quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Morte de prefeito muda o panorama político em Água Santa




O prefeito de Água Santa, morreu na madrugada de domingo (2), depois de um acidente em uma estrada que liga o município à Tapejara. De acordo com a Brigada Militar, Antônio Alfredo de Souza, o Nico, de 46 anos, perdeu o controle do Fiat Palio que dirigia e capotou. Ele estava sozinho no carro e morreu no local.
O prefeito concorria à reeleição pelo PMDB. O velório reuniu uma multidão no Ginásio Municipal Aldine Vergilio Coser em Água Santa. O vice Martinho Rodrigheri, que é candidato à prefeitura pela oposição, assumiu o executivo.

Nico deixa esposa e três filhos
Nico nasceu no dia 29 de abril de 1966 na comunidade de Santo Antônio dos Pinheirinhos, em Água Santa. Filho de Maria Dorildes e Manoel Bernardino de Souza, era casado com Isabel Poletto de Souza, com quem teve três filhos: Aline Emanuelle, Leonardo e Daniel.
Cursava faculdade de Direito na IMED, a qual trancou ao assumir o cargo de prefeito Municipal, com a finalidade de dedicar-se exclusivamente ao cargo. Nico foi agricultor, servidor público municipal, servidor público estadual (Corsan), superintendente regional adjunto, vereador por duas vezes, vice-prefeito e prefeito.
Incansável administrador, jamais sua vida particular foi mais importante do que o serviço público que exercia. Para ele não havia hora, distância nem dificuldades que impedissem o atendimento das necessidades de sua comunidade.
Para que a comunidade fosse atendida, Nico estava na prefeitura ou em viagens nas horas mais inesperadas, tais como nas madrugadas e nos finais de semana, e para tudo apontava e buscava soluções. Para todos tinha uma palavra de incentivo, conforto e carinho. Para os filhos era presença constante nos estudos, no lazer, na vida.
Sempre buscou excelência em tudo aquilo que fez, orgulhava-se do seu trabalho na busca de recursos os quais renderam para Água Santa investimentos superiores a dez milhões de reais em menos de quatro anos. Outro motivo de orgulho foi ter levado o município de Água Santa à 25ª posição no ranking nacional de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão.

Jacir Miorando é o novo candidato


Com o trágico falecimento do prefeito Antônio Alfredo de Souza, que era candidato à reeleição, o PMDB de Água Santa escolheu o substituto de Nico na chapa a prefeito.
Em reunião realizada na noite de 4 de setembro, o partido, com a presença da grande maioria do diretório e de lideranças de todas as comunidades do interior, definiu o nome de Jacir Miorando como novo candidato a prefeito, pela coligação PMDB, PT e PDT, tendo Tito como vice.
Jacir é o atual presidente do partido, tem 36 anos, agricultor, formado em Administração de empresas, pós em Gestão Estratégica de Negócios, nascido na comunidade de São Miguel onde permaneceu até os seus 31 anos, empresário por 8 anos e atualmente, até pedir o afastamento em função da candidatura, exercia a função de Controladoria na Cooperativa Agrícola ÁguaSanta (Coasa).
Líder na comunidade, Presidente da Aciságua, um dos idealizadores e organizador presidente das duas edições da Expo Agua Santa.


Câmara de Água Santa empossa novo prefeito


Na quarta-feira, 05 de setembro de 2012, foi realizada, na Câmara Municipal de Vereadores de Água Santa, a Sessão Solene de Posse de Martinho Rodigheri como prefeito Municipal, o mesmo estará a frente do Executivo até o final de 2012.
A posse se deu devido ao falecimento de  Antonio Alfredo de Souza (Nico) - PMDB, o qual era prefeito de Água Santa.
Martinho, do PP, era o vice de Nico e agora concorre ao cargo de prefeito no pleito de 7 de outubro deste ano, tendo Juca como vice.
Martinho Rodigheri nasceu em 02/10/1965. Cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Santa Inês, hoje Escola Estadual Cláudio Antônio Benvegnú. Cursou Técnico Agrícola na Escola Agrotécnica Federal de Concórdia SC, formando em 1983. É Engenheiro Agrônomo, pela UPF – Faculdade de Agronomia de Passo Fundo, graduado em 1989.
Foi secretário Municipal de Agricultura de Água Santa nas duas primeiras Administrações. Em 1996 concorreu como vice-prefeito e em 2008 se elegeu como vice-prefeito, como tal se manteve até 05 de setembro de 2012, quando assumiu a chefia do Executivo.
Possui escritório de Planejamento Agrícola e é Produtor Rural. Casado com Fabiana da Rosa Rodigheri e pai de duas filhas: Marjana e Marjorie da Rosa Rodigheri.
Martinho é oriundo de família de agricultores do município de Água Santa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário