sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Fogaça visita Tapejara em Campanha Eleitoral

Entre as propostas estão a parceria com os municípios e modelo de gestão eficiente

O candidato ao governo do Estado, José Fogaça (PMDB) e seu vice Pompeo de Mattos (PDT) estiveram na quinta-feira, 29/07. Os candidatos vieram mostrar suas propostas e sua preocupação com o município. Fogaça deixou claro que quer mudança, aproveitando as boas obras que os governos anteriores já desenvolveram. “O nosso foco é o desenvolvimento da região. Queremos trabalhar com um modelo como está sendo estabelecido aqui em Tapejara, já que aqui é o centro de uma microrregião. Tapejara, todos sabem, é um centro de oportunidades, de expansão da economia, geração de emprego e renda. E o papel do governo do Estadual é ser parceiro, num amplo contexto, e em todas as áreas que necessitarem de apoio, trazendo mais recursos para o município” – destacou o candidato em entrevista coletiva a Imprensa de Tapejara.
“O Estado vai crescer nos próximos anos com as estratégias definidas em cada região” – frisou o candidato destacando ainda a necessidade de retomar o papel importante na Emater em suas atividades principalmente na agregação de renda as propriedades, Fogaça acredita que para suprir a necessidade da agricultura, a educação de qualidade é o primeiro passo. “Temos também que apoiar a bacia leiteira, já que aqui temos ótimos exemplos disso. Mas para que isso flua, precisamos de mão de obra qualificada também, então devemos nos preocupar com a educação, já que são assuntos que estão interligados. Vamos trabalhar muito para que o Rio Grande do Sul volte a ser o estado número 1 em educação, porém não podemos dar um passo se não estivermos de acordo com os professores”.
Destacou ainda que o Estado deve fazer a sua parte para contribuir e dar condições que os municípios se desenvolvam, uma vez que salientou a necessidade de intercomunicação entre as regiões por meio de ligações asfálticas, “obras que estejam em andamento iremos concluir e projetar obras novas, em conversa com o prefeito Seger Menegaz, que apresentou uma visão coletiva em integrar mais os municípios vizinhos através da chamada rota Serra/Norte. Sabemos que isso é prioridade para a região, temos compromisso com essa prioridade”.
“No RS são 114 municípios que não tem acesso asfáltico, queremos trabalhar com as regiões para fazer uma programação orçamentária e concretizar essas obras. O que for prioridade vai ser feito, já que assim temos democracia através das escolhas. Sem dúvida nenhuma, hoje, a grande prioridade do desenvolvimento das regiões é a ligação asfáltica entre os municípios, essas ligações formam as redes de economia e desenvolvimento de cada região”.

O diretor do NT, Rodinei Agostini, participou da entrevista e indagou o candidato ao governo Estadual sobre como conjugar gestão (eficiência do Estado) com política social atendendo as necessidades básicas do cidadão e Fogaça explicou que o equilíbrio fiscal de um governo não significa apenas a contenção de gastos ou cortar investimentos e parar de contratar servidores para equilibrar as contas, existe um modelo de gestão que visa a busca de recursos de eficiência nos serviços, com base em programas através do controle administrativo, com metas de arrecadação e premiar setores que administram bem os recursos e controlam os custos, “a forma de gestão se torna mais eficaz que a simples contenção de gastos, saber como utilizar os investimentos pode ser mais eficiente” – exemplificou com o sistema implantado durante seu governo frente a capital do Estado, nas áreas consideradas prioritárias como saúde, educação e assistência social.

À noite, os candidatos participaram de jantar no Salão Comunitário do Bairro São Paulo onde divulgaram as propostas da coligação. O evento contou com a participação de outras lideranças políticas dos partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário