sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara completa 48 anos

Devido a iniciativa de João Costa junto a 21 pessoas, no dia 12 de agosto de 1962, teve início a caminhada da organização dos agricultores do município de Tapejara, denominada como Sindicato dos Pequenos Produtores Autônomos do Município de Tapejara, surgiu devido à necessidade de lutar pelos seus direitos. Ao longo dessa caminhada houve grandes desafios, lutas e conquistas contando sempre com a colaboração e participação de instituições municipais, regionais e estaduais.
Conta com 1.597 associados (destes 766 são homens e 831 mulheres) a atuação abrange 06 municípios: Tapejara, Vila Lângaro, Charrua, Ibiaçá, Água Santa e Santa Cecília do Sul, cujos serviços mais prestados são relacionados a previdência e habitação rural.
Durante toda a trajetória do STRT manteve-se a preocupação com a formação dos associados, proporcionando cursos técnicos nos diversos segmentos, com destaque aqueles que objetivam a permanência do jovem no campo.
Esforços do movimento sindical para conseguir fazer valer direitos que estão previstos na constituição dentre eles: Aposentadoria integral para o homem aos 60 anos e para a mulher aos 55 anos; Salário maternidade para as agricultoras; Auxílio doença e o reconhecimento da profissão de Trabalhador Rural.
Busca por programas de incentivo financeiros nas diversas esferas promovendo melhorias nas propriedades e nas condições de vida e trabalho de quem é responsável pela produção, como por exemplo: Programa Caprichando a Moradia, linhas de crédito com juros subsidiados, linhas de credito com rebate, investimentos com carência, crédito fundiário, apoio à feira do produtor, Pronaf Jovem; Pronaf Mulher, Proagro Mais e a Habitação Rural. Neste ano o sindicato pode comemorar ser o primeiro no Estado a assinar convênios do Minha Casa. Minha Vida na habitação Rural, mas como citou a secretária Executiva e coordenadora regional do Programa, Jussara de Mello, “o programa da habitação iniciou em 2000 com os primeiros passos se tornando mais uma bandeira defendida pelo movimento onde na pauta do Grito da Terra Brasil e pode ser comemorada agora como mais uma conquista do sindicalismo rural, muitos programas surgiram como o Procop, PSH, Procomunidade, FGTS, PSH Banrisul e atualmente o Minha Casa. Minha Vida”.
Jussara comemora os resultados positivos obtidos pelo STRT nessa área, “nos 06 municípios de atuação do sindicato são 213 casas novas e reformadas, 29 casas novas em andamento e diversos pedidos de reformas que foram encaminhados através do nosso sindicato que ainda adotou o projeto Caprichando a Moradia que serve como um complemento para garantir conforto e bem estar aos nossos associados” – destacou.
Neste ano o Sindicato promoveu grandes eventos visando cumprir a sua missão, como no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, com palestra sobre saúde com a Dra. Marisa Garcia Rosa, Cardiologista, que falou sobre o Colesterol e a Diabete, cuidados para prevenir e sintomas, cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos. E o Psiquiatra, Dr. Paulo Lague Júnior, que abordou sobre a Depressão.
com uma palestra direcionada a mulheres associadas, Encontro dos Aposentados no dia 1º de maio, com a presença de grande público, Encontro do Dia do Agricultor e a Semana Sindical que iniciou no dia 12/08, para relembrar os 27 anos de morte da líder sindical Margarida Alves, assassinada em Lagoa Grande na Paraíba, com uma palestra do Pe. Mateus Danieli, que explanou sobre O papel da Família através dos tempos. Na noite de segunda-feira, 16/08, Curso de Administração e Jantar Festivo com Autoridades, que contou com a presença do vice-prefeito, Vilmar Merotto, presidente da Câmara de Vereadores, Cledi Hanel, lideranças das comunidades e representantes de entidades ligadas à agricultura.
No dia 17/08, terça-feira, foi a vez de uma reunião voltada para esclarecimentos relacionados a Previdência. Nos dias 18 e 19/08, reunião com quem assinou contratos habitacionais e com interessados em reformas do grupo 2 e no dia 20/08 a assinatura de 15 contratos de casas novas (mais informações na próxima edição).
Ainda presta serviços aos associados como: declaração do ITR, declaração isento, encaminhamento de benefícios; Certificado de Cadastro de Imóvel Rural - CCIR, Declaração de Aptidão – DAP; Declaração de Renda; Troca-troca de sementes milho e forrageiras.


Entrevista com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, Adagir Coronetti.
O presidente está trabalhando em prol do movimento há 25 anos e está há 4 gestões presidindo a entidade, falou sobre os 48 anos e panorama econômico da agricultura. Confira:
Novo Tempo - Este ano foi marcado por grandes realizações para a entidade. Quais convêm destacar como importantes?
Adagir Coronetti - Os principais destaques deste ano foi a luta incansável na habitação rural, não é de graça que fomos o primeiro sindicato no Estado a assinar contratos para a construção de casas novas no programa Minha Casa. Minha Vida, no dia 1º de maio com mais de 1.600 pessoas comemoraram a data com o 14º Encontro dos Aposentados e Agricultores. Visita as comunicades, a grande participação dos associados, reuniões de liderança, cursos de formação e as orientações diárias na área da previdência e outras tantas importantes.
NT - O senhor está a frente do Sindicato desde março de 2007, além de dedicar grande parte de sua vida a causa rural. O que motiva tanto empenho?
AC – Boa parte da minha vida dediquei e ainda dedico em defender organizar e orientar mobilizar os agricultores sempre motivado pela necessidade de lutar por aqueles que sempre trabalham de sol a sol. Busquei justiça respeito justiça respeito pelos que produzem o alimento que vai a mesa da população. Penso em ter sempre pelos associados e não por mim ser dirigente sindical tem que ter sempre a missão e a consciência que e uma classe que merece apoio e representação.
NT - Como está o quadro atual de associados da entidade?
AC - O quadro de associados se mantém estável, mas para isso estamos cumprindo nossa missão de trabalhar sem parar, buscando atender as necessidades dos agricultores.
NT - Como se apresenta o panorama econômico relacionado ao setor agrícola?
AC – Com relação a economia ligada ao agronegócio precisamos analisar sob diversos aspectos, como preços de produtos, linhas de crédito, facilidades de fazer negócios, boa produção, mas o que preocupa é a facilidade ao acesso a diversos programas, onde o agricultor investe sem planejamento pois não há a garantia no preço do produto após a safra.
NT - Nesta edição da Expo Tapejara o Agronegócio e a cadeia produtiva estiveram em evidência. Em sua opinião isso traz benefícios para os agricultores?
AC – Sem duvidas o agronegócio se destacou ainda mais economicamente após a Expo Tapejara e irá trazer ainda muitos resultados positivos aos participantes, tendo em vista o conhecimento, o contato com novas técnicas o que proporciona ao produtor saber onde precisa mudar e como aplicar na propriedade para aumentar a produção e a rentabilidade, principalmente para a agricultura familiar.
NT - O sindicato completou 48 anos sua mensagem aos associados da entidade
AC – São 48 anos de existência em uma entidade, que tenho orgulho de ter sido eleito para representá-los. Quero parabenizar a todos os associados por essa data importante, pois é devido a cada um deles que o Sindicato sempre foi representativo. Parabéns a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário