sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Secretaria de Saúde e Ação Social disponibiliza Teste da Orelhinha para 15 municípios

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está implantando no Estado a Triagem Auditiva Neonatal (TAN). Ao todo, foram contempladas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde, sendo que todas as cidades fazem parte das microrregionais, referência para municípios vizinhos. As regiões que oferecem a TAN ou Teste da Orelhinha foram escolhidas pela Secretaria Estadual conforme critérios técnicos, levando em conta o maior número de nascidos vivos e os hospitais que possuem UTI neonatal, devido à prevalência de surdez em bebês de risco. A previsão da SES é de cobrir 95% dos recém-nascidos do Estado.
O município de Tapejara foi escolhido por ser referência regional em saúde e realizará a Triagem Auditiva Neonatal dos bebês nascidos em Tapejara, Ibiaçá, Água Santa, Santa Cecília do Sul, Vila Lângaro, Maximiliano de Almeida, Tupanci do Sul, Paim Filho, Barracão, Machadinho, São José do Ouro, São João da Urtiga, Cacique Doble, Santo Expedito do Sul e Sananduva. O exame é rápido, simples e indolor e recomendado mundialmente como o principal instrumento para assegurar a saúde auditiva do bebê nos primeiros anos de vida. O exame demora de 5 a 10 minutos e é feito por um fonoaudiólogo durante o sono natural do bebê.
A Triagem Auditiva Neonatal ou Teste da Orelhinha pode ser feita até o terceiro mês de vida, mas preferencialmente no primeiro mês. Os pais ou responsáveis devem estar munidos da Caderneta de Saúde da Criança (carteira de vacinação). Não é necessário encaminhamento pelo SUS, o exame está disponível para todos os bebês. Os exames podem ser agendados às terças, quintas e sextas - feiras à tarde e quintas-feiras pela manhã e os agendamentos são realizados no Posto de Saúde do Bairro São Cristóvão, através do telefone (54) 3344 – 3402.
Os bebês que apresentarem alteração no teste serão encaminhados para a Rede de Atenção à Saúde Auditiva, onde recebem tratamento que inclui prótese e acompanhamento, custeado pelo SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário