segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Segurança Pública: acidentes de trânsito e agressões contra a mulher lideram a lista de registros na BM e PC

Tapejara está crescendo a cada dia, segundo dados do IBGE, é a 7ª cidade na região que mais cresce, o empreendedorismo se destaca pelos empregos gerados, a construção civil aumenta a passos largos e com isso os casos de roubos, furtos e infrações também.
A reportagem do NT foi entrevista duas autoridades em Segurança Pública para saber sobre novos projetos, frequência e percentual de delitos, traçar um perfil sobre o setor. O delegado da Policia Civil, José Alamir Bueno Lopes e o comandante da Brigada Militar, Capitão Leudimar Machado. Confira:

Policia Civil

Segundo informou o delegado Lopes, em Tapejara, “apesar de proporcionalmente os problemas serem menores se comparados com os grandes centros urbanos, a preocupação tem de ser constante da comunidade e das autoridades públicas, pois sabemos que, se não forem tomadas medidas preventivas e até repressivas urgentes”.
Ressaltou ainda que sempre que necessário está sendo realizada a Operação Domicilio, implantada por ele assim que assumiu como delegado em Tapejara. Operação que consiste em realizar buscas em locais investigados e denunciados por trafico de entorpecentes ou com objetos de furtos.
No entanto, a Operação Muralha que aborda esporadicamente veículos de outras cidades, desde que sejam suspeitos necessita da parceria com a Brigada Militar.
Conforme o relatório de registros da PC existem 273 procedimentos instaurados maioria deles por furto qualificado, 09 instaurações por trafico de entorpecentes e 57 feitos instaurados contra atos inflacionais cometidos por adolescentes.
Lopes ainda alertou para o alto numero de registros na Lei Maria da Penha, “temos aproximadamente 75 procedimentos instaurados envolvendo violência contra a mulher, a Lei 11.340, que está mais rígida para casos como este que podem ir a até 03 anos de prisão”.

Brigada Militar

Machado informou que nos últimos meses vem aumentando o numero de furto a automóveis com intuito de solicitar o resgate, citou um fato ocorrido na quarta-feira (03), “por volta das 21h50min, a Brigada Militar de Tapejara foi solicitada para atender um acidente de trânsito na RS 463, km 02, onde havia capotado um veículo Fiat Strada. No local, constatou-se que as vítimas já haviam sido socorridas por populares até o hospital Santo Antonio que não quiseram atendimento. A Fiat Strada estava com a placa clonada. Durante a realização das buscas para localizar as duas pessoas envolvidas no acidente, foram colhidas informações que um veículo Fiat Pálio de cor branca, teria apanhado duas pessoas no bairro Sol Poente. Durante buscas na cidade, foi localizado o Fiat Pálio saindo do município em direção a Passo Fundo e com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, foi abordado o veículo o qual estava com três pessoas em seu interior. Os indivíduos foram presos em flagrante. Durante as buscas na cidade, foi descoberto que em frente ao hospital estava estacionado um veículo Peugeot, placa DXU7035 o qual havia sido furtado em Ciríaco, sendo recuperado. Conforme informações colhidas, os mesmos indivíduos que estavam Fiat Strada também estavam com a posse do veículo Peugeot. No interior do Fiat Pálio foram encontrados dois aparelhos celulares e R$ 5.600,00 em dinheiro” – relatou o comandante.
Ressaltou também alguns projetos que estão sendo organizados pela BM como o informativo em parceria com a Acisat e Sindilojas com dicas de proteção para os associados, “pretendemos também ampliar o atendimento ao Proerd, que atualmente atende com 130 jovens de 04 escolas públicas de Tapejara. Estamos encaminhando projeto para criação de um canil, com cães farejadores para ajudar na busca por drogas e ainda a Patrulha Rural em que estamos encaminhando solicitação para que sejam disponibilizados recursos da Consulta Popular do próximo ano” – falou.
Com relação às ocorrências destacou que o número maior é referente aos acidentes de transito com danos materiais ou com lesões, “conforme uma pesquisa junto ao Detran, por ano são emplacados cerca de 600 novos carros para a frota de veículos em Tapejara, isso justifica o alto índice de acidentes” – informou Machado.
A demais ocorrências são as lesões corporais contra as mulheres e o furto em residências e veículos.
Alertou também para que as pessoas tomem as medidas necessárias para a sua segurança para prevenir serem vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário