração municipal, o secretário de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque liberou R$ 200 mil para seguir com este trabalho. O convênio para o asfaltamento dos cinco quilômetros do local foi assinado com o governo do Estado ainda no ano passado, e este precisa cumprir com 80% das obras, já que o restante de 20% é de responsabilidade do município e já foi concluído.
O objetivo principal da via é desviar o tráfego de caminhões no centro da cidade. As tratativas para este convênio iniciaram em agosto de 2009 com a assinatura de um contrato com o governo Estadual no final de 2010. Mesmo durante a  transição governamental, o poder público municipal decidiu iniciar a obra com os recursos  disponibilizados pelo município.
A obra de 4,8 km tem estimativa de investimento de R$ 4.7 milhões, onde 20% dos recursos são municipais. O cronograma, segundo o convenio firmado entre Prefeitura e Estado, previa que as obras estariam concluídas em 24 meses com repasses mensais.
Várias mobilizações já foram realizadas para que o governo do Estado se sensibilizasse liberando o recurso para a conclusão da obra.

Shows marcarão a Semana Farroupilha em Tapejara


No próximo dia 14 inicia a programação da Semana Farroupilha 2012 em Tapejara com o tema “Nossas Riquezas”. O homenageado deste ano é João de Deus Ribeiro, segundo patrão do CTG Manoel Teixeira, patrono da semana. O primeiro dia da maior festa do Rio Grande do Sul será com jantar baile do grupo Porca Veia, no CTG Manoel Teixeira, único show que não é gratuito.
No sábado, dia 15, iniciam as atrações no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, local dos acampamentos. Neste dia está planejado a chegada da chama crioula e a abertura oficial, seguido do festival estudantil da canção gaúcha e show com Brasil Gaúcho. Para o domingo, dia 16, ficou reservado o maior show da semana: César Oliveira e Rogério Melo, a partir das 17 horas. Antes disso, haverá apresentação do grupo de danças do Grupo Integrado da Terceira Idade e da Invernada do CTG Manoel Teixeira. Segunda-feira, dia 17, será realizada a gravação do programa Gravetos do Passado, com Tertúlia Livre. A terça-feira segue com apresentação do passofundense Clóvis Mendes com abertura do artista tapejarense Carlos Ariel, às 20h30.
Quarta-feira, véspera do feriado, quem faz a festa também são os pratas da casa Índio Pessoa e Guri Nativo, a partir das 21 horas. No dia do gaúcho, quinta-feira, será realizado o café de chaleira e o desfile farroupilha, com saída do CTG Manoel Teixeira, às 9h. Os cavaleiros serão recebidos com uma celebração campeira e a tarde segue com a realização da Taça Cidade, Taça Romeu Brum Ferreira, organizada este ano pelos campeões de 2011 – Cabanha da Amizade. Às 16h inicia a apresentação do grupo Manotaço.
A Semana Farroupilha é uma realização da Prefeitura de Tapejara juntamente com o CTG Manoel Teixeira, conta com o apoio da Brigada Militar, Bombeiros Voluntários de Tapejara, Quadro de Laço Tropilha Serrana e Quadros de Laço do CTG Manoel Teixeira: Cabanha da Amizade, Vaqueanos da Serra, Pé no Estripo, Cardoso de Aguiar, Fogo de Chão e Manoel Teixeira.
Homenagem
O patrono da Semana Farroupilha é João de Deus Ribeiro, dando sequência às homenagens iniciadas em 2011. João de Deus Ribeiro chegou em Tapejara um ano após a emancipação do município. Mudou-se de Passo Fundo para cá e trouxe consigo o amor pelo tradicionalismo. Desde pequeno se interessou pela história e costumes do Rio Grande do Sul, no qual gostava muito da lida no campo e de montar a cavalo. Ele foi o segundo patrão do CTG Manoel Teixeira e responsável pela compra do primeiro terreno para a entidade que posteriormente foi trocado pelo local onde foi construída a primeira sede, no Bairro 13 de Maio. Também foi capataz e presidente do Conselho Deliberativo do Manoel Teixeira, CTG que frequentou por muitos anos e que tem orgulho de fazer parte da história de um homem tão importante para a tradição gaúcha tapejarense.
Acampamento
De 5 a 12 de setembro poderão ser feitas as reservas de terrenos para acampamento, que é gratuito. Interessados em montar acampamento deve ligar para o telefone (54) 9170-0378 e falar com Darci. Poderão ser montadas barracas de madeira ou lona, exceto lona preta.
Solidariedade
A copa ficará por conta dos Bombeiros Voluntários, que aproveitam o evento para arrecadar recursos.
Estacionamento
Haverá estacionamento gratuito no parque e a circulação de carros e cavalos será proibida.
Período eleitoral
Serão proibidas manifestações políticas partidárias, como carros de som, placas fixas e móveis de candidatos.
Programação completa
14 de Setembro – sexta-feira
20h – Jantar Baile no CTG Manoel Teixeira com Porca Veia
Ingressos a R$ 30,00.
15 de Setembro – sábado
17h – Saída da Chama Crioula do CTG Manoel Teixeira
18h - Chegada da Chama Crioula no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto
19h – Abertura oficial com homenagem ao segundo Patrão do CTG e Patrono da Semana Farroupilha João de Deus Ribeiro
20h – Apresentação da Invernada do CTG Manoel Teixeira
21h – Festival estudantil da canção gaúcha
22h30min – Show com Grupo Brasil Gaúcho
16 de Setembro – domingo
15h – Apresentação do grupo de danças do GITI
16h - Apresentação da Invernada do CTG Manoel Teixeira
17h – Show com César Oliveira e Rogério Mello
17 de Setembro – segunda-feira
20h – Gravação do programa Gravetos do Passado
18 de Setembro – terça-feira
20h30min – Show com Carlos Ariel
21h30 – Show com Clóvis Mendes
19 de Setembro – quarta-feira
21h – Show com Índio Pessoa e Grupo Alma de Fandangueiro
22h – Show com Guri Nativo
20 de Setembro – quinta-feira
6h – Café de Chaleira no CTG Manoel Teixeira
9h – Saída dos Cavaleiros para o Desfile do CTG Manoel Teixeira
10h – Chegada dos Cavaleiros no Parque de Rodeios Ângelo Eugênio Dametto
10h30min – Missa Crioula
12h – Almoço do CTG Manoel Teixeira com os Cavaleiros
13h – Taça Cidade – Taça Romeu Brum Ferreira – org. Cabanha da Amizade
14h – Apresentação dos alunos da Oficina de Música – Gaita e Violão
15h – Apresentação do grupo de danças da Saúde Mental
16h – Show-baile com o Grupo Manotaço
18h – Encerramento oficial da Semana Farroupilha com apagamento da chama e arreamento dos pavilhões

2 IEQ realiza culto do amigo


Um projeto desenvolvido pela 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Tapejara culminou num culto para centenas de pessoas no domingo, 02. Trata-se dos cultos simultâneos, que com a articulação de aproximadamente 30 membros da igreja foram realizados em 40 casas que abriram suas portas para a pregação do evangelho durante três dias, onde a palavra de Deus chegou aos corações de 240 pessoas participantes desses cultos. E, como o propósito maior de Deus é a salvação, o resultado é gratificante pelas 59 pessoas que aceitaram a Jesus nesses cultos.
Semana Farroupilha
A 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular preparou uma programação especial para a Semana Farroupilha, ao lado da igreja será montado o Piquete Quadrangular:
Sábado 15 de setembro - Mateada durante o dia. A noite jantar com comida típica campeira.
Domingo 16 de setembro - Chama crioula com o Grupo Tropeiros da Paz da IEQ, saída em frente á 2ª IEQ  em direção á Praça Central retornando até a sede da igreja. Almoço campeiro. 19 horas culto.
Segunda 17 de setembro e terça 18 de setembro, evangelismo campeiro com mateada durante o dia, a noite jantar com comida típica.
Quarta-feira 19 de setembro - Culto campeiro ao ar livre, às 19h30. Música gaúcha  gospel com o grupo de louvor da IEQ e convidados. Jantar campeiro.
Quinta-feira 20 de setembro – 6 da manhã, Café Campeiro,  10 horas, Oração do Gaúcho, meio dia almoço campeiro (costelão), mateada, louvor, atividades, encerramento e oração de agradecimento.

Tapejara e Região têm ligação gratuita de orelhão



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na terça-feira (4) a lista com os municípios onde as chamadas locais de telefone fixo para fixo, originadas por orelhões da empresa Oi, serão gratuitas até o final do ano de 2012. No Rio Grande do Sul, 105 cidades do interior do estado serão beneficiadas, de um total de 2.020 em todo o país, entre elas a cidade de Tapejara. Segundo a empresa, a medida já estava em vigor desde o dia 31 de agosto.
De acordo com a Anatel, até o final de agosto pelo menos 90% dos orelhões nessas 2.020 localidades passaram a fazer as ligações gratuitas. O número deve chegar a 100% até o final de setembro, após serem feitos os ajustes técnicos para que os aparelhos possam originar as chamadas sem cobrar, explicou a empresa.
A gratuidade nas ligações foi determinada porque a concessionária não cumpriu totalmente as metas do Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público e a meta de densidade (4 orelhões para cada grupo de mil habitantes por município). Muitos telefones públicos da empresa estão quebrados ou fora de uso em todo o Brasil, afirma a empresa.
Todas as concessionárias de telecomunicação no Brasil receberam prazos da Anatel para que fosse atingida a meta de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão. Até 31 de dezembro de 2011 foi o prazo estabelecido para a para Telefônica, Sercomtel e CTBC; 31 de março de 2012, para Embratel; e 30 de junho de 2012, para a Oi.
Entre as cidades beneficiadas no RS, estão as de nossa região:
- Capão Bonito do Sul
- Floriano Peixoto
- Gentil
- Mato Castelhano
- Muitos Capões
- Nicolau Vergueiro
- Santa Cecília do Sul
- Tupanci do Sul
- Vila Langaro
- Tapejara

Secretário adjunto visita obra de asfaltamento em Água Santa


Na sexta-feira, 24 de agosto, esteve no Município de Água Santa, Claudemir Bragagnolo (Braga), Secretário Adjunto de Infraestrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul, vistoriando a obra de pavimentação asfáltica da RS 428, no trecho que liga Água Santa à BR 285.
Questionado a respeito do andamento da obra, Braga respondeu que a mesma voltou a um ritmo praticamente normal e que lamenta ela ter andado lenta nos últimos meses, o que se deve a algumas dificuldades encontradas em relação ao projeto, o qual teve de ser adequado.
Disse ainda, que a obra já poderia estar pronta e que doravante os trabalhos serão intensificados, havendo a conclusão o mais rápido possível, dentro do possível ainda nesse ano de 2012, uma vez que os recursos necessários não faltarão. O secretário destacou a importância da obra, não somente para o município bem como para a região e por isso, talvez com um pouco mais de demora, mas com a realização de um trabalho que tão cedo não necessitará de novos investimentos ou de recuperação.
Braga falou ainda a respeito da ligação asfáltica entre Água Santa e Tapejara, dizendo que o projeto encontra-se em andamento e que o mesmo ainda não está concluído.
“Há ainda alguns projetos para serem concluídos e aí sim serão retomados os projetos de ligação asfáltica regional”, disse.

Alunos do Projeto Karatê Além do Esporte fazem avaliação


A Associação Olímpica Washide de Karate Shotokan de Tapejara juntamente com a Secretaria da Educação, Desporto e Cultura realizou no último sábado, dia 25, a pré avaliação de graduação dos alunos do Projeto Social Karatê Além do Esporte.
O projeto Karatê Além do Esporte é realizado desde 2011 no qual visa desenvolver o raciocínio e a inclusão social. Além de ser um excelente meio de autodefesa, o karatê é considerado hoje um esporte que desenvolve força, velocidade, coordenação motora e condicionamento físico. Cerca de 100 crianças participam no turno inverso da escola.
 Estiveram presentes o presidente da AOW Sensei José Ivar Mezavilla, o coordenador Regional Sensei, Marcos Cavalheiro, os instrutores Sensei Rodrigo Zahner e Sensei Tiago Garcia Araújo, o secretário da Educação, Altamir Galvão Waltrich e a comunidade em geral.