sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vereadores homenageiam as empresas destaque de Tapejara

A Câmara de Vereadores de Tapejara realizou sessão solene na segunda-feira, 02/08 com objetivo de homenagear as cinco empresas tapejarenses que lideraram a contribuição para o valor adicionado ao município tendo como base o ano de 2009.
A idealização deste evento partiu do Requerimento nº. 018/2010, de autoria da vereadora, Cledi Hanel (PSB) e vereador Paulo Langaro (PDT), que propunha que fossem entregues Placas de Reconhecimento em homenagem a cinco empresas destaque do município levando em conta o índice de valor adicionado ao município como forma de reconhecimento à colaboração econômica das empresas e incentivar que demais invistam em Tapejara, propondo ainda que o evento entrasse para o calendário de festividades da Semana do Município através do Projeto de Lei do Legislativo nº005/2010, votado e aprovado por unanimidade durante a cerimônia.
Estiveram presentes no evento o prefeito Seger Menegaz, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cecília do Sul, Moacir Moreira, além de vereadores da região, representantes de entidades, secretários municipais, familiares dos proprietários e colaboradores das empresas homenageadas.
As cinco congraçadas foram:

Em 5ª lugar a Usacon Indústria de confecções Ltda que iniciou suas atividades em 1977, neste mês 33 anos de atividades em Tapejara, contando com 270 funcionários que produzem 40 mil peças de vestuário mensalmente, distribuídas em calças jeans, bermudas, jaquetas e camisas. O carro-chefe da comercialização é o produto calça jeans Frilley.
Desde o ano 2000 a produção é comercializada totalmente no mercado nacional, sendo 70 % nas regiões sudoeste e centro-oeste, 20 % na região sul e 10 % no nordeste brasileiro. Possui 1.200 mil clientes ativos e 5 mil cadastrados, atendidos por 25 representantes comerciais. Em Porto Alegre na matriz, estão os departamentos de planejamento e marketing, comercial, vendas, estilismo, criação e modelagem. A empresa pertencente ao grupo Ughini S.A. , tem como diretores, Ângelo Ughini, que acabou de completar 89 anos em plena atividade, Alécio Langaro Ughini, Lidio Ughini e Moacir Ughini.

Em 4.º Lugar a Pietrobon e Cia Ltda, que recentemente comemorou os 40 anos da empresa com o lançamento de um livro contando a história que relembra que o patriarca da família, João Pietrobon, no ano de 1968 mudou-se do interior de Erechim para o município de Tapejara onde início as atividades com fabricação manual de balas e mandolates. Em 2009 foram iniciadas as atividades na nova indústria de balas em Guarapuava- PR, investimento este que resultará em um enorme crescimento de capacidade produtiva, para poder atender a expansão comercial nos estados de Paraná , Mato Grosso do Sul, São Paulo e exportação. No estado de São Paulo, na cidade de Ourinhos, conta com o apoio de um Centro de Distribuição. Possui também em Tapejara uma fábrica de Tubos PVC ( hidráulico e esgoto), Tubos PEBD e Mangueiras de Jardim e agora com Lançamento de Eletroduto Antichama.

Em 3.º Lugar a Agrodanieli Indústria e Comércio, teve seu início na década de 70, a partir de uma área de terras de 20 hectares, localizada em São Silvestre. Em 1980 essa pequena propriedade foi destaque de produtor modelo na diversificação de culturas. Em 1984 inicia sua participação no comércio de grãos, em 1990 o abate de frango de forma artesanal. Atuando hoje no segmento de lavouras, recebimento de grãos, insumos, industrialização de soja, rações, integração e industrialização avícola, transportes e supermercado, da produção a comercialização. Conta com um quadro funcional de 750 colaboradores diretos, de forma indireta estão ligados criadores, vendedores, transportadores, fornecedores e prestação de serviço, proporcionando oportunidades, gerando renda e bem estar social a milhares de pessoas da nossa região.

Em 2.º Lugar a Bianchini Indústria de Plásticos Ltda, empresa pertencente ao Grupo Bianchini, dedicada à industrialização do PVC para a construção civil.
Criada a partir da vontade de crescer, diversificar e proporcionar oportunidades de trabalho à comunidade de Tapejara, à indústria que iniciou pequena em 1998 com apenas 300m² de área construída, possui hoje uma das maiores e mais modernas plantas industriais da América Latina no setor. E conta atualmente com 20 mil m² de área construída em uma área total de 60 mil m², com um quadro funcional de 300 colaboradores. Certificada ISO 9001:2008, certificada pelo Programa de Qualidade Assegurada da AFAP - Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil, e pelo PBQP-H - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat do Governo Federal, agraciada com o Prêmio Talentos Empreendedores do SEBRAE de 1999, Medalha Bronze do Prêmio Qualidade RS – PGQP RS no ano de 2005, Troféu Bronze do Prêmio Qualidade RS – PGQP RS no ano de 2006 e Troféu Prata do Prêmio Qualidade RS – PGQP RS nos ano de 2007 e 2008.

E em 1º lugar e Laticínios Bom Gosto que iniciou suas atividades de beneficiamento de leite em 1993, com 04 funcionários e 22 produtores de leite integrados, a empresa obtinha uma produção diária de 2 mil litros de leite, que eram transformados em diversos tipos de queijos, creme de leite, bebida láctea e leite tipo C. A partir do ano 2000, a empresa iniciou o processo de ampliação de sua linha de produtos, com a instalação de uma moderna planta industrial, com tecnologia de última geração, para fabricação de leite longa vida (UHT), leite condensado e concentrado, creme de leite e achocolatado, atingindo uma capacidade de processamento de até 1 milhão de litros/dia. Atualmente, a empresa conta com 3,5 mil funcionários e cerca de 32 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, além de 34 cooperativas parceiras. A infraestrutura de captação de leite no Estado conta com unidades de recebimento em Vacaria, Giruá, Augusto Pestana, São Pedro do Butiá, Santo Ângelo e Aratiba, além de Bom Jesus, em Santa Catarina.
Entre as aquisições feitas pela Laticínios Bom Gosto estão a Nutrilat, localizada no município de Fazenda Vila Nova (RS); Laticínios DaMatta, com sede em Miradouro, Minas Gerais, e fábricas em Muriaé e Aiuruoca (MG); Laticínios Santa Rita, em Muriaé (MG), que comercializa a marca Sarita; Corlac, localizada no município de Erechim (RS); e a Cedrense, de São José do Cedro, além de unidades industriais em Garanhuns (PE) e Barra Mansa (RJ).
Durante o pronunciamento da presidente da Câmara de Vereadores de tapejara, Cledi Fátima Hanel, destacou que a solenidade e as homenagens representam um momento muito importante para a história de Tapejara que é escrita por todos nós e será relembrada, contada e celebrada, “estas empresas que receberam a placa servem de motivação para que os demais empresários invistam no município, que busquem crescer. Sabemos que as pequenas empresas contribuem também com Tapejara e devem continuar assim para que o poder público invista em obras para a comunidade”.
Segundo Menegaz, “Tapejara representa uma terra de oportunidades, pelos seus empresários como estes que foram homenageados que investem no município, com pessoas que tem compromisso com a empresa e com a comunidade. Estas empresas estão aqui representando várias que em 2009 tiveram resultado positivo”.
Explicou ainda que a receita municipal cerca de 15% é gerada pelas empresas, 28% de verbas e outras receitas, “isso demonstra importância das empresas gerando valor agregado para ser investido na comunidade, podemos comemorar que no ano passado tivemos um aumento de 15% de participação no ICMS Estadual, porém ainda sofremos com a má divisão dos tributos, pois apenas 25% de todo o valor arrecadado é dividido entre os 496 municípios. Nós precisamos a cada ano aumentar o valor adicionado para poder elevar o índice de participação na divisão do valor adicionado, todas as atividades dependem de investimentos e eles somente podem ser feitos quando há receita. A nossa meta é fazer com que o crescimento econômico retorne para a comunidade em crescimento pessoal, com saúde, educação, moradia e segurança de qualidade” – relatou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário