segunda-feira, 24 de setembro de 2012

STRT e Senar realizam curso de panificação caseira

Visando o bem estar social das associadas e com o objetivo de estimular a geração de renda e qualificar mão de obra, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizou de 12 a 14 de setembro um curso de panificação caseira. Ministrado pela instrutora Marinês de Marco, tinha como público preferencial as associadas ao STRT.

As aulas foram ministradas no salão do Sindicato, com 4 horas de instruções teóricas (hábitos, higiene local, congelamento, descongelamento) e 20 horas de prática. As inscrições foram totalmente gratuitas e, ao final foram apresentados mais de 50 pratos, entre doces e salgados. O curso também ofereceu um certificado emitido pelo próprio Senar.

As participantes aprenderam a desenvolver pães, tortas, bolos, salgados, dentre outros produtos, aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. "Qualificar a mulher agricultora é um dos nossos objetivos, para que elas possam ter uma renda extra ou aprimorar aquilo que já fazem no dia a dia", disse a presidente do Sindicato, Jussara de Mello.

De acordo com a instrutora Marinês, as alunas aprenderam algumas técnicas que ainda não conheciam mas, sobretudo, tiveram importantes dicas de nutrição utilizando produtos naturais que são abundantes nas propriedades rurais. "Em três dias utilizamos 35 kg de farinha, 20 kg de açúcar, fermento e outros ingredientes disponibilizados pelo Sindicato", frisou.

A agricultora Dinamara Perera Pagno, uma das alunas do curso, diz que as técnicas e receitas aprendidas serão colocadas em prática na pequena empresa de fabricação de alimentos caseiros que possui, em sociedade com sua mãe. "Aprendi muita coisa interessante aqui. Com certeza vou aprimorar meus produtos", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário