sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Atlético Tapejarense completa 64 anos

Uma das mais tradicionais e vitoriosas equipes de futebol de Tapejara completa 64 anos no dia 25/08. Fundado em 1946, teve como primeiro presidente João Spagnol (in memorian).
O Atlético ficou conhecido no Estado todo quando disputava o Campeonato Estadual de Amadores, sempre com boas equipes. A equipe que mais títulos Municipais conquistou é Pentacampeã e tem uma fiel torcida.
Fato importante também que nestes 64 anos sempre se manteve em atividade, com uma ou mais equipes em atividade, seja na categoria de veteranos ou na principal.
Sua sede é o Estádio Dr. Celso Domingues, hoje praticamente no centro da cidade, que, aliás, realiza os principais eventos esportivos do município e conta inclusive com uma escolhinha de futebol de campo em parceria com o professor Orlei Moresco. Seu atual presidente é o Sandro Gonçalves.
Na terça-feira, 24/08, será realizado um programa especial na Rádio Tapejara, com a presença de pelo menos três gerações do Atlético. O Intervalo Esportivo vai ao ar todas as terças-feiras, a partir das 20h15min.

Lasier Martins recebe Título de Cidadão Honorário

Na noite da segunda-feira, 09/08, a população charruense esteve prestigiando a sessão solene, no ginásio Poliesportivo Municipal, para entrega de Título de Cidadão Honorário para Lasier Costa Martins.
Lasier Costa Martins é advogado de formação, atualmente trabalha na Rádio Gaúcha apresentando o programa Gaúcha Repórter. Na TVCOM apresenta o Programa “Conversas Cruzadas”. É comentarista há mais de 20 anos no programa Jornal do Almoço da emissora RBS TV. Tem também em seu currículo inúmeras coberturas no exterior.
Consagrado por sua competência, rompe barreiras e deixa sua marca pessoal por onde passa, além de grandes amizades. Sempre teve sua vida voltada ao trabalho onde, ao longo dos anos, alcançou sucesso e grandes conquistas.
A iniciativa em conceder o título ao jornalista e comentarista, Lasier Costa Martins, vislumbra perfilhar o trabalho de uma pessoa reconhecidamente bem sucedida nas diversas etapas de sua vida profissional. Sempre defendeu e apoiou a bandeira do acesso asfáltico a Charrua, também divulgando as potencialidades do município junto aos meios de comunicação onde atua, além de já proferir palestra neste município. Por estes motivos é que o Poder Legislativo, Executivo e toda a população de Charrua lhe prestaram a homenagem.
Na sessão onde vereadores o prefeito Luiz Carlos Franklin da Silva e o anfitrião Vilceu Fontana agradeceram ao apresentador pelo auxílio ao início da ligação asfáltica Charrua/Getúlio Vargas. O homenageado também se manifestou, onde algumas de suas palavras foram: “Não fui o causador apenas aproximei fazendo o que manda a comunicação: estar junto, compartilhar, participar. E dali para diante o governo do Estado se encarregou da obra que agora está se concluindo, pois tomou conhecimento era indispensável para a região. E nós, comunicadores sociais, que temos em mente esta finalidade de fazer as coisas melhores isto é, nós temos esta missão exatamente de prestar um serviço público, porque comunicação social é isto, é fazer com que a sociedade fique melhor, mesmo que para tanto tenhamos que fazer um juízo crítico severo, contundente às vezes”.

Show do Paparico comemora 8 anos

Um dos programas mais tradicionais do rádio regional completou 8 Anos no Ar!
O Show do Paparico é apresentado todos os sábados à tarde na Caiobá FM, das 14h às 17h, comandado por Ederildo Paparico Bacchi (também prefeito de São João da Urtiga).
Durante o programa são executadas as 20 músicas mais pedidas da semana, sorteados brindes, ingressos e outros atrativos.
O evento comemorativo aos 8 anos foi realizado no dia 05/08, no Boone’s Restaurante, e contou com a presença de autoridades regionais, estaduais e até de fora do RS.
Apresentações sobre a história do rádio e sua evolução também marcaram a noite, além do pronunciamento do apresentador Paparico, que agradeceu aos presentes, se disse emocionado e enalteceu os patrocinadores do programa.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara completa 48 anos

Devido a iniciativa de João Costa junto a 21 pessoas, no dia 12 de agosto de 1962, teve início a caminhada da organização dos agricultores do município de Tapejara, denominada como Sindicato dos Pequenos Produtores Autônomos do Município de Tapejara, surgiu devido à necessidade de lutar pelos seus direitos. Ao longo dessa caminhada houve grandes desafios, lutas e conquistas contando sempre com a colaboração e participação de instituições municipais, regionais e estaduais.
Conta com 1.597 associados (destes 766 são homens e 831 mulheres) a atuação abrange 06 municípios: Tapejara, Vila Lângaro, Charrua, Ibiaçá, Água Santa e Santa Cecília do Sul, cujos serviços mais prestados são relacionados a previdência e habitação rural.
Durante toda a trajetória do STRT manteve-se a preocupação com a formação dos associados, proporcionando cursos técnicos nos diversos segmentos, com destaque aqueles que objetivam a permanência do jovem no campo.
Esforços do movimento sindical para conseguir fazer valer direitos que estão previstos na constituição dentre eles: Aposentadoria integral para o homem aos 60 anos e para a mulher aos 55 anos; Salário maternidade para as agricultoras; Auxílio doença e o reconhecimento da profissão de Trabalhador Rural.
Busca por programas de incentivo financeiros nas diversas esferas promovendo melhorias nas propriedades e nas condições de vida e trabalho de quem é responsável pela produção, como por exemplo: Programa Caprichando a Moradia, linhas de crédito com juros subsidiados, linhas de credito com rebate, investimentos com carência, crédito fundiário, apoio à feira do produtor, Pronaf Jovem; Pronaf Mulher, Proagro Mais e a Habitação Rural. Neste ano o sindicato pode comemorar ser o primeiro no Estado a assinar convênios do Minha Casa. Minha Vida na habitação Rural, mas como citou a secretária Executiva e coordenadora regional do Programa, Jussara de Mello, “o programa da habitação iniciou em 2000 com os primeiros passos se tornando mais uma bandeira defendida pelo movimento onde na pauta do Grito da Terra Brasil e pode ser comemorada agora como mais uma conquista do sindicalismo rural, muitos programas surgiram como o Procop, PSH, Procomunidade, FGTS, PSH Banrisul e atualmente o Minha Casa. Minha Vida”.
Jussara comemora os resultados positivos obtidos pelo STRT nessa área, “nos 06 municípios de atuação do sindicato são 213 casas novas e reformadas, 29 casas novas em andamento e diversos pedidos de reformas que foram encaminhados através do nosso sindicato que ainda adotou o projeto Caprichando a Moradia que serve como um complemento para garantir conforto e bem estar aos nossos associados” – destacou.
Neste ano o Sindicato promoveu grandes eventos visando cumprir a sua missão, como no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com palestra sobre saúde com a Dra. Marisa Garcia Rosa, Cardiologista, que falou sobre o Colesterol e a Diabete, cuidados para prevenir e sintomas, cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos. E o Psiquiatra, Dr. Paulo Lague Júnior, que abordou sobre a Depressão.
com uma palestra direcionada a mulheres associadas, Encontro dos Aposentados no dia 1º de maio, com a presença de grande público, Encontro do Dia do Agricultor e a Semana Sindical que iniciou no dia 12/08, para relembrar os 27 anos de morte da líder sindical Margarida Alves, assassinada em Lagoa Grande na Paraíba, com uma palestra do Pe. Mateus Danieli, que explanou sobre O papel da Família através dos tempos. Na noite de segunda-feira, 16/08, Curso de Administração e Jantar Festivo com Autoridades, que contou com a presença do vice-prefeito, Vilmar Merotto, presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel, lideranças das comunidades e representantes de entidades ligadas à agricultura.
No dia 17/08, terça-feira, foi a vez de uma reunião voltada para esclarecimentos relacionados a Previdência. Nos dias 18 e 19/08, reunião com quem assinou contratos habitacionais e com interessados em reformas do grupo 2 e no dia 20/08 a assinatura de 15 contratos de casas novas (mais informações na próxima edição).
Ainda presta serviços aos associados como: declaração do ITR, declaração isento, encaminhamento de benefícios; Certificado de Cadastro de Imóvel Rural - CCIR, Declaração de Aptidão – DAP; Declaração de Renda; Troca-troca de sementes milho e forrageiras.


Entrevista com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, Adagir Coronetti.
O presidente está trabalhando em prol do movimento há 25 anos e está há 4 gestões presidindo a entidade, falou sobre os 48 anos e panorama econômico da agricultura. Confira:
Novo Tempo - Este ano foi marcado por grandes realizações para a entidade. Quais convêm destacar como importantes?
Adagir Coronetti - Os principais destaques deste ano foi a luta incansável na habitação rural, não é de graça que fomos o primeiro sindicato no Estado a assinar contratos para a construção de casas novas no programa Minha Casa. Minha Vida, no dia 1º de maio com mais de 1.600 pessoas comemoraram a data com o 14º Encontro dos Aposentados e Agricultores. Visita as comunicades, a grande participação dos associados, reuniões de liderança, cursos de formação e as orientações diárias na área da previdência e outras tantas importantes.
NT - O senhor está a frente do Sindicato desde março de 2007, além de dedicar grande parte de sua vida a causa rural. O que motiva tanto empenho?
AC – Boa parte da minha vida dediquei e ainda dedico em defender organizar e orientar mobilizar os agricultores sempre motivado pela necessidade de lutar por aqueles que sempre trabalham de sol a sol. Busquei justiça respeito justiça respeito pelos que produzem o alimento que vai a mesa da população. Penso em ter sempre pelos associados e não por mim ser dirigente sindical tem que ter sempre a missão e a consciência que e uma classe que merece apoio e representação.
NT - Como está o quadro atual de associados da entidade?
AC - O quadro de associados se mantém estável, mas para isso estamos cumprindo nossa missão de trabalhar sem parar, buscando atender as necessidades dos agricultores.
NT - Como se apresenta o panorama econômico relacionado ao setor agrícola?
AC – Com relação a economia ligada ao agronegócio precisamos analisar sob diversos aspectos, como preços de produtos, linhas de crédito, facilidades de fazer negócios, boa produção, mas o que preocupa é a facilidade ao acesso a diversos programas, onde o agricultor investe sem planejamento pois não há a garantia no preço do produto após a safra.
NT - Nesta edição da Expo Tapejara o Agronegócio e a cadeia produtiva estiveram em evidência. Em sua opinião isso traz benefícios para os agricultores?
AC – Sem duvidas o agronegócio se destacou ainda mais economicamente após a Expo Tapejara e irá trazer ainda muitos resultados positivos aos participantes, tendo em vista o conhecimento, o contato com novas técnicas o que proporciona ao produtor saber onde precisa mudar e como aplicar na propriedade para aumentar a produção e a rentabilidade, principalmente para a agricultura familiar.
NT - O sindicato completou 48 anos sua mensagem aos associados da entidade
AC – São 48 anos de existência em uma entidade, que tenho orgulho de ter sido eleito para representá-los. Quero parabenizar a todos os associados por essa data importante, pois é devido a cada um deles que o Sindicato sempre foi representativo. Parabéns a todos!

Rotary Tapejara recebe a visita do governador Distrital Daniel Viunisky

O Rotary Club de Tapejara recebeu a visita do governador do Distrito 4700, Daniel Viunisky na sexta-feira, 13/08.
Conforme entrevista ao NT, Daniel afirmou estar surpreso e satisfeito com a harmonia e entusiasmo dos rotarianos tapejarenses, “percebo que o grupo além de ser novo, possui membros atuantes e integrados a sociedade, isso é muito bom”
O objetivo da visita foi além de cumprir com sua missão no cargo de governador em seu ano visitar todas as unidades sob sua responsabilidade, destacar e orientar para projetos que possam ser desenvolvidos pelo clube, “dentre as diversas áreas que o Rotary pode atuar convém destacar que este distrito contém 51 clubes com mais de 1.200 rotarianos e 36 cidades da região noroeste do Estado. Percebi que o projeto que está sendo desenvolvido aqui tem como objetivo principal de montar um banco Ortopédico, para empréstimo de muletas, próteses, bengalas, camas hospitalares colchões de água e demais artigos usados por que sofre algum acidente”.
Aproveitou para sugerir outras ações que podem ser desenvolvidas, como a criação de um banco de perucas, para serem emprestadas aquelas pessoas que necessitam passar por tratamentos quimioterápicos e envolver crianças nas atividades solidarias do Rotary com a criação do Rotary Kids, voltado para crianças de 06 a 14 anos para que aprendam a ajudar a comunidade através de ações simples.
Durante a visita o governador esteve em empresas de Tapejara e no gabinete do prefeito Municipal, Seger Menegaz, onde recebeu o titulo de Cidadão Honorário de Tapejara, “esse título nos deixa muito honrados, pois sabermos o que representa isso para a entidade”.
Participou ainda de uma reunião jantar onde explanou as orientações aos membros da entidade.

OAB debate direito ambiental em comemoração ao Dia do Advogado

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção de Tapejara, reuniu advogados, autoridades, empresários, arquitetos e engenheiros civis para participar de uma palestra com o tema “Direito Ambiental: Estatuto da Cidade, Desenvolvimento Sustentável na Área Urbana e Rural”, ministrada pelo doutor em planejamento urbano e regional, João Telmo de Oliveira Filho, no Centro Cultural, no último dia 14.
O presidente da Ordem em Tapejara, Sidney Teixeira, disse que debater os fundamentos da política urbana não é uma tarefa específica dos poderes públicos ou dos arquitetos e engenheiros. “Nós, advogados, também precisamos contribuir com este tema de grande relevância para um futuro sustentável, sem abrir mão do desenvolvimento econômico”, frisou. Teixeira salientou, ainda, que a comunidade precisa se aproximar mais da OAB e, com o estreitamento desta relação encontrar meios conciliatórios para preservar o meio ambiente sem interferir na economia.
O palestrante Dr. João Telmo de Oliveira Filho, explicou aos presentes que trabalhar com políticas urbanas é também uma atividade dos juristas, que devem estar engajados no desenvolvimento urbano dos municípios.
Sobre a comemoração do dia do advogado, o presidente da OAB, salienta que “o profissional é um administrador da justiça. A presença do advogado no processo é a garantia do direito ao contraditório e da ampla defesa previsto constitucionalmente, ele presta serviço público e exerce importante função social. O mercado de trabalho é muito amplo, podendo se dividir em vários setores ou várias especializações, embora tenha crescido o número de profissionais que ingressam no mercado de trabalho anualmente, aumenta também o número de ações e de oportunidade para profissionais bem preparados”.

Posto Kaninha conquista prêmio em Dubai

A Esso/Cosan lançou, em 2009, a campanha Você Conquista que consiste em um programa de incentivo aos postos Esso. 154 postos de combustíveis do Brasil atingiram as metas propostas e ganharam como prêmio uma viagem internacional. Entre estes está o Auto Posto Kaninha, de Tapejara, que foi representado em Dubai, por Lido Giacomim e Arthur Casamali.
Durante a viagem os representantes tapejarenses foram surpreendidos com outra premiação: o troféu de segundo lugar na categoria maior crescimento em vendas do Brasil. Isso significa que a empresa carrega uma relação de respeito nas relações comerciais e incorpora cada vez mais o espírito empreendedor que tem como principal meta o crescimento e a superação.
O empresário Lido Giacomim destaca que mais importante que desfrutar da viagem foi o prazer de ter as metas superadas com entusiasmo, garra, esperança, alegria e principalmente muito trabalho para atingir as expectativas planejadas.

Atleta tapejarense conquista Copa RS de Kick Boxing

O lutador tapejarense Ismael Scariot foi destaque na Copa RS de Kickboxing, realizada no dia 14/08, em Caxias do Sul. Ismael ficou campeão nas duas modalidades que disputou. Também participaram da competição William Mutuca, conquistando duas medalhas de vice-campeão, e Marcelo Bortolini, com o título de campeão na sua modalidade, ambos de Tapejara.
O Kickboxing é um esporte de combate recorrendo às pernas e aos punhos . É praticado em pé, não permitindo continuar um combate quando um dos lutadores está no chão, embora alguns estilos Muay Thai abram exceções a essa regra.
Ismael tem 18 anos e começou no esporte há quatro. Ele diz que, embora em Tapejara seja pouco divulgado, o kickboxing é bem difundido nas maioria das regiões do país.
A conquista do campeonato estadual dá ao atleta a garantia de competir no brasileiro, que será realizado no dia 07/09, em Guarujá-SP. Mas Ismael corre o risco de não representar o Estado na competição por falta de patrocínio. “As empresas tem mais interesse em apoiar esportes mais populares como o futebol. Mas eu garanto que as lutas marciais tem uma visibilidade muito boa”, disse ele, enfatizando que um patrocinador não gastaria mais de R$ 600 para lhe apoiar. Sem patrocínio, Ismael recorre aos amigos que as vezes lhe emprestam dinheiro para as competições. “Não desisto porque tenho uma motivação muito forte”, frisou.
O esportista também tem planos de criar um projeto social em Tapejara, para atender crianças carentes, ensinando-lhes judô. A finalidade é mostrar o esporte para estas crianças que podem ser futuros atletas. Para isso, ele já está apresentando seus projetos ao poder público municipal.

Acisat realiza reunião jantar mensal

A reunião jantar mensal da Acisat foi realizada na terça-feira, 17/08, nas dependências do Clube Comercial. Contou com a presença de diversas autoridades, a mesa principal foi composta pelo presidente da Associação Comercial, Paulo Bortolotto, presidente do Sindilojas, Arlindo Barizon, presidente do Hospital Santo Antonio, Sirinei Panizzon, presidente do Sindicato Rural, Moisés Moro e o palestrante Fernando José Kurdyk, engenheiro Mecânico e gerente de Melhoria Continua da Stihl Ferramentas Motorizadas.
A explanação com o tema, Gestão Empresarial para a época de mudança ou mudança de época?, abordou sobre as inovações no meio empresarial, maturidade para se adaptar ao mercado competitivo.
Durante o evento foram repassadas doações para a Campanha Eu Ajudo o Hospital Santo Antonio, R$ 2.5 mil da Acisat, R$ 2,5 mil do Sindilojas e R$ 5 mil do Sindicato Rural, num total de R$ 10 mil em doações, segundo o presidente do HSA, Panizzon, até o momento foram arrecadados pelo HSA, R$ 250 mil que serão utilizados nas obras de ampliação e reformas da entidade, além dos R$ 800 mil em recursos do governo do Estado em obras que já estão em andamento. “no dia 31 deste mês iremos inaugurar a nova ala pediátrica, ala para dependentes químicos e nova cozinha, às 18h” – finalizou.
Paulo Bortolotto destacou o sucesso da 6ª Expo Tapejara e anunciou que o balanço será divulgado no mês de setembro.

Ranchomania realiza terceiro sorteio

O terceiro sorteio da promoção Ranchomania do Super Central foi realizado no dia 11/08, referente ao Dia dos Pais.
A contemplada foi Cassina Carvalho com 01 Ranchomania e 01 Camiseta da dupla GreNal. A sorteada terá direito a 03 minutos em compras no supermercado.
E no dia 12/08, a contemplada no segundo sorteio, Maristela Damin participou da promoção. O próximo sorteio será no dia 13/10 para comemorar os 18 anos do Super Central, com 02 ranchos.

Mecânica Irmãos Marcolin promoveu palestra somente para Elas

A Mecânica Irmãos Marcolin promoveu em parceria com a rede Bosch e a distribuidora Sama - O Dia Mais – na terça-feira, 10/08, nas dependências da empresa.
O evento contou com a palestra da técnica da Sama, Letícia Vargas, assessorada pelo mecânico da empresa Marcolin, Edson do Carmo com o tema Carros e Mulheres.
Na oportunidade foram apresentadas as participantes, as principais peças dos veículos e suas funções, em se tratando de segurança e conforto, também o significado de cada luz e sinal emitido pelo veículo através do painel de instrumentos bem como precauções a serem tomadas para evitar transtornos e desgastes prematuros de peças.
Conforme a direção da empresa está ocorrendo um aumento significativo de clientes do sexo feminino, sendo que hoje, as mesmas já estão concentrando por volta de 25% da clientela. É um público exigente, detalhista e que busca estar por dentro de todas as informações, por isso a ideia de promover este evento que foi um sucesso, tendo integração total de todas as participantes, que contribuíram com perguntas e colocações de fatos ocorridos no seu dia a dia o que confirmou a necessidade de troca de informações e conhecimentos inclusive com sugestões de novos assuntos a serem abordados em palestras futuras, que já estão sendo providenciadas pelas empresas envolvidas.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

6ª Expo Tapejara inicia hoje

O início da grande Expo Tapejara será realizado oficialmente hoje, sexta-feira, 06/08, com o slogan: Transformando & Germinando Ações.Confira no site: www.expotapejara.com.br. Confira próxima edição do NT todos os momentos deste grande evento que irá marcar as comemorações dos 55 anos de Município.

Tapejara: empreendedorismo a luz do Senhor dos Caminhos



Tapejara do Tupi-guarani: “tape” que quer dizer “Caminho” e “Jará” que quer dizer “Senhor”, Senhor dos Caminhos. Desde o inicio de sua história em 09 de agosto de 1955 quando a Lei Estadual nº 2.667, criou o município.
Os números apontam que Tapejara tem um crescimento maior que a média Nacional, conhecida como Terra do Empreendedorismo e de acordo com dados da Secretaria Municipal da Fazenda, conta com 167 indústrias, mais de mil empresas do comércio, prestação de serviços, transporte, autônomos e representantes comerciais, 730 propriedades agrícolas, que produziram em 2008 18 mil toneladas de milho, 32 mil toneladas de soja, 10 mil toneladas de trigo, 570 mil frangos e mais de 12 milhões de litros de leite. Mais de 4 mil alunos que estudam em 18 escolas, população de 19,147 mil habitantes e a geração de janeiro a outubro de 2009 de uma arrecadação de ICMS de 5.676. 816, 76 milhões.
Faz de crer que esse crescimento vem ao longo do tempo construindo essa Tapejara que conhecemos onde para cada conquista é necessário começar com o primeiro passo, desde a vinda dos primeiros colonos até hoje foram muitas lutas, mas que frutificaram.
Ao completar 55 anos de Emancipação Político Administrativa, Tapejara, principalmente os tapejarenses demonstram cultivar suas raízes expressadas pelo pioneirismo dos seus primeiros colonizadores na busca pelo progresso com base no trabalho. Muitos nasceram aqui, alguns escolheram como lar, outros tantos precisaram buscar novos horizontes, mas de uma coisa todos concordam: ser tapejarense é motivo de muito orgulho.
Mas como diz a estrofe do Hino de Tapejara, “seus filhos são o teu melhor”, veja o que dizem os tapejarenses sobre esta cidade que desperta a simpatia de quem visita e o orgulho de quem vive nela. Os depoimentos foram retirados do arquivo do NT de entrevistas do quadro Estilo. Confira:




Luciano Zanchetta - Empresário

Tapejara é: Cidade promissora, todo tapejarense fala de nossa cidade com muito orgulho, nosso desafio é continuar crescendo, mas mantendo e melhorando a qualidade de vida.












Douglas Cadini - Designer
Tapejara significa: uma terra de gente trabalhadora e empreendedora. Talvez faça parte da pequena lista de cidades na qual a sua população tem orgulho em dizer pelo Brasil, seja no Brasil ou pelo mundo, que tem orgulho de ser tapejarense.











Elaine Fontana – Jornalista
Tapejara é: a conquista do amor do seu povo por esta Terra. É vida, oportunidade, trabalho, ousadia e alegria.













César Beé - Contador
Ser Tapejarense: Tapejara é uma cidade acolhedora, que abraça a todos sem preconceitos, que dá oportunidade de crescimento, tenho um grande orgulho de ser e de ter nascido tapejarense.












Paulo Bortolotto – Empresário e Presidente da Acisat 2010

Ser Tapejarense: Sinto orgulho em ser Tapejarense, porque aqui a grande maioria das pessoas sabe deixar de lado interesses políticos e pessoais para se unirem em prol do crescimento e desenvolvimento de nossa cidade.









Renato Borilli - Empresário
Ser Tapejarense é?
É um orgulho ser Tapejarense, pois nesta terra surgiram grandes empresas e empresários, que hoje levam a este Brasil e mundo a fora, o nome de Tapejara. De tal sorte, ser Tapejarense é também uma grande responsabilidade, pois temos o compromisso de levar aos clientes, um excelente atendimento, com um produto competitivo e de qualidade, pois nele se rotulam o nome desta cidade.









Cassiana Carvalho - Advogada
Tapejara é: O lugar que escolhi para alavancar meus sonhos e projetos; escolhi ser tapejarense e tenho orgulho disso.












Alessandra Schwinn Tamanho da Silva - Administradora
Ser Tapejarense: Um orgulho, pois esta cidade é de empreendedores, o que nos causa muitas oportunidades.












Camila Coronetti - Fisioterapeuta
Ser tapejarense: Um privilégio, pois Tapejara é uma cidade empreendedora, que está em constante desenvolvimento, oferece muitas oportunidades.

Presidente da Acisat fala sobre a feira e demais ações da entidade

Tapejara está comemorando 55 anos e junto a isso a realização de um grande evento a 6ª Expo Tapejara, o NT entrevistou o presidente da Acisat – Associação Comercial Industrial Serviços e Agropecuária de Tapejara, Paulo Bortolotto, para saber como foi o processo de organização da feira, próximas atividades da entidade ao longo do ano e avaliação acerca das ações da diretoria 2010.
Novo Tempo - Como foram os trabalhos de organização da 6ª ExpoTapejara?
Paulo Bortolotto - Os trabalhos para a Expo Tapejara já estavam sendo realizados com bastante antecedência, desde quando assumimos a diretoria da Acisat, em janeiro deste ano. Buscamos formar comissões que se reuniam semanalmente para programar a feira, foi contatada uma agência para cuidar a divulgação e organização profissional do evento. Pensamos em dar um foco voltado para a vocação econômica de Tapejara e região que é o Agronegócio e também para que a feira fosse uma oportunidade de troca de conhecimento nessa área, trazendo palestrantes de renome nacional como é o caso do ex-ministro Pratini de Moraes, que fará sua explanação no sábado, atividade integrante do 1º Fórum da Agroindústria.
NT - Sobre a parceria da Acisat com a Prefeitura Municipal na realização do evento?
P.B - A parceria entre a associação comercial e o poder público que está investindo na feira é muito importante, não apenas em termos de recursos, mas durante todo o processo de organização, com eventos culturais que serão realizados paralelamente a feira, como também na infraestrutura do Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto que nos foi cedido para a realização deste grande evento. Além das frentes de trabalho que foram disponibilizadas para garantir aos visitantes e expositores muita diversão, conhecimento e conforto.
NT - Quais as principais inovações da feira? O foco principal está no agronegócio?
P.B - Nesta edição, em conjunto com todas as comissões que foram formadas, buscamos inovar, deixar a feira ainda mais profissional, percebemos que a expo além de ter o foco nos negócios, no aumento da rede de contatos comerciais ela precisa também agregar mais a esses empresários que buscam se destacar em um mercado em expansão e ao mesmo tempo muito competitivo. Será um momento importante para aqueles que visam através da aplicação de novas técnicas e tecnologias expandirem ainda mais a área de atuação e aumentarem a capacidade de produção.
NT - A ExpoTapejara está se profissionalizando cada vez mais?
P.B - Com certeza, Tapejara demonstra através da 6ª edição da expo que está crescendo não apenas em numero de expositores, mas que tem um foco bem definido, que visa não apenas demonstrar a região o seu potencial econômico e seu espírito empreendedor, mas que tem visão inovando sempre a cada edição.
NT - Seu balanço sobre as atividades da Acisat no primeiro semestre.
P.B - Mesmo com a organização da Expo Tapejara, as demais atividades da Acisat também receberam atenção especial, disponibilizamos aos nossos associados palestras com assuntos da atualidade, promoções visando aumentar as vendas e divulgar ainda mais suas empresas, cursos em parceria com Senai e Prefeitura Municipal para qualificar os colaboradores e a futura mão de obra.
NT - Quais serão as principais ações da associação até o final do ano?
Pretendemos logo após a feira fazer o balanço e a divulgação dos resultados, dar prosseguimento e intensificar a divulgação da campanha Mega prêmios que terá os sorteios dos 10 Cruzeiros Marítimos. Pretendemos realizar no final do ano o tradicional Baile com entrega do Troféu Destaque Acisat 2010.
NT - A mensagem aos leitores e à população nestes 55 Anos de Tapejara.
P.B – Esse marco histórico para o município que chegou aos 55 anos mostrando para a região e para o Estado o seu espírito empreendedor, graças a empresários arrojados que buscam constantemente inovar e buscar novas formas de desenvolvimento poderá ser comemorado com a realização de uma grande feira que foi planejada pensando no empresário, nos comerciantes, nos visitantes de toda a região, para mostrar que estamos no caminho certo, buscando sempre trazer novas oportunidades. Convido a todos para que visitem a 6ª Expo Tapejara de 06 a 09/08 e aproveitem o que planejamos pensando na população.

Vereadores homenageiam as empresas destaque de Tapejara

A Câmara de Vereadores de Tapejara realizou sessão solene na segunda-feira, 02/08 com objetivo de homenagear as cinco empresas tapejarenses que lideraram a contribuição para o valor adicionado ao município tendo como base o ano de 2009.
A idealização deste evento partiu do Requerimento nº. 018/2010, de autoria da vereadora, Cledi Hanel (PSB) e vereador Paulo Langaro (PDT), que propunha que fossem entregues Placas de Reconhecimento em homenagem a cinco empresas destaque do município levando em conta o índice de valor adicionado ao município como forma de reconhecimento à colaboração econômica das empresas e incentivar que demais invistam em Tapejara, propondo ainda que o evento entrasse para o calendário de festividades da Semana do Município através do Projeto de Lei do Legislativo nº005/2010, votado e aprovado por unanimidade durante a cerimônia.
Estiveram presentes no evento o prefeito Seger Menegaz, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cecília do Sul, Moacir Moreira, além de vereadores da região, representantes de entidades, secretários municipais, familiares dos proprietários e colaboradores das empresas homenageadas.
As cinco congraçadas foram:

Em 5ª lugar a Usacon Indústria de confecções Ltda que iniciou suas atividades em 1977, neste mês 33 anos de atividades em Tapejara, contando com 270 funcionários que produzem 40 mil peças de vestuário mensalmente, distribuídas em calças jeans, bermudas, jaquetas e camisas. O carro-chefe da comercialização é o produto calça jeans Frilley.
Desde o ano 2000 a produção é comercializada totalmente no mercado nacional, sendo 70 % nas regiões sudoeste e centro-oeste, 20 % na região sul e 10 % no nordeste brasileiro. Possui 1.200 mil clientes ativos e 5 mil cadastrados, atendidos por 25 representantes comerciais. Em Porto Alegre na matriz, estão os departamentos de planejamento e marketing, comercial, vendas, estilismo, criação e modelagem. A empresa pertencente ao grupo Ughini S.A. , tem como diretores, Ângelo Ughini, que acabou de completar 89 anos em plena atividade, Alécio Langaro Ughini, Lidio Ughini e Moacir Ughini.

Em 4.º Lugar a Pietrobon e Cia Ltda, que recentemente comemorou os 40 anos da empresa com o lançamento de um livro contando a história que relembra que o patriarca da família, João Pietrobon, no ano de 1968 mudou-se do interior de Erechim para o município de Tapejara onde início as atividades com fabricação manual de balas e mandolates. Em 2009 foram iniciadas as atividades na nova indústria de balas em Guarapuava- PR, investimento este que resultará em um enorme crescimento de capacidade produtiva, para poder atender a expansão comercial nos estados de Paraná , Mato Grosso do Sul, São Paulo e exportação. No estado de São Paulo, na cidade de Ourinhos, conta com o apoio de um Centro de Distribuição. Possui também em Tapejara uma fábrica de Tubos PVC ( hidráulico e esgoto), Tubos PEBD e Mangueiras de Jardim e agora com Lançamento de Eletroduto Antichama.

Em 3.º Lugar a Agrodanieli Indústria e Comércio, teve seu início na década de 70, a partir de uma área de terras de 20 hectares, localizada em São Silvestre. Em 1980 essa pequena propriedade foi destaque de produtor modelo na diversificação de culturas. Em 1984 inicia sua participação no comércio de grãos, em 1990 o abate de frango de forma artesanal. Atuando hoje no segmento de lavouras, recebimento de grãos, insumos, industrialização de soja, rações, integração e industrialização avícola, transportes e supermercado, da produção a comercialização. Conta com um quadro funcional de 750 colaboradores diretos, de forma indireta estão ligados criadores, vendedores, transportadores, fornecedores e prestação de serviço, proporcionando oportunidades, gerando renda e bem estar social a milhares de pessoas da nossa região.

Em 2.º Lugar a Bianchini Indústria de Plásticos Ltda, empresa pertencente ao Grupo Bianchini, dedicada à industrialização do PVC para a construção civil.
Criada a partir da vontade de crescer, diversificar e proporcionar oportunidades de trabalho à comunidade de Tapejara, à indústria que iniciou pequena em 1998 com apenas 300m² de área construída, possui hoje uma das maiores e mais modernas plantas industriais da América Latina no setor. E conta atualmente com 20 mil m² de área construída em uma área total de 60 mil m², com um quadro funcional de 300 colaboradores. Certificada ISO 9001:2008, certificada pelo Programa de Qualidade Assegurada da AFAP - Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil, e pelo PBQP-H - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat do Governo Federal, agraciada com o Prêmio Talentos Empreendedores do SEBRAE de 1999, Medalha Bronze do Prêmio Qualidade RS – PGQP RS no ano de 2005, Troféu Bronze do Prêmio Qualidade RS – PGQP RS no ano de 2006 e Troféu Prata do Prêmio Qualidade RS – PGQP RS nos ano de 2007 e 2008.

E em 1º lugar e Laticínios Bom Gosto que iniciou suas atividades de beneficiamento de leite em 1993, com 04 funcionários e 22 produtores de leite integrados, a empresa obtinha uma produção diária de 2 mil litros de leite, que eram transformados em diversos tipos de queijos, creme de leite, bebida láctea e leite tipo C. A partir do ano 2000, a empresa iniciou o processo de ampliação de sua linha de produtos, com a instalação de uma moderna planta industrial, com tecnologia de última geração, para fabricação de leite longa vida (UHT), leite condensado e concentrado, creme de leite e achocolatado, atingindo uma capacidade de processamento de até 1 milhão de litros/dia. Atualmente, a empresa conta com 3,5 mil funcionários e cerca de 32 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, além de 34 cooperativas parceiras. A infraestrutura de captação de leite no Estado conta com unidades de recebimento em Vacaria, Giruá, Augusto Pestana, São Pedro do Butiá, Santo Ângelo e Aratiba, além de Bom Jesus, em Santa Catarina.
Entre as aquisições feitas pela Laticínios Bom Gosto estão a Nutrilat, localizada no município de Fazenda Vila Nova (RS); Laticínios DaMatta, com sede em Miradouro, Minas Gerais, e fábricas em Muriaé e Aiuruoca (MG); Laticínios Santa Rita, em Muriaé (MG), que comercializa a marca Sarita; Corlac, localizada no município de Erechim (RS); e a Cedrense, de São José do Cedro, além de unidades industriais em Garanhuns (PE) e Barra Mansa (RJ).
Durante o pronunciamento da presidente da Câmara de Vereadores de tapejara, Cledi Fátima Hanel, destacou que a solenidade e as homenagens representam um momento muito importante para a história de Tapejara que é escrita por todos nós e será relembrada, contada e celebrada, “estas empresas que receberam a placa servem de motivação para que os demais empresários invistam no município, que busquem crescer. Sabemos que as pequenas empresas contribuem também com Tapejara e devem continuar assim para que o poder público invista em obras para a comunidade”.
Segundo Menegaz, “Tapejara representa uma terra de oportunidades, pelos seus empresários como estes que foram homenageados que investem no município, com pessoas que tem compromisso com a empresa e com a comunidade. Estas empresas estão aqui representando várias que em 2009 tiveram resultado positivo”.
Explicou ainda que a receita municipal cerca de 15% é gerada pelas empresas, 28% de verbas e outras receitas, “isso demonstra importância das empresas gerando valor agregado para ser investido na comunidade, podemos comemorar que no ano passado tivemos um aumento de 15% de participação no ICMS Estadual, porém ainda sofremos com a má divisão dos tributos, pois apenas 25% de todo o valor arrecadado é dividido entre os 496 municípios. Nós precisamos a cada ano aumentar o valor adicionado para poder elevar o índice de participação na divisão do valor adicionado, todas as atividades dependem de investimentos e eles somente podem ser feitos quando há receita. A nossa meta é fazer com que o crescimento econômico retorne para a comunidade em crescimento pessoal, com saúde, educação, moradia e segurança de qualidade” – relatou o prefeito.

Fogaça visita Tapejara em Campanha Eleitoral

Entre as propostas estão a parceria com os municípios e modelo de gestão eficiente

O candidato ao governo do Estado, José Fogaça (PMDB) e seu vice Pompeo de Mattos (PDT) estiveram na quinta-feira, 29/07. Os candidatos vieram mostrar suas propostas e sua preocupação com o município. Fogaça deixou claro que quer mudança, aproveitando as boas obras que os governos anteriores já desenvolveram. “O nosso foco é o desenvolvimento da região. Queremos trabalhar com um modelo como está sendo estabelecido aqui em Tapejara, já que aqui é o centro de uma microrregião. Tapejara, todos sabem, é um centro de oportunidades, de expansão da economia, geração de emprego e renda. E o papel do governo do Estadual é ser parceiro, num amplo contexto, e em todas as áreas que necessitarem de apoio, trazendo mais recursos para o município” – destacou o candidato em entrevista coletiva a Imprensa de Tapejara.
“O Estado vai crescer nos próximos anos com as estratégias definidas em cada região” – frisou o candidato destacando ainda a necessidade de retomar o papel importante na Emater em suas atividades principalmente na agregação de renda as propriedades, Fogaça acredita que para suprir a necessidade da agricultura, a educação de qualidade é o primeiro passo. “Temos também que apoiar a bacia leiteira, já que aqui temos ótimos exemplos disso. Mas para que isso flua, precisamos de mão de obra qualificada também, então devemos nos preocupar com a educação, já que são assuntos que estão interligados. Vamos trabalhar muito para que o Rio Grande do Sul volte a ser o estado número 1 em educação, porém não podemos dar um passo se não estivermos de acordo com os professores”.
Destacou ainda que o Estado deve fazer a sua parte para contribuir e dar condições que os municípios se desenvolvam, uma vez que salientou a necessidade de intercomunicação entre as regiões por meio de ligações asfálticas, “obras que estejam em andamento iremos concluir e projetar obras novas, em conversa com o prefeito Seger Menegaz, que apresentou uma visão coletiva em integrar mais os municípios vizinhos através da chamada rota Serra/Norte. Sabemos que isso é prioridade para a região, temos compromisso com essa prioridade”.
“No RS são 114 municípios que não tem acesso asfáltico, queremos trabalhar com as regiões para fazer uma programação orçamentária e concretizar essas obras. O que for prioridade vai ser feito, já que assim temos democracia através das escolhas. Sem dúvida nenhuma, hoje, a grande prioridade do desenvolvimento das regiões é a ligação asfáltica entre os municípios, essas ligações formam as redes de economia e desenvolvimento de cada região”.

O diretor do NT, Rodinei Agostini, participou da entrevista e indagou o candidato ao governo Estadual sobre como conjugar gestão (eficiência do Estado) com política social atendendo as necessidades básicas do cidadão e Fogaça explicou que o equilíbrio fiscal de um governo não significa apenas a contenção de gastos ou cortar investimentos e parar de contratar servidores para equilibrar as contas, existe um modelo de gestão que visa a busca de recursos de eficiência nos serviços, com base em programas através do controle administrativo, com metas de arrecadação e premiar setores que administram bem os recursos e controlam os custos, “a forma de gestão se torna mais eficaz que a simples contenção de gastos, saber como utilizar os investimentos pode ser mais eficiente” – exemplificou com o sistema implantado durante seu governo frente a capital do Estado, nas áreas consideradas prioritárias como saúde, educação e assistência social.

À noite, os candidatos participaram de jantar no Salão Comunitário do Bairro São Paulo onde divulgaram as propostas da coligação. O evento contou com a participação de outras lideranças políticas dos partidos.

Secretaria de Saúde e Ação Social disponibiliza Teste da Orelhinha para 15 municípios

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está implantando no Estado a Triagem Auditiva Neonatal (TAN). Ao todo, foram contempladas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde, sendo que todas as cidades fazem parte das microrregionais, referência para municípios vizinhos. As regiões que oferecem a TAN ou Teste da Orelhinha foram escolhidas pela Secretaria Estadual conforme critérios técnicos, levando em conta o maior número de nascidos vivos e os hospitais que possuem UTI neonatal, devido à prevalência de surdez em bebês de risco. A previsão da SES é de cobrir 95% dos recém-nascidos do Estado.
O município de Tapejara foi escolhido por ser referência regional em saúde e realizará a Triagem Auditiva Neonatal dos bebês nascidos em Tapejara, Ibiaçá, Água Santa, Santa Cecília do Sul, Vila Lângaro, Maximiliano de Almeida, Tupanci do Sul, Paim Filho, Barracão, Machadinho, São José do Ouro, São João da Urtiga, Cacique Doble, Santo Expedito do Sul e Sananduva. O exame é rápido, simples e indolor e recomendado mundialmente como o principal instrumento para assegurar a saúde auditiva do bebê nos primeiros anos de vida. O exame demora de 5 a 10 minutos e é feito por um fonoaudiólogo durante o sono natural do bebê.
A Triagem Auditiva Neonatal ou Teste da Orelhinha pode ser feita até o terceiro mês de vida, mas preferencialmente no primeiro mês. Os pais ou responsáveis devem estar munidos da Caderneta de Saúde da Criança (carteira de vacinação). Não é necessário encaminhamento pelo SUS, o exame está disponível para todos os bebês. Os exames podem ser agendados às terças, quintas e sextas - feiras à tarde e quintas-feiras pela manhã e os agendamentos são realizados no Posto de Saúde do Bairro São Cristóvão, através do telefone (54) 3344 – 3402.
Os bebês que apresentarem alteração no teste serão encaminhados para a Rede de Atenção à Saúde Auditiva, onde recebem tratamento que inclui prótese e acompanhamento, custeado pelo SUS.

Damatta Conquista 1º Lugar em Concurso Nacional de Lácteos

A DaMatta, de Minas Gerais, adquirida há três anos pela Laticínios Bom Gosto, obteve pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar na categoria Queijo Gouda no 37º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado durante o 27º Congresso Nacional de Laticínios, no último mês de julho, em Juiz de Fora (MG).
O evento contou com a participação de indústrias de laticínios de todo o país, que disputaram o concurso dividido em dez categorias: Queijo Prato, Queijo Gouda, Queijo Provolone Curado (Defumado), Queijo Parmesão, Queijo Reino, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo Gorgonzola, Queijo Minas Padrão, além do Destaque Especial para um produto lácteo com uma característica inovadora ou que tenha se destacado por algum atributo.
Os produtos foram julgados por um grupo qualificado e experiente no setor de lácteos, vindos de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos das indústrias. Os critérios avaliados foram aspecto global, cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. Para garantir o total sigilo do julgamento, as amostras de todos os produtos foram apresentadas aos juízes com identificação feita apenas por um código de três dígitos aleatórios, conhecidos somente pelo coordenador do concurso.
A reconhecida qualidade DaMatta, atestada na classificação do Queijo Gouda, é resultado do trabalho e do expressivo crescimento da Laticínios Bom Gosto, que no último mês de junho inaugurou uma nova unidade industrial em Barra Mansa (RJ), ampliando a sua participação no mercado da região sudeste do país.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Super Central sorteia mais um Ranchomania

O segundo sorteio da Promoção Ranchomania do Super Central foi realizado no dia 28/07, conforme explicou o diretor da Opemmark, Aroldo Barizon, “esse sorteio foi referente ao Dia do Agricultor, ainda teremos mais três sorteios ao longo deste ano em datas especiais”.
A contemplada com 01 Ranchomania foi Maristela Damin, do interior do município de Água Santa, que terá direito a 3 minutos no supermercado para pegar o que quiser e levar para casa.
Continue participando, pois a cada R$ 50 você recebe uma raspadinha e concorre a prêmios instantâneos e também aos sorteios. O próximo será o do Dia dos Pais, 11/08, com 01 ranchomania e 01 camiseta da dupla GreNal. Super Central é viver melhor, pagando menos.